Parte II
Como gerenciar seu stress.
Olhe como você atualmente lida com o stress.
Pense sobre as maneiras que você atualmente gerência e lida com o stress em sua vida. Seu diário de stress pode ajudar a identificá-los. São as suas estratégias de enfrentamento saudáveis ou não, útil ou inútil? Infelizmente, muitas pessoas a lidam com o stress de formas que compõem o problema.
Formas não saudáveis de lidar com o stress.
Estas estratégias de enfrentamento podem reduzir temporariamente o estresse, mas causam mais danos a longo prazo:
Fumador
Beber muito
Excessos
Zoneamento por horas na frente da TV ou do computador
Retirada de amigos, familiares e atividades
Usando pílulas ou medicamentos para relaxar
Dormir demais
Procrastinar
Enchendo cada minuto do dia para evitar enfrentar problemas
Atirando o stress sobre os outros (atacando, explosões de raiva, violência física)
Se os seus métodos de lidar com o stress não estão contribuindo para a sua maior saúde física e emocional, é hora de encontrar os mais saudáveis. Há muitas maneiras saudáveis para gerir e lidar com o estresse, mas todos eles exigem mudança. Você pode mudar a situação ou mudar a sua reação. Ao decidir qual opção escolher, é útil pensar nas quatro:
As: evitar, alterar, adaptar ou aceitar.
Já que todos têm uma resposta única ao estresse, não há solução "one size fits all" para administrá-lo. Nenhum método funciona para todos ou em cada situação, de forma experimental, com diferentes técnicas e estratégias. Concentre-se no que faz você sentir-se calmo e sob controle.
Mudar a situação:
1 - Evite o estressor
2 - Alterar o estressor
Mude sua reação:
1 - Adaptar-se ao estressor
2- Aceite o estressor
Evite o estresse desnecessário
Nem todo stress pode ser evitado, e isso não é saudável para evitar uma situação que precisa ser tratada. Você pode se surpreender, no entanto, com o número de fatores de stress em sua vida e que você pode eliminar.
Aprenda a dizer "não" - Conheça os seus limites e os cumpra. Se em sua vida pessoal ou profissional, você está tendo mais do que você pode manipular, esta é uma receita infalível para o stress.
Evite as pessoas que forçam para fora de você - Se alguém consistentemente provoca stress em sua vida e você não pode transformar o relacionamento ao redor, limite a quantidade de tempo que você gasta com essa pessoa, ou termine o relacionamento por completo.
Assuma o controle de seu ambiente - Se o noticiário da noite faz você ansioso, desligue a TV. Se o tráfego faz você ficar tenso, demorar mais, mude a sua rota. Se vai para o mercado é uma tarefa desagradável, faça as suas compras online.
Evite temas polêmicos - Se você ficar chateado com religião ou política, tire - os fora de sua lista de conversas.
Veja a sua lista de coisas a fazer - Analise a sua agenda, responsabilidades e tarefas diárias. Se você tem muito em seu prato, faça uma distinção entre os "deveres" e "obrigações". Tarefas que não são realmente necessárias da lista, tire por completo.
Alterar a situação
Se você não pode evitar uma situação estressante, tente alterá-la. Descobrir o que você pode fazer para mudar as coisas de modo que o problema não se apresente no futuro. Muitas vezes, trata-se de mudar a maneira de se comunicar e operar em sua vida diária.
Expresse seus sentimentos em vez de engarrafá - los. Se algo ou alguém está incomodando, comunique as suas preocupações de uma forma aberta e respeitosa. Se você não expressar seus sentimentos, o ressentimento vai ser construído e a situação provavelmente permanecerá a mesma.
Esteja disposto a fazer concessões. Quando você pedir a alguém para mudar o seu comportamento, esteja disposto a fazer o mesmo. Se ambos estiverem dispostos a se dobrar, pelo menos um pouco, você terá uma boa chance de encontrar um meio termo feliz.
Seja mais assertivo. Não ficar para trás em sua própria vida. Lidar com os problemas de frente, fazendo o seu melhor para antecipar e prevenir.
Gerenciar melhor o seu tempo. Gestão do tempo de modo ruim pode causar uma série de stress. Quando você está muito ansioso, é difícil manter a calma e se manter focado. Mas se você planejar com antecedência e se certificar de não sobrecarregar-se, você pode alterar a quantidade de stress que está sob você.
Adaptar ao estressor
Se você não pode mudar o estressor, mude a si mesmo. Você pode adaptar-se a situações de stress e recuperar o seu senso de controle, alterando suas expectativas e atitudes.
Reformular problemas. Tente visualizar situações estressantes de uma perspectiva mais positiva. Ao invés de ficar fumegante em um engarrafamento, olhe para ele como uma oportunidade de fazer uma pausa e se reagrupar, ouvir a sua estação de rádio favorita, ou desfrutar de algum tempo sozinho.
Olhe para a foto de modo grande, amplo. Tome a perspectiva da situação estressante. Pergunte-se o quão importante será a longo prazo este assunto. Será que isso importará em um mês? Um ano? É, realmente, vale a pena ficar chateado com esta situação? Se a resposta for não, concentre o seu tempo e energia em outro lugar.
Ajuste seus padrões. Perfeccionismo é uma grande fonte de stress evitável. Pare de se preparar para o fracasso, exigindo perfeição. Definir padrões razoáveis para si e para os outros, e aprender a ficar bem com o "bom o suficiente".
Concentre-se no positivo. Ter um momento para refletir sobre todas as coisas que você aprecia em sua vida, incluindo suas próprias qualidades e dons positivos. Esta estratégia simples pode ajudá-lo a manter as coisas em perspectiva.
Até o próximo post
Boa tarde
Sâmia Maluf
Nenhum comentário:
Postar um comentário