sábado, 18 de dezembro de 2010

Óleos essenciais: repelindo os insetos e atuando no combate à dengue de maneira natural


Óleos essenciais: repelindo os insetos e atuando no combate à dengue de maneira natural
                                   

O verão não vem acompanhado, apenas, de dias ensolarados, férias e viagens. É uma época em que se fala muito de dengue e invasão de insetos – especialmente os pernilongos. E, em se tratando de dengue, mesmo já estando no outono, ainda ouvimos casos da doença, especialmente no Rio de Janeiro.

A Aromaterapia, por meio dos óleos essenciais, colabora para que insetos fiquem distantes. Há muito tempo os caboclos já utilizavam os óleos de citronela e copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados retirados das mesmas plantas com uma eficácia ainda maior.

Para plantas, quintais e jardins

Para evitar a dengue, além de medidas como esvaziar pratinhos de plantas, garrafas e espaços que apresentem água parada, Samia recomendo o seguinte procedimento: acrescente, a cada 100 ml de água limpa, 50 gotas de óleo essencial de citronela ou copaíba.

A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acumulam água de chuva. É aconselhável utilizá-la, também, para borrifar plantas do quintal ou jardim.
Repelente natural
Velas e óleos podem ser utilizados como repelentes naturais. Óleos essenciais de andiroba ou copaíba podem ser acrescentados na fabricação de velas. Quando acesas, protegem o ambiente exalando um bom aroma.
Para aplicar diretamente na pele, indico uma mistura de três gotas óleo de copaíba e três gotas de óleo essencial de citronela em uma colher de sopa de óleo vegetal ou gel. É uma receita simples e eficiente, que livra as pessoas do perigo da dengue. Vale um lembrete: os óleos de citronela e copaíba nunca podem ser usados diretamente sobre a pele, somente quando diluídos em óleo vegetal ou gel.
Na praia ou quando for expor-se ao sol, é preferível utilizar somente o óleo de copaíba, já que o de citronela é fotossensibilizante, ou seja, sob a ação do sol ele pode manchar a pele. É ideal usar um bloqueador solar junto com os óleos essenciais.
Caso você seja picado por um inseto, uma boa dica é aplicar sobre as picadas os óleos essenciais de Tea Tree e Lavanda Francesa (esses podem ser usados diretamente sobre a pele). Eles eliminam a coceira e agem como anti inflamatório.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir