Aromaterapia para melhorar a imunidade não é um conceito novo, mas o conceito é continuamente melhorado. O uso de remédios naturais em oposição aos produtos químicos produzidos em massa leva a uma mente muito saudável e ao corpo também.
Quem se propõe a utilização de óleos essenciais e aromaterapia tem de perceber que a transição de que eles estão acostumados, para um novo estilo de vida, não acontece em alguns minutos, mas durante um período. É após este tempo que você vai colher os benefícios de ser mais saudável do que nunca em sua vida.
Aromaterapia para impulsionar a imunidade está ligada parcialmente sobre a ativação das propriedades anti - viral de certos óleos essenciais. Aumentar a contagem de glóbulos brancos levará `a um sistema mais saudável e os óleos que podem fazer isso são:
Bergamota
Camomila Romana
Lavanda
Limão Tahiti ou Siciliano
Mirra
Pinho Siberiano
Sândalo Amirys
Tomilho
Tea Tree
Recomendo as pessoas a usarem os óleos essenciais, para aumentar a imunidade, pois pelo estudo do estresse, o que primeiro seria o foco pela ação do cortisol, é a parte imunológica de nosso organismo, que fica em baixa, aos primeiros sinais de estresse negativo, e que nos põe em risco nossa saúde por outras doenças subsequentes a baixa imunidade. A lista é quase infinita dos óleos usados para aumentar o poder de luta de seu sistema imunológico e, recentemente, tem havido grandes desenvolvimentos no campo da aromaterapia aumentando assim a sua popularidade ao longo dos últimos anos.
A tônica bem conhecida usada para aumentar a imunidade consiste dos seguintes
ÓLEOS ESSENCIAIS:
Para aromatizar com o plug, utilize.
25 gotas de óleos essenciais sendo:
10 gotas de Tomilho
10 gotas de Tea Tree
05 gotas de Limão Siciliano
Para massagem
03 colheres de sopa de óleo vegetal de gergelim
03 gotas de Tea Tree
02 gotas de Tomilho
02 gotas de Limão Siciliano.
Estes óleos tambêm podem ser utilizados em banhos, massagens, escalda pés, entre outras formas de aumentar a sua imunidade, em função do estresse, e também pelo frio que estamos enfrentando agora nestes dias.Outra dica é o uso de:
Ginseng siberiano, e de fato todos os ginseng (coreano e americano), são excelente para aumentar a imunidade.
Outros tônicos para a imunidade, usados na alimentação, que você pode fazer com ervas frescas, incluem, alho, flores de calêndulas, ( só que estão difíceis de serem achadas ) bem como os cogumelos shiitake.O alho, como um tempero, que ao retirar a alma deste, que é aquele fiozinho que ao cortá-lo ao meio há um pequeno fio dentro do alho, que ao ser retirado diminue o odor característico deste, que o alho é uma delícia, (não sei se vocês acham, mas eu sim, mas também acho super deselegante o odor que muitas pessoas ficam ao comer alho), shitake ou outros cogumelos, em manteiga e shoio, embrulhados em papel alumínio, e deixar no forno por uns 20 minutos, lembrando sempre que o shoio tem açucar, então não abusar, bem como uma grande quantidade de sódio, que também não é muito bom para quem incha muito.Mas sempre utilizando pouca quantidade, mas sempre, é como nosso organismo vai se equilibrando. Outra possibilidade seria tomar ceapsulas de alho, vendidas em famácias de manipulação.
Ou também aprendi, neste último congresso que fui, com uma nutróloga alemã, que seria logo ao desjejum, usar 03 limões, com 02 dentes de alho, batidos, com água mineral, e tomar em jejum. Juro que esta receita eu também estou tentando, mas ainda não tive coragem. Os limões sim, uso 03 logo de manhã.Pois pela acidez eles alcalinizam nosso organismo.
Aliás, fazer massagem com limão uma vez por semana, também é super recomendado.
Utilizo, em meu banho uma vez pela semana, sendo que após o banho, faço um óleo pós banho com 03 colheres de sopa de óleo vegetal de gergelim e 6 gotas de óleo essencial de Limão Tahiti, que prefiro pelo aroma mais azedinho. Mas podem ser utilizados os dois limões, tanto oTahiti, bem como o Siciliano.
Aromaterapia para impulsionar a imunidade não é uma idéia nova, mas o passado prova que há muito a aprender alterando estilos de vida e adaptando ao estilo mais natural.
Esta é mais uma dica, de coisas que podemos utilizar, antes de adoecermos, pois em meus cursos sempre digo, não existem doenças, e sim
DO - ENTE (S)
NÓS É QUE CRIAMOS NOSSAS DOENÇAS.....
Missão: Proporcionar ferramentas naturais que auxiliem a gerenciar a saúde, bem estar e qualidade de vida.
quinta-feira, 30 de junho de 2011
quarta-feira, 29 de junho de 2011
As férias estão chegando, e o Jet Leg como fica?
As férias estão chegando ...
Falta pouco tempo para o mês de julho chegar. Pegando carona nas férias escolares, muitas pessoas resolvem viajar para conhecer novos lugares e descansar sozinhas ou com toda a família.
Pode parecer até um contra-senso, mas férias, para alguns, é sinônimo de estresse. Vou provar minha afirmação aparentemente absurda: vivemos um momento em que ficou bem mais fácil e viável viajar de avião. Mas calma, não vou falar da situação dos aeroportos – aliás, é preciso se preparar para enfrentá-los. Falo de um problema sério: o pânico de voar.
Pânico é um fator gerador de estresse. E isto acontece quando uma pessoa sente um medo incapaz de controlar.
O primeiro sinal de estresse funciona como um alarme: trata-se de um susto, como se uma manada de mamutes estivesse prestes a nos atacar. O cérebro não detecta se é real ou imaginário. Soltamos muita adrenalina e o coração bate mais rápido. Com isso, nossos músculos recebem mais oxigênio – o que aumenta a força, velocidade e capacidade respiratória. É por isto que sentimos falta de ar: não por escassez, mas sim, pelo excesso de ar que passamos a receber.
Nossas pupilas se dilatam, temos vontade de correr ... mas não é possível fugir se estamos dentro do avião! É aí que se faz necessário relaxar. A aromaterapia pode ajudar e os procedimentos são simples. Tome nota:
- Leve em sua bolsa um vidro de óleo essencial de lavanda. Se o pânico surgir, pegue um lenço e nele coloque apenas uma gota deste aroma. Inspire e solte o ar. Preste atenção à sua respiração. A lavanda melhora o medo e as fobias. Ela ajuda a relaxar e, quem sabe, a dormir um pouco durante o vôo.
Jet leg – Quando fazemos viagens internacionais, enfrentamos outro problema: o jet leg. É o nome dado ao desconforto que sentimos por conta da mudança de fuso horário. Normalmente, as pessoas sentem sonolência, falta de atenção, irritabilidade e até alterações intestinais.
O jet leg é mais intenso quando a diferença de horário entre o local da partida e da chegada é superior a quatro horas. Normalmente, nosso corpo precisa de um dia por hora de diferença para se adaptar. Se saírmos do Brasil rumo a Bangcoc, por exemplo, o desconforto do jet leg desaparece por completo dez dias após nossa chegada à cidade tailandesa. Isto porque nossa diferença de fuso horário entre os países é de dez horas.
Mais receitass:
- após a longa viagem, tome um banho de banheira. Coloque na água 25 gotas de óleo essencial de grapefruit e uma colher de sopa de sal grosso (evite este procedimento portadores de pressão alta e problemas na tireóide). Se o hotel não tiver banheira, não se preocupe: em dois litros de água, acrescente 10 gotas do óleo e jogue no corpo ao final do banho. O grapefruit ajuda a drenar os edemas causados pela pressurização do avião; colabora para minimizar a confusão do cérebro e equilibra a parte física e emocional. Este procedimento precisa se repetir nos primeiros três dias.
- na hora de dormir, o óleo essencial de lavanda volta a ser uma poderoso aliado para relaxar e facilitar o adormecimento. Use-o no banho – tanto na banheira como na última água se não houver banheira ( siga as mesmas instruções acima descritas). Faça também uma massagem nos pés: basta misturar uma colher de sopa de creme neutro com seis gotas do óleo de lavanda.
- pegue duas bolinhas de algodão e pingue, em cada uma delas, duas gotas de óleo essencial de lavanda. Coloque-as no travesseiro. Certamente, o sono chegará mais rápido.
Tome notas das dicas acima. São muito simples e eficazes. Boas férias a todos. Desejo muito descanso e nada de estresse!
TRATAMENTO RESPIRÁTORIO COM AROMATERAPIA E O ÓLEO DE EUCALIPTO GLÓBULOS
Aromaterapia tem sido mais do que a maioria da pessoas esperam, mais que um cheirinho. Um químico francês chamado Renee-Maurice Gattefosse, quando descobriu os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais, ocasionado por uma grave queimadura em seus braços, em seu laboratório, e após anos de pesquisa cunhou o termo AROMATERAPIA, em 1928.
No entanto, só nos últimos anos é que os óleo, tal como o de Eucalipto Gloóbulos, foram realmente incorporados, a prática tanto natural, como nos tratamentos alopáticos.. Existem algumas razões pelas quais a aromaterapia está começando a se tornar tão popular.
Mas, antes de ir muito mais longe, aqui vai uma breve definição do que é tudo sobre aromaterapia: é uma abordagem holística para tratar problemas espirituais, físicas e fisiológicas através do uso externo dos óleos essenciais. Na França o uso se faz pela área médica tanto pela via oral tanto pelo seu uso externo, no caso do Eucalipto Glóbulos, tanto na parte respiratória quanto no uso em massagens para dores musculares, artrites e outros tipos de algias.
Isto poderia ser adicioná-lo a um banho quente, aplicando-se diretamente ao corpo através de massagens, com óleo vegetaL chamados de carreadores, ou respirar os vapores, em uma bacia com água quente, bem como em inalações. Como você pode ver, há uma série de maneiras que este óleo pode ser aplicado. A aromaterapia tem uma vantagem sobre as outras formas mais tradicionais de tratamentos, na medida em que é já reconhecido o óleo essencial de Eucalipto Glóbulos, como tendo propriedades benéficas no âmbito terapêutico.
Em seu estado puro óleo, o óleo essencial de Eucalipto Glóbulos, está sendo usado como citei acima, para ajudar com dores nas articulações e musculares, entorses, má circulação, artrite reumatóide e problemas de sinusite.
Com essas credenciais, é fácil ver como o Eucalipto Glóbulos, pode ter um número de benefícios enormes em relação aos outros tipos de medicamentos, por sua ação natural sem causar nenhum efeito colateral.O óleo essencial de Eucalipto Glóbuos, também é amplamente usado em muitos medicamentos descongestionantes em produtos alopáticos, por isso o torna uma necessidade, se você está procurando um óleo que poderá se vaporizado, a fim de inalar e limpar sua febre , espirros, problemas respiratórios, gripes e dores de cabeça.
A maneira mais fácil para vaporizar e inalar este óleo, é ferver água natural, podendo ser atá a água de torneira, e após, adicionar duas gotas de óleo de Eucalipto Glóbulos, e depois cubra a sua cabeça com uma toalha, enquanto inalar, na bacia - mas lembre-se de manter seus olhos fechados, enquanto você estiver fazendo isso.
Eucalipto Glóbulos, ao ser atóxico, não causará nenhuma irritação.
Existem muitas formas de uso na aromaterapia dos óleos essenciais, principalmente nesta época do ano, em que o frio causa uma série de problemas respiratórios. O Eucalipto Glóbulos, poderá se usado de modo rápido e de forma fácil. Assim se você decidir que quer experimentar o método de inalação, então tome cuidado para não obter qualquer óleo de Eucalipto Glóbulos, sem ser puro em sí mesmo. Se você optar por usá-lo para esfregar em si mesmo por via tópica, em massagens em seguida a inalação, misture - o com o óleo vegetal de Copaiba.
