Olá à todos, este mês de abril, a By Samia e sua equipe da qual faço parte,(é óbvio né), mas infelizmentetenho só fico na parte técnica, da compra à qualificação dos óleos e produtos, que com estes óleos vegetais e essenciais, são formulados por mim, nossos produtos, onde após há toda a equipe esta grande equipe que é minha famíla,mas que em toda família, a mãe de vez em quando também briga um pouquinho, né. esta equipe que vai desde O Adolfo, que há 11 anos trabalha conosco, e é responsável,pelo PCP, gerente de Logistica, Expedição, minhas mãos, e meus pés, pela parte de antecipar a compra quando e os óleos,estão em um número que determinamos uma quantidade mínima, pois leva muito tempo, entre a compra e a importação chegar, (por este motivo, é que as vezes, as entregas atrazam (rsrsrsr), mas estamos tentando resolver),o Carlos, Diretor Comercial,que faz os contatos internacionais na Importação, a Cibelle, farmacêutica responsável por toda qualidade de nossos produtos, desde que estes chegam ao wharehouse, à qualificação dos fornecedores, mesmo os estrangeiros após minha ida in loco para conhecer todo o plantio, manuseio, etc, as fábricas que beneficiam nossos produtos, a equipe da expedição que é responsável pelo envio dos pedidos de vocês, da Lúcia na Limpeza doWharehouse, Dnaiel como Diretor de Marketing e responsável por este, Roberta Diretora financeira, e tambem em duplas e triplas funções, para me barrar em minha intensidade do imediatismo para lançar novos óleos e produtos (rsrsrssr), e desenvolver minha idéias, a Marcela que tenta auxiliá-la,( me barrando) no desenvolvimento de novos produtos, mais a reponsabilidade dela como Diretoria de Vendas e Gerênciamento nesta área.Vocês já viram que todos tem uma jornada dupla tripla, mas é assim mesmo a equipe se desdobra para atendê-los da melhor forma possível. O setor admnistrativo, com a Sandra, Lilian, as meninas nas vendas, Vitória e Tyana, que está conosco há 10 anos. A Amanda, responsável pelo atendimento telefônico, bem como pelo nosso e mail também, este o:
atendimento@bysamia.com.br
que após recebê-los, os direciona à quem de direito,e a Dorotéia, na loja, no atendimento super caprichoso, onde ela vende nossos óleos como verdadeiras jóias, que os são, não é mesmo? A loja que está quase terminando a reforma para melhor recebê-los, e Tahiana, ( a mais novinha da equipe) responsável pelos cursos e que me auxilia (rsrsrsr) organizar meus escritos e as apostilas que escrevo, e que estará entrando em contato com vocês brevemente para os cursos clássicos, e novas técnicas de aromaterapia desenvolvidas em viagens pelo mundo e pelo Brasil também, além de queixas que recebo em meus atendimentos como psicóloga, e como aromaterapeuta, e na minha prórpia família, que é onde mais aprendo os usos destas jóis preciosas, os óleos essenciais e vegetais.
Bom, dei uma pincelada, para dizer, que toda esta turma, a equipe By samia, está à disposição de vocês,para dúvidas que possam existir, mais conhecimento pelos cursos, e as vendas é claro né!.
Então este mês vocês terão acesso, ao que considero meu sonho começando se realizar, trabalhar, com os óleos brasileiros, que acho todos, somente tudo de bom,( não desprezando os de outros locais pelo mundo), além de ser uma forma de tornar conhecido suas ações e propriedades, além de estar começando de tê-los plantados no Brasil, e tendo todos os registros, sem ser uma forma de pirataria,( pois como o Pau Rosa, que é meu óleo do coração por suas propriedades impressionantes, mas que infelizmente este, só o que há autorização do Ibama, para o extrativismo, só consigo comprar na Alemanha, (não é um absurso)), (este inclusive não estou colocando como de linha normal, somente sazionalmente, quando encontro de forma regular, infelizmente fora de nosso país. Por estes detalhes é indico que vocês consumidores, finais ou profissionais, ou mesmo os spas e clínicas, que usam em seus tratamentos em casa ou em clientes, peçam todos os laudos e autorizações do Ibama, de quem os vende, pois estes deveriam pedir aos que extraem e os vendem à estas empresas, que os comercializa e chegam assim à vocês, em pontos de venda, ou em compras diretas das nossas empresas, pois sei que os que são vendidos aqui, sao de puro extrativismo ilegal.MESMO TÁ! Fora estas palavras, o que quero mesmo é:
Dizer que meu sonho começa a se realizar nestes óleos brasileiros,e que durante o mês de ABRIL, colocaremos à disposção de vocês, todas as fichas técnicas, e suas formas de uso em várias patologias, queixas, e para aárea de estética também.Que alías estamos na Feira Hair Brasil, que é a primeira deste ano no setor de estética.
