Alecrim, e Spike Lavanda, Lavandula latifolia, não deve ser usado com qualquer óleo essencial para quem está grávida, que é vulnerável a ataques epilépticos, ou tem pressão alta.
Todos os óleos essenciais devem ser usados com muito respeito durante a gravidez e durante a amamentação. Atenção especial deve ser dada para o primeiro trimestre e para as mulheres que são propensas a gravidez vulneráveis ou de alto risco. Mais uma vez, qualquer uso de Lavanda, Alecrim e Spike, Lavandula latifolia deve ser evitado durante a gravidez. Use óleos essenciais com as mulheres grávidas somente sob orientação de um Aromaterapeua e / ou profissional médico com conhecimento sobre óleos essenciais e gravidez.
Uma boa regra de ouro para o público é sempre diluir os óleos essenciais em óleos carreadores, antes de aplicá-los na pele ou um banho. Use um total de 1-18 gotas de óleo essencial em 30 ml de óleos vegetais e ou creme base By Samia. Se não diluídos, óleos essenciais usados em sua pele, você pode experimentar formigamento, uma erupção cutânea, irritação leve a grave, ou sensação de queimadura. Aplicar imediatamente um óleo vegetal para a área afetada e limpe. Há usos apropriados para óleos essenciais puros (não diluídos) que aromaterapeutas educados vão entender.
Você pode querer alternar os óleos essenciais que você usa. O uso diário da mesma mistura de óleos de todo o seu corpo por mais de algumas semanas não é recomendado. Tente alternando suas misturas favoritas a cada poucas semanas.
Uma diretriz segura para crianças pequenas, idosos saudáveis e aqueles com problemas de saúde graves é que os óleos essenciais só devem ser diluído para um máximo de 1% (um total de 5-6 gotas de óleo essencial para 1 ml de óleo vegetal).
Outra orientação importante é não usar óleos essenciais diretamente na pele ou na pele de nenhum animal.