O óleo essencial de Eucalipto Glóbulos é um ingrediente fantástico em qualquer remédio medicinal ou terapêutico, ou em sua forma pura, vendido em vidros de 10 mls - e poderá ser o que você está procurando para ajudá-lo com algumas de suas dores e queixas de respiração.
Mas se certifique que estará comprando um óleo essencial puro, pois há no mercado vários óleos essenciais, que não se encontram em sua forma pura e natural. Um óleo essencial para ser chamado de puro, deverá ir para o mercado, apenas tendo sido manuseado, na sua plantação, na sua colheita e sua posterior destilação, e apenas envasado. Nesta forma nós que trabalhamos com a arte e a ciência da AROMATERAPIA CLÁSSICA, chamamos um óleo essencial de puro.
No mercado atual, há os chamados óleos naturais, mas que estão sendo, nestes óleos essencias, adicionados partes dos ativos naturais, que são parte destes óleos, bem como no caso do óleo de Eucalipto Glóbulos, o CINEOL, que é um terpenóide, que faz parte da constituição do óleo de Eucalipto Glóbulos, um álcool, que ao adicioná-lo, este se torna mais barato, mas perde suas propriedades, por ser adulterada, apesar do composto ser natural, pois haverá uma mudança na sua constituição química.
Então, procure por boas marcas, que tenham laudos da empresa que os envasa e comercializa.
Desculpem -me pelo alongar no assunto, mas pretendo elucidar as pessoas `a comprarem bons produtos, que estejam dentro das leis, e que os que trabalham nesta área, ainda tão desconhecida, comecem a saber do que a Aromaterapia se trata, e o que são produtos puros e naturais, MESMO.... JAMAIS DEVEM SER ADULTERADOS.
BOM FICO POR AQUI, COM ESTAS DICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR..
PARA TODOS UMA EXCELENTE QUARTA FEIRA, COM MUITO AMOR
segunda-feira, 27 de junho de 2011
AROMAS DE INVERNO PARA AQUECER A ALMA
O inverno é uma ótima época para experimentar os benefícios aromáticos dos óleos essenciais - para limpar e refrescar o ar em uma casa bem fechadas contra o frio. Os perfumes de óleos sazonais, também podem definir muitos momentos muito agradáveis em uma época fria, aquecendo a nossa alma.
Os óleos essenciais incluem, especiarias e óleos de resina. O aroma das suas férias, são capturados na natureza, nas agulha do cipreste, bagas do junípero, além das canelas e outras especiarias. O cheiro delicioso de bolo de especiarias e gengibre vêm à mente quando sentimos os óleos de especiarias como cravo, canela, pimenta negra, gengibre e noz-moscada. Pungente, óleos cítricos frescos, incluindo laranja, tangerina, bergamota e limão evocam memórias do passado. Meditar com óleos essenciais traz a sensação de paz e boa vontade com a fragrância rica balsâmico de olíbano e mirra. O que segue são as direções, descrições e usos sugeridos para três misturas de aromaterapia inverno. Use estas misturas para derreter o espírito congelados do inverno.Tente estas misturas de Inverno:
Antigamente as pessoas cortavam ramos de árvores verdes aromáticas como visco, azevinho, pinheiro e cipreste para libertar os seus aromas. Embora o mundo lá fora era frio e estéril, a sutil sensação de vida e de renovação, surgiam a partir desses ramos para alegrar-inverno dos cansados corações.
Blend Sempre Verde....Esta mistura irá produzir uma atmosfera, doce floresta, quando difundida em uma lâmpada de aromaterapia, elétrica difusor ou enfeite de árvore de terra cota, ou no plug. A mistura da fragrância, balsâmica do blend 621, é ideal para esta época.
Este blend contém:
Vetiver
Sálvia Esclaréia
Tea Tree
Patchouli
Alecrim
Tomilho
Hortelã Pimenta, entre outros
Experimente.......
Uma rica sinergia para meditar.
Este rico, incenso e mirra mistura com base é bem adequado para a renovação espiritual e meditação que acompanham inverno. Seu aroma rico, doce é meditativo e relaxante. Difusão com uma lâmpada de aromaterapia vela é especialmente adequado para meditar.Use 25 gotas desta sinergia para meditar
Os óleos essenciais incluem, especiarias e óleos de resina. O aroma das suas férias, são capturados na natureza, nas agulha do cipreste, bagas do junípero, além das canelas e outras especiarias. O cheiro delicioso de bolo de especiarias e gengibre vêm à mente quando sentimos os óleos de especiarias como cravo, canela, pimenta negra, gengibre e noz-moscada. Pungente, óleos cítricos frescos, incluindo laranja, tangerina, bergamota e limão evocam memórias do passado. Meditar com óleos essenciais traz a sensação de paz e boa vontade com a fragrância rica balsâmico de olíbano e mirra. O que segue são as direções, descrições e usos sugeridos para três misturas de aromaterapia inverno. Use estas misturas para derreter o espírito congelados do inverno.Tente estas misturas de Inverno:
Antigamente as pessoas cortavam ramos de árvores verdes aromáticas como visco, azevinho, pinheiro e cipreste para libertar os seus aromas. Embora o mundo lá fora era frio e estéril, a sutil sensação de vida e de renovação, surgiam a partir desses ramos para alegrar-inverno dos cansados corações.
Blend Sempre Verde....Esta mistura irá produzir uma atmosfera, doce floresta, quando difundida em uma lâmpada de aromaterapia, elétrica difusor ou enfeite de árvore de terra cota, ou no plug. A mistura da fragrância, balsâmica do blend 621, é ideal para esta época.
Este blend contém:
Vetiver
Sálvia Esclaréia
Tea Tree
Patchouli
Alecrim
Tomilho
Hortelã Pimenta, entre outros
Experimente.......
Uma rica sinergia para meditar.
Este rico, incenso e mirra mistura com base é bem adequado para a renovação espiritual e meditação que acompanham inverno. Seu aroma rico, doce é meditativo e relaxante. Difusão com uma lâmpada de aromaterapia vela é especialmente adequado para meditar.Use 25 gotas desta sinergia para meditar
quinta-feira, 23 de junho de 2011
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Acne e Aromaterapia - faça seu pad adstringente em casa
Tentando lidar com acne? Além de usar o óleo essencal de Tea Tree e a Linha de Tea Tree By Samia, para a acne, podermos tentar fazer uns pads (almofadinhas de algodão ) de limpeza natural da pele com ervas secas, óleos essenciais e vinagre de maçã.
Esta receita é fácil de misturar e deixa sua pele limpa e renovada, mesmo que você não tenha acne. A base é o vinagre de maçã, que é conhecido por ser um poderoso tônico, além de trabalhar o Ph de sua pele.
Ingredientes:
Um pacote de pads de algodão
2 colheres de sopa rasa de erva-cidreira folhas secas.
4 colheres de sopa rasa de flores secas de camomila.
3 colheres de sopa rasa de de pétalas de calêndula secas.
1 colher de sopa de rasa de casca de laranja secas.
1 colher de sopa rasa de casca de limão secas.
4 colheres de sopa rasa de flores de lavanda secas.
250 ml de vinagre de cidra ( maçã )50 ml de água deionizada50 gotas de óleos essenciais sendo estes de:
10 gotas de óleo essencial de Lavanda
10 gotas de óleo essencial de Tea Tree
10 gotas de óleo essencial de Junípero
10 gotas de óleo essencial de Cipreste
05 gotas de óleo essencial de Hortelã do Brasil
05 gotas de óleo essencial de Camomila Romana
Instruções
Misture todas as ervas juntas em um grande bowl. Deixe alguns centímetros de espaço na parte superior do frasco. Despeje o vinagre sobre as ervas certificando-se que as cubra completamente. Você terá que esperar que as ervas absorvam o vinagre, e depois adicionar mais. Cubra e coloque no sol ou no peitoril de sua janela quente por duas semanas. Durante os primeiros dias você pode adicionar mais vinagre de maçã, pois as ervas irão absorvê-lo. Eu usei a maioria do vinagre de maçã.
Após duas semanas, use um coador de chá e derrame o vinagre em um frasco bem limpo, (higienize com álcool `a 70% ). Encha o frasco.
Preencha o resto do frasco de vinagre de ervas com a água.
Adicione as 50 gotas dos óleos essenciais, feche bem a tampa e agite. Despeje a mistura sobre os algodões no frasco. Coloque a tampa e deixe de molho por uma hora antes de usar.
Como usar os pads:
Pegue um pad e limpe a área de acne com ele. Coloque este pad usado em uma tigela pequena. Veja como sua pele reage depois de algumas horas. Use um pad novo a cada dia.
Está é uma receita caseira que eu usava em minha época de modelo, pois naquele tempo (rsrsrsr) faz tempo mesmo, não havia tantos recursos, e olhem que nem os algodões em bolinhas ou em pads tinham ainda bem que hoje temos várias opções prontas, mas para quem quer usar ainda da forma mais natural, segue aí mais uma dica para vocês.
beijos enormes, e até qualquer hora (pode ser daqui a pouco também ).......
Boa quarta feira.......
Esta receita é fácil de misturar e deixa sua pele limpa e renovada, mesmo que você não tenha acne. A base é o vinagre de maçã, que é conhecido por ser um poderoso tônico, além de trabalhar o Ph de sua pele.
Ingredientes:
Um pacote de pads de algodão
2 colheres de sopa rasa de erva-cidreira folhas secas.
4 colheres de sopa rasa de flores secas de camomila.
3 colheres de sopa rasa de de pétalas de calêndula secas.
1 colher de sopa de rasa de casca de laranja secas.
1 colher de sopa rasa de casca de limão secas.
4 colheres de sopa rasa de flores de lavanda secas.
250 ml de vinagre de cidra ( maçã )50 ml de água deionizada50 gotas de óleos essenciais sendo estes de:
10 gotas de óleo essencial de Lavanda
10 gotas de óleo essencial de Tea Tree
10 gotas de óleo essencial de Junípero
10 gotas de óleo essencial de Cipreste
05 gotas de óleo essencial de Hortelã do Brasil
05 gotas de óleo essencial de Camomila Romana
Instruções
Misture todas as ervas juntas em um grande bowl. Deixe alguns centímetros de espaço na parte superior do frasco. Despeje o vinagre sobre as ervas certificando-se que as cubra completamente. Você terá que esperar que as ervas absorvam o vinagre, e depois adicionar mais. Cubra e coloque no sol ou no peitoril de sua janela quente por duas semanas. Durante os primeiros dias você pode adicionar mais vinagre de maçã, pois as ervas irão absorvê-lo. Eu usei a maioria do vinagre de maçã.
Após duas semanas, use um coador de chá e derrame o vinagre em um frasco bem limpo, (higienize com álcool `a 70% ). Encha o frasco.
Preencha o resto do frasco de vinagre de ervas com a água.
Adicione as 50 gotas dos óleos essenciais, feche bem a tampa e agite. Despeje a mistura sobre os algodões no frasco. Coloque a tampa e deixe de molho por uma hora antes de usar.
Como usar os pads:
Pegue um pad e limpe a área de acne com ele. Coloque este pad usado em uma tigela pequena. Veja como sua pele reage depois de algumas horas. Use um pad novo a cada dia.
Está é uma receita caseira que eu usava em minha época de modelo, pois naquele tempo (rsrsrsr) faz tempo mesmo, não havia tantos recursos, e olhem que nem os algodões em bolinhas ou em pads tinham ainda bem que hoje temos várias opções prontas, mas para quem quer usar ainda da forma mais natural, segue aí mais uma dica para vocês.
beijos enormes, e até qualquer hora (pode ser daqui a pouco também ).......
Boa quarta feira.......
sábado, 18 de junho de 2011
Aromaterapia para o amor Aromatherapy for love
Sempre que pensamos em amor, pensamos em outro, nunca em nós mesmos.
