sexta-feira, 24 de maio de 2019

Querem conhecer o óleo de semente de cenoura que a By Samia acabou de lançar?


NOME CIENTÍFICO: Daucus carota L. subsp. Satyvus Hoffm.
NOME COMUM / SINÔNIMOS:  Semente de cenoura, cenoura selvagem, ninho de pássaro, Queen’s  Anne’s lace.
FAMÍLIA: Apiacea ( Umbelliferae
CULTIVO:  Nativo da Europa, índia, Ásia e norte da África.
CURIOSIDADE: Uma planta com alto valor nutricional, contendo vitaminas tais como, A, C, B1 e B2. Para nós humanos a quantidade de apenas 100 gramas de cenoura dizem ser suficiente para as necessidades de diárias de vitamina A.
PARTE UTILIZADA DA PLANTA: Sementes
TIPO DE EXTRAÇÃO: Destilação à vapor das sementes.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA:  Carotol 36.1 até 73.1%, alpha Pineno 0.9 até 11.2%, Dauca – 4,8-diene 1.6 até 5.9%, Beta-Caryofileno 0.7 até 5.6%, Sabineno 0 até 3.7%,Acetato de geranila 0 até 3.7%, beta-Bisaboleno 1.5 até 3.1%,Daucol 1.2 até 1.7%, (-) Limoneno 0.4 até 1.5%, (E) – Dauc-8-en-4(beta)-ol 1.7 até 4.1%.
A alta concentração de sesquiterpenos e álcools, fazem a abilidade de tratar disfunções hepáticas.
PROPRIEDADES:
PRINCIPAIS CONSTITUINTES:
 Álcool –Carotol 36.1 até 73.1%
AÇÕES FARMACOLÓGICAS:
PROPRIEDADES: Anti-cancerígeno, para infecções urinárias, problemas de pele, tais como psoríases, eczema, dermatites de contato. Excelente como desintoxicante para o fígado, e na MTC, excelente para os olhos já que o fígado controla os olhos. Anti-helmíntico, hepático, carminativo, depurativo, relaxante muscular, vasodilatador, diurético. A alta concentração de sesquiterpenos e álcools, fazem a habilidade de tratar disfunções hepáticas.

MENTE: Possui propriedades que podem ser listadas como estimulantes, também para fadiga mental e tensão nervosa. Este óleo tem como uma de suas propriedades, aumentar de 3 até 5 vezes os níveis de LH ( hormônio luteinizante ), sem possuir efeito no FSH. Observou-se também que este óleo pode aumentar as concentrações de testosterona, e também na motilidade de espermatozoides, comprovando assim suas propriedades afrodisíacas, principalmente em homens.
CORPO: Possui várias propriedades para uso em tratamentos sistêmicos, mas muito utilizado como um anticoncepcional natural. Este sua propriedade se dá, pela ação bloqueadora da síntese de progesterona, o que prejudica a implantação do óvulo já fertilizado. Também possui uma ação de inibidora  das atividades de enzimas 3-beta-HSD e G6PDH,  que fazem parte dos processos de preparação e manutenção dos ovários. Estas informações também datam de séculos passados, 4 a.C, escritas por Hipócrates, que as indicava como as sementes de cenoura serem abortivas.  Excelente afrodisíaco para homens e mulheres. Para as mulheres também deve ser usada para combater sintomas de menopausa, TPM, e frigidez. Pode auxiliar no tratamento dos rins, na prevenção de cálculos renais,  em cistites. Auxilia também nos tratamentos de pele, tais como eczema, dermatites e psoríases. Na MTC auxilia a regenerar o fígado, aumentando a hemoglobina( após hepatite, ou violento ataque a bílis, ou por envenenamento ). Auxilia também a desobstrução das vias urinárias, prostatites, edemas nas pernas, e na incontinência urinária. Se usado em conjunto com um óleo vegetal poderá ter ação laxativa.
Para acumulo de toxina, é excelente, e deve ser utilizado em artrites, gota e edemas reumáticos.
Para o sistema digestivo, poderá ser usado para cólicas, dispepsia, flatulência, dores abdominais e indigestão.
PELE: Muito conhecido como regenerador celular, na aromaterapia, devido a sua composição química. Devido a presença de daucol, dois álcoois aromáticos, que possuem propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes. Possui, pelo aumento de enzimas antioxidantes,  a glutationa, catalase e superóxido de dismutase, promovendo uma eficácia comprovada pelas pesquisas de rejuvenescimento da pele, e uma ação protetora desta além de propriedades chamadas de antineoplásticas.  Auxilia também nos tratamentos de pele, tais como eczema, dermatites e psoríases. No trato geniturineario poderá auxiliar em dismenorreias, TPM e problemas glandulares ligados ao sistema endócrino.
TIPO DE PELE: Pele desvitalizada, com rugas e envelhecida.
PRECAUÇÕES:  Não deve ser utilizado em gestantes, e em lactantes. Se não diluído pode causar certa irritabilidade na pele. Não deverá ser utilizado por bebês até 2 anos.
OBSERVAÇÕES/CURIOSIDADES/ SIMBOLISMO
NOTA: Média/Baixa
PLANETA: Não há nenhuma referência em livros deste óleo essencial. Porém por suas características, me parece que ele pode estar ligado ao planeta Marte, ou ao astro Sol, por suas propriedades  aquecedoras,  revitalizantes e revigorantes.
AROMA:  Aroma de raízes, aroma fechado, úmido, especiarias, intenso, persistente, terra, madeira.
ENERGIA: Amarga, pungente, doce, neutro e úmido.
ELEMENTO: Madeira na Medicina Tradicional Chinesa
COR QUE VIBRA: Laranja
SIGNO: Não achado em livros. Porém ao ligar ao planeta Marte e ao astro Sol, poderia dizer que está para o signo de Áries.
EFEITO NOS DOSHAS: Excelente para  diminuir o dosha Pitta, e elevar os doshas Kapha e Vata.
CHACRA:   Sagrado/Swadhisthana
QUALIDADE:  Yang
ENERGIA: Quente e úmido
ENERGÉTICO: Por possuir propriedades de tratar de excessos do fígado, pode estar ligado o meridiano deste, e trabalhar o elemento madeira. Mas também trabalha no elemento água, por auxiliar o rim a funcionar, tratando de edemas e retenção hídrica.
COMBINA BEM COM: Petit grain, Lavanda, Alecrim, Limão Siciliano, Manjericão, Palmarosa, Canela, Manjerona, Gerânio.
ASPECTOS SIMBÓLICOS: Auxilia pessoas e encontrarem o caminho perdido, voltarem ao seu EU interior e reconstruírem a sua identidade real, libertando-se de falsos padrões e crenças, que geraram frustação e falsas ideologias, necessitando de aprovação constante do externo.
Falamos pela MTC, ( Medicina Tradicional Chinesa ) que quando o elemento madeira está ativado, muita raiva será gerada, fazendo o fogo ser alimentado, e a energia se extinguir. Auxiliará a diminuir a raiva pela desintoxicação do fígado, e baixará o fogo, trazendo novas energias.
PR



