quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diabetes e Aromaterapia

Em várias ocasiões, eu fui questionada como  os óleos essenciais  podem ser usados com diabetes. Então eu decidi fazer um pouco de pesquisa, além do que eu já conhecia e ver se eu poderia ter maiores informações.
Um estudo publicado em 2004:

    
Efeitos de uma nova formulação de óleos essenciais no metabolismo da glucose-insulina em ratos diabéticos e hipertensos: um estudo piloto por N.Talpur, B. Ingram, D.Bagchi, H.Preuss
    
Antecedentes: A resistência à insulina e sua mais grave forma é no diabetes mellitus tipo 2. E estão a aumentar rapidamente em todo o mundo.
   
A presente investigação examina a capacidade de várias combinações de óleos essenciais, tais como  canela, cominho, orégano, etc, para melhorar a sensibilidade à insulina. Como uma primeira aproximação, foram examinados os efeitos destes produtos naturais em ratos Zucker gordos (ZFRs), um modelo de obesidade e resistência à insulina, e no rato espontaneamente hipertensos (SHR), um modelo genético de hipertensão.
    
Material e Métodos: óleos essenciais  foram administrados por via oral através de gotículas e sensibilidade à insulina foi estimada pela pressão arterial sistólica (PAS) alterações e glicose circulante e / ou insulina.
    
Resultados: Verificou-se que a capacidade de alterar a PAS em modelos de ratos é o indicador mais sensível precoce da sensibilidade à insulina. Os óleos essenciais combinados, reduziu os níveis de glicose circulante e PAS em ambos ZFRs e SHRs, sugerindo que estes produtos naturais foram melhorando a sensibilidade à insulina. A segunda série de estudos examinaram duas combinações adicionais de óleos essenciais, juntamente com a fórmula original. As principais diferenças são entre os tipos e proporções dos óleos individuais que contribuem para uma determinada fórmula.
    
Conclusões: Embora todas as três fórmulas diminuiu a PAS em ZFRs, uma das fórmulas foi mais eficaz do que as outras na redução de glicose circulante no teste de tolerância à glicose. Por conseguinte, alguns óleos essenciais podem ser adicionados a uma longa lista de produtos naturais que podem afetar a sensibilidade à insulina.
Em um artigo publicado no Diabetes Spectrum, Jane Buckle diz:

    
Considerando que existe alguma evidência de que a ingestão oral de ervas, como ginseng asiático (Panax quinquefolius), feno-grego (Trigonella foenum-graecum), e aloe (Aloe vera) pode melhorar a tolerância à glicose, a aromaterapia não faz essa afirmação. Além disso, não há qualquer sugestão de que os óleos essenciais podem curar a diabetes (tipo 1 ou tipo 2). No entanto, óleos essenciais podem ser usados ​​para reduzir os efeitos colaterais de algumas complicações (por exemplo, as úlceras, a perda da integridade da pele) e para reduzir infecções que muitas vezes levam mais tempo para melhorar, do que em pacientes não diabéticos. Os óleos essenciais também podem melhorar o estresse de lidar com uma condição de vida, com a doença crônica, como diabetes. Aromaterapia tem uma longa história de uso para a redução do stress e aromáticos têm sido usados ​​em muitas culturas para melhorar a qualidade de vida. Os enfermeiros têm utilizado inalados óleos essenciais para ajudar a reduzir o estresse de seus pacientes.

Recomendado
Para o estresse incluem: Camomila Romana, Neroli, Petitgrain, Lavanda, Mandarina, Gerânio, Rosa e Manjerona.
Ela continua a dizer que a aromaterapia tem pelo menos tanto potencial para o uso de pessoas que têm diabetes como para uso com aqueles que não têm diabetes. Os profissionais de saúde podem melhorar a vida de seus pacientes por uma formação existente em aromaterapia clínica. Ela diz que aromaterapia pode ser benéfica, quer quando usado em conjunto com o tratamento médico (por exemplo, para a cicatrização de feridas) ou, quando utilizado para estimular o relaxamento geral. O potencial para ainda maiores benefícios positivos existe, pois, como dores de nossos pacientes, dores e tensões são aliviadas, para a sua saúde física, pode ser menos contestada, com melhorias resultantes em seus níveis de glicose no sangue. Fazendo nossos pacientes ficarem mais confortáveis, quer através da cura de uma infecção, ou a melhora de um músculo dolorido, ou ainda a diminuição da dor neuropática, ou a redução do estresse psicológico, podem melhorar a sua qualidade de vida global.
Enquanto a maioria dos artigos que eu fui capaz de encontrar foram consistentes em sugerir que o uso de óleos essenciais eram mais usados para ajudar a diminuir os efeitos colaterais, geralmente associados com a diabetes, eu ví através de uso em pacientes e suas histórias pessoais, grande melhora em suas condições gerais.
Muitos estudos têm sido realizados também sobre as propriedades medicinais do óleo essencial de canela. Estes estudos sugerem que é anti-inflamatório, anti-coagulante e anti-microbial. Demonstrou-se a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do Tipo 2. Os testes mostraram também que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicéridos também. Só o cheiro de óleo essencial de canela pode ajudar a impulsionar a atividade cerebral e o estado de alerta.
Eu encontrei esta pesquisa com a Canela em Diabetes:

    
Efeito da canela na glicemia pós-prandial, esvaziamento gástrico e saciedade em indivíduos saudáveis ​​Joanna Hlebowicz, Gassan Darwiche, Björgell Ola e Lars-Olof Almer, dos Departamentos de Medicina (JH, GD, e L-OA) e Radiologia (OB) , Malmö University Hospital, da Universidade de Lund, Lund, Suécia
    
Fundamento: Estudos anteriores de pacientes com diabetes tipo 2 mostrou que a canela reduz a glicemia em jejum, triglicérides, LDL e colesterol e totais.
    
O objetivo foi estudar o efeito da canela sobre a taxa de esvaziamento gástrico, a resposta de glucose pós-prandial no sangue, e saciedade em indivíduos saudáveis.
    
Design: A taxa de esvaziamento gástrico (GER) foi medido por meio de ultra-som de tempo real padronizados. Quatorze indivíduos saudáveis ​​foram avaliados por meio de um estudo cruzado. Os indivíduos foram examinados após um jejum de 8 h, e eles tinham concentrações normais de glicemia em jejum. GER foi calculada como a variação percentual da área transversal antral 15-90 minutos após a ingestão de pudim de arroz 300 g (GER1) ou 300 g de arroz pudim e 6 g de canela (GER2).
    
Resultados: O valor da mediano de GER1 foi de 37%, e a de GER2 foi de 34,5%. A adição de canela ao pudim de arroz retardou significativamente o esvaziamento gástrico e reduziu a resposta da glicose pós-prandial.
    
Conclusões: A ingestão de 6 g de canela com arroz doce reduz a glicemia pós-prandial e retarda o esvaziamento gástrico, sem afetar a saciedade. A inclusão de canela na dieta reduz a resposta da glucose pós-prandial, uma alteração que é pelo menos parcialmente explicado por um GER retardada.


Não é recomendado a ingestão de óleos essenciais aqui no Brasil, somente na França, país que usa largamente a ingestão de óleos essenciais. Mas o uso de óleo essencial em massagem tem um efeito fantástico e o óleo é absorvido pela pele, e segue seu caminho por todo o corpo, após alguns minitos, variando de óleo para óleo.Por exemplo temos a laranja que circula após 15 minutos e o gerânio após somente 120 minutos, mas a utilizaçnao de óleo em massagem é totalmente recomendada, bem como em aromatização ambiental e inalação também. No caso da Canela, não recomendo de modo nenhum a ingestão deste óleo, a não ser por um profissional altamente qualificado, e com óleos que sejam comprovadamente puros. O que aqui no Brasil, há uma insegurança, pois não podemos ( no caso aqui no Brasil confundir óleos puros com óleos naturais), dizer quais seriam puros, naturais e ou compostos, pois aqui pelo não reconhecimento da Aromaterapia, a inscrição de óleo essencial no rótulo de um frasco deste produto, não o garante puro, para ingestão, nem o deveria ser na aromatização também ( mas isto já é assunto para outro post).
Mas recomendo a massagem com o óleo de Canela, desde que seja realizado um teste de sensibilidade com o paciente.
Receita
Para 30 ml de óleo vegetal de Semente de Uva By Samia
Adicionar 
04 gotas de óleo essencial de Canela By Samia 
02 gotas de óleo essencial de Laranja By Samia 