Quando fiz a sinergia do óleo que depois tornei-o o óleo de massagem Kamasutra, estava pensando em um aroma de amor, mas que fosse para eu usar em minhas massagens, para aromatizar o ambiente e que me trouxesse a paz e um profundo relaxamento. E deixei-me levar pela intuição, e fui acrescentando os óleos essenciais nas dosagens que meu coração mandava. Ao final era um aroma delicioso, floral com óleos exóticos e de uma enorme profundidade, de falar a alma.
Acho que foi isto que me encantou na aromaterapia, a possibilidade de falar a alma se precisar emitir uma palavra. Os aromas falam ao coração, e nos conectam com o nosso mais profundo sentimento, o amor profundo e incondicional. Nada quero de volta, apenas amar, e passar a todos ao que vim e me propus.
Simplesmente amar, e neste sentimento profundo estea o cuidar de mim, dos outros, minha família, amigos e inimigos, sejam estas pessoas, animais ou mesmo flores quem forem, apenas pessoas que passaram em meu caminho.
Minha empresa floriu, assim como as flores se abrem e florescem, as meninas se tornam mulheres, as mulhers mães, e estas cuidam.Foi a isto que vim, acredito neste mundo.
para cuidar e amar do mais profundo do meu ser.
Bom final de semana, para todos, que estiverem conectados neste universo com esta energia tão pura, o amor somente.
Um grande beijo no coração de todos
Whenever we think of love, think about other, not in ourselves.
Where did the synergy of the oil after it became the Kama Sutra massage oil, was thinking of a scent of love, but it was for me to use in my massage, to perfume the environment and bring me peace and deep relaxation. And let it take me by intuition, and I was adding the essential oils in dosages that sent my heart. At the end it was a delicious aroma, floral with exotic oils and an enormous depth of the soul to speak.
I think that's what fascinated me in aromatherapy, the opportunity to speak to the soul need to issue a word. The aromas speak to the heart and connect us with our deepest feelings, deep and unconditional love. I want nothing back, just love, and go to all that came to me and proposed.
Just love, and this profound feeling this take care of myself, others, my family, friends and enemies, be they people, animals, flowers or even who they are, only people who have gone my way.
My company flourished, and the flowers bloom and blossom, girls become women, mothers Women, and these cuidam.Foi I came to this, I believe in this world.
to care and love from the depths of my being.
Good weekend for all who are connected with this energy in this universe so pure love only.
A big kiss in the heart of all
Quando fiz a sinergia do óleo que depois tornei-o o óleo de massagem Kamasutra, estava pensando em um aroma de amor, mas que fosse para eu usar em minhas massagens, para aromatizar o ambiente e que me trouxesse a paz e um profundo relaxamento. E deixei-me levar pela intuição, e fui acrescentando os óleos essenciais nas dosagens que meu coração mandava. Ao final era um aroma delicioso, floral com óleos exóticos e de uma enorme profundidade, de falar a alma.
Acho que foi isto que me encantou na aromaterapia, a possibilidade de falar a alma se precisar emitir uma palavra. Os aromas falam ao coração, e nos conectam com o nosso mais profundo sentimento, o amor profundo e incondicional. Nada quero de volta, apenas amar, e passar a todos ao que vim e me propus.
Simplesmente amar, e neste sentimento profundo estea o cuidar de mim, dos outros, minha família, amigos e inimigos, sejam estas pessoas, animais ou mesmo flores quem forem, apenas pessoas que passaram em meu caminho.
Minha empresa floriu, assim como as flores se abrem e florescem, as meninas se tornam mulheres, as mulhers mães, e estas cuidam.Foi a isto que vim, acredito neste mundo.
para cuidar e amar do mais profundo do meu ser.
Bom final de semana, para todos, que estiverem conectados neste universo com esta energia tão pura, o amor somente.
Um grande beijo no coração de todos
Whenever we think of love, think about other, not in ourselves.
Where did the synergy of the oil after it became the Kama Sutra massage oil, was thinking of a scent of love, but it was for me to use in my massage, to perfume the environment and bring me peace and deep relaxation. And let it take me by intuition, and I was adding the essential oils in dosages that sent my heart. At the end it was a delicious aroma, floral with exotic oils and an enormous depth of the soul to speak.
I think that's what fascinated me in aromatherapy, the opportunity to speak to the soul need to issue a word. The aromas speak to the heart and connect us with our deepest feelings, deep and unconditional love. I want nothing back, just love, and go to all that came to me and proposed.
Just love, and this profound feeling this take care of myself, others, my family, friends and enemies, be they people, animals, flowers or even who they are, only people who have gone my way.
My company flourished, and the flowers bloom and blossom, girls become women, mothers Women, and these cuidam.Foi I came to this, I believe in this world.
to care and love from the depths of my being.
Good weekend for all who are connected with this energy in this universe so pure love only.
A big kiss in the heart of all
domingo, 12 de junho de 2011
Tudo de bom na vida!
Sabem qual o melhor da vida, em seus anos passados??????
É termos vivido o suficiente, termos amigos feitos em cada fase da vida, as rugas que olhamos no espelho quando nos miramos neste, e sabermos tudo que passamos e que temos saudades, mas que temos a possibilidade de lembrarmos de tudo e de todos em nossa vida........
A primavera passou e deu frutos excelentes, o verão veio e nos fez vida, e agora no outono desta, que lindo sermos as nossas folhas se avermelhando pelo tempo, e agora termos a paciência de aprendermos com esta estação.......... da quietude desta......
Adoro quem fui e o que passei, pois hoje tenho a grande possibilidade de olhar para trás e ver o que passou e construí, de ter orgulho de tudo que foi feito com muito amor............ além de toda a honestidade comigo e para com a vida.........
É termos vivido o suficiente, termos amigos feitos em cada fase da vida, as rugas que olhamos no espelho quando nos miramos neste, e sabermos tudo que passamos e que temos saudades, mas que temos a possibilidade de lembrarmos de tudo e de todos em nossa vida........
A primavera passou e deu frutos excelentes, o verão veio e nos fez vida, e agora no outono desta, que lindo sermos as nossas folhas se avermelhando pelo tempo, e agora termos a paciência de aprendermos com esta estação.......... da quietude desta......
Adoro quem fui e o que passei, pois hoje tenho a grande possibilidade de olhar para trás e ver o que passou e construí, de ter orgulho de tudo que foi feito com muito amor............ além de toda a honestidade comigo e para com a vida.........
Tenham uma excelente semana!
Bom domingo e tenham uma semana excelente. Com bom humor e de bem com a vida.
beijokas
beijokas
Cultive sua juventude por muito tempo
Por Sâmia Maluf *
Se você ainda não chegou à menopausa – ou menos pausa, como costumo dizer – , cultive desde já sua juventude, para que ela continue mesmo depois dos 50. Cuide da saúde com exercícios, principalmente aeróbicos e de impacto. Consuma alimentos orgânicos, fibras e produtos naturais, que representam calorias cheias (proteínas, carboidratos não refinados, frutas, iogurte ou probióticos). Evite carboidratos refinados e açúcares, que são apenas calorias vazias.
Quando exagerar, use Óleos Essencial de Lemongrass ou o novíssimo Óleo Essencial Brasileiro Capim-Santo para aliviar a ressaca: tome um bom banho com algumas gotas e ainda coloque-os no aromatizador. Mas, cuidado, não saia ao sol, pois seus ativos podem provocar manchas.
E nunca se esqueça: beba água, muita água! A qualquer hora, desde que se levanta. Água é bom até para ressaca.
Mexa-se, respire, faça exercícios físicos. Sinta os aromas em sua respiração. Ao acordar, use uma gotinha de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta perto do nariz, inalando-o em dez respirações. Inspire e expire lenta e calmamente, como um bebê. Sinta o ar entrando pelas narinas. Use pulmão, diafragma e abdômen. Depois, beba um copo de água morna com algumas gotas de limão, sem adoçar. Dessa forma, acorde seu Agni (o fogo interno que tudo transforma, segundo a medicina Ayrveda) o deus que habita seu corpo), ponha-o em movimento.
Para estar bem com você mesma, faça este banho:
- 1 colher de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva;
- 10 ml de Óleo Vegetal de Gerânio;
Se estiver com TPM e inchaço, use 6 gotas de Óleo Essencial de Gerânio no banho ou faça massagens.
Depois, use o creme de grapefruit, que auxiliará na celulite e até na ansiedade.
No rosto, use 5 ml de Óleo Vegetal de Rosa-Mosqueta e 1 Gota de Óleo Essencial de Gerânio, para ficar com a pele macia e brilhante.
Quem se ama passa amor; quem é feliz passa felicidade, apenas pelo brilho no olhar. Respeite e ame – a si mesma e ao próximo – e sinta-se a pessoa mais bonita da face da terra.
*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromatologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.
Se você ainda não chegou à menopausa – ou menos pausa, como costumo dizer – , cultive desde já sua juventude, para que ela continue mesmo depois dos 50. Cuide da saúde com exercícios, principalmente aeróbicos e de impacto. Consuma alimentos orgânicos, fibras e produtos naturais, que representam calorias cheias (proteínas, carboidratos não refinados, frutas, iogurte ou probióticos). Evite carboidratos refinados e açúcares, que são apenas calorias vazias.
Quando exagerar, use Óleos Essencial de Lemongrass ou o novíssimo Óleo Essencial Brasileiro Capim-Santo para aliviar a ressaca: tome um bom banho com algumas gotas e ainda coloque-os no aromatizador. Mas, cuidado, não saia ao sol, pois seus ativos podem provocar manchas.
E nunca se esqueça: beba água, muita água! A qualquer hora, desde que se levanta. Água é bom até para ressaca.
Mexa-se, respire, faça exercícios físicos. Sinta os aromas em sua respiração. Ao acordar, use uma gotinha de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta perto do nariz, inalando-o em dez respirações. Inspire e expire lenta e calmamente, como um bebê. Sinta o ar entrando pelas narinas. Use pulmão, diafragma e abdômen. Depois, beba um copo de água morna com algumas gotas de limão, sem adoçar. Dessa forma, acorde seu Agni (o fogo interno que tudo transforma, segundo a medicina Ayrveda) o deus que habita seu corpo), ponha-o em movimento.
Para estar bem com você mesma, faça este banho:
- 1 colher de sopa de Óleo Vegetal de Semente de Uva;
- 10 ml de Óleo Vegetal de Gerânio;
Se estiver com TPM e inchaço, use 6 gotas de Óleo Essencial de Gerânio no banho ou faça massagens.
Depois, use o creme de grapefruit, que auxiliará na celulite e até na ansiedade.
No rosto, use 5 ml de Óleo Vegetal de Rosa-Mosqueta e 1 Gota de Óleo Essencial de Gerânio, para ficar com a pele macia e brilhante.
Quem se ama passa amor; quem é feliz passa felicidade, apenas pelo brilho no olhar. Respeite e ame – a si mesma e ao próximo – e sinta-se a pessoa mais bonita da face da terra.
*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromatologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br . Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.
Blog da Sâmia Maluf tudo que a gente gosta: OS AROMAS NA HISTÓRIA DO MUNDO
Blog da Sâmia Maluf tudo que a gente gosta: OS AROMAS NA HISTÓRIA DO MUNDO: "Perfume: um aroma que acompanha o homem por toda a sua história Por Sâmia Maluf* O olfato é um dos sentidos mais aguçados do ser humano..."
OS AROMAS NA HISTÓRIA DO MUNDO
Perfume: um aroma que acompanha o homem por toda a sua história
Por Sâmia Maluf*
O olfato é um dos sentidos mais aguçados do ser humano. É por ele que detectamos o perigo – como algo queimando – , o que nos agrada e desagrada e até o que nos emociona, afinal, existe uma memória olfativa que nos remete aos doces ou amargos sabores da infância apenas sentindo um aroma.
Quem não se lembra do cheirinho da comida da mãe, da alfazema que a avó usava, do ‘cheiro do namorado’, do doce aroma das festas natalinas? Há quem diga que determinadas flores trazem o cheiro da morte por ter vivido uma experiência traumática. Outros, buscam nas mesmas flores o aroma de um local do qual se lembra com saudade...
