terça-feira, 24 de outubro de 2017

Um pouco de história de Hipócrates e o uso de plantas segundo os humores

Com este artigo,  pensei que seria interessante explorar o modelo da medicina Hiporática e se é relevante nos dias de hoje, especialmente em relação à Aromaterapia. Na antiguidade, acreditava-se que o mundo era composto de quatro elementos (Terra, Ar, Fogo e Água). Estes elementos foram relacionados às quatro estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno), a quatro qualidades fundamentais (Calor,  Frio, Secura e Umidade) e os quatro temperamentos, também conhecidos como humores (Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático).

O médico grego, Hipócrates, nascido em 460 a.C é considerado o pai da medicina, categorizou todos os alimentos e ervas por qualidades fundamentais, acreditando que a doença resulta de um desequilíbrio dos quatro humores, em oposição à então amplamente aceita, a crença de que era uma punição infligida pelos deuses.  Ao corrigir esse desequilíbrio e restaurar a harmonia, a boa saúde seria restaurada. Além disso, Hipócrates, acreditava que tais desequilíbrios eram causados ​​por fatores ambientais, dieta e hábitos de vida, e que o corpo contém em si  o poder de reequilibrar os quatro humores e curar-se.

Há referência na Bíblia para "frutas para alimentação e folhas para a cura" (Ezequiel 47:12) e a abordagem hipocrática foi muito focada no poder curativo da natureza. Embora a medicina hipocrática e sua filosofia sejam vistas bem de longe da medicina moderna, penso que é interessante, pois hoje em dia existem uma infinidade de pesquisas científicas, que provam quantas doenças e distúrbios podem ser evitáveis ​ se houver uma alimentação  saudável, descanso e exercícios sendo realizados regularmente, como um estilo de vida, e com o uso de óleos essenciais na aromaterapia e as plantas na fitoterapia. As escolhas que promovem a boa saúde são apoiadas por especialistas em saúde.

Hipócrates usou uma ampla gama de plantas medicinais para restaurar a saúde e, é claro, sabemos que os cientistas conseguiram identificar e isolar muitos produtos químicos ativos em material vegetal a partir do qual a medicina moderna evoluiu. Algumas das citações de Hipócrates relativas às plantas medicinais são mostradas abaixo, e acredito que elas ressoam entre os aromaterapeutas e os herbalistas.

Alecrim

"Mergulhe os raminhos de alecrim juntamente com as raízes de urtiga e “Galium Aparine”em álcool e você terá um remédio para esfregar na parte cabeluda da cabeça causando crescimento de cabelo".

Hortelã

"Coloque folhas de hortelã na cabeça com uma compressa para aliviar a dor de cabeça".

Orégano

"Ferver em um pouco de água com orégano. Coloque uma toalha em sua cabeça e mantenha o vapor durante 5 minutos. Tente respirar mais profundamente ".

Erva de São João

"Coloque para queimar e  para curar em um vinagre ".

A abordagem gentil de Hipócrates incluiu o poder curativo e restaurador do descanso e relaxamento adequados.
Outra das suas citações foi:

"A cura começa com um banho aromático e massagem aromática diária".

Eu acho que o banho com óleos essenciais  é uma maneira particularmente agradável de descansar, ajudando a reduzir a tensão no corpo e na mente. Eu recomendo o uso de três gotas de Bergamota, e duas gotas de Gerânio, em 10ml de óleo  vegetal de Semente de Uva. Inalar o aroma delicioso de ambos os óleos essenciais, sem dúvida, facilitará o repouso, enquanto o óleo vegetal de Semente de uva fornece uma maneira luxuosa forma de hidratar e nutrir a pele seca, madura ou queimada pelo sol.

A massagem tem sido usada ao longo das idades para ajudar a relaxar. Como eu disse antes e vou, tenho certeza, dizer novamente, o que pode ser mais indulgente do que uma massagem relaxante com seus óleos de aromaterapia favoritos! Uma mistura relaxante poderia incluir, por exemplo, 8 gotas de Sálvia Esclaréia, 4 gotas de Lavanda e duas gotas de Olíbano, que são relaxantes e reputados para restaurar uma sensação de bem-estar.


Hipócrates também recomendou água fervente e orégano para uma inalação de vapor. Esses remédios antiquados estão fazendo um retorno com os farmacêuticos recomendando a inalação para diminuir o desconforto causado pelo catarro. Para aliviar o desconforto dos seios da face bloqueados ou o congestionamento, recomendo que ferva 100 ml de água e despeje em uma bacia. Adicione dez gotas de Eucalipto Glóbulos, agite a água, coloque uma toalha sobre a cabeça, feche os olhos e inale os vapores por até dez minutos. Repita este processo várias vezes ao dia. O óleo de eucalipto também pode ser colocado sobre um tecido e  ser inalado ao longo do dia. A medicina moderna é, sem dúvida, inestimável em lutar contra doenças mortais e restaurar a saúde de muitas pessoas. Acredito, no entanto, que não devemos descartar aspectos da abordagem de Hipócrates para manter e restaurar a boa saúde. Fazer as escolhas dietéticas adequadas, exercitar-se regularmente, descansar com frequência e usar plantas medicinais e óleos essenciais ajudam a manter a harmonia para mente, corpo e alma.