terça-feira, 24 de março de 2020

Dúvidas sobre óleos essenciais e aromaterapia! Você tem? Envie aqui

Você tem dúvidas ? Em que eu posso ajudar vocês.
Nesta época tão conturbada, como eu poderia ajudar vocês.
Coloquem aqui suas dúvidas
Resultado de imagem para aromaterapia

15 comentários:

  1. Oi Samia! Assisti um vídeo bem interessante sobre o quanto a presença de metais pesados no corpo pode influenciar em desequilíbrios de imunidade. Fiquei pensando se haveria algum protocolo de óleos essenciais pra retirada de metais pesados do corpo. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Normalmente, indico que façam cataplasma de argila, ( de preferência a cinza - Rain Forest ) com os óleos de junípero e semente de cenoura que são desintoxicantes e hepatoprotetores.
      Faca uma argila:
      01 colher de sopa de argila
      02 colheres de água mineral
      03 gotas de óleo essenciais de junípero;
      03 gotas de óleo essencial de semente de cenoura
      Passe no corpo e deixe por 20 minutos. De preferência na parte abdominal.
      Bjks
      Sâmia Maluf

      Excluir
  2. Bronquiolite em bebe de 4m, uma sinergia com ALECRIM CINEOL/ EUCALIPTO RADIATA/ LOURO E CAMOMILA ROMANA ajudariam com massagens no peito antes de dormir??? Qual sua opnião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Para bebês de 4 meses, usamos somente a priori, os óleo de lavanda e camomila romana, tanto para massagens no peito, quanto para a aromatização.
      Não usaria até 1 ano, principalmente o louro, e o alecrim.
      Sei de qual sinergia você fala, mas acho muito forte.
      Att
      Sâmia Maluf

      Excluir
  3. Olá Samia, certamente não foi o acaso que me trouxe até aqui né sim as inúmeras tentativas vãs em áreas médicas, da saúde e outras formas complementares em obter algum recurso para amenizar o mal estar físico que sinto e com isso as dores musculares, nas articulações e um peso, como que uma armadura de ferro sobre o corpo causando-me um enrijecimento muscular imenso. Sendo assim, acordo várias vezes durante, na tentativa de mexer-me na cama, acordo mais dolorida que quando fui dormir, isso me trás irritação, fadiga recorrente e grande perda de concentração e de foco, que acaba resultando em muito esforço para lembrança de uma leitura, de um fato de ocorrido recentemente.
    Sou uma mulher com quase 59 anos,fiz a menopausa com 54 anos. Meus exames de sangue estão todos no padrão da normalidade, porém na parte óssea tenho um pouco de osteopenia e alguma perda óssea na coluna lombar, com muitas dores nos pés (tenossinovite) e inclusive com dificuldade para andar.
    Guardada as devidas proporções de tudo que atribuo como psicossomático e tenho recebido muito auxílio e trabalho mental constante para o equilíbrio psico-espiritual. Fica para o corpo físico as sequelas já instaladas por muitas dessas dores emocionais de que hoje dou conhecedora e tenho buscado esse controle.
    Faço aqui, uma espécie de anamnese, pois para que conheça um pouco da minha história, para que possa indicar-me uma orientação do que seria mais apropriado,dentro da gama de benefícios que os óleos essenciais podem trazer dentro de cada situação.
    Fico imensamente grata, por conhecer utilizar um pouco do seu trabalho e da credibilidade perante a sua competência. Agradeço também por utilizar esse canal de comunicação como recurso para a orientação que necessito e a resposta que aguardo: quais óleos essenciais eu poderia utilizar dentro dessa problemática? Poderia ser na forma oral para um resultado mais efetivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília.
      Boa tarde.
      Vamos começar por aqui:
      1 - Seu diagnóstico?
      Artrite reumatóide, psoriática, ou algo parecido?
      Pelos seus sintomas, me parece algo acima.
      2 - Há histórico na sua família de alguns destes diagnósticos?
      3 - Alguém com sintomas parecidos?
      Antes de falar sobre óleos, se vc fosse minha paciente, eu passaria uma dieta anti-inflamatória, que acredito ser imprescindível no seu caso.
      Sem nada de açucar, nada mesmo ( nem adoçantes), mel, etc. Nada mesmo.
      Sem nenhum carboidrato refinado (NADA )
      Sem lácteos, nenhum, mesmo sem lactose.