Para estar em contato direto com suas emoções, o homem criou o perfume. Os primeiros indícios do uso de perfume são de aproximadamente 5 mil anos atrás. O contato do com os aromas foi provavelmente por acaso: uma folha ou flor teria caído sobre o fogo, gerando uma fumaça odorizada. Foi assim que, ainda na Pré-História, as plantas começaram a ser usadas para proporcionar odores. Pelos hieróglifos, sabemos que, num templo egípcio de Thebes uma rainha usava mirra e incenso, iniciando-se uma afinidade do aroma com a religião e os deuses. Para dar proteção física e espiritual, queimava-se nos templos, ao cair da noite, o envolvente aroma Kyphi, composto por mais de 80 ervas.
Na antiguidade, o termo odor era ligado apenas ao olfato. A palavra perfume foi adotada apenas séculos depois, quando os romanos levaram do Egito a Roma o hábito de aromatizar ambientes com óleos essenciais das plantas. O paladar uniu-se ao olfato e as essências passaram a ser usadas também em bebidas, como os vinhos. Essa junção teria dado origem ao termo, que ganhou significado bem mais abrangente do que um simples odor.
Para sua terra, os romanos levaram, também, a cultura dos banhos orientais, criando os balneários. Saudavam nobres e até gladiadores com pétalas e água de rosas. Eles adaptaram os banhos aromáticos dos orientais, de natureza higiênica, e os transformaram em verdadeiros encontros sociais. Mais tarde, esse lado social ganhou conotação de libertinagem sexual, e os banhos coletivos viraram bacanais. Podemos dizer que, por isso, quando se fala em casas de banho, saunas e massagens, para muitos vem a ideia da prostituição.
Os aromas da natureza continuaram a ser utilizados como proteção ao longo dos tempos. Jesus Cristo, ao nascer, recebeu três presentes dos reis magos: ouro, incenso (olíbano – resina usada em turíbulos nas igrejas) e mirra. Maria Madalena, ao lavar os pés de Cristo num gesto de devoção e fé, usou óleos de nardo e valeriana, de origem asiática.
Nas cruzadas, as essências tinham uso terapêutico: a mistura de mirra e olíbano com gordura animal fechava cicatrizes. Em 1223, o papa Gregório IX proibiu o uso de óleos e aromas na medicina, e eles ficaram restritos aos perfumes. Na província francesa de
Grasse – até hoje conhecida como o berço dos perfumes –, os químicos sintetizavam as substâncias e começavam a elaborar perfumes em grande escala.
Ainda na Idade Média, o perfume era restrito à camada nobre da população, e ganha a função de seduzir, principalmente a mulher para com o homem. Era uma forma de poder, como mostrou a rainha Isabel de Castela, ao incentivar os navegantes, a caminho das Índias, a levar especiarias e óleos essenciais, que passaram a ter valor comercial. No século 16, outra mulher poderosa, Catarina de Médici, sai da Itália para se casar com Henrique, futuro rei da França. Usando perfume feito em Paris com alecrim, conhecido por seus efeitos rejuvenescedores, cria uma moda e os aromas passam a ser processados industrialmente.
O olfato é o mais poderoso dos sentidos, porque afeta em níveis físico, psicológico e social. Somos bombardeados por aromas o tempo todo, e escolhemos produtos de consumo pelo seu cheiro, que pode aproximar ou afastar. Até mesmo as pessoas podemos definir e selecionar pelo aroma. É pelo odor que os animais identificam parceiros e inimigos, e pressentem situações de proteção ou de perigo. Já as plantas utilizam os aromas para procriar.
Ao contrário das cores, o aroma é uma das coisas mais difíceis de se definir. Apesar de não ser palpável, o cheiro é algo que se conhece desde o nascimento. Provoca reações fortes por estar ligado ao sistema límbico e de sobrevivência da espécie. Pode gerar lembranças eternas, ao remeter a mente a antigas situações e experiências, boas ou ruins. Essa descoberta que fiz, como psicóloga, me levou a estudar a aromacologia.
A partir do século 20, essa ciência se transformou em marketing de divulgação de marcas. Caminha paralelamente à alta costura, permitindo o acesso a pessoas que não teriam condições de ter uma roupa de determinada grife – Chanel, Givenchy, Dior e Paco Rabanne, só para citar algumas. A aromacologia também criou profissões específicas, como a dos aromistas, que trabalham, por exemplo, em indústrias de automóveis; e a dos flavoristas, que adicionam aromas aos alimentos.
Se, nos primórdios, matavam-se animais para fazer os fixadores dos perfumes, tidos como afrodisíacos, e, no século 20, usavam-se vidros requintados e caros, seu uso hoje pode ser corriqueiro e acessível. O perfumista Charles Pief introduziu o sistema piramidal de classificação das notas aromáticas: altas ou de cabeça (cítricas); médias ou de coração (florais); e baixas ou de fixação (amadeiradas). As notas cítricas e herbais têm mais a ver com nosso clima quente e úmido, e com a pele oleosa do brasileiro.
*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br. Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.
Por Sâmia Maluf*
O olfato é um dos sentidos mais aguçados do ser humano. É por ele que detectamos o perigo – como algo queimando – , o que nos agrada e desagrada e até o que nos emociona, afinal, existe uma memória olfativa que nos remete aos doces ou amargos sabores da infância apenas sentindo um aroma.
Quem não se lembra do cheirinho da comida da mãe, da alfazema que a avó usava, do ‘cheiro do namorado’, do doce aroma das festas natalinas? Há quem diga que determinadas flores trazem o cheiro da morte por ter vivido uma experiência traumática. Outros, buscam nas mesmas flores o aroma de um local do qual se lembra com saudade...
Para estar em contato direto com suas emoções, o homem criou o perfume. Os primeiros indícios do uso de perfume são de aproximadamente 5 mil anos atrás. O contato do com os aromas foi provavelmente por acaso: uma folha ou flor teria caído sobre o fogo, gerando uma fumaça odorizada. Foi assim que, ainda na Pré-História, as plantas começaram a ser usadas para proporcionar odores. Pelos hieróglifos, sabemos que, num templo egípcio de Thebes uma rainha usava mirra e incenso, iniciando-se uma afinidade do aroma com a religião e os deuses. Para dar proteção física e espiritual, queimava-se nos templos, ao cair da noite, o envolvente aroma Kyphi, composto por mais de 80 ervas.
Na antiguidade, o termo odor era ligado apenas ao olfato. A palavra perfume foi adotada apenas séculos depois, quando os romanos levaram do Egito a Roma o hábito de aromatizar ambientes com óleos essenciais das plantas. O paladar uniu-se ao olfato e as essências passaram a ser usadas também em bebidas, como os vinhos. Essa junção teria dado origem ao termo, que ganhou significado bem mais abrangente do que um simples odor.
Para sua terra, os romanos levaram, também, a cultura dos banhos orientais, criando os balneários. Saudavam nobres e até gladiadores com pétalas e água de rosas. Eles adaptaram os banhos aromáticos dos orientais, de natureza higiênica, e os transformaram em verdadeiros encontros sociais. Mais tarde, esse lado social ganhou conotação de libertinagem sexual, e os banhos coletivos viraram bacanais. Podemos dizer que, por isso, quando se fala em casas de banho, saunas e massagens, para muitos vem a ideia da prostituição.
Os aromas da natureza continuaram a ser utilizados como proteção ao longo dos tempos. Jesus Cristo, ao nascer, recebeu três presentes dos reis magos: ouro, incenso (olíbano – resina usada em turíbulos nas igrejas) e mirra. Maria Madalena, ao lavar os pés de Cristo num gesto de devoção e fé, usou óleos de nardo e valeriana, de origem asiática.
Nas cruzadas, as essências tinham uso terapêutico: a mistura de mirra e olíbano com gordura animal fechava cicatrizes. Em 1223, o papa Gregório IX proibiu o uso de óleos e aromas na medicina, e eles ficaram restritos aos perfumes. Na província francesa de
Grasse – até hoje conhecida como o berço dos perfumes –, os químicos sintetizavam as substâncias e começavam a elaborar perfumes em grande escala.
Ainda na Idade Média, o perfume era restrito à camada nobre da população, e ganha a função de seduzir, principalmente a mulher para com o homem. Era uma forma de poder, como mostrou a rainha Isabel de Castela, ao incentivar os navegantes, a caminho das Índias, a levar especiarias e óleos essenciais, que passaram a ter valor comercial. No século 16, outra mulher poderosa, Catarina de Médici, sai da Itália para se casar com Henrique, futuro rei da França. Usando perfume feito em Paris com alecrim, conhecido por seus efeitos rejuvenescedores, cria uma moda e os aromas passam a ser processados industrialmente.
O olfato é o mais poderoso dos sentidos, porque afeta em níveis físico, psicológico e social. Somos bombardeados por aromas o tempo todo, e escolhemos produtos de consumo pelo seu cheiro, que pode aproximar ou afastar. Até mesmo as pessoas podemos definir e selecionar pelo aroma. É pelo odor que os animais identificam parceiros e inimigos, e pressentem situações de proteção ou de perigo. Já as plantas utilizam os aromas para procriar.
Ao contrário das cores, o aroma é uma das coisas mais difíceis de se definir. Apesar de não ser palpável, o cheiro é algo que se conhece desde o nascimento. Provoca reações fortes por estar ligado ao sistema límbico e de sobrevivência da espécie. Pode gerar lembranças eternas, ao remeter a mente a antigas situações e experiências, boas ou ruins. Essa descoberta que fiz, como psicóloga, me levou a estudar a aromacologia.
A partir do século 20, essa ciência se transformou em marketing de divulgação de marcas. Caminha paralelamente à alta costura, permitindo o acesso a pessoas que não teriam condições de ter uma roupa de determinada grife – Chanel, Givenchy, Dior e Paco Rabanne, só para citar algumas. A aromacologia também criou profissões específicas, como a dos aromistas, que trabalham, por exemplo, em indústrias de automóveis; e a dos flavoristas, que adicionam aromas aos alimentos.
Se, nos primórdios, matavam-se animais para fazer os fixadores dos perfumes, tidos como afrodisíacos, e, no século 20, usavam-se vidros requintados e caros, seu uso hoje pode ser corriqueiro e acessível. O perfumista Charles Pief introduziu o sistema piramidal de classificação das notas aromáticas: altas ou de cabeça (cítricas); médias ou de coração (florais); e baixas ou de fixação (amadeiradas). As notas cítricas e herbais têm mais a ver com nosso clima quente e úmido, e com a pele oleosa do brasileiro.
*Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromacologia (ciência que estuda o aroma – dos óleos essenciais às essências sintéticas – no comportamento humano como meio de evocar memórias e sensações). Trabalha atendendo pacientes e como consultora para empresas e spas em todo o Brasil. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br. Contatos também pelo telefone (11) 3679-8001 e pelo e-mail atendimento@bysamia.com.br.
sábado, 11 de junho de 2011
Como meditar com a Aromaterapia
Meditação não é exclusiva `a nenhuma cultura em particular ou a um grupo religioso ou espiritual. De um modo geral, a meditação induz `a uma sensação de relaxamento para se tornar um líder receptivo à iluminação.
Considerando que a oração é o estado de falar com Deus ou com o Divino, em voz alta ou em silêncio, sendo a meditação o estado de silêncio e calma escuta, e para ouvir a introspecção, a iluminação e a capacitação do nosso Divino Criador. A meditação permite-nos relaxar a mente, focar em um determinado ponto de referência e tomar umas mini férias longe do estresse do dia.