Bom esta foi a pesquisa que realizei, e a indicação acima para massagem, baseada nos estudos que realizei.
Sugiro também, que se utilize óleos para melhorar o estresse, bem como cuidados para as possíveis feridas tão difíceis de serem tratadas em pacientes com diabetes.
Para este caso, foi desenvolvido um óleo da Linha Natural Healing -  Skin By Samia, para a melhora rápida de feridas. Para maiores informações, mandem - me comentários.
Para compras
http://www.lojabysamia.com.br/home
Até o próximo post.
Sâmia Maluf

Quer saber de seu Dosha e suas características e como tratar quando em desequilíbrio com os óleos essenciais

Dosha Vata
 

Características físicas de uma pessoa com Dosha Vata:

Magro e não ganhar peso facilmente
• Altura é mais alto ou mais baixo do que a média
Cabelo pescoço, são todos 'finos'
• Energia flutua e vem em rajadas
Apetite é variável
Há uma tendência a tornar-se constipado
• Pele com freqüência torna-se seca
Mãos e pés frios
Pessoas de sono leve e pode até ter dificuldade em adormecer
• Prefere clima quente e úmido para o tempo frio

Características psicológicas de uma pessoa com o Dosha Vata:

Criativo e imaginativo
Artístico
• Ativo e inquieto
Aprendiz rápido, mas esquece rapidamente
• Torna-se "aéreo" muito facilmente
Tendência a se sentir ansioso, nervoso e inseguro
Fala rapidamente e usa gestos com as mãos
Sempre em movimento
Rotina irregular
Muitas vezes tem sonhos coloridos

Afirmações sugeridas e prática

• Afirmar "Tudo está bem. Não há necessidade de se preocupar com nada "Aromatize com o Vata Active e quando fizer a afirmação, respire profundamente, e repita esta afirmação por algumas vezes"
Pratique a meditação para se tornar mais fundamentado.
Tenha um hobby criativo.


 Evitar pontiagudos como chamo os óleos essenciais herbais ou fortemente perfumados. Que beneficiaria com  sândalo, cedro , combinados com os estabilizadores, óleos calmantes como camomila, gerânio, ou rosa, misturados com óleo de gergelim, um óleo carreador geralmente considerado como incomparável na sua capacidade para penetrar na pele. Além disto, a By Samia, montou uma sinergia Vata Active para este seu dosha, quando em desequilíbrio, para ser usado em óleo vegetal, aromatizador, creme, ou qualquer outro veículo que você desejar.
 

 Dosha Pitta



Características físicas de uma pessoa com o Dosha Pitta:

     Médio construir. 

     Ganha peso facilmente
     Altura média
     Características irritadiça
     Altos níveis de energia
     Forte apetite
     Movimentos intestinais regulares. Eventuais episódios de diarréia
     A pele oleosa, com tom avermelhado
     Transpiração fácil
     Prefere clima frio. Pode tornar-se irritado em clima quente
     Olhos penetrantes

Características psicológicas de uma pessoa com o Dosha Pitta:


     Bom senso de humor
     Intelecto forte. Gosta de aprender coisas novas.
     Habilidade natural para liderar
     Crítica de si e dos outros
     Perfeccionista
     Tende a tornar-se irritado e irritado
     Se torna irritável se uma refeição for ignorada
     Teimoso
     Gosta de competição

Afirmações sugeridas e prática

• Afirmar "Eu vou fazer o meu melhor e deixar o resto para o Divino"."Aromatize com o Pitta Active, e quando fizer a afirmação, respire profundamente, e repita esta afirmação por algumas vezes"

Pratique meditação para controlar a raiva e a natureza de julgamento
Seja menos crítico e mais aceitação



Um tipo pitta (normalmente é propenso a úlceras, febres, doenças inflamatórias da pele, a acidez, agitação, raiva) se beneficiaria com óleo frios, óleos mais perfumados, fragrâncias florais tais como
o jasmim, petitgrain, rosa, sândalo misturado em um óleo vegetal carreador, como o óleo de coco. Além disto, a By Samia, montou uma sinergia Pitta Active para este seu dosha, quando em desequilíbrio, para ser usado em óleo vegetal, aromatizador, creme, ou qualquer outro veículo que você desejar.


