domingo, 12 de maio de 2013

Apenas diga não para as vitaminas sintéticas e alimentos processados! Veja alguns alimentos e ervas e suas vitaminas


Há já algum tempo tem havido uma espécie de reducionismo bruto acontecendo no campo da saúde e nutrição. 

 Parte disso é devido ao tipo de pesquisa que está sendo feita, e da maneira que é interpretado para servir as empresas que  patrocinam as pesquisas. 
 Nutrientes específicos que são mostrados para serem benéficos em estudos clínicos são isolados, muitas vezes em forma sintética, e anunciado como nova arma contra o câncer, doenças do coração, velhice, etc.
Existem algumas tendências de marketing bastante perturbadoras  que são voltadas para mulheres e crianças. Propagandas de televisão  mostram sorrindo, mulheres atléticas correndo de um lugar para o outro, enquanto mordiscam um  alimento "só para mulheres" barra de chocolate que foram "fortificadas com um monte de vitaminas e minerais sintéticos, bem como toda uma série de outros aditivos artificiais e conservantes. 
As crianças têm 'sucos enriquecidos, cereais, barras de cereais.
O que essas campanhas não mostram não importa o quão extravagante estes produtos são vestidos e exibidos, é que eles são mortos, alimentos sem nenhuma vida, alimentos industrializados que podem conter ingredientes perigosos como óleos hidrogenados, conservantes, e neurotoxinas. 
 Mesmo no campo da "medicina alternativa", encontramos esse mesmo tipo de reducionismo acontecendo. 
 Compostos à base de plantas são isoladas, extraídos e ingeridos em quantidades inadequadas, sem a sinergia que toda a planta oferece.
O que a aromaterapia oferece com TODOS os componentes das plantas.  
Todos nós já ouvimos a pesquisa alarmante mostrando que uma erva específica foi encontrada para ser tóxica - confrei, efedrina, kava, etc 
No entanto, de alguma forma, povos nativos conseguiram usar essas ervas com muito sucesso por muitas gerações. Muitos de nós ainda o fazemos. Há algo a ser dito sobre o uso de plantas e alimentos em suas formas inteiras e para cultivar um relacionamento com as diferentes energias proporcionadas pelas plantas que nos rodeiam. Os alimentos e medicamentos vivos. 
Melhorar a saúde com uma dieta de alimentos silvestres e ervas. Corpos bem nutridos e mentes desfrutam de hormônios balanciados e sistemas imunológicos saudáveis.

Great smoothie! Lemon, Kiwi, Parsley, Cucumber, Green Apple, Endive, Watercress 

Muitos de nós geralmente se voltam para ervas em momentos de desequilíbrio -, mas o uso de ervas também pode ser um aliado maravilhoso de modo preventivo. Infusões diárias de ervas nutritivas, como a urtiga, folhas de framboesa, erva-cidreira são uma ótima maneira de adicionar nutrientes extras em sua dieta.Eu digo que o comércio nos rótulos dos alimentos, deveriam  mostrar os ingredientes sintéticos isolados fornecidos nos produtos transformados, industrializados.Ao contrário de comprimidos sintéticos, infusões diárias  de ervas fornecem nutrientes essenciais em uma forma altamente assimilável.Vitaminas e minerais são abundantes em muitas ervas comuns:

 VITAMINAS

 VITAMINA A aumenta a imunidade, previne problemas de visão e doenças de pele. Importante na formação de ossos e dentes. Protege contra resfriados e infecções. Retarda processo de envelhecimento. FONTES DE PLANTAS: alfafa, folhas de borragem, raiz de bardana, pimenta caiena, eufrásia, sementes de funcho, lúpulo, cavalinha, algas, erva-cidreira, Verbasco, urtiga, palha de aveia, pimentão, salsa, hortelã, banana, folhas de framboesa,  sálvia, uva ursi, folhas de violeta, agrião. 

Vitamina B1 (tiamina) Promove o crescimento, melhora a atitude mental, auxilia a digestão, ajuda a fortalecer sistema nervoso e evitar o estresse. FONTES DE PLANTAS: Alfalfa, fuco, raiz de bardana, pimenta de caiena, camomila, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, lúpulo, urtiga, palha de aveia, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa,  rosa mosqueta, sálvia.
 