Ok?
Então se lembrem, haverá meu blog, o podcast da By Samia com dicas, no facebook, tanto o meu particular,bem como o da By Samia, no Twitter, entre outros locais.
Fica um grande beijo à vocês, com o
Brasil sendo reverenciado pela By Samia, em sua maior riqueza, sua natureza, sua flora e o uso de seus ativos, vindo desta terra maravilhosa.
Um grande beijo e fiquem atentos, as nossas ações sobre os óleos brasileiros.
AQUI COMEÇAMOS PELA ANDIROBA: óLEO VEGETAL DE GRANDE IMPORTÂNCIA
1. HISTÓRIA
O óleo de Andiroba é utilizado há mais de um século pelas mulheres na Amazônia como cicatrizantes, principalmente em ferimentos causados por picadas de cobra, aranha, escorpião e insetos. Enquanto se dedicam à tarefa de depurar o óleo, elas fazem bolas do bagaço e as queimam para afugentar os mosquitos. As pesquisas que resultaram na vela repelente foram feitas a partir desta observação.
Os índios Mundurukus usavam o óleo para mumificar a cabeça dos inimigos. Os Wayãpi e Palikur, entre outros, usam o óleo para remover carrapatos e piolhos. Também funciona como solvente para extrair os corantes vegetais de pintar o corpo. Mas foi o uso medicinal da Andiroba que se espalhou por Guatemala, Peru, Colômbia, Panamá, Trinidad, Venezuela e Brasil. O óleo bruto tem consistência de banha, tanto que é chamado de azeite na região norte. Seu nome vem do tupy-guarani “andi-roba”, gosto amargo, e o cheiro de seu óleo é também acre e perturbador. O método de extração é muito primitivo, mas funciona: as sementes que caem das árvores ficam boiando nos rios e igarapés; são recolhidas, fervidas e deixadas de lado até a casca apodrecer; aí são espremidas no tipiti. Cada árvore dá 200 quilos de sementes por ano, e 6 quilos de sementes dão 1 litro de óleo de Andiroba. E o bagaço dessa extração toda é lixo? Não – do bagaço são feitas bolas que ficam queimando para afastar os insetos (pesquisa da Vela de Andiroba).
A Vela de Andiroba é usada como repelente, sua queima não produz fumaça tóxica ou fuligem, não tem origem e a matéria-prima vegetal tem origem certificada pelo IBAMA – resultado de pesquisas realizadas na Fiocruz o dispositivo na forma de vela é capaz de volatilizar substâncias presentes na semente de andiroba, durante um período suficiente para afastar insetos hematófagos, como por exemplo – mosquitos dos gêneros Culex, Aedes Anopheles, piuns ou borrachudos.
O óleo é usado pelos indígenas misturado com corante de urucum para repelir insetos, e como medicamento contra parasita do pé. A casca é utilizada para o preparo de um chá contra febre, o qual também serve como vermífugo. Transformada em pó, trata feridas e é cicatrizante para afecções da pele. Os caboclos fazem um sabão medicinal com óleo bruto, cinza e resíduos da casca de cacau. Além de ser empregado na fabricação de sabão, também fornece um ótimo combustível utilizado para iluminação nas áreas rurais.