      Neste seu caso, com seus sintomas, é preciso desinflamar seu organismo.
      E para isto existem algumas atitudes que devem ser tomadas, como esta acima na alimentação que lhe passei.
      O que comer?
      Proteínas, todas.
      Carboidratos de cadeia longa:
      Abóbora japonesa;
      Batata doce;
      Mandioquinha;
      Tapioca;
      Verduras todas.
      Legumes a maioria, sem batatas inglesas;
      Frutas - apenas 5 porções por dia ( meia fruta )
      E pode fazer algumas coisas com várias farinhas ( depois do 1 mês ).
      Sobre os óleos essenciais, e como você diz na psicossomática, há várias coisas para auxiiar você.
      Mas acredito que além de questões emocionais, seu organismo deve estar bastante inflamado.
      Tenho eu diagnóstico de artrite psoriática há mais de 10 anos, decorrente de estresse negativo, decorrente da doença de minha mãe, Alzheimer, e que cuidei por 16 anos.
      Mas com os cuidados que tenho, como os que citei acima para você, tenho quase nada de dores, apesar de ter ainda duas hérnias, L4 e L5.
      Por causa deste diagnóstico fui estudar mais as inflamações o que fazer em um tratamento integrativo.
      1 - Alimentação;
      2 - Exercícios físicos; Pois se ficar parada as dores aumentam. Vá aos poucos, com orientação.
      3 - Beba muitaaaaa água;
      Pelo menos 3 litros por dia;
      E sobre os óleos essenciais:
      NÃO RECOMENDO A INGESTÃO DEMODO NENHUM NESTE SEU CASO.
      Os receptores no sistema tegumentar, pela aplicação tópica, tem muitos resultados, muitos.
      Os óleos vegetais: Gergelim e muita copaiba;
      Fazer uma sinergia de 50% de cada um;
      Óleos essenciais:
      Alecrim, se não tiver pressão alta;
      Gengibre;
      Hortelã Pimenta;
      Manjerona;
      Para cada 60ml deste dois óleos vegetais:
      Adicionar:
      10 gotas de cada óleo essencial
      Ou comprar o meu óleo de massagem, que fiz há mais de 10 anos para estas patologias ligadas a algias em geral.
      Para as emoções, use o meu blend BEM ESTAR, que é um poderoso ansiolítico, e anti-depressivo. Aromatize seu lar, use colar aromático pessoal.
      Deixo aqui minhas possibilidades de auxilio, e coloco-me a sua disposição.
      Att
      Sâmia Maluf