O uso apropriado de óleos essenciais durante a meditação pode melhorar a experiência de aterramento, para você e pode promover uma sensação de calma. Os óleos essenciais como o Vetiver, Sândalo, tanto o Amyris como o de Misoure,Cedro de Atlas, Patchouli são de aroma de terra. Outros óleos como Sálvia Esclaréia,, Lavanda e Camomila Romana como sedativos naturais e podem melhorar o estado de meditação relaxado. Óleos como Olíbano, Mirra são ditos para melhorar a iluminação e uma conexão espiritual com o divino. Olhe para os óleos essencias, como poderosos auxiliares para a sua prática pessoal de meditação ou oração.
Ao meditar, eu pessoalmente prefiro usar um difusor de vela para difundir meu óleo em minhas meditações, selecionados e em mistura essencial para mim, mas outros tipos de difusores podem ser usados.. Olhe em outros artigos meus receitas e dicas de refrescância podem ser adaptados para fazer a sua própria Sala de Meditação com sprays.
Use a mistura abaixo, em seu difusor como ponto de partida de idéias para criar suas próprias misturas de meditação pessoal. Tenha certeza que você entende de segurança e contra-indicações para cada óleo que você usa e que você saiba como utilizar correctamente o difusor.
Aterramento Blend de Meditação Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Sândalo
Patchouli
Olíbano
Bergamota
Meditação - Iluminar e para oraçnaoCombine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Mirra
Olíbano
Gerânio
Meditação - Relaxamento
Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Mirra
Patchouli
Tangerina
Lavanda
E boa meditação.
Considerando que a oração é o estado de falar com Deus ou com o Divino, em voz alta ou em silêncio, sendo a meditação o estado de silêncio e calma escuta, e para ouvir a introspecção, a iluminação e a capacitação do nosso Divino Criador. A meditação permite-nos relaxar a mente, focar em um determinado ponto de referência e tomar umas mini férias longe do estresse do dia.
O uso apropriado de óleos essenciais durante a meditação pode melhorar a experiência de aterramento, para você e pode promover uma sensação de calma. Os óleos essenciais como o Vetiver, Sândalo, tanto o Amyris como o de Misoure,Cedro de Atlas, Patchouli são de aroma de terra. Outros óleos como Sálvia Esclaréia,, Lavanda e Camomila Romana como sedativos naturais e podem melhorar o estado de meditação relaxado. Óleos como Olíbano, Mirra são ditos para melhorar a iluminação e uma conexão espiritual com o divino. Olhe para os óleos essencias, como poderosos auxiliares para a sua prática pessoal de meditação ou oração.
Ao meditar, eu pessoalmente prefiro usar um difusor de vela para difundir meu óleo em minhas meditações, selecionados e em mistura essencial para mim, mas outros tipos de difusores podem ser usados.. Olhe em outros artigos meus receitas e dicas de refrescância podem ser adaptados para fazer a sua própria Sala de Meditação com sprays.
Use a mistura abaixo, em seu difusor como ponto de partida de idéias para criar suas próprias misturas de meditação pessoal. Tenha certeza que você entende de segurança e contra-indicações para cada óleo que você usa e que você saiba como utilizar correctamente o difusor.
Aterramento Blend de Meditação Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Sândalo
Patchouli
Olíbano
Bergamota
Meditação - Iluminar e para oraçnaoCombine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Mirra
Olíbano
Gerânio
Meditação - Relaxamento
Combine proporções iguais dos seguintes óleos essenciais;
Mirra
Patchouli
Tangerina
Lavanda
E boa meditação.
Inverno e Aromaterapia como tratar dos males desta estação
Trate os males do inverno – como gripes e resfriados – com métodos naturais
É só chegar o inverno e vêm epidemias de gripe e resfriado. Em ambos, há o incômodo da coriza durante o dia e do nariz entupido à noite. Além disso, a gripe, principalmente, faz-se acompanhar de dores no corpo, ardor nos olhos e, por vezes, febre e tosse. A dica de hoje vai para quem já está com o problema. Quem ainda não foi abatido, aproveite as sugestões para se prevenir ou mesmo para se aquecer.
Em dias quentes, recomendo tudo fresco e úmido. Dias frios, ao contrário, pedem ingredientes quentes e secos. E, claro, um bom chá para se aquecer. Junte a meio litro de água: 2 colheres de açúcar; 6 pedaços de canela; 6 cravos; uma noz-moscada bem quebrada; 3 anises-estrelados e um gengibre ralado. Deixe ferver todos os ingredientes por meia hora. Enquanto isso, agasalhe-se bem e depois beba a mistura.
Especiarias vindas, em sua maioria, do oriente, são ótimos ingredientes para aquecer o inverno. Use anis no chá. Tempere a comida com sabores exóticos – porém com moderação –, como alecrim, cardamomo, cominho e tomilho. Use também nozes, amêndoas e castanhas, ricas em nutrientes minerais antioxidantes. Controle a quantidade, por causa das calorias.
Para problemas respiratórios – como asma, rinite e alergias, causados pela poluição e desequilíbrios hormonais e nutricionais – o melhor produto é o limão, que ativa os anticorpos. O corpo precisa de pelo menos 3 gramas diários de vitamina C e uma das frutas mais ricas é o limão. Consuma pelo menos quatro por dia, espremidos e misturados em pouca água. O resultado é ampliado se puder fazer inalação ou aromatização com Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta, que privilegia o tratamento das vias aéreas.
Dores musculares, também comuns no inverno, podem ser prevenidas com gergelim e gengibre. Faça uma automassagem usando Óleo Essencial de Gengibre misturado a Óleo Vegetal de Gergelim. O gengibre – cuja principal função é ativar e aquecer o metabolismo e o corpo – pode ser substituído pelo limão, em dias alternados, para colaborar com a desintoxicação do corpo, causada pela maior ingestão de calorias. Não se esqueça: o limão é fotossensibilizante e pode manchar a pele. Portanto, cuidado ao enxaguar o corpo.
Nada como um escalda-pés para aliviar a sensação de mal-estar: em 2 litros de água quente, coloque 10 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, 5 gotas de Óleo Essencial de Pimenta-Negra e 5 gotas de Óleo Essencial de Litsea Cubeba. Além de aquecer, a mistura favorece a circulação.
Outro problema que surge com a gripe são olhos congestionados e lacrimejantes. Faça compressas com chá de camomila (frio), durante 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia. Verá que o olhar ficará mais límpido e iluminado e até a visão vai melhorar. Além disso, observe estes princípios para manter-se saudável no inverno:
- Nos dias frios, a tendência das pessoas é beber menos água, mas, com o tempo seco e, por vezes, o aquecimento de ambientes, a necessidade de hidratação é ainda maior.
- Alimente-se a cada três horas, consumindo calorias cheias, como orgânicos, fibras e produtos naturais. Evite calorias vazias, como os carboidratos refinados.
- Faça exercícios, sem se esquecer do alongamento inicial e do relaxamento final, para evitar cãibras e contusões.
- Dormir bem é fundamental, principalmente se estiver resfriada ou gripada. Aqueça-se e procure dormir profundamente.
É só chegar o inverno e vêm epidemias de gripe e resfriado. Em ambos, há o incômodo da coriza durante o dia e do nariz entupido à noite. Além disso, a gripe, principalmente, faz-se acompanhar de dores no corpo, ardor nos olhos e, por vezes, febre e tosse. A dica de hoje vai para quem já está com o problema. Quem ainda não foi abatido, aproveite as sugestões para se prevenir ou mesmo para se aquecer.
Em dias quentes, recomendo tudo fresco e úmido. Dias frios, ao contrário, pedem ingredientes quentes e secos. E, claro, um bom chá para se aquecer. Junte a meio litro de água: 2 colheres de açúcar; 6 pedaços de canela; 6 cravos; uma noz-moscada bem quebrada; 3 anises-estrelados e um gengibre ralado. Deixe ferver todos os ingredientes por meia hora. Enquanto isso, agasalhe-se bem e depois beba a mistura.
Especiarias vindas, em sua maioria, do oriente, são ótimos ingredientes para aquecer o inverno. Use anis no chá. Tempere a comida com sabores exóticos – porém com moderação –, como alecrim, cardamomo, cominho e tomilho. Use também nozes, amêndoas e castanhas, ricas em nutrientes minerais antioxidantes. Controle a quantidade, por causa das calorias.
Para problemas respiratórios – como asma, rinite e alergias, causados pela poluição e desequilíbrios hormonais e nutricionais – o melhor produto é o limão, que ativa os anticorpos. O corpo precisa de pelo menos 3 gramas diários de vitamina C e uma das frutas mais ricas é o limão. Consuma pelo menos quatro por dia, espremidos e misturados em pouca água. O resultado é ampliado se puder fazer inalação ou aromatização com Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta, que privilegia o tratamento das vias aéreas.
Dores musculares, também comuns no inverno, podem ser prevenidas com gergelim e gengibre. Faça uma automassagem usando Óleo Essencial de Gengibre misturado a Óleo Vegetal de Gergelim. O gengibre – cuja principal função é ativar e aquecer o metabolismo e o corpo – pode ser substituído pelo limão, em dias alternados, para colaborar com a desintoxicação do corpo, causada pela maior ingestão de calorias. Não se esqueça: o limão é fotossensibilizante e pode manchar a pele. Portanto, cuidado ao enxaguar o corpo.
Nada como um escalda-pés para aliviar a sensação de mal-estar: em 2 litros de água quente, coloque 10 gotas de Óleo Essencial de Gengibre, 5 gotas de Óleo Essencial de Pimenta-Negra e 5 gotas de Óleo Essencial de Litsea Cubeba. Além de aquecer, a mistura favorece a circulação.
Outro problema que surge com a gripe são olhos congestionados e lacrimejantes. Faça compressas com chá de camomila (frio), durante 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia. Verá que o olhar ficará mais límpido e iluminado e até a visão vai melhorar. Além disso, observe estes princípios para manter-se saudável no inverno:
- Nos dias frios, a tendência das pessoas é beber menos água, mas, com o tempo seco e, por vezes, o aquecimento de ambientes, a necessidade de hidratação é ainda maior.
- Alimente-se a cada três horas, consumindo calorias cheias, como orgânicos, fibras e produtos naturais. Evite calorias vazias, como os carboidratos refinados.
- Faça exercícios, sem se esquecer do alongamento inicial e do relaxamento final, para evitar cãibras e contusões.
- Dormir bem é fundamental, principalmente se estiver resfriada ou gripada. Aqueça-se e procure dormir profundamente.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Um final de semana repleto de amor e bem estar
Afirmação Perfumada
Confio no processo da vida. Eu me sinto seguro e sereno no conhecimento de que existe a Ordem Divina. Eu libero a ansiedade.Apoio Óleos Essenciais: Vetiver de confiança e relaxamento, alívio para a ansiedade bergamota, lavanda para acalmar o SNC (sistema nervoso central).
E que todos tenham um exclente final de semana.
Usem esta sinergia no aromatizador plug com 5 gotas de cada óleo, e façam tamb´m um super óleo pós banho e repitam esta afirmação.
Aromatização
Vetiver 05 gotas
Lavanda 05 gotas
Bergamota 05 gotas
Para óleo pós banho
20 ml de óleo vegetal de amêndoas doce
02 gotas de cada óleo essencial acima.
E não se esqueçam dia dos namorados, tenham todos os dias este amor no coração de vocês
Confio no processo da vida. Eu me sinto seguro e sereno no conhecimento de que existe a Ordem Divina. Eu libero a ansiedade.Apoio Óleos Essenciais: Vetiver de confiança e relaxamento, alívio para a ansiedade bergamota, lavanda para acalmar o SNC (sistema nervoso central).
E que todos tenham um exclente final de semana.
Usem esta sinergia no aromatizador plug com 5 gotas de cada óleo, e façam tamb´m um super óleo pós banho e repitam esta afirmação.
Aromatização
Vetiver 05 gotas
Lavanda 05 gotas
Bergamota 05 gotas
Para óleo pós banho
20 ml de óleo vegetal de amêndoas doce
02 gotas de cada óleo essencial acima.
