Uma dieta rigorosa estimula a presença de uma molécula que age diretamente sobre a longevidade e a função cerebral.
E isso confirma que o nosso cérebro não gosta de excessos. A obesidade pode produzir entre outras coisas, efeitos negativos em nosso cérebro, o envelhecimento precoce do tecido cerebral. Mas agora, cientistas da Universidade Católica de Roma descobriram que com uma dieta rigorosa você estimula as moléculas que manterem o seu cérebro jovem.
De acordo com o estudo realizado por pesquisadores italianos, experimentando em ratos, restrição calórica está associada não apenas com a longevidade, mas aguça o desempenho cognitivo e reduz o comportamento agressivo. Mas o mais surpreendente neste experimento foi verificar que os cérebros dos ratos que foram submetidos a uma dieta rigorosa, manteve-se significativamente mais jovens do que o resto.
Mas a conquista mais significativa desta equipe de cientistas, foi a identificação de uma molécula específica que é ativada pela restrição calórica, e que esta desempenha um papel fundamental na dinâmica cerebral. Este é o CREB1, que ativa genes ligados a longevidade e a uma operação mais eficiente do cérebro, e ajuda a regular a memória, aprendizado e o controle da ansiedade.
Mas além de fazer uma chamada para retornar a dieta, esta constatação levar-nos muito mais próximo do plano do jejum místico, praticado em diferentes religiões, e poderia ser usado de forma responsável, como uma ferramenta para refinar nossos processos cognitivos.
Temos então a partir de agora, não somente, pelo físico, mas também pelo emocional e mental, nos mantermos mais atentos ao que ingerimos.E já que estamos começando um novo ano, que tal introduzirmos também uma nova forma de nos alimentarmos. Mais cores em nosso prato, menos quantidades, e mais saúde.
Um Feliz Ano de 2012 para todos vocês e vamos começar este ano mais saudáveis.
Desejo toda a saúde do mundo para todos, e muita prosperidade
Sâmia Maluf
Nenhum comentário:
Postar um comentário