sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Vestibular e aromaterapia uma aujda dos deuses.

AROMATERAPIA PARA VESTIBULAR

Raspe a casca de um limão, faça uma trouxinha perto do caderno ou livro enquanto estuda., ou o óleo essencial de limão siciliano, em plug enquanto você estuda para o vestibular.Esta dica, auxilia na memorização, já que sabemos que os óleos essenciais ficam em nossa memória para sempre, lincadas a uma ação e sua consequente reação.  O   aroma do limão "desperta o cérebro e ajuda a memorizar aquela fórmula difícil". Na hora da prova, o vidrinho de limão, mais um lencinho de papel, antes de entrar, pingue de 2 à 3 gotas no lenço, e ao sentar e ao se preparar para responder aquele montão de questões e fórmulas, de uma inalada e respire bem fundo e calmamente comece a prova , esta pequena inalada, ajudará o cérebro a recuperar aquela informação. O limão pode ser substituído por óleo essencial de hortelã pimenta, isto dependerá de seu gosto, mas recomendo os dois.
E boa prova.
Mas não se esqueça, à noite use o óleo de lavanda em uma bolinha de algodão e pingue duas gotas do óleo de lavanda e coloque entre a fronha e o travesseiro, e durma com os anjos. No dia seguinte repita a ação com o óleo que você estudou aquela matéria.
Boas provas.
Não esqueçam de mandar depois comentários da ajuda dos óleos.
E qual a faculdade que entraram
beijokas à todos 

AROMAS AJUDAM A EMAGRECER

ENTREVISTA COM SÂMIA mALUF
Nayara Araújo  - JORNALISTA
Especial para A Gazeta  - MÍDIA ONDE MATÉRIA FOI PUBLICADA
A aromaterapia é uma ciência que existe há mais de 2.000 a.C. O termo foi criado pelo químico francês Maurice René de Gattefossé que utilizava os óleos essenciais em seus produtos e criações com o objetivo de perfumá-los, sem nenhum fundamento terapêutico até que ficou fascinado pelas possibilidades terapêuticas dos óleos essenciais a partir de uma experiência pessoal.
Ao sofrer uma queimadura em seu laboratório, mergulhou os braços em uma tina de lavanda e, imediatamente, percebeu que a sensação de alívio da dor. Em poucos dias estava curado e sem nenhuma cicatriz. A partir daí passou a pesquisar as possibilidades terapêuticas dos óleos essenciais.
Além da função terapêutica, os óleos essenciais são utilizados também para emagrecer. A aromaterapeuta Samia Maluf constatou que é preciso atuar em mais de uma frente para conquistar um corpo mais esguio. "Há muito tempo, eu trato do tema em minhas palestras, mostrando os benefícios da aromaterapia no controle desse processo. O estresse forma um círculo vicioso que engorda e a aromaterapia pode revertê-lo, ao trazer uma sensação de bem estar", garante.
Os aliados naturais do emagrecimento são o grapefrut e a lavanda, usados, respectivamente em creme para drenagem linfática e óleo essencial. "O creme drenante combate a gordura localizada e a celulite, além de diminuir a retenção hídrica, amenizar TPM, relaxar e deixar a pele com textura suave e acetinada", garante Samia.
Na aromatização de ambientes durante o dia, o óleo essencial de grapefruit, associado ao de lavanda, ajuda a criar uma atmosfera agradável, harmoniosa e criativa, principalmente no local de trabalho.
A lavanda é um ó óleo essencial que proporcionava o banho favorito dos antigos romanos por sua excelência no alívio a insônia, tensão, cansaço ou depressão, problemas de pele e até mesmo no combate a maus odores. "Usado à noite, ajuda a relaxar e a dormir bem, equilibrando o metabolismo e o organismo como um todo", conclui.
Informações adicionais no site www.bysamia.com.br.

Sobre o óleo vegetal de Jojoba e o óleo essencial de jasmim. Linha Serum by Samia

       Nada é mais gratificante do que receber uma massagem, e ainda por cima ter sua pele revitalizada.Pensando nestes pontos criei uma linha chamada de Serum, com os óleos mais exóticos, Jasmim, Rosa, Cistus Labdanum eNéroli, pois todas nós mulheres somos apaixonadas por estes aromas, ainda mais sabendo dos benefícios que eles trazem à nossa pele e ao nosso espírito.
   Fazer uma massagem facial  com estes seruns nos dá a sensação de estamos em um jardim, sendo deliciosamente bombardeadas pelos aromas destas flores tão especiais.
   Por este motivo, comoço aqui, uma série pequena de apresentação desta linha tão própria para nós durante o ano todo, mas agora nesta época demuito estresse e de entrada do verão nossos cuidados devem ser redobrados.Então aqui começa a introdução por um aroma que me lembra as noites na Índia, que me leva aos mais longínquos locais em meus devaneios de noites de verão. 
 Então aqui apresento o REI DAS FLORES - O JASMIM  EM SUA CANDURA PELO BRANCO E SUA SENSUALIDADE PELO AROMA. 
  LINHA Serum de jasmim