E não se esqueçam dia dos namorados, tenham todos os dias este amor no coração de vocês
quarta-feira, 8 de junho de 2011
sobre o óleo de Tea Tree e sobre anti - sépticos para perfumar as gavetas
Vocês sabiam que ...As árvores de Melaleuca também são conhecidos como "árvores de papel", devido à sua casca. Um dos mais populares óleos essenciais utilizados na aromaterapia é obtido a partir desta espécie, a Melaleuca alternifolia, mais comumente conhecido como Tea Tree. Ao longo dos anos, este óleo tem merecidamente ganho a reputação de ser um óleo essencial de amplo espectro antibacteriano e anti-fúngico, enquanto que a pesquisa mostra mais recentemente, que também apresenta propriedades antiinflamatórias. É frequentemente utilizado no tratamento da acne, furúnculos, infecções por Candida, dor de garganta e outras infecções inflamatórias.Possue propriedades antibacterianas e anti-fúngicos, e a este óleo, o Tea Tree são atribuídos, em parte, estes atributos anti - sépticos devido a um dos seus principais constituintes, o álcool, terpinen-4-ol.
Dica para o Mês:Se você estiver limpando os armários e quiser dar um aroma mais refrescante para suas gavetas você pode considerar o uso de óleos essenciais para manter seu conteúdo o cheiro frescor. Sugiro o uso de papel de embrulho de presente para colocar em suas gavetas com a adição dos óleos essenciais. Depois de cortar o papel de embrulho do tamanho certo, alise-a sobre uma mesa, o lado impresso para baixo. Umedeça uma bola de algodão com 5-6 gotas de óleo essencial de gerânio e esfregue-o longitudinalmente ao longo do papel. Forre a gaveta, com o papel de embrulho perfumado. Para manter o revestimento sem escorregar, sugiro a utilização de uma pistola de grampo para fixar as bordas de canto para a prateleira ou para retirar o forro muito mais fácil use cola ou fita adesiva. Agora eu não acho que você precise usar somente o gerânio, você pode tentar isso com o seu óleo essencial favorito, ou melhor ainda, seu óleo essencial favorito ou também em sinergia.Fica aí um beijão de bom dia para todos
Sâmia Maluf
Dica para o Mês:Se você estiver limpando os armários e quiser dar um aroma mais refrescante para suas gavetas você pode considerar o uso de óleos essenciais para manter seu conteúdo o cheiro frescor. Sugiro o uso de papel de embrulho de presente para colocar em suas gavetas com a adição dos óleos essenciais. Depois de cortar o papel de embrulho do tamanho certo, alise-a sobre uma mesa, o lado impresso para baixo. Umedeça uma bola de algodão com 5-6 gotas de óleo essencial de gerânio e esfregue-o longitudinalmente ao longo do papel. Forre a gaveta, com o papel de embrulho perfumado. Para manter o revestimento sem escorregar, sugiro a utilização de uma pistola de grampo para fixar as bordas de canto para a prateleira ou para retirar o forro muito mais fácil use cola ou fita adesiva. Agora eu não acho que você precise usar somente o gerânio, você pode tentar isso com o seu óleo essencial favorito, ou melhor ainda, seu óleo essencial favorito ou também em sinergia.Fica aí um beijão de bom dia para todos
Sâmia Maluf
domingo, 5 de junho de 2011
Indicação: profunda desintoxicação, eliminação de toxinas com óleos essenciais
-->
ENVELOPAMENTO – DETOX e REDUÇÃO DE MEDIDAS
Envelopamento com argila Rain Forest e óleos essenciais
Ingredientes
3 gotas de Óleo essencial de lemongrass
5 gotas de Óleo essencial de gerânio
4 gotas de Óleo essencial de hortelã do Brasil
Misture os óleos acima com :
- Água mineral - 16 colhers de sopa
Argila Rain Forest - 8 colheres de sopa rasa
Misture bem todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea e após faça a aplicação em todo o corpo e envelope com filme ormótico ( filme de cozinha ) o corpo todo.
Fique por mais uo menos 30 minutos e além use um cobertor para aquecê-la.
Após este tratamento recomenda-se massagem - drenagem linfática com o creme drenante de grapefruit ( faça uma auto - massagem ) sempre em movimentos ascendentes dos pés para a virilha, das mãos para as axilas.No abdomêm em movimentos circulares em direção para a virilha.
sábado, 4 de junho de 2011
PARA O DIA DOS NAMORADOS RITUAL COM O ÓLEO KAMASUTRA
Óleo Kamasutra, para o dia dos namorados ótima opção. Óleo para banho e massagem
Seu bouquet aromático com notas florais, amadeiradas e exóticas, traz a inocência e a pureza das flores. O toque de sensualidade oriental será sentido pela sua pele, transformando seu uso diário em uma experiência multi-sensorial. Ótimo para peles secas e maduras, controla a oleosidade e previne rugas.
Penetra profundamente na pele deixando-a macia por mais tempo. Exclusiva fórmula de óleos essências e vegetais, em uma seleção de poderosos ingredientes. Enriquecido com vitamina E, deixa a pele macia, cheirosa e mais luminosa, ajudando a manter a elasticidade natural.
Como utilizar: No chuveiro: coloque uma pequena quantidade do óleo para banho e massagem Kamasutra By Samia® em uma esponja suave ou diretamente na mão. Após o banho, ainda no chuveiro, passe pelo corpo todo.
Em massagem: aplique uma quantidade necessária de óleo para banho e massagem Kamasutra By Samia® no corpo para realizar a massagem.
COMPOSIÇÃO DESTE ÓLEO
Ingredientes: 90% de óleos vegetais puros de Amêndoas Doces, Abacate, Germe de Trigo, Gergelim , Semente de Uva e Girassol e 10% dos óleos essenciais de Ylang Ylang , Lavanda , Laranja, Bergamota , Manjerona, Cedro, Patchouli, Petitgrain, Gerânio, Jasmim, Rosa, Neroli e Sândalo.
RITUAL
Aromatize o ambiente com os óleos de
Gerânio, Patchouli e Limão Tahiati
Ou se preferir esta sinergia se encontra pronta pela By Samia com o nome de exotic, pois quando a criei foi como recriar as mil e uma noites.
Prepare para sentir todas as sensações:
Olfato:
com a aromtização do ambiente com os óleos acima.
Paladar:
Prepare morangos bem arrumados em um pequeno e lindo prato
6 morangos cortados ao fundo e colocados arrumados neste prato, salpicados com açucar mascavo (uma colher de sobremesa com uma pitada de pimenta do reino por cima dos morangos)
Um taça de pró seco ou champagne
Auditivo:
Uma música suave e romântica
Visual:
Prepare o ambiente com flôres, cores e velas
Toque:
Este eu não preciso ensinar, apenas use sua imaginação, e aproveite.
Aliás, Kamasutra quer dizer.
KAMA - PRAZER
SUTRA - APRENDIZADO
QUANDO CRIEI ESTE ÓLEO, NADA MAIS QUERIA DO QUE PASSAR QUE DEVEMOS APRENDER A TER PRAZER, NADA MAIS DO QUE ISTO, ENTÃO, MÃOS A OBRA, E
TENHAM UM EXCELENTE DIA DOS NAMORADOS E QUE ESTE DIA SE ESTENDA POR TODOS OS OUTROS DIAS DE SUA VIDA.
Sâmia Maluf
Seu bouquet aromático com notas florais, amadeiradas e exóticas, traz a inocência e a pureza das flores. O toque de sensualidade oriental será sentido pela sua pele, transformando seu uso diário em uma experiência multi-sensorial. Ótimo para peles secas e maduras, controla a oleosidade e previne rugas.
Penetra profundamente na pele deixando-a macia por mais tempo. Exclusiva fórmula de óleos essências e vegetais, em uma seleção de poderosos ingredientes. Enriquecido com vitamina E, deixa a pele macia, cheirosa e mais luminosa, ajudando a manter a elasticidade natural.
Como utilizar: No chuveiro: coloque uma pequena quantidade do óleo para banho e massagem Kamasutra By Samia® em uma esponja suave ou diretamente na mão. Após o banho, ainda no chuveiro, passe pelo corpo todo.
Em massagem: aplique uma quantidade necessária de óleo para banho e massagem Kamasutra By Samia® no corpo para realizar a massagem.
COMPOSIÇÃO DESTE ÓLEO
Ingredientes: 90% de óleos vegetais puros de Amêndoas Doces, Abacate, Germe de Trigo, Gergelim , Semente de Uva e Girassol e 10% dos óleos essenciais de Ylang Ylang , Lavanda , Laranja, Bergamota , Manjerona, Cedro, Patchouli, Petitgrain, Gerânio, Jasmim, Rosa, Neroli e Sândalo.
RITUAL
Aromatize o ambiente com os óleos de
Gerânio, Patchouli e Limão Tahiati
Ou se preferir esta sinergia se encontra pronta pela By Samia com o nome de exotic, pois quando a criei foi como recriar as mil e uma noites.
Prepare para sentir todas as sensações:
Olfato:
com a aromtização do ambiente com os óleos acima.
Paladar:
Prepare morangos bem arrumados em um pequeno e lindo prato
6 morangos cortados ao fundo e colocados arrumados neste prato, salpicados com açucar mascavo (uma colher de sobremesa com uma pitada de pimenta do reino por cima dos morangos)
Um taça de pró seco ou champagne
Auditivo:
Uma música suave e romântica
Visual:
Prepare o ambiente com flôres, cores e velas
Toque:
Este eu não preciso ensinar, apenas use sua imaginação, e aproveite.
Aliás, Kamasutra quer dizer.
KAMA - PRAZER
SUTRA - APRENDIZADO
QUANDO CRIEI ESTE ÓLEO, NADA MAIS QUERIA DO QUE PASSAR QUE DEVEMOS APRENDER A TER PRAZER, NADA MAIS DO QUE ISTO, ENTÃO, MÃOS A OBRA, E
TENHAM UM EXCELENTE DIA DOS NAMORADOS E QUE ESTE DIA SE ESTENDA POR TODOS OS OUTROS DIAS DE SUA VIDA.
Sâmia Maluf
Dicas para um spa em casa com produtos naturais
-->
A vida agitada do dia a dia, não nos permite reservar um tempo para cuidarmos, nem do corpo, nem da mente.
Estas pequenas dicas, não pretendem de maneira nenhuma, substituir nenhum tratamento, seja ele qual for.
Na realidade o que estou propondo é que usemos nossa capacidade e bom senso natos para aumentarmos nossa qualidade de vida, recebendo um pouquinho de algumas informações que nos auxilie. Saber um pouco mais sobre nós mesmos, nosso ritmo de vida, escolhermos o que, e quando fizer acredito ser um primeiro passo. E isto é uma coisa que não aprendemos em lugar nenhum, nos tornamos auto suficiente, seguros, mas será que felizes? Então que tal nos apaixonarmos pela pessoa mais importante em nossa vida,
Nós mesmos!
E é por isto que gostaria de passar algumas palavras, ou caminhos, os quais trilhei, com uma série de percalços, tombos, e sempre procurando fora, o que estava dentro de mim.
A felicidade com certeza não está fora, e sim dentro de cada um de nós. A resposta a cada problema que nos surge, nunca, em escola nenhuma nos ensinaram isto a procurar dentro de nós.
Olhe-se escute seu coração, acredite em você, em suas escolhas, com certeza ainda é tempo, ou melhor, sempre haverá tempo.
Com amor
Sâmia Maluf
SPA EM CASA
Ao falar de Spa em casa, venho falar de um estilo de vida, ou seja, reservar umas horas ou dia para nós seja para cuidarmos de nossa beleza interior e exterior, pois com certeza nossa beleza e esplendor vem de dentro, do espírito.
É claro que uma boa herança genética ajuda e muito, mas o estilo de vida que optamos ter é decisivo para garantir nossa saúde, a firmeza da pele por mais tempo, conservar a luminosidade dos tecidos cutâneos, o brilho do olhar, da pele, dos cabelos, uma postura elegante e movimentos suaves.