2. NOME CIENTÍFICO: Carapa guianensis.
3. NOME COMUM (POPULAR): Andiroba, andiroba-saruba, andiroba-branca, andiroba do igapó, andirava, aruba, saruba, canapé, caoba bastarda, caoba brasileira, carapá, castanha mineira, carape, caropá, carapinha, comaçari, jandiroba, nhandiroba, etc.
4. ASPECTOS BOTÂNICOS: A andiroba - também chamada da Karapa ou Crabwood) é uma árvore alta, frondosa, bonita, de folhas alongadas, com pequeninas flores brancas. É característica da região amazônica e dos solos úmidos de toda a região em especial Amapá, Acre e Pará. Seu tronco pode chegar a 1,20 metros de diâmetro e a sua madeira é uma das melhores para todo o tipo de construção, inclusive naval, por uma razão curiosa – a andiroba é inatacável por insetos. Pertencente da família das Meliaceae – podendo atingir uma altura de 55 metros de altura; a casca é grossa e amarga, de cor avermelhada ou acinzentada e desprende-se em grandes placas. A copa, de tamanho médio, é densa e composta por ramos eretos. As folhas são alternas, compostas e paripinadas, com vestígios de 1 folíolo terminal; medem geralmente entre 50 a 75cm de comprimento, chegando até 90cm. Cada folha possui 3-10 pares de folíolos opostos ou sub-opostos, com 10-50cm de comprimento. A inflorescência é uma panícula de 20-80cm de comprimento; as flores são unissexuais com 4 meras, de cor branca a creme, levemente perfumadas e de 4,5-7mm de comprimento. O fruto é uma cápsula de forma globosa ou sub-globosa, medindo geralmente entre 5-11cm de diâmetro e pesando entre 90 e 540g; cada fruto pode conter entre 1 e 16 sementes. As sementes de cor marrom podem apresentar grande variação de forma e tamanho; foram encontradas sementes pesando entre 1 e 70g e medindo entre 1 e 6cm de comprimento.
5. PARTE UTILIZADA: Sementes.
6. TIPO DE EXTRAÇÃO: Prensagem.
7. COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Carapina; ácidos – esteárico, mirístico, oléico, palmítico e linoléico; taninos; epoxiazadiradiona; andirobina.
8. AÇÕES FARMACOLÓGICAS:
8.1 PROPRIEDADES: Antidiarréica, antiinflamatória, anti-reumática, anti-séptica, cicatrizante, emoliente, febrífuga, helmíntica, hepática, inseticida, resolutiva nas doenças da pele, purgativa, repelente, tônica e vermífuga.
8.2 EFEITOS NA PELE: O óleo de Andiroba é usado principalmente para tratar problemas de pele com inflamações, eczemas, ressecadas e rachadas – auxiliando na cicatrização de feridas, inchaços, reumatismo, etc. Usa-se também o óleo de andiroba para infecções de ouvido, pingando algumas gotas no local afetado.
9. OBSERVAÇÕES: - Precauções – sem estudos para o óleo.
9.1 EFEITO NOS DOSHAS: Sem estudos.
Uso da Andiroba na:
Estética - Como antiinflamatório, no pós operátório de Lipo, Abdominoplastia (operação no abdomên), edemas decorrentes da TPM, eczemas,rachaduras das mãos, dos calcanhares, e de peles extremamente seca.(com o óleo essencial de Palmarosa e Lavanda)
Na ortopedia - em pós - operatórios, para algias, edemas, inflamações,cicatrizações, para dores reumáticas, artrites, artrose ( dores), ler, dort.( Com o óleo essencial de Alecrim e gengibre)
Na podologia - para pés e calcanhades de diabéticos, em suas inflamações, na cicatrização mais difícil, para ressecamento dos calcanhars rachados,para infecções.Com o óleo essencial de Tea Tree e Palmarosa)
Nos Cabelos - Para piolhos, caspa, seborréia.( com o óleo essencial de Alecrim)
Nas Mãos - para mãos de pele ressecadas, para artrites, artroses.(com òleo essencial de Palmarosa)
Fiquem com Deus, e até breve.
Beijokasssssssssssssssssssssss
Nenhum comentário:
Postar um comentário