      Excluir
  4. Boa tarde, agradeço pela rapidez e esclarecedoras palavras através da sua resposta.
    Quanto ao diagnóstico há no de artrite reumatóide nos diversos locais como cotovelos, pés e mãos quando realizando exames recentemente, além de um osteopenia nos pés e coluna lombar, hérnia nas vértebras l4 e l5 e uma
    alergia recorrente já há 8 anos. Esqueci de mencionar por estar relativamente tranquila desde o ano passado, a alergia, além de psicossomática, creio eu,teve diagnóstico médico, após testes com alimentos e reagentes químicos na pele, resultado positivo para substâncias químicas derivadas de petróleo, e outras substâncias veículo na preparação de tintas para cabelos, esmaltes para unhas, cosméticos faciais contendo tais substâncias como parabenos e outras que de memória não recordo. Com isso o uso de calçados com qualquer tipo de verniz ou tinta, o uso de meias sintéticas, o uso de esmalte nas unhas dos pés, o uso de chinelos de borracha, tipo havaianas, tintas e tonalizantes de cabelos( mesmo antialérgico) são restritos para o meu uso.
    Há 2 anos aderi aos cabelos grisalhos, no que fiquei muito feliz, pois eles ganharam vida e brilho e a alergia não só no couro cabeludo, como também respiratória melhoraram significativamente.
    Praticava natação 3 vezes por semana e fazia caminhadas intercaladas de 8 km nos outros dias e de repente tive que suspender todas essas atividades,o tratamento com cloro passou na dasser insuportável para as alergias e a caminhada ficou inviável pelas dores que passei a sentir quando deixei de nadar.Isso tudo colaborou muito para um quadro de isolamento e depressão que vim a passar do qual fui sendo retirada quando após muitas buscas, muitas leituras, resolvi conhecer o Evangelho do Cristo na ótica filosófica, científica e espiritualista da Doutrina Espírita. Creia, ela vem me dando todo o suporte para novas buscas e também a tranquilidade para o entendimento da bagagem anterior que posso superar.
    Sei que necessito de empenho e disciplina para colocar em prática tudo o que me recomendou. Apenas com intenção e sem grande esforço não se chega a bom lugar.
    Se a partir desta resposta, houver algo mais em que caiba novas orientações, novamente agradeço de fize-las.
    Na cidade em que resido, há uma farmácia de manipulação em que certa vez comprei um de seus óleos essenciais: o de limão siciliano, à época, chamou-me a atenção porque gosto muito do odor cítrico e leve desse limão. Acabei guardando-o até que dias atrás, com muitas dores nos pés, resolvi usar algumas gotinhas no escalda pés para aliviar essas tensões.
    Enquanto os pés relaxavam, dentro da curiosidade e das buscas que sempre faço, resolvi pesquisar o nome na embalagem: Samia Maluf, e assim cheguei até seus conteúdos, algumas palestras, artigos...Percebi uma visão abrangente, mas ao mesmo tempo pragmática no termo "terapia integrativa", como algo a agregar, a somar e a unir-se para a construção do pequeno universo que cada um de nós possui intimamente.
    GRATIDÃO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecilia. Fico muito feliz em saber que está achando respostas para você nas palavras de Cristo.
      Sem ELE, nada conseguiremos.
      Mas além de encontrar conforto em SUAS palavras, sabendo que somente por ELE encontraremos a paz, tão sonhada, ainda assim, reitero minhas recomendações acima.
      Faça a sua parte, mesmo tendo vários diagnósticos, sobre a artrite e a alergia, pela visão antroposófica também, ( apesar de você dizer muitas serem psicossomáticas - e ao meu ver TUDO é na sua maioria sintomas que ao não resolvermos no emocional, jogamos para o corpo.
      Mas continuo com as recomendações de:
      Mudança alimentares - pelas dores e inflamações;
      Voltar mesmo que bem leve e aos poucos a atividade física; vá respeitando seu limite, mas volte. Todos os dias, vá fazendo pequenos exercícios, que se tiver possibilidade financeira, pegue um personal, bem especialista, ou caso não possa, procure nas redes sociais ajuda, pois neste momento, várias pessoas disponibilzaram gratuitamente.
      E nos óleos essenciais agora para o emocional, recomendo:
      Bem Estar blend, em escalda pés;
      Aromatização ambiental;
      Em auto -massagens.
      E para as dores meu óleo chamado Equilíbrio.
      Faça, comece, e aguardo suas próxima resposta, encontrando-a melhor, nem que seja um pouquinho.
      Seja resiliente...É difícil, mas conte comigo
      Att
      Sâmia Maluf