Um tempo para relaxarmos, cuidarmos de nosso corpo, tratarmos de nossa pele, cabelos, alimentarmo-nos corretamente e manter um programa de exercícios, requer somente uma coisa:
Deixar a preguiça de lado, e nos priorizarmos.
Ao nos respeitarmos, estamos passando isso às pessoas ao nosso redor, amigos, família, filhos e com certeza, ao verem a diferença, isto irá contagiar a todos, e cada um a seu modo, começará também a mudar, e é isto que nós e as pessoas ao nosso redor estão precisando.
Aproximarem-se por si próprios e a partir da energia que se chama Amor.
REAPRENDENDO REGRAS BÁSICAS
Não tenho a pretensão de substituir nenhum profissional de qualquer área, o que quero é passar informações apresentadas de forma fácil, de ler e executar de modo muito agradável.
Um bom profissional seja de que área for, são como bons mecânicos e nisto eu também me incluo. Você precisa de um bom conselheiro para auxilia-lo a resolver os problemas que não está conseguindo por você mesmo.
A maioria das pessoas tem a capacidade nata de aumentar sensivelmente a qualidade de suas vidas quando recebem um pouco de informações que as auxilie.
Habilidades são habilidades. Não saber algo, não significa que somos ignorantes, porém fizemos escolhas de carreiras, esta é a única diferença entre nós, um é mais entendido em economia, outros em engenharia, outros em fazer uma compota de pêssego ou jogar golfe, e a minha escolha foi a de, auxiliar as pessoas a saírem de situações que achamos sem saída. São os processos que aprendemos. E não é maravilhoso que cada um de nós possa aprender, ensinar, trocar uns com outros.
Eu espero do fundo de meu coração que vocês apreciem cada dica que aprendi e que aqui tenho a oportunidade de dividi-la com vocês.
Se você viesse ao meu consultório buscando ajuda, nós trataríamos seus problemas da mesma maneira que vou descrever aqui. Inicialmente tomaria nota de algumas mudanças que você gostaria de fazer em sua vida. Do jeito que a sua vida “ não está funcionando” para você. No início eu seria responsável pelo trabalho 90%, pois eu teria que formular perguntas e elaborar idéias que pudessem ajudá-lo(a)s. Seus 10 % se resumiriam em você, se expressar e colocar seus sentimentos. Na medida que este processo continuasse, as porcentagens de responsabilidades mudariam. Eu continuaria repassando conceitos, idéias e ferramentas.
Você continuaria aprendendo, só que você se tornaria responsável por 90% das mudanças, e eu cairia para 10%, encorajando e fazendo pequenas sugestões. Por fim você se tornaria 100% responsável pelas decisões, comportamentos e conseqüente, felicidade, saúde, beleza ou exatamente ao contrario, pela sua infelicidade.
Espero que tudo que aqui foi dito e o que se seguirá nas linhas seguintes o auxiliem a achar o seu modo de ser e de executar o que for melhor para seu estilo de vida.
Então lá vamos nós.
1. Descubra o que o torna infeliz?
2. Livre-se de hábitos antigos e indesejados!
3. Assuma o leme e desfrute sua vida integralmente!
4. Apaixone-se por você!
SAÚDE E BELEZA NATURAL
A natureza sempre teve uma grande importância em nossas vidas, desde o antigo Egito, China, Índia e mais tarde por volta da Idade Media na Europa.
Tanto pela Fitoterapia quanto pelos óleos essenciais, a saúde e beleza eram cuidadas por estes preceitos. Por séculos a medicina e a estética se utilizavam a natureza como grande parceria. Após a segunda guerra ou em meados dos anos 40, começaram a sintetizar tanto medicamentos quanto os cosméticos, e a sabedoria popular tanto da medicina quanto da cosmetologia foram retiradas das mãos do povo, e começou o que chamamos a terceira onda ou a industrialização de drogas alopáticas onde, somente os grandes laboratórios passaram a patentear e deter o conhecimento da “cura” dos sintomas e não mais do organismo, harmonizando-se e equilibrando-se no que hoje chamamos de cura holística.
As mulheres sempre utilizaram a natureza, com ingredientes nela encontrada para seus cuidados pessoais, desde o limpar a pele, hidrata-la, perfumar o corpo, dar brilho aos cabelos, ervas, óleos, cereais sempre foram os elementos básicos para inúmeras formulas que ainda hoje podem ser usadas em nosso dia à dia, adaptando a nossa época, clima, podemos usar as plantas para tratarmos e curarmos nosso organismo e torna-lo mais saudável, harmonioso e belo.
OS 10 PRECEITOS DE OURO DA SAÚDE
1. Aprender a respirar e praticar a respiração com consciência. É a oxigenação de nossas células, a liberação das tensões, a irrigação intensiva de nosso cérebro, o caminho em direção à clareza do espírito, o melhoramento das constipações, das tensões, do nervosismo.
2. Comer de forma saudável. Uma alimentação equilibrada com o máximo de alimentos “crus”, beber fora das refeições, comer frutas fora das refeições, evitar muitas misturas alimentares, “acordar” a sua intuição alimentar.
3. Fazer uma desintoxicação. As curas de “drenagem de toxinas” limpam o organismo e lhe permitem um funcionamento pleno.
4. Tomar em abundancia banhos, duchas...
a. Interiores (beber muita água)
b. Exteriores (duchas, banhos, talassoterapia)
A água limpa, nós sabemos, as sujeiras visíveis (poeiras) internas (toxinas do organismo) e invisíveis (limpa nossos corpos etéricos): é por isso que os terapeutas e médicos curandeiros se “descarregam” de vibrações insanas, lavando suas mãos.
O banho traz descanso e relaxamento.
5. Tomar banhos de brisa e de sol. O corpo nu deve respirar pela pele inteira.
O ar e o sol (sem abuso) são necessários para uma boa vitalidade. Os banhos de brisa, sol, sombra em embaixo de árvores, junto a um riacho, um rio são,
os mais saudáveis.
6. Praticar exercício físico. O melhor e mais perfeito de todos: a caminhada.
Todos os outros esportes são benéficos. Recomeçar progressivamente!
7. O sono recuperador. O sono descansa, o sono recupera, e as horas antes da meia-noite contam em dobro! O sono suplementar traz ao organismo uma das maneiras preciosas de se auto curar. Observe os animais doentes: eles dormem. Eles jejuam e bebem unicamente água.
8. Praticar o retorno a si mesmo. Meditação. Relaxamento. O momento de repouso diário é indispensável a nossa saúde: ioga, repouso, musica, meditação... esvaziar seu espírito das preocupações diárias, o resultado é irradiante, “a verdadeira beleza” e....é o começo para se colocar o pensamento positivo.
9. Favorecer a harmonia física, afetiva, sexual. O trabalho da mulher e do homem, a harmonia, é um resultado de si mesmo. A harmonia é um patamar para a elevação do espírito.
10. Utilizar os óleos essenciais aromáticos. Além de sua ação terapêutica, de suas propriedades “beleza e saúde” os óleos essenciais trazem energia, “uma aura” especial. Todas as religiões utilizam um ou vários “aromas” para limpar os locais, a atmosfera, preparar para curas, missas, cânticos e ofícios.
INDICAÇÕES E MATERIAIS
§ Utilize recipiente e utensílios muito limpo, de preferência vidro, cerâmica e ágata.
§ Mantenha os recipientes sempre cobertos.
§ Ao armazenar utilize vidros escuros e guarde-os em lugares frescos e longe do
Sol. Etiquete-os
§ Ingredientes sempre de boa procedência. Verifique data de validade.
§ Frutas e verduras frescas e se possível da estação.
§ Antes de começar: tenha sempre à mão seu pequeno laboratório:
Algodão, gaze, vidros âmbar, espátulas, panelas de ágata, pinceis de cerdas naturais, medidor, colheres de vários tamanhos, conta gotas, peneira fina, funil, tecido fino tipo fralda.
SUA PELE E O ESTRESSE DIÁRIO
O estresse diário pode afetar a nossa pele de tal forma que provoca nela visíveis sinais de envelhecimento e desvitalização. Para entendermos este processo devemos analisar os fatores fisiológicos do estresse e relacioná-lo a um processo que poderemos chamar de involução cutânea. Todo organismo ao chegar a uma fase regressiva de seu ciclo vital, manifestando-se por modificações físicas e emocionais e a esta fase dá-se o nome comum de envelhecimento. Não pode se passar pelo tempo sem sofrer modificações, porém alguns fatores externos influenciam neste processo acelerando-o ou retardando, sendo então o estresse um fator extremamente importante afetando o sistema imunológico, nervoso e endócrino e sabe-se que este tem um intimo relacionamento com a nossa pele.
RELAÇÕES FISIOLÓGICAS DO ESTRESSE
1. Descarga de adrenalina, aumentando o metabolismo, com queima de glicose e
gordura.
2. O sistema simpático provoca dilatação das pupilas, piloereção, palidez, fluxo sangüíneo aumentado ou diminuído, taquicardia, bradicardia e sudorese.
3. Mudanças de padrões respiratórios, com aumento da respiração e hiper ventilação pulmonar.
4. Aumento do tônus muscular e preparo para fuga ou luta.
5. Aumentos dos esteroides influenciando o sistema imunológico.
O que isto provoca em sua pele
A musculatura sofre mudanças anatômicas em sua estrutura, com o passar dos anos, alongando ou encurtando sua fibra como resultado das ações diárias e repetitivas.
Além disso carrega em sua memória o resultado das tensões que modifica estruturalmente o tônus muscular.
Segundo Wilhelm Reich, as nossas emoções ficam gravadas em nosso corpo físico. Nossos pensamentos, sentimentos, emoções contidas ou reprimidas, acabam indo direto para a fibra muscular fazendo-se assim um conglomerado de energias que com o tempo endurece e forma a chamada couraça muscular.
Rosto, cuidados básicos
Para se ter uma pele saudável e bonita a primeira regra:
1. Higiene
Nunca dormir maquiada. A pele deve ser higienizada pela manhã e a noite, de
preferência sabonetes glicerinados.
2. Tonificação
Adstrigente para pele oleosa.
3. Máscara calmante ou revitalizante
Deverá ser feita a aplicação depois de pele estar perfeitamente limpa, ou usar
Um creme hidratante ou nutritivo.
EMOÇÕES QUE SE REVELAM À FLOR DA PELE
A pele é o primeiro órgão do corpo a indicar que algo não vai bem
Muitas vezes, depois de uma ducha bem forte, você saiu do chuveiro com a pele avermelhada e coceira? Isso é normal? Não isso é um sinal de estresse. E a pele, o maior órgão sensorial do corpo, é a primeira a indicar que algo não vai bem no organismo. Esse é o exemplo de uma urticária de origem emocional e transitória e pode passar despercebida.
Mas há afecções cutâneas bem graves que, depois de todos os testes clínicos negativos, os dermatologistas não tem duvidas. São causadas por problemas psíquicos como estresse, ausência de afeto e traumas emocionais.
A dermatologista Regina Schectman chegou a propor, em conferencia feita exclusivamente para psicanalistas no mês de março/2003, um tratamento interdisciplinar entre médicos e psicanalistas para o número cada vez maior de pacientes com dermatites,segundo ela, de origem psicossomática. Alguns tipos corriqueiros de irritação da pele. Ex.: cintura excessivamente vermelha, por exemplo, após o uso de um cinto mais apertado, indicam apenas um estresse passageiro. Isso porque, sob estresse, o cérebro libera estímulos químicos que interferem em toda produção de hormônios do organismo.
Entre eles esta o TSH, da tiróide, que libera altas doses de cortisol, causando fragilidade dos vasos capilares. Essa fragilidade das células sanguíneas causa vermelhidões, pruridos e, em placas roxas na pele, doença de fundo emocional é, segundo Regina Schectman, um desafio para o dermatologista. Ela diz que o médico deve ter tato suficiente para levar o doente a falar de suas emoções sem invadi-lo e que é preciso saber o momento exato para sugerir o apoio de uma psicoterapia.