  JOJOBA: Seu óleo vegetal é extraído da Simmondsia chinensis, é um óleo umedecedor puro e natural que tem as qualidades de penetração e cicatrização. É conhecido por ser eficaz contra várias disfunções epidérmicas, é benéfico para todos os tipos de pele, penetra com muita profundidade – cuida, nutre e regenera a pele de uma maneira única, torna-a muito suave e protege da secura e da formação de rugas.

 JASMIM: É considerado o “rei dos óleos florais”, foi usado durante muito tempo em poções do amor, tamanho era sua reputação como afrodisíaco. Seu óleo essencial é extraído do Jasminum officinale, é um bálsamo e tônico exuberante e extremamente eficaz para pele seca e sensível, embora seja benéfico para todos os tipos de pele aumentando sua elasticidade.

        Uso recomendado :
        Pode ser usado durante o dia após a higiene matinal da pele, em pequenas ou melhor  em minúsculas quantidades, somente para dar uma maior elasticidade à pele.Após fazer o uso do filtro solar e sua maquiagem.
         À noite após a higiene facial, para retirada de toda sujidade do dia à dia, usar 4 gotas do serum, colocando-as na testa, nas bochechas e na ponta do queixo, e massagear o rosto todo em movimentos acendentes. E após na esquecer de pescoço e colo, e nas mãos também.
       Um grande beijo e façam esta viagem à Índia comigo, com o aroma do Jasmim.

Combinação de óleos essenciais e florais é boa opção de terapia para o bem-estar




As flores têm um encantamento todo especial. Seus aromas multifacetados se adaptam aos diversos períodos do dia, dependendo da luz e da temperatura. Basta lembrar, por exemplo, que o jasmim é sensual à noite, fornecendo calor e erotismo. Durante o dia, porém, torna-se pesado. Nos jardins, flores, ervas e árvores nos conectam à natureza. Para levá-la para casa, o homem usa o óleo essencial das plantas dinamizando produtos de aromatização e massagem, como forma de tratar o essencial da pessoa e proporcionar bem-estar.

Nos anos 1930, o médico e pesquisador inglês Edward Bach identificou estados negativos da mente e criou uma essência floral para cada um deles. Bach tinha uma doença diagnosticada como câncer. Em vez de tratá-la com medicamentos convencionais, preferiu cuidar de corpo e mente, de dentro para fora. Passou os últimos anos de vida recolhido num pequeno chalé, onde concluiu suas pesquisas. O vilarejo era Mount Vernon, hoje sede de sua fundação, onde ainda se produzem as tinturas-mãe utilizadas para a elaboração dos florais.

A terapia com florais revelou-se eficaz, conquistou seguidores e cientistas aperfeiçoaram as técnicas. Ela é baseada na “medicina vibracional”, surgida a partir da homeopatia. Nela, se dinamiza a energia de moléculas das flores, para promover equilíbrio físico, espiritual e emocional. Ao contrário da homeopatia, que utiliza álcool, os florais são diluídos em água. Essa energia – ou vibração – não é palpável e a ciência não pode comprová-la, mas os efeitos de harmonização dos florais são reconhecidos.

Os florais são uma terapia alternativa para o bem-estar das pessoas e vêm sendo utilizados para tratamentos estéticos e emocionais. Na cosmética francesa, a novidade é um perfume que contém ativos de óleos essenciais e utiliza os fundamentos dessas terapias, permitindo a quem o utiliza alcançar harmonia, equilíbrio, bem-estar e até a coragem de ser ele mesmo.

Para combater distúrbios de fundo emocional, como ansiedade, estresse negativo, pânico e até psoríase, recomendo aromaterapia associada à terapia com florais. Esta, porém, deve ser prescrita por um terapeuta holístico ou naturopata credenciado, que saberá indicar a essência floral adequada para cada caso. Essas terapias são benéficas até para o emagrecimento, pois podem trabalhar a redução da ansiedade e da compulsão pela comida. Ambas exercem energia vibracional usando os mesmos ativos – verbena, rosa, gerânio, jasmim...
Para saberem mais sobre as essências florais que tal dar uma olhadinha no site da Mona's Flower, que é a importadora dos florais originais, e há dicas da Dra Carmen Monari, um grande médica homeopata e que dedica sua vida ao estudo dos florais de Bach originais.
Eu neste momento, estou tomando por indicação da Dra Carmen, o Cherry Plum , para cuidar de minha mãe interna, pois ao ser cuidadora de minha mãe, (ou dos outros sempre acabamos deinando-nos de lado) e usando o óleo de Gerãnio.
Grande cuidado com a saúde, então cuidando de mim, seguem algumas dicas para vocês cuidam de vocês e estarem muito bem para finalizar o ano.


