quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sobre testes de óleos essenciais na área de estresse negativo

Embora se possa encontrar facilmente informações sobre os efeitos medicinais de muitos óleos essenciais através do site, www.pubmed.com,  é um pouco mais raro encontrar artigos que discutem os efeitos dos aromas dos óleos essenciais.
Um estudo recém-lançado nos EUA, mostra um efeito anti-estresse significativo de óleo essencial de laranja doce. Este sendo muito aceito como agradável pela maioria das pessoas,, como são os aromas cítricos em geral. O estudo confirmou o efeito, anti-estresse (denominados "ansiolítico"), com o óleo de laranja - doce, o que não ocorreu quando foi inalado outro óleo essencial para ser testado com o mesmo o efeito ansiolítico.
O segundo estudo foi realizado com óleo essencial de Bergamota, semelhante ao da laranja - amarga,  um dos mais conceituados óleos essenciais, com efeito anti-estresse e anti-depressivo. O estudo revelou um resultado anti-estresse nos adolescentes testados,  usando-se um colar, do tipo aromatizador pessoal, o com óleo essencial de Bergamota.


Estudo 1: efeito ansiolítico de aroma de laranja em ratos Wistar.

Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais como tratamento alternativo para fins médicos. Apesar da falta de comprovação científica suficiente( segundo dados nos EUA,  a aromaterapia é considerada uma terapia holística complementar empregadas para melhorar o conforto e diminuir a angústia. Fragrâncias cítricas têm sido particularmente usadas por aromaterapeutas para o tratamento de sintomas de ansiedade. Com base nesta afirmação, o presente estudo investigou os efeitos de Citrus sinensis (laranja doce).  Os animais foram expostos ao aroma de laranja, por 5min, e após  foram imediatamente submetidos aos testes comportamentais.
Em todos os testes a que foram submetidos, os animais demonstraram atividade ansiolítica.. Para descartar a possibilidade de que este resultado deu-se a efeitos não-específicos, também foram realizados os mesmos testes com exposição à outro óleo essencial, a  Melaleuca alternifolia, tendo sido estes animais, também submetidos aos testes e avaliados, usando o mesmo modelo animal, mas não foram observados efeitos ansiolíticos.
Estes resultados sugerem uma atividade ansiolítica grande, quando presente ao óleo essencial de laranja doce, dando  suporte científico para sua utilização como um calmante por aromaterapeutas e também, para indicação por partes destes ou de quem trabalhe na área de promoção da saúde física, mental e emocional, podendo também ser recomendado,  por exemplo em tratamentos de pessoas portadoras de Síndrome do Pânico, Depressão Ansiosa, e pacientes com a doença de Alzheimer.


Estudo 2: Os efeitos da aromaterapia sobre as respostas ao estresse e estresse em adolescentes
 Este estudo foi realizado para examinar os efeitos da aromaterapia sobre estresse  em adolescentes. MÉTODOS: dois grupos foram  utilizados para este estudo. O tratamento experimental foi o aroma do óleo essencial (usando óleo essencial de bergamota),  inalação e ao tratamento placebo, foi realizada com a  inalação de outro produto derivado de petróleo, usado em  um colar do tipo aromatizador pessoal. A amostra incluiu 36 mulheres estudantes do ensino médio. RESULTADOS: Os níveis de estresse foram significativamente menores quando as estudantes receberam o tratamento pelo aroma do placebo,em relação com  o tratamento com o óleo essencial de bergamota.. As respostas de estresse, foram testadas, pelo resultado do teste com salivete, para medir a taxa de cortisol no organismo das alunos.
CONCLUSÃO: A inalação do aroma pode ser um método muito eficaz de gerenciamento de estresse para os alunos do ensino médio. Portanto, recomenda-se que este programa seja utilizado na prática clínica como uma intervenção de enfermagem efetiva para os estudantes do ensino médio.







Ou seja, temos mais uma comprovação científica, em relação ao uso da aromaterapia, para tratamentos vérios em relação ao estresse causado pelo dia à dia.Podendo ser aplicado, em pacientes, portadores de várias patologias ligadas ao estresse negativo, e mais ainda em adolescentes que precisem de auxílio neste momento de suas vidas, podenso inclusive ser recomendado seu uso em escolas.
Fica aí mais uma pesquisa que realizo sobre o uso da aromaterapia, quando séria, em pacientes com transtornos de ansiedade, tornando esta ciência, ainda não reconhecida no Brasil, e que pode ser uma grande  ajuda nesta área da psicologia, para estes transtornos emocionais e mentais.
E nós podemos usá-los em nosso dia à dia, nos escritórios,em casa, onde acharmos que irá melhorar nossa qualidade de vida, no que chamo de :
WORKING  LIFE  BALANCE
B EIJOS E UM EXCELENTE DIA À VOCÊS
E não se esqueçam de usar os óleos essenciais