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tratado de Fitomedicina; Dr. Jorge R. Alonso; Bases Clínicas Y Farmacológicas; Ed. Isis Ediciones SRL; Setembro 1998.

Farmacognosia da Planta ao Medicamento/ organizado por Cláudia Maria Oliveira Simões; 3ª edição, Ed. da Universidade – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2001.

 The Review of Natural Products; 4th Edition – The most complete source of natural product information; 2005 – Wolters Kluwer Health, Inc.

 Óleos que curam – O poder da aromaterapia; Wanda Sellar ; 1992; Editora Nova Era.

Aromaterapia – O equilíbrio entre o corpo e o espírito – Holística – através dos óleos essenciais; Ann Berwick;  3ª edição; Editora nova Era – 2002.

 Aromaterapia – Um guia de A à Z para o uso Terapêutico dos Óleos Essenciais; Susan Worwood; 1995; Editora Best Seller.

Aromaterapia e as Emoções; Shirley Price; 2ª edição; Editora Bertrand Brasil; 2000.

O livro completo de óleos, incensos e infusões – Scott Cunningham – Editora Gaia – 2005.

Ayurveda e Aromatherapy; The Earth Essential Guide to Anciente Wisdom and Modern Healing – Dr. Light Miller and Dr. Bryan Miller – Editora Lótus – 1995, 2ª edição.


4 comentários:

  1. Olá Samia!! Boa tarde!!
    Que bacana esse óleo de cenoura, depois vou experimentar!

    Minha dúvida é a seguinte: vou começar fazer uso oral de óleos p/ colesterol alto e esteatose. Já li aqui todas as suas opiniões e alertas p/ uso oral. Penso em montar um bland com o Limão, Gengibre e Capim Limão.

    - Posso misturar esses 3 ou não tem necessidade de tantos?
    - Posso ingerir puro ou com óleo vegetal?

    Aguardo retorno.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá. Vamos lá:
    Não utilize jamais o lemongrass ou capim limão, Cymbopogon citratus ou flexuosus, pois a quantidade de aldeído pode ser extremamente corrosivo.
    Quanto ao Limão e Laranja, ok. Gengibre para o que seria?
    Porém recomendo o seguinte. Não adianta nada fazer uso de óleos essenciais, como medicação alopática, ou mesmo as vastatinas, se não houver um controle na alimentação:
    Sem nenhum carbohidrato refinado, ou açucar de qualquer tipo, sucos de frutas, também, e lácteos pela esteatose hepática.
    Por este motivo recomendo o uso com muito cuidado.
    O limão interfere direto com medicações do tipo varfarinas, que são medicamentos anti-coagulantes.
    Por este motivo cuidado e não passe de 6 gotas ao dia.
    Bjks
    Estou as ordens
    Sâmia

    ResponderExcluir