Vou ensinar uma mistura própria para a mulher usar na primavera e verão, que chamo de Óleo da Mulher. Ela contém fito - hormônio, excelente para reduzir a ansiedade, o estresse negativo e os efeitos da TPM e da menopausa. Serve também para suavizar edemas e celulite.

Junte 30 ml de Óleo Vegetal de Jojoba a 25 gotas de Óleo Essencial de Gerânio. Para maior duração, guarde essa mistura num vidro esterilizado e bem tampado. Ela servirá como base para vários procedimentos:

Escalda-pés – Coloque uma colher de café em 2 litros de água quente (certifique-se de que não queime a pele). Para efeito relaxante, deixe os pés mergulhados durante 15 minutos.

Pós-banho – Uma colher de sopa é suficiente para passar no corpo ainda molhado, com o auxílio de uma bucha. Seque suavemente com uma toalha. A mistura não rancifica e deixa uma sensação refrescante e de pele hidratada.

No rosto – Apenas duas gotas da mistura ao seu creme preferido – de dia ou à noite – são suficientes. Use no rosto, pescoço e colo, e não se esqueça das mãos!!

Nas mãos – Para hidratar mãos ressecadas, passe o Óleo da Mulher puro, massageando desde as pontas dos dedos até os cotovelos, pelo menos duas vezes ao dia. Manilúvio: Numa tigela ou bowl, adicione uma colher de sopa da mistura a um litro de água quente (mas não muito!). Mergulhe as mãos durante 10 minutos.

Calcanhar e cotovelos – Essas partes do corpo – muitas vezes tão esquecida - têm a pele engrossada e escurecida com a idade. Passe diariamente a mistura pura e verá como a pele fica suave!

Um pouco sobre o óleo de Palmarosa excelente óleo para a pele.

O óloe essencial de Palmarosa tem seu nome científico de Cymbopogin martinii.
Família Poeceae.Sua destilação é realizada pelas folhas.Sua origem vem de Madagascar.
sua composição em termos de majoritários (porcentagem maior dos ativos)
São geraniol ( o mesmo ativo do Gerânio) e o acetato de geranila (também existente no gerãnio).
Sendo excelentes ativos para pele e para acalmar.
Pricipais propriedades: anti -fúngico
bactericida, anti -espasmódico, citofilático, acalma a irritação,e excelente para peles maduras, usado apenas 1 gota em um creme neutro, sem óleo mineral, sem fragrãncia.
Pode ainda ser usado em peles bem secas e maduras como citado acima, micoses de pele, infecções, como desodorante corporal de agregado ao sabonete líquido.
Há somente uma precaução, não utilizar em mulheres grávidas.Não há indicações para crianças.
No corpo em uma colher de sopa de creme neutro use duas gotas em cada coher de sopa, apenas duas não é necessário mais do que isto.Na pele facial use em uma colher de café de creme neutro apenas uma gota.
Em aromatização ambiental além de acalmar os ânimos e ser um excelente calmante para o estresse desta época do corre corre do dia à dia.É também uma aroma muito agradável, e faz a assepsia do ar, e ainda e anti-séptico.
Use como um hidratante facial e corporal.
Beijokas e bom dia.

Cada pele exige óleos específicos para o verão Escolha o seu

Cada pele exige óleos específicos para o verão



Nossa pele vive em constante mudança. Vista por um microscópio, ela não se mostra com uma superfície suave, lisa e simétrica, temos “montanhas, vales e penhascos”. Líquidos correm por pequenos canais, como se fossem córregos, e nossos pêlos, como se fossem grama. Germes e bactérias encontram-se ao redor. É o perfeito equilíbrio entre fauna e flora. Como na Terra e no macrocosmo, se houver um equilíbrio entre esses dois sistemas (animal e vegetal) haverá uma harmonia e um funcionamento harmônico e, como conseqüência, a pele estará adequadamente nutrida por vitaminas, minerais, líquidos e proteínas, que garantirão sua saúde.

Podemos dizer que a pele muda constantemente desde o momento em que nascemos. Na infância, é naturalmente suave, macia e sem rugas. Mas, ao amadurecermos, começa a ficar mais seca, em razão de mudanças da quantidade de colágeno que nela existe. Assim, as rugas e/ou marcas de expressão começam a se pronunciar. Isso, sem contar diversos fatores externos, tais como poluição e alimentação, entre outros, que podem influenciar na qualidade da pele.