 Dosha Kapha


 

Características físicas de uma pessoa com o Dosha Kapha:• Ganha peso facilmente. Perde peso com dificuldade
• Baixo e atarracado ou alto e robusto• Cabelo pescoço, são todos 'grossos'• Força abundante e resistência• Digestão fraca. Sente peso depois de comer• Evacuações regulares• A pele oleosa, suave e pálida
• Pega resfriados facilmente• Prefere clima quenteCaracterísticas psicológicas de uma pessoa com Dosha Kapha:• Grande coração• A natureza calma• Prefere estilo de vida lento e relaxado• Não é um aprendiz muito rápido, mas a memória de longo prazo é excelente• Sentimental. Muitas vezes pensa do passado• Metódico• Proteção de si e da família• Permite que as emoções negativas o destrua em vez de enfrentá-las• Permite que outros assumam a liderança• Ouvinte natural e que muitas pessoas confiam Afirmações sugeridas e prática• Afirmar "Tudo o que existe é o momento presente"."Aromatize com o Kapha Active, e quando fizer a afirmação, respire profundamente, e repita esta afirmação por algumas vezes"

• Pratique a meditação para se tornar menos emocional.• Esforço físico regular deve fazer parte de sua rotina.

Um tipo kapha ( tem predisposição para doenças respiratórias) irá se beneficiar do uso óleos quentes, luz, óleos estimulantes como manjericão, cedro, pinho siberiano, canela em óleos vegetais muito leves tais como o de semente de uva. A utilização de óleos essenciais herbais e estimulantes são benéficos para o tipo kapha.Além disto, a By Samia, montou uma sinergia Kapha Active para este seu dosha, quando em desequilíbrio, para ser usado em óleo vegetal, aromatizador, creme, ou qualquer outro veículo que você desejar.





Outono chegando que tal tricotar?

 O outono chegou, e com os dias mais frios, já me veio a vontade de tricotar. No ano passado, produzi muitas golas para minha neta, minha nora, e minha filhotas. Agora, estou somente testando lãs novas, e dentro de minha possibilidade de tricoteira, verei o que fazer..... Não tenho muitas possibilidades, pois não sou uma tricoteira como minha mãe, de mão cheia, mas somente pelas possibilidades com as lãs que temos aqui em São Paulo, por um super local, que além de ensinar a tricotar (levei minha neta nas férias de julho), tem lãs maravilhosas, algumas nacionais, mas a grande maioria importadas. A Novelaria na Rua Morato Coelho.

 50/50 Organic Merino/Tussah Silk from Zebisis Designs






Lãs, Lãs e mais lãs... lindas e macias....boneyard shawl


Quer preparar sua pele para este inverno ?

Higienização, esfoliação, massagem, hidratação e drenagem podem ser realizadas em casa, num ambiente aconchegante, bastando utilizar os produtos certos em quantidades ideais. “Também é preciso tomar algumas precauções: mulheres grávidas devem consultar um aromaterapeuta antes de se beneficiar do processo, pois alguns óleos, como a Manjerona, Mirra ou Pimenta-Negra podem interferir na gestação. Também não se deve utilizar alguns óleos diretamente sobre a pele e  é preciso mantê-los longe dos olhos e do fogo. Quem toma remédios homeopáticos deve consultar o seu médico antes e cuidado: após a utilização dos óleos cítricos, como Bergamota, Limão, Tangerina e Laranja, não se exponha ao sol por, no mínimo, 8 horas”, alerta Sâmia.

Confira o passo-a-passo que eu preparei e, para criar uma atmosfera agradável, aproveite dos difusores no seu ambiente de trabalho, para que as pessoas entrem no clima do tratamento. Os óleos essenciais mais indicados neste caso (para o aromatizador) são Ho Leaf ou Lavanda.

Prepare seu corpo e sinta a diferença!

Passo 1- Higienização

Comece limpando a pele, para que ela receba melhor o tratamento. 

Prepare o creme de limpeza, misturando:

2 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca) 
2 colheres de sopa de Creme Base Neutro By Samia Aromaterapia (aproximadamente 20 gramas)

Aplique no corpo inteiro e depois o retire com uma esponja úmida.