Muitas vezes o paciente não comenta com o analista. As pessoas tem dificuldade enorme de entrar em contato com essas emoções. Tem outras dermatites comuns em pessoas submetidas a estresse emocional. Ex.: íquem neuro-dermatite, um calo escuro que se forma na pele ou no couro cabeludo proveniente de coceira.
A dermatologista Paulina Kede reconhece que o estresse baixa a imunidade geral do organismo, favorecendo doenças, especialmente micose de pele de origem emocional mais comuns em determinados perfis psicológicos, como pessoas introvertidas e que levam a vida muito a sério.
A psoríase, por exemplo, tem origem genética, que pode não se manifestar. Mas pessoas com temperamento introvertido e com este componente genético são propensa a psoríase.
PELE E UNHAS
A pele, os pelos e as unhas de uma pessoa são as parte visíveis do corpo. Eles formam uma barreira visível entre o interior do corpo humano e a parte externa.
A pele é um casaco protetor vivo que pesa cerca de 4 quilos e pode se separar se cortado ou torcido. A pele fina que reveste as pálpebras tem cerca de 1 milímetro de espessura. A mais grossa nas solas dos pés tem cerca de 4 milímetros de espessura.
A pele tem duas camadas a epiderme e a derme. A epiderme cobre a superfície. Suas camadas superiores consistem de células mortas cobertas com uma proteína chamada queratina. Essas células mortas são continuamente substituídas por células da epiderme mais interior. Estas células também produzem a melanina, o pigmento marrom que colore a pele.
As marcas nas pontas dos dedos ajudam na aderência e podem estabelecer padrões individuais, que nos chamamos de impressões digitais.
A derme mais espessa contém veias sanguíneas, glândulas sudoríparas, folículos de pelos e sensores que percebem a pressão, a temperatura, a dor e os toques. Ela também contém glândulas sebáceas, que secretam um sebo oleoso na pele e nos pelos, para amolece-los e impermeabiliza-los.
A pele tem muitas funções. Ela é a prova d água, ajuda o corpo a manter uma temperatura constante de 37 graus e providencia uma barreira contra germes que protege o corpo de doenças.
A melanina faz com que os raios prejudiciais do sol não cheguem a derme.
Cuidados com a pele
Tratar a pele exige uma ação mais atenciosa e profunda que meros cuidados do cotidiano, chamados de cuidados da beleza, superficiais e restritos ao rosto.
E não estamos nos referindo apenas as mulheres, como maioria das pessoas tende a pensar. Na verdade, uma pele saudável é o reflexo de uma boa saúde geral. A pele é um barômetro muito sensível da harmonia, e também da desarmonia entre corpo e mente. Assim sendo não haverá tratamento externo, por maior que seja o cuidado com a pele, ou por muito bons que sejam os óleos vegetais utilizados, que dê grande resultado se o regime alimentar, o estilo de vida e as emoções do paciente não estiverem equilibrados.
RECEITAS PARA APLICAR EM CABINE OU EM CASA
1. Leite de Limpeza de Morango – Para Peles Normais
Ingredientes:
1\2 xícara de chá de morangos picados
1\2 xícara de chá de leite
1 gota de óleos essencial de cipreste ou 1 gota de óleo de cedro(para peles maduras)
Modo de preparo
Bata no liquidificador e deixe descansar por duas horas. Guarde em um pote limpo e coloque na geladeira. Antes de usar agite. Passe no rosto e pescoço com pincel ou algodão.
2. Máscara de Iogurte
Todas as peles beneficiam com a aplicação de iogurte natural, pois limpa, clareia e é adequada a peles “normais, mistas ou envelhecidas”.
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Normais |
Lavanda, palmarosa, cedro
|
Mistas
|
Gerânio, ylang ylang, sândalo (para equilibrar)
|
Envelhecidas
|
Cedro, cipreste, gerânio, palmarosa, pau rosa, mirra, patchouli, sálvia esclareia, olibano.
|
Ingredientes:
3 colheres (das de chá) de iogurte natural, gordo.
1 colher (das de chá) de óleo vegetal de amêndoa doce ou óleo de avelã.
1 gota de óleo essencial adequado ao tipo de pele.
½ a 1 colher (das de chá) de farinha de aveia da mais fina, para dar liga.
Modo de preparo:
Misturar o óleo essencial com o óleo de base e juntar depois os outros ingredientes mexendo bem para formar uma pasta homogênea.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água fria
Borrifar água perfumada de lavanda.
3. Máscara de abacate (para pele seca)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Seca
|
Cedro, petitgrain, palmarosa, gerânio.
|
Ingredientes:
¼ de abacate maduro.
½ colher (das de chá) de óleo de abacate ou de germe de trigo.
1 gota de camomila ou sândalo.
½ colher (das de chá) de farinha de aveia mais fina.
Modo de preparo:
Misturar o óleo essencial com o óleo de base. Amassar o quarto de abacate para formar a pasta. Junte todos os ingredientes, misture-os bem.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água morna.
Borrifar água perfumada de lavanda.
4. Máscara de banana (para pele seca)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Seca
|
Cedro, grapefruit, petitgrain, palmarosa, gerânio, vetiver.
|
Ingredientes:
1 colher ( das de chá) de banana amassada (nanica).
05 ml ou 1 colher (das de café ) de óleo de cenoura.
1 gota de vetiver.
1 colher (das de chá) de mel.
Modo de preparo:
Misturar o óleo essencial com o óleo de base. Amassar o quarto de banana para formar a pasta. Junte todos os ingredientes, misture-os bem.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água morna.
Borrifar água perfumada de lavanda.
5. Máscara de iogurte natural (para pele oleosa ou com acne)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Acne e oleosa
|
Alecrim, bergamota, copaiba, junipero, limão, manjericão, tea tree, vetiver.
|
Ingredientes:
1 colher (das de chá) de iogurte natural.
1 colher (das de chá) de levedura de cerveja em pó.
½ colher (das de chá) de óleo vegetal de amêndoa doce
1 gota de óleo essencial de lavanda (junipero (zimbro) ou limão.
Modo de preparo:
Misturar o óleo essencial com o óleo de amêndoa doce. Junte todos os ingredientes, misture-os bem para formar uma pasta homogênea.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água fria. Borrifar água perfumada de alecrim.
Uma pele congestionada não absorve substância com facilidade a não ser que esteja quente e úmida.
6. Máscara de maçã (para pele oleosa ou com acne)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Acne e oleosa
|
Alecrim, bergamota, copaiba, junipero, limão, manjericão, tea tree, vetiver, ylang ylang.
|
Ingredientes:
1 colher (das de chá) de maçã raspada.
1 colher (das de chá) de mel.
½ colher (das de chá) de aveia.
1 gota de óleo essencial de ylang ylang.
Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes, misture-os bem para formar uma pasta homogênea.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água fria. Borrifar água perfumada de alecrim.Uma pele congestionada não absorve substância com facilidade a não ser que esteja quente e úmida.
7. Máscara de mamão (para pele desidratada)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Desidratada
|
Lavanda, gerânio, palmarosa, pau rosa, olibano, sândalo.
|
Ingredientes:
1 colher (das de chá) de mamão papaia.
1 colher (das de chá) de argila branca ou verde em pó.
½ colher (das de café) de óleo vegetal de germe de trigo.
1 gota de óleo essencial de lavanda.
Modo de preparo:
Misturar o óleo essencial com o óleo de germe de trigo. Junte todos os ingredientes, misture-os bem para formar uma pasta homogênea.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Lavar depois com água fria. Borrifar água perfumada de lavanda.
Uma pele congestionada não absorve substâncias com facilidade a não ser que esteja quente e úmida.
8. Máscara de morango (para pele envelhecida)
Tipo de Pele |
Óleos Utilizados
|
Envelhecida
|
Gerânio, mirra, palmarosa, olibano, sândalo.
|
Ingredientes:
1 morango amassado.
1 colher (das de chá) de argila branca ou verde em pó.
½ colher de chocolate granulado.
½ colher de sagu de mandioca.
1 gota de óleo essencial de gerânio.
Modo de preparo:
Derreter o sagu em uma vasilha com água, acrescentar o chocolate já derretido deixar ferver. Despejar em uma cubeta .
Junte todos os ingredientes, misture-os bem para formar uma pasta homogênea.
Como usar:
Aplicar no rosto e no pescoço uma fina camada desta pasta e deixa-la atuar durante 10 a 15 minutos. Retirar com uma esponja com água fria ou morna. Borrifar água perfumada de lavanda.
Uma pele congestionada não absorve substâncias com facilidade a não ser que esteja quente e úmida.
ÓLEOS ESSENCIAIS E TIPOS DE UTILIZAÇÕES
01. CELULITE
Retenção de líquidos
Cipreste, coriandro, grapefruit, junípero(zimbro), limão (tahiti, siciliano), limette(lima).
Estimular a circulação e desintoxicar o sistema linfático
Cedro, cardamomo, cipreste, gengibre, gerânio, hortelã do Brasil e pimenta, louro, pimenta negra, noz-moscada.
Balancear os hormônios
Camomila romana, lavanda, gerânio, pau rosa, sálvia esclareia.
02. DRENAGEM
DRENAGEM LINFÁTICA
Alecrim, bergamota, cipreste, junípero, laranja, tangerina, tomilho, ylang ylang
DRENAGEM PÓS-OPERATÓRIO
Copaiba, eucalipto citriodora e glóbulos, grapefruit, junípero(zimbro), gengibre, majerona.
03. EMAGRECIMENTO
Anis estrelado, erva doce, grapefruit, junípero(zimbro), lemongrass.
04. HIDRATAÇÃO
Gerânio, mirra, palmarosa, pau rosa, patchouli.
05. TÔNICO
Cipreste, grapefruit, junipero, hortelã pimenta, louro, manjericão, petitgrain, tomilho.
BENEFÍCIOS DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
Alecrim – anti-séptico, citofilático, regulador da seborréia, rejuvenescedor.(acne, dermatite, pele seca, envelhecida, rugas).
Bergamota – anti-séptico, refrescante, estimulador (acne, eczema) aumenta a fotossensibilidade.
Cedro – anti-séptico, fungicida, sistema glandular, (pele seca).
Cipreste – adstringente, tônico (circulação), edema.
Copaiba – antiinflamatório, cicatrizante, bactericida, tumor de pele (acne inflamatória).
Gerânio – anti-séptico, adstringente, regenerador celular (acne, pele envelhecida, dermatite, pele oleosa).
Junipero – purgativo, desintoxicante, dreno (acne, dermatite, eczema).
Lavanda – anti-séptico, citofilático, cicatrizante (acne, dermatite, pele oleosa, psoríase).
Limão – anti-séptico, depurativo, estimulante linfático (pele oleosa, manchas) cuidado por ser cítrico.
Manjericão – anti-séptico, doenças infecciosas (peles oleosas).
Mirra – revitalizante, tônico, regulador, inflamações , secreções (pele envelhecidas, rugas).
Olibano – revitalizante, tônico, balsâmico (pele envelhecida).
Palmarosa – anti-séptico, regenerador celular, hidratante (acne, dermatite, pele seca).
Patchouli – regenerador dos tecidos, fungicida, descongestionante (envelhecida, rachada e ressecada, rugas).
Pau rosa – anti-séptico, regenerador celular (acne, dermatite, pele envelhecida, sensível, rugas).
Sálvia esclareia – depurativo, cicatrizante (acne, dermatite, eczema).
Sândalo – cicatrizante, hidratante (acne, pele rachada e ressecada. Pele seca).
Tea tree (melaleuca) – cicatrizante, fungicida (abscessos, herpes, prurido, pele irritada, erupções cutâneas).
Vetiver – tem propriedades umectante, hidratante (pele seca, irritada, madura ou envelhecida).
Tenham um excelente final de semana
Beijokas
Samia Maluf
Assinar:
Postagens (Atom)