quinta-feira, 11 de junho de 2015

Para o dia dos namorados

Derivados de ervas e especiarias como canela e gengibre, eles têm aromas envolventes e quentes, e podem ser usados em massagens, no banho ou mesmo na aromatização do ambiente

Massagem a dois: aromas considerados afrodisíacos podem estimular a libido do casal.


Tudo bem que a vida corrida deixa os casais sem tempo para curtir momentos a dois, mas é importante ter em mente que, aos poucos, isso vai esfriando o relacionamento. Quer uma alternativa relativamente simples para recuperar a libido do casal?
A aromaterapeuta Sâmia Maluf dá a receita: invista na aromaterapia, a técnica aposta no uso de óleos essenciais, com aromas fortes e marcantes, para tratar as mais variadas condições, até mesmo aquelas baixas na libido que todo casal enfrenta. Neste caso, explica Sâmia, são usados óleos essenciais considerados afrodisíacos, ou seja, com propriedades que influem no apetite sexual.
A técnica sozinha não resolve os problemas que podem afetar a libido - eles são muitos e das mais variadas origens - mas o uso dos óleos pode estimular positivamente a vida sexual, aponta a aromaterapeuta.
Os óleos incitam o desejo e aumentam a autoestima, principalmente, por exercerem estímulos em diversos sistemas do corpo humano como o endócrino (hormônios) e o circulatório, provocando uma agradável sensação de calor.
A palavra “afrodisíaco” vem da mitologia grega, com o nome da deusa Afrodite, sempre relacionada ao amor e à sexualidade. O que vai determinar se um óleo é afrodisíaco ou não é a composição química.
“Alguns aromas são picantes e poderosos. Os derivados de especiarias são muito úteis, pois têm cheiros fortes e quentes, aumentando a paixão e ajudando quem os recebe, por meio de massagem, aromatização ou mesmo em um banho”, diz Sâmia.
Entre os óleos mais eficazes estão o de gengibre e o de canela, considerados convidativos, pois têm aroma quente e estimulam o coração, segundo a especialista. Também são recomendados o óleo de Patchouli e o aroma de terra Vetiver, por serem sexualmente excitantes e inibirem a timidez. Mas se o problema não for a falta de desejo, a aromaterapeuta recomenda a Sálvia Esclareia, “profunda, sedutora e estimulante sexual”.
Como usar
Todos eles podem ser usados em banhos, massagens ou na aromatização de ambientes. Quando combinados, eles formam o que se chama de sinergia. Para compô-las basta respeitar algumas medidas e o gosto pessoal em relação a cada aroma. O processo é simples, basta misturar os óleos essenciais em um recipiente e guardar a mistura em um vidrinho escuro, que tenha gotejador. Veja a seguir três receitas para preparar uma sinergia.
Sinergia 1: 60 gotas de ylang ylang, 40 gotas de canela, 25 gotas de sálvia esclareia
Sinergia 2: 35 gotas de Patchouli, 60 gotas de gerânio, 30 gotas de gengibre
Sinergia 3: 35 gotas de Vetiver, 40 gotas de gerânio, 25 gotas de sálvia esclareia, 25 de gotas de ylang ylang
Na massagem
É possível usar uma sinergia para massagear o corpo. Para isso use 30 ml de óleo vegetal de semente de uva e seis gotas da sinergia de sua preferência. Aí é só usar a mistura na massagem.
No banho
Basta adicionar 15 gotas da sinergia escolhida diretamente na banheira ou no ofurô.
Na casa
Para aromatizar o ambiente, a sinergia pode ser usada de duas formas: em uma vela ou em um aromatizador elétrico. Com a vela, acenda-a e deixe que a parafina derreta um pouco e adicione seis gotas da sinergia diretamente na parafina derretida. No aromatizador elétrico, basta colocar 10 gotas e acender.
Matéria do site IG.