Passo 2 - Esfoliação

Hora de preparar a pele mais a fundo, retirando as células mortas e impurezas. Misture:

2 colheres de sopa de Creme Esfoliante com Semente de Apricot By Samia Aromaterapia 
2 gotas de óleo essencial de Sálvia  Esclaréia By Samia Aromaterapia
2 gotas de óleo essencial de Cipreste By Samia Aromaterapia
4 gotas de óleo essencial de Erva-doce By Samia Aromaterapia

Execute o afinamento da pele aplicando o Creme Esfoliante com Semente de Apricot By Samia Aromaterapia misturado aos óleos essenciais citados na esponja e friccionando-o energicamente no corpo. Após este procedimento, a derme estará ainda mais receptiva, graças aos óleos essenciais que potencializam o tratamento. Você pode retirar os resíduos com Água Perfumada de Lavanda By Samia Aromaterapia e uma toalha seca.

Passo 3 - Massagem

Faça uma drenagem linfática ou massagem manual utilizando uma mistura de:

1 colher de óleo vegetal de Jojoba By Samia Aromaterapia
1 colher de sopa de Creme Base Neutro By Samia Aromaterapia
6 gotas de óleo essencial de Petitgrain By Samia Aromaterapia

Capriche no trabalho corporal, promovendo o relaxamento e abrindo os caminhos para o passo seguinte.

Passo 4 - Hidratação 

Confira esta máscara especial para o corpo, que hidrata profundamente a pele, trazendo de volta a maciez, elasticidade e juventude perdida:

6 colheres de sopa de Argila Rain Forest By Samia Aromaterapia
1 litro de infusão de água com pétalas de rosas (ferva a água, desligue o fogo e coloque pétalas de rosas. Abafe por cinco minutos)
3 gotas de óleo essencial de Gerânio By Samia Aromaterapia
3 gotas de óleo essencial de Sálvia Esclaréia By Samia Aromaterapia

Cubra o corpo todo com este preparado e retire após 30 minutos com uma chuveirada ou com toalhas úmidas.

Passo 5- Drenagem corporal

Último passo, que revitalizará o corpo da pessoa beneficiada com o tratamento, para que ela saia se sentindo bonita por dentro e por fora!

Loção especial de cenoura revitalizante:

100 ml de óleo vegetal de Cenoura By Samia Aromaterapia
20 ml de infusão de água destilada
80 ml de álcool de cereais
75 gotas de óleo essencial de Sálvia Esclaréia By Samia Aromaterapia
75 gotas de óleo essencial de Gerânio By Samia Aromaterapia

Capriche na drenagem corporal utilizando a receita acima. Com certeza o resultado será muito positivo. Afinal, nada melhor do que conciliar aromaterapia, praticidade e produtos naturais, uma receita infalível para a beleza!

Merengue com óleo Essencial de Limão Siciliano

 

Para o merengue
         6 claras de ovos grandes, em temperatura ambiente
         1 1/2 xícaras de açúcar superfino ( de confeiteiro )
         1 1/2 colheres de chá de amido de milho
         1/8 colher de chá de sal
         1 colher de chá de vinagre de champagne ou branco
         1 fava de baunilha

 
     Para o creme de ricota


 
         1 fava de baunilha

         20 gotas de óleo essencial de Limão Siciliano
         queijo ricota (1 1/2 xícaras)
         1/4 xícara de açúcar granulado
         3/4 xícara de creme de leite

 
          Para Servir
         2 maracujás grandes
         20 morangos, descascados e cortadas ao meio (cerca de 12 onças)

        Instruções

     Faça o merengue: Pré-aqueça o forno a 250 graus. Desenhe a forma de ovo de 10 centímetros de   comprimento e 8 centímetros de largura no ponto mais largo em um pedaço de pergaminho. Vire sobre pergaminho, e use - o para forrar uma assadeira. Bata as claras com uma batedeira até formar picos moles. Gradualmente bata o açúcar refinado, amido de milho e sal, em seguida, batendo até formar picos duros,  e brilhantes. Coloque o  vinagre e o conteúdo da fava de baunilha.

     Usando desenho de ovo como um guia,  monte suavemente em pergaminho a massa do merengue; . Asse por 1 1/2 horas. Deixe o merengue esfriar no forno por  2 horas.

     Faça o creme de ricota: misturar a  ricota e açúcar granulado em um processador de alimentos até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture ao creme de leite até engrossar e acrescente o conteúdo da fava de baunilha, e as gotas do óleo essencial

     Para servir: Corte os maracujás ao meio e retire polpa e as sementes. Com as costas de uma colher, quebrar um buraco no topo do merengue, e encha com o creme de ricota. Camada de morangos e maracujá. Sirva imediatamente.