      Excluir
  5. Boa noite, Samia.
    É com imensa satisfação que recebo essa nova orientação e digo-te que no dia seguinte ao de sua resposta, no sábado 04/04 dei início ao que chamo de "semana preliminar",um período de conscientização para essa nova fase de minha vida, que pretendo que seja definitiva no que diz respeito a seguir uma forma de vida mais saudável, com hábitos alinhados a um bem estar geral, com movimentos diferenciados na alimentação, no retorno de atividades físicas e ênfase no autoconhecimento para a conquista do reequilíbrio emocional e também orgânico.
    Nesses 3 dias, já inseri a ingesta ideal para a água (algo que não vinha fazendo corretamente), consegui fazer uma caminhada aqui mesmo no condomínio onde moro ( tem uma bonita lagoa e é bem arborizado) e também retirei as farinhas brancas, reduzi açúcar e chocolate né coloquei as frutas em seu lugar, como você recomendou.
    Pretendo levar adiante todas essas orientações. Agora, diante desse período de quarentena tenho que aguardar até que eu possa retornar à massagem semanal que vinha fazendo. Tenho visitado vários sites de fisioterapeutas para a orientação de alongamentos feitos em casa, durante esse período.
    Que para mim tem sido muito positivo, tendo a oportunidade de aproximar-me dos meus familiares com novas percepções, utilizando o meu tempo com maior proveito, tanto para afazeres da casa, como para maiores cuidados comigo mesmo.
    Vou reler com muito carinho e atenção a tudo que me disse, na certeza que dentro em breve estarei retornando para falar sobre o resultado positivo de toda essa empreitada.
    Gratidão imensa, contar com o seu apoio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom dia.
      Fico imensamente feliz em poder ajudá-lo.
      Estou as suas ordens.
      Sâmia Maluf

      Excluir
  6. Boa noite, Samia!Meu filho tem 6 anos e possui as adenóides bastante avantajadas. Quando diante de ventilador ou com a queda de temperatura, ele fica com bastante congestão nasal, dorme de boca aberta e até ronca. Gostaria de te pedir indicação de uma sinergia que pudesse usar nele não só no difusor, mas também topicamente. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá Samia, sou epiladora e quero introduzir os óleos essenciais e vegetais para agregar aos resultados. Tenho tido dificuldades em achar estudos ou algo que fale sobre esses dois pontos:
    1 A mistura de óleos essenciais em produtos como géis, loções ou cremes comerciais que contém parabenos fazem ou não a inutilização dos ativos dos óleos?
    2 Utilizar os óleos vegetais pós procedimentos como epilação e limpeza de pele, pode acarretar o tamponamento dos ostios?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá Aline.
      1 A mistura de óleos essenciais em produtos como géis, loções ou cremes comerciais que contém parabenos fazem ou não a inutilização dos ativos dos óleos?
      Não os óleos essenciais presentes nestes produtos, não são anulados pelos parabenos. Nem por outros compostos.

      2 Utilizar os óleos vegetais pós procedimentos como epilação e limpeza de pele, pode acarretar o tamponamento dos ostios?
      Não, os óleos vegetais são bio compatíveis. Então estes não agiram como oclusivo como o óleo mineral assim o faz.
      Espero ter auxiliado.
      Att
      Sâmia Maluf

      Excluir
  8. Olá Samia, poderiam me tirar uma dúvida? Gostaria de saber em quê posso diluir Óleos Essenciais para fazer um Tônico capilar sem enxague (a base de agua). Se os OE's diluem em babosa, glicerina, vinagre de maçã ou outra coisa, ou se dilui apenas em álcool de cereais. (Temo ressecar a Raíz do cabelo)
    Gostaria de saber também, se possível, receitas com quantidades e validade. Aceito sugestões. Desde já agradeço! E sou sua fã. 😚

    ResponderExcluir
  9. Olá querida
    Primeiro faça a diluição sempre em:
    1 colher de sopa de:
    vinagre de macha;
    gel de aloé verá:
    a própria babosa ( somente tome cuidado pois pode ser tóxica;
    glicerina vegetal
    estes 10 ml ou gramas solubilização os óleos essenciais. Após diluir este em 100 ml de água destilada ou deionizada
    Espero ter auxiliado
    att
    Samia Maluf

    ResponderExcluir