segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uma boa noite para todos

inredning

Sobre o óleo essencial de Bergamota

NOME CIENTÍFICO: Citrus bergamia; Citrus bergamia Risso et Poiteau.
 

HISTÓRIA: O óleo recebeu esse nome em virtude de uma pequena cidade da Itália (Bérgamo), onde a árvore era cultivada originalmente. No entanto, há uma lenda segundo a qual Cristóvão Colombo teria encontrado a árvore nas ilhas Canárias e levado para Espanha e a Itália.

Há registros que mostram su uso em Florença desde 1725, onde era popular na medicina caseira italiana, sendo, porém exportada apenas recentemente.

Um tipo de óleo de bergamota de custo mais baixo é destilado do fruto caído ainda verde e usado, às vezes, para adulterar o óleo de custo elevado. A bergamota confere um sabor exótico ao chá Earl Grey. É usada em geral por suas qualidades revigorantes na aromaterapia e pode ser uma primeira opção ao tratamento de estados depressivos. Talvez seja um dos ingredientes mais comuns de todos os perfumes, especialmente da eau de clologne.

COMPOSIÇÃO QUÍMICA: Óleo de bergamota é uma mistura complexa de 300 componentes. O componente que mais prevalece é o acetato de linalil (30 a 60%), e linalol (11 a 22%), e outros álcoois como néroli, terpineol, bergapteno (lactona), dipenteno e limoneno (terpenos).

NOTA: Alta.

PLANETA: Sol.

AROMA: Leve, delicado e refrescante. Semelhante ao da laranja e do limão, com leves tons florais.

EFEITO NOS DOSHAS: Diminui o Vata, o Kapha e aumenta o Pitta.

QUALIDADE: Yang.

TIPO DE PELE: Oleosa, manchada e acnéica.


AÇÕES FARMACOLÓGICAS:

PROPRIEDADES: analgésico, antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, cicatrizante, revitalizante, desodorizante, digestivo, expectorante, febrífugo, inseticida, sedativo, estimulante do estômago, tônico geral, vermífugo e vulnerário.

MENTE: Sua característica sadativa porém revitalizante é excelente no tratamento de ansiedade, depressão e tensão nervosa. Uma qualidade refrescante e reanimadora parece aliviar estados de irritação e frustação, provavelmente pela ação redutora do sistema nervoso simpático.

CORPO: Valioso anti-séptico para o aparelho urinário e eficaz contra as infecções e inflamações, principalmente a cistite. Também é benéfico para o aparelho digestivo e alivia condições como digestão difícil, dispepsia, flatulência, cólica, indigestão e perda de apetite. É um excelente anti-séptico intestinal, auxilia na expulsão de parasitas intestinais e parece diminuir cálculos biliares. Também ajuda a tratar infecções dos sistema respiratório, que podem incluir dificuldade de respiração e amigdalite, bronquite e tuberculose. É, em geral, eficaz contra a herpes labial, a catapora e a herpes-zóster.

PELE: Sua ação anti-séptica e cicatrizante parece benéfica às condições de pele oleosa, especialmente quando relacionada ao estresse. Essas condições podem incluir eczema, psoríase, acne, úlceras varicosas, feridas, herpes, seborréia da pele e do couro cabeludo. Excelente no tratamento de lesões cutâneas, em combinação com o eucalipto.
 DEPRESSÃO E SÍNDROME DO PÂNICO
Para aromatizar:
UTILIZE EM UM PLUG
Coloque 20 gotas de óleo essencial de Bergamota  mais 05 gotas de óleo essencial de Ho Leaf