A renovação de células pode ser estimulada por vários processos, entre eles a alimentação rica em minerais; moderada exposição ao sol; e pouca ou, de preferência, nenhuma ingestão de nicotina e cafeína. Os Óleos Essenciais puros são preventivos naturais no processo de renovação celular, aumentando a oxigenação e circulação da pele.

Podemos utilizar os Óleos Essenciais em vários tipos de pele, principalmente nesta época, às portas do verão, quando nos expomos mais ao sol. A seguir, indico sinergias – combinações de Óleos Vegetais e Essenciais – para os principais tipos de pele. Elas podem ser usadas como hidratante diário, observando a aplicação de substâncias sensíveis ao sol somente à noite.

Normal

- 40 ml de Óleo Vegetal de Semente de uva
- 10 ml de óleo de Germe de Trigo
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 08 gotas de Gerânio
- 04 de Rosa ou pau-rosa
ou
- 15 gotas de óleo essencial de Cedro
- 10 gotas de Pau-rosa

Seca

- 40 ml de óleo vegetal de Abacate
- 10 ml de óleo vegetal de Germe de Trigo
- 09 gotas de óleo essencial de Gerânio
- 02 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
- 09 gotas de óleo essencial de Sândalo Misoure
- 03 gotas de óleo essencial de Pau-rosa
ou
- 10 gotas de óleo essencial de Rosa
- 05 gotas de óleo essencial de Jasmim
- 10 gotas de óleo essencial de Pau-rosa

Oleosa

- 30 ml de óleo vegetal de Copaíba
- 10 ml de óleo vegetal de Germe de Trigo
- 10 ml de óleo vegetal de Semente de Uva
- 10 gotas de óleo essencial de Cipreste
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 05 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
ou
- 10 gotas de óleo essencial de Junípero
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 05 gotas de óleo essencial de Hortelã do Brasil

Por Sâmia Maluf*

Nossa pele vive em constante mudança. Vista por um microscópio, ela não se mostra com uma superfície suave, lisa e simétrica, temos “montanhas, vales e penhascos”. Líquidos correm por pequenos canais, como se fossem córregos, e nossos pêlos, como se fossem grama. Germes e bactérias encontram-se ao redor. É o perfeito equilíbrio entre fauna e flora. Como na Terra e no macrocosmo, se houver um equilíbrio entre esses dois sistemas (animal e vegetal) haverá uma harmonia e um funcionamento harmônico e, como conseqüência, a pele estará adequadamente nutrida por vitaminas, minerais, líquidos e proteínas, que garantirão sua saúde.

Podemos dizer que a pele muda constantemente desde o momento em que nascemos. Na infância, é naturalmente suave, macia e sem rugas. Mas, ao amadurecermos, começa a ficar mais seca, em razão de mudanças da quantidade de colágeno que nela existe. Assim, as rugas e/ou marcas de expressão começam a se pronunciar. Isso, sem contar diversos fatores externos, tais como poluição e alimentação, entre outros, que podem influenciar na qualidade da pele.

A renovação de células pode ser estimulada por vários processos, entre eles a alimentação rica em minerais; moderada exposição ao sol; e pouca ou, de preferência, nenhuma ingestão de nicotina e cafeína. Os Óleos Essenciais puros são preventivos naturais no processo de renovação celular, aumentando a oxigenação e circulação da pele.

Podemos utilizar os Óleos Essenciais em vários tipos de pele, principalmente nesta época, às portas do verão, quando nos expomos mais ao sol. A seguir, indico sinergias – combinações de Óleos Vegetais e Essenciais – para os principais tipos de pele. Elas podem ser usadas como hidratante diário, observando a aplicação de substâncias sensíveis ao sol somente à noite.

Normal

- 40 ml de Óleo Vegetal de Semente de uva
- 10 ml de óleo de Germe de Trigo
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 08 gotas de Gerânio
- 04 de Rosa ou pau-rosa
ou
- 15 gotas de óleo essencial de Cedro
- 10 gotas de Pau-rosa

Seca

- 40 ml de óleo vegetal de Abacate
- 10 ml de óleo vegetal de Germe de Trigo
- 09 gotas de óleo essencial de Gerânio
- 02 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
- 09 gotas de óleo essencial de Sândalo Misoure
- 03 gotas de óleo essencial de Pau-rosa
ou
- 10 gotas de óleo essencial de Rosa
- 05 gotas de óleo essencial de Jasmim
- 10 gotas de óleo essencial de Pau-rosa

Oleosa

- 30 ml de óleo vegetal de Copaíba
- 10 ml de óleo vegetal de Germe de Trigo
- 10 ml de óleo vegetal de Semente de Uva
- 10 gotas de óleo essencial de Cipreste
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 05 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
ou
- 10 gotas de óleo essencial de Junípero
- 10 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 05 gotas de óleo essencial de Hortelã do Brasil