terça-feira, 5 de abril de 2011

SOBRE ÓLEOS BRASILEIROS - ÓLEO ESSENCIAL DE MANDARINA SUAS AÇÕES E PROPRIEDADES

 Ola pessoal, aqui vai mais um óleo, este essencial, para que todos conheçam mais as propriedades destes óleos maravilhosos, e suas fantásticas propriedades curativas.


1. HISTÓRIA
Parece estranho que os governantes chineses já tenham sido chamados de mandarins, pois hoje este termo é muito associado à fruta – Essa fruta macia, era oferecida aos soberanos orientais como prova de respeito – daí o nome “mandarina”. Nos últimos duzentos anos, sua popularidade cresceu na Europa, onde é amplamente cultivada, em especial na região do Mediterrâneo.
A produção do óleo também se expandiu na América, embora tenha sido temporariamente interrompida durante a Segunda Guerra Mundial, devido à dificuldade de importação da fruta italiana. O Brasil assumiu a exportação para os Estados Unidos, embora acredita-se que o óleo essencial italiano seja mais suave e de qualidade superior. O óleo de mandarina é usado principalmente nos setores de perfumaria e abastecimento.
A mandarina é uma variedade da tangerina. Este óleo quando combinado com a laranja é chamado de “happy oil” – “óleo da felicidade”, trazendo boas vibrações para atmosfera. Conhecido na França como o “remédio das crianças” por sua suavidade.


2. NOME CIENTÍFICO: Citrus reticulata ou Citrus nobilis.



3. NOME COMUM (POPULAR): Mandarina, Mandarin, Common mandarin, True mandarin, Mandarin orange, Culote mandarin, Mandarine (França e Alemanha)



4. ASPECTOS BOTÂNICOS: Uma árvore frutífera de produção prolífica, que gosta de regiões de clima quente e úmido. As árvores que se desenvolvem em regiões mais temperadas, entretanto, parecem produzir mais óleo, e as frutas semimaduras são as de maior produção. As áreas de cultivo abrangem Brasil, Espanha, Itália e Califórnia. A tangerina, que provém da mesma fonte botânica, parece ter um aroma mais fraco, ou deveríamos dizer mais delicado.
Árvore tem porte médio, folhas lanceoladas, espinhos nos ramos e frutos grandes com casca frouxa. A cultura é perene, porque as plantas sobrevivem por muitos anos. Para produção doméstica, mesmo como uma planta, frutifica normalmente, porque as flores tem dois sexos na mesma flor (hermafroditas) e são autocompatíveis. A polinização das flores
é feita principalmente pelas abelhas. Os frutos são arredondados e com extremidades achatadas, com 5 a 8 sementes, a cor da casca é alaranjada forte a avermelhada e sua polpa alaranjada. A planta se desenvolve e produz bem em condições de clima quente a ameno, solos profundos, boa fertilidade, com boa drenagem e disponibilidade de água durante o ano. Pertence a família das Rutáceas.


5. PARTE UTILIZADA: Casca.


6. TIPO DE EXTRAÇÃO: Presangem a frio.


7. COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Geraniol (álcool), citral, citronelal (aldeídos), antranilato de metila (éster) e limoneno (terpeno).



8. AÇÕES FARMACOLÓGICAS:

8.1 PROPRIEDADES: Antiespasmódico, colagogo, citofilático, digestivo, emoliente, sedativo, hipnótico, calmante, anti-séptico, condicionador cutâneo, fortalecedor e encorajador, etc.
8.2 MENTE: Seu aroma refrescante tem uma propriedade revitalizante e, em geral, ajuda a eliminar a depressão e a ansiedade.
8.3 CORPO: É um tônico para a digestão, estimula o apetite, especialmente após uma doença ou perda de apetite decorrente de depressão. Parece ter efeito estimulante sobre o fígado, ajudando a regular processos metabólicos e auxilia na secreção da bílis e na diluição das gorduras. Ao mesmo tempo, tem efeito calmante sobre os intestinos e é ótimo para expelir gases. É considerado um óleo suave e é usado, em geral, em crianças (em menor dosagem) e gestantes – e qualquer pessoa que esteja sentindo certa fraqueza. Parece ter um efeito revitalizante e fortificante. Alivia a náusea matinal das gestantes.
Sua ação estimulante é, as vezes, usada como parte de uma mistura para aliviar a tensão pré-menstrual. É possível que tenha um efeito maior quando misturado a outros óleos cítricos.
8.4 PELE: É normalmente usado em combinação com o néroli e a lavanda para suavizar marcas de expressão e cicatrizes. Pode ser usado na pele de adolescentes que tiveram um crescimento muito rápido e na gravidez para evitar a formação de estrias.



9. OBSERVAÇÕES: - Precauções – Por ser fototóxico e, portanto, não deve ser usado antes de se expor à luz solar intensa.

9.1 NOTA: Alta para Média.

9.2 PLANETA: Não identificado.

9.3 AROMA: Delicado, doce e picante, com toque floral.

9.4 MISTURA-SE BEM COM: manjericão, bergamota, coriandro, camomila, toranja, lavanda, limão, lima, manjerona, néroli, palmarosa,petitgrain, jasmim, gerânio e rosa.

9.5 EFEITO NOS DOSHAS: Diminui o Pitta e o Kapha e aumenta em excesso o Vata.

Para quem está um pouco desanimado, use este óleo com o ´leo essencial de copaiba, para que ele não volatize tão rápido no plug
Coloque no plug 20 gotas do óleo essencial de Mandarina
e mais 05 gotas do óleo essencial de Copaiba.
Este óleo trabalhará direto seu chakra   - plexo solar ativando-o e dando-lhe mais energia.
Use também em massagens
02 duas colheres de óleo vegetal de amêndoas doce
6 gotas de óleo essencial de Mandarina.
Trará alegria e também diminuirá os inchaços, decorrentes do estresse negativo do dia à dia, inclusive de alimentos com muito sódio e potássio. Auxiliará a eliminar uns quilinhos também
Um grande beijo e até o próximo óleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário