domingo, 17 de junho de 2012

Síndrome do Túnel do Carpo - Um pouco desta patologia e como auxiliar no combate `a dor!

Síndrome do Túnel do Carpo 

Síndrome do túnel do carpo é uma condição que afeta a mão e punho e ocorre quando o nervo mediano é comprimido no punho. Isso pode resultar em sensações de dormência, formigamento, dor e falta de jeito da mão. Síndrome do túnel do carpo está relacionada com ações muito repetitivas de flexão e extensão do punho. Pessoas com esta síndrome, muitas vezes tem dificuldade em executar tarefas simples, como desaparafusar uma tampinha de garrafa ou apertar um botão.O túnel cárpico está localizado no punho logo abaixo da prega do punho, o chão do túnel é formado pelos ossos do carpo e do telhado do túnel é formado pelo ligamento transverso do carpo. As estruturas que passam através do túnel do carpo são o nervo mediano, os quatro tendões do flexor superficial dos dedos, os quatro tendões do flexor profundo dos dedos e do tendão do longus do polegar flexor. O problema surge quando o nervo mediano é comprimido que passa através do túnel do carpo. Isto pode ocorrer geralmente em um de dois modos: o tamanho real do próprio túnel diminui ou o tamanho do conteúdo aumentam. Geralmente, o problema é devido a uma ou a outra causa, raramente é que eles ocorram em conjunto. 
 
O tamanho dos conteúdos que passam através do túnel pode ser aumentada por:
    
Ações repetitivas do punho, principalmente de flexão e extensão que pode levar a edema seguido de fibrose crônica e espessamento dos tendões.
    
Espessamento do retináculo causa  uma cicatriz pelo trauma repetido.
    
Condições sistêmicas que resultam em edema e retenção de líquidos ou de tecido conjuntivo. degeneração, tais como diabetes, hipotiroidismo, artrite reumatóide e gravidez.O espaço do canal pode ser diminuído  por:
    
Desenvolvimento de calo ósseo após uma fratura de um osso do carpo ou do rádio distal.
    
Lesões ocupando espaço, como gânglios, lipomas ou cistos.
    
Alterações ósseas que ocorrem com artrite reumatóide.Causas agudas incluem:
    
Secundário a um trauma, como uma fratura ou luxação dos ossos do pulso.
    
Infecção.
    
Exacerbação aguda da artrite reumatóide.
    
Nova atividade que exige ações repetitivas de pulso.
    
Hematomas.Fatores que contribuem:
   D
eficiência de vitamina B6, pode estar presente em alguns pacientes, embora não seja claro se ou não esta deficiência é uma causa real.
    
Pode ser uma característica familiar.
    
Embora o trabalho esteja relacionado, afeta igualmente homens e mulheres, as mulheres também podem ser afetadas na época da pré-menstruação, durante a gravidez, climatério e menopausa. Massagem pode auxiliar na redução do edema local e aumentar o tônus ​​muscular no antebraço, bem como abordar as aderências e pontos de disparo que contribuem para a condição.
   
Esta Síndrome, só ocorre em um pulso, geralmente na mão dominante, no entanto, ela é freqüentemente encontrada em ambos os pulsos.  A dor durante a noite normalmente é intensa, muitas vezes acordando a pessoa.  Em estágios mais avançados, a dor pode estar presente não só localmente no punho e mão, mas também no antebraço, cotovelo e, ocasionalmente, no ombro. A pessoa, muitas vezes, poderá fazer massagem ou exercitar a mão para alívio dos sintomas, às vezes colocando a mão debaixo da água fria ou quente. Inchaço podem estar presentes.O diagnóstico precoce e o tratamento são importantes para evitar danos permanentes do nervo mediano. Um exame físico das mãos, braços, ombros e pescoço podem ajudar a determinar para a pessoa, quais às atividades diárias que estão relacionadas ao distúrbio subjacente e pode descartar outras condições dolorosas que imitam a síndrome do túnel do carpo. O diagnóstico da síndrome do túnel do carpo é confirmada através da realização de alguns testes para detectar danos no nervo mediano.
Eletromiografia - eléctrodos são colocados sobre o antebraço e a corrente elétrica passa através do paciente.  


Medidas sobre o quão rápido e quão bem o nervo mediano transmite mensagens para os músculos indicam se há danos no nervo. Nos casos em que os sintomas da síndrome do túnel do carpo são suaves ou susceptíveis de serem temporário, o protocolo de tratamento geralmente inclui, repouso, anti-inflamatórios, analgésicos e possivelmente tala para imobilizar o pulso. Nos casos em que os sintomas são graves, a cirurgia pode ser necessária.Então onde é que os óleos essenciais vêm entram? Muitos dos óleos essenciais têm propriedades anti-inflamatórias, são analgésicos e os óleos que são diuréticos, normalmente serão indicados. 

Os óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias incluem  anis, benjoim, cardamomo, camomila alemã, camomila romana, sálvia, coriandro, erva-doce, olíbano, gerânio, gengibre, lemongrass, manjerona, mirra, laranja, patchouli, pimenta negra, sândalo e petitgrain . 

Os óleos essenciais com propriedades analgésicas incluem, anis, bergamota, pimenta negra, camomila camomila romana, cravo, coriandro, eucalipto glóbulos, erva-doce, olíbano, gerânio, gengibre, junípero, lavanda, manjerona, noz-moscada, alecrim, tomilho. 

Os óleos essenciais com propriedades diuréticas incluem, anis, cardamomo, cedro, cipreste, eucalipto glóbulos, erva-doce, gerânio, grapefruit, lavanda, limão siciliano e ou tahiti, manjerona, alecrim, sândalo. 

Veja mais óleos e suas funções

Os óleos podem ser aplicados em uma massagem suave, ou quando existe uma grande quantidade de inflamação em uma compressa fria. Misturas para a Síndrome do Túnel do Carpo 

Geral para massagem
03 gotas de Pimenta Negra
02 gotas de Eucalipto Glóbulos
01 gota de Hortelã Pimenta


Para compressas frias
03 gotas de Eucalipto Glóbulos
01 gota  de Hortelã Pimenta
03 gotas de Alecrim

Para compressas quentes
03 gotas de Gengibre
01 gota  de Canela
03 gotas de Cravo
 

Poderá ser usado também o óleo para massagem MUSCLE BY SAMIA, que foi idealizado para todos os tipos de dores e inflamações.