terça-feira, 14 de maio de 2013

Micose de unha, herpes, candidíase e hiperidrose: problemas que podem ser tratados com a Aromaterapia



Não é simples questão de higiene: micose de unha, herpes e candidíase podem aparecer em qualquer pessoa, por mais asseada que ela seja. Outro problema grave que acomete principalmente quem sua muito é o odor proveniente da hiperidrose – suor excessivo dos pés, mãos e axilas, principalmente. Finalmente, mesmo quem não tem hiperidrose pode sofrer de odores nos pés, o famigerado ‘chulé’.

Como fazer para se livrar de um destes problemas – ou de todos eles? Costumo dizer que tudo o que é possível de se resolver com métodos naturais deve ser tentado. Por isso, aconselho o uso de Aromaterapia: os óleos essenciais puros podem solucionar a questão ou mesmo amenizá-la bastante. Alguns óleos – em especial o óleo essencial de Tea Tree – são grandes aliados, já que são altamente bactericidas. Acompanhe:

Para onicomicoses (micose de unhas) – Pingue uma gota de óleo essencial de Tea Tree em cada unha e massageie suavemente. Para a assepsia dos pés, pingue uma gota do mesmo óleo em uma bolinha de algodão e massageie os pés.

Para candidíase e cistite – Faça um banho de assento com 1 litro de água morna e 7 a 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree uma vez por semana. Para usar diariamente, até o problema desaparecer, coloque uma gota de óleo essencial de Tea Tree em um absorvente tipo Carefree ou mesmo no absorvente intra-uterino (OB), mesmo quando estiver menstruada. Vale mais uma dica: não fique com maiôs ou biquínis molhados, isto piora o problema ou o faz surgir em quem não o tem.

Para herpes simples – Aplique uma gota de óleo essencial de Tea Tree puro sobre o local do herpes (o problema aparece com freqüência nos lábios e nariz) duas vezes ao dia. Você verá o problema desaparecer.

Para tratar o mau-cheiro dos pés e a hiperidrose – Mais uma vez, o óleo essencial de Tea Tree surge como bactericida.  Para combater o mau-cheiro dos pés, lave-os e borrife-os diariamente com Água de Tea Tree antes de se calçar. Você também deve limpar os calçados diariamente, deixa-los arejar e colocar uma bolinha de algodão com uma gota de óleo essencial de Tea Tree dentro de cada pé antes de guardá-los. O problema certamente será controlado.

Quem sofre de hiperidrose – o suor excessivo dos pés – deve preparar a seguinte receita: 200 ml de Água de Tea Tree com 75 gotas de óleo essencial de Cedro. Use a mistura como explicado acima e siga o mesmo procedimento para guardar os calçados.

Mas, atenção: você só terá resultados efetivos se usar óleos essenciais puros e de boa procedência. “Óleo essencial não é a mesma coisa que essência. A essência é um produto sintético e o óleo essencial é natural. Por isso, há uma grande diferença. Procure usar sempre o que há de melhor em si e fique feliz com os resultados.

Algumas receitas de minha dieta verde! Esta é uma delícia! Estava com muita vontade de comer hoje.... e fiz e postei

Quinua com tomate e manjericão

Ingredientes

 1 xícara de quinua, eu usei uma combinação de vermelha e branca
 1 cubo de caldo de legumes
 1 colher de chá de alho em pó 
1/2 xícara de tomates picados (cerca de 1 tomate grande) 
1/3 xícara de manjericão picado  
3 colheres de sopa de azeite extra virgem 
suco de 1/2 limão 
sal e pimenta a gosto  
queijo parmesão, opcional



quinoa 

Instruções 
Enxágüe a quinua e adicione a uma panela com 2 xícara de água, os cubo de caldo de legumes, alho em pó e uma pitada de sal. Cubra, deixe ferver  - cozinhe até que toda a água seja absorvida. 10-15 min. Desligue o fogo e deixe a quinua sozinha por 10-15 minutos. Retire a tampa, afofe com um garfo e despeje em uma tigela grande.
Acrescente os tomates picados, manjericão, azeite e suco de limão ( opcional ). Tempere com sal e pimenta a gosto. Polvilhe queijo parmesão ralado por cima se estiver usando, não tendo intolerância a lactose, se bem que dizem que o queijo parmesão não ). Sirva quente ou em temperatura ambiente. O meu favorito é fazer isso com algumas horas de antecedência e leve à geladeira para que os sabores têm tempo para se misturarem. Simplesmente permita que ele venha até à temperatura ambiente antes de servir.