sábado, 25 de abril de 2020

Sobre o maravilhoso óleo de Olíbano


O óleo essencial de olíbano é obtido a partir da resina seca e destilada da árvore de ólibano, que é nativa de regiões específicas da África e do Oriente Médio. O óleo recebe esse nome oriundo do idioma francês “ Incenso “ que significa "incenso de alta qualidade" em francês. Considerado um "incenso puro", era o mais desejável de todos os outros tipos de incenso. Seu aroma potente pode ser descrito como amadeirado, terroso e picante, com uma nuance frutada. Utilizada na aromaterapia, acredita-se que sua fragrância sedativa e reconfortante fortaleça e revigore o sistema respiratório. O óleo essencial que contém propriedades que reduzem os sentimentos de ansiedade, estimulam o sistema imunológico e diminuem os sinais de envelhecimento, entre outras atividades demonstradas. Pode ser usado de forma cosmética, medicinal e para eliminar bactérias superficiais e no ar. As mulheres grávidas e os indivíduos com distúrbios hemorrágicos são avisados ​​de que o incenso é um emenagogo que tem efeitos para afinar o sangue, o que pode aumentar o risco de sangramento irregular.

Olíbano - Planta Medicinal - Ervanarium - Escola das Plantas


  HISTÓRIA DO ÓLEO ESSENCIAL DE  OLÍBANO

Boswellia carterii, comumente conhecido como Incenso, é derivado da seiva branca leitosa que é secretada pela árvore de Incenso. Depois que as gotículas de seiva da árvore 
são permitidas secar e endurecer em forma de lágrimas na árvore ao longo de alguns 
dias, elas são raspadas para serem transformadas em um óleo essencial. A 
árvore Boswellia é nativa de regiões como a África e a Península Arábica do sul. A 
fonte mais antiga e mais conhecida de incenso é o país de Omã, que envia esta 
resina perfumada para regiões como o Mediterrâneo, a Índia e a China há milhares 
de anos. O nome da árvore vem do termo "franco encens", que é francês para "incenso 
alta qualidade". "Franc" é conhecido por "puro", enquanto "encens" vem de uma palavra que significa "queimar". Foi, portanto, considerado um "incenso puro" e o mais desejável de todos os outros tipos de incenso. Seu aroma potente pode ser descrito como amadeirado, terroso e picante, com uma nuance frutada. Para alguns, seu perfume é comparável ao do alcaçuz. A história do uso do incenso tem raízes medievais e está intimamente ligada ao fato de ser queimada em lugares sagrados e rituais religiosos, pois foi valorizada por seu poderoso aroma e pela fumaça branca que exalava quando queimada. Também foi usado em perfumes, cosméticos. 

BENEFÍCIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE  OLÍBANO
Os principais constituintes químicos do óleo essencial são Limoneno, Pineno,  Borneol, Farnesol, Felandandrene, Mirceno e outros constituintes.
O limoneno demonstra propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antifúngicas.
Acredita-se que reduza os sentimento de ansiedade e estimule o sistema imunológico.
Sabe-se que o pineno fortalece e revigora o sistema respiratório e tem propriedades diuréticas com base em evidências empíricas.
Borneol contribui com propriedades tônicas, anestésicas, sedativas e antiespasmódicas para este óleo.
Farnesol é o componente que permite que esse óleo auxilie na redução dos sinais de envelhecimento do usuário, suavizando a aparência das rugas e aumentando a elasticidade da pele. 
Utilizadas topicamente e cosmeticamente, suas qualidades adstringentes e citofiláticas ajudam o óleo de incenso a reduzir a aparência de rugas e imperfeições da pele, como descoloração.
Estimula o crescimento de novas células, portanto, quando usado em cortes, promove uma cicatrização mais rápida. 
Usado na aromaterapia, o incenso funciona como expectorante para limpar a passagem nasal, promover o alívio da congestão e incentivar a respiração fácil.
É doce, o aroma amadeirado é sedativo e melhora o humor, diminuindo os sentimentos de estresse e ansiedade, enquanto melhora a concentração e a memória. 
Usado medicinalmente, esse óleo anti-inflamatório é conhecido por acalmar a pele inflamada, reduzindo as sensações de vermelhidão, inchaço e coceira. 
Ajuda a desinfetar e apertar os poros, promovendo a rápida cicatrização de cortes, feridas e cicatrizes. 
É usado para aliviar a flatulência, estimular o crescimento de novas células da pele e estimular o fluxo sanguíneo e a circulação, entre outras competências.   
Como ilustrado, o óleo essencial de incenso tem a reputação de ter muitas propriedades terapêuticas.
A seguir, destacamos seus muitos benefícios e os tipos de atividade que se acredita mostrar:

A
credita-se que:  

COSMÉTICO: Adstringente, citofilático.  

MEDICINAL: Carminativo, expectorante, sedativo, Antisséptico, anti-inflamatório, adstringente, carminativo, cicatrizante, citofilático, diurético, emenagogo, expectorante, tônico.

 USOS DO ÓLEO DE OLÍBANO

·      O óleo essencial de incenso pode ser adicionado a um difusor ou vaporizador e inalado por sua fragrância sedativa e terrosa, conhecida por melhorar o humor e combater o estresse e a ansiedade.
·      Acredita-se que, nas práticas espirituais, o perfume do incenso fortalece a intuição e uma conexão espiritual.
·      Algumas gotas de incenso adicionadas a um difusor ou misturadas com água para fazer um spray de purificação do ar podem eliminar as bactérias transportadas pelo ar.
·      Pulverizado em um quarto à noite, pode ajudar a alcançar um estado de relaxamento e disposição para dormir.
·      Após a diluição com um óleo vegetal, o óleo pode ser absorvido pela pele por aplicação tópica.
·      Em um banho relaxante, algumas gotas de óleo podem ser adicionadas para aliviar o estresse.
·      Misturando o incenso com outros óleos essenciais e diluindo a mistura, ele pode ser usado em cosméticos para criar soros faciais naturais anti-envelhecimento caseiros.
·      Nos xampus, acredita-se que sua propriedade tônica ajude a fortalecer as raízes capilares.
·      Este óleo antisséptico produz um limpador e desinfetante caseiro natural para limpar ambientes internos, eliminar bactérias nocivas e desodorizar todos os cômodos da casa.
·      Quando misturado com bicarbonato de sódio e óleo essencial de limão, cria uma substância de lavagem útil para remover a óleo vegetal e graxa, além de deixar a área sem manchas e aromática.