Vitamina B2 (Riboflavina) necessários para a formação de células vermelhas do sangue, auxilia o crescimento e reprodução, promove o crescimento do cabelo, pele e unhas. Importante na prevenção e no tratamento de cataratas. FONTES DE PLANTAS: Alfalfa, raiz de bardana,  pimenta caiena, camomila, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, ginseng,  cavalinha, urtiga, palha de aveia, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa, sálvia.


 Vitamina B3 (niacina) Essencial para a circulação adequada e pele saudável. Aumenta a energia, ajuda a digestão, ajuda a prevenir enxaquecas. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, pimenta  caiena, camomila, eufrásia, sementes de funcho, alcaçuz, urtiga, palha de aveia, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa, trevo vermelho, rosa mosqueta . 

Vitamina B5 (ácido Pantotênico) Melhora a resistência, evita anemia, ajuda a curar feridas, combate infecções, fortalece o sistema imunológico. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, urtiga. 

Vitamina B6 (Piridoxina) necessária para produzir ácido clorídrico. Auxilia na absorção de gorduras e proteínas. Ligeiramente diurético, ajuda a prevenir pedras nos rins. Úteis no tratamento de alergias, artrite e asma. FONTES DE PLANTAS: alfafa, catnip, palha de aveia. 

VITAMINA B12 (cianocobalamina) Ajuda a prevenir a anemia. Protege o sistema nervoso, melhora a concentração, ajuda a digestão. FONTES DE PLANTAS: alfafa, lúpulo. 

VITAMINA C (ácido ascórbico) Ajuda de cálcio e formação de ferro. Aumenta a imunidade. Ajuda a prevenir o câncer. Auxilia na produção de hormônios anti-stress. Antioxidante necessária para um bom crescimento e reparação de tecidos, e a função da glândula supra-renal. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, pimenta caiena, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, lúpulo, cavalinha, algas, hortelã-pimenta, verbasco, urtiga, palha de aveia, pimentão, salsa, banana, framboesa. 

VITAMINA D Essencial para o cálcio e utilização de fósforo. Previne o raquitismo. Necessária para o crescimento normal dos ossos e dentes. Ajuda a regular o batimento cardíaco. Previne o câncer e aumenta a imunidade. A função da tireóide Aids e coagulação do sangue. FONTES DE PLANTAS: alfafa, cavalinha, urtiga, salsa. 

VITAMINA E antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e doenças cardíacas. Evita danos celulares. Reduz a pressão arterial e promove a pele eo cabelo saudáveis. FONTES DE PLANTAS: Alfalfa, dente de leão, dong quai, linhaça, urtiga, palha de aveia, folhas de framboesa, rosa mosqueta. 

VITAMINA K Promove a função saudável do fígado. Ajuda a formação óssea e reparo. Aumenta a longevidade.FONTES DE PLANTAS: alfafa, chá verde, algas, urtiga, palha de aveia. 

MINERAIS

CÁLCIO constrói e protege os ossos e dentes. Ajuda a manter o batimento cardíaco regular. Previne cãibras musculares. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, pimenta  caiena, camomila, chicória, dente de leão, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, semente de linhaça, lúpulo, cavalinha, algas, erva-cidreira, Verbasco, urtiga, palha de aveia, pimentão, salsa, hortelã, banana, framboesa,  rosa mosqueta. 

CROMIO vital na síntese da glicose e do metabolismo do colesterol, gorduras e proteínas. Mantém a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue. FONTES DE PLANTAS: Catnip, cavalinha, alcaçuz, urtiga, palha de aveia, salsaparrilha, inhame selvagem.
 
FERRO Essencial para o metabolismo, e a produção de hemoglobina. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, catnip, pimenta caiena, camomila, chicória, dente de leão, dong quai, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, cavalinha, algas, capim-limão, alcaçuz, sementes de cardo de leite, urtiga, páprica, salsa, hortelã, banana, folhas de framboesa, rosa mosqueta, 

salsaparrilha. 

MAGNÉSIO  previne a calcificação dos tecidos moles. Ajuda a reduzir e dissolver pedras nos rins de fosfato de cálcio. Ajuda a prevenir defeitos de nascença. Melhora o sistema cardiovascular. FONTES DE PLANTAS: Alfalfa, fuco, catnip, pimenta caiena, camomila, morrião dos passarinhos, dente de leão, eufrásia, erva-doce, feno-grego, lúpulo, cavalinha, erva-cidreira, alcaçuz, urtiga, palha de aveia, pimentão, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa. 

MANGANES. Este mineral para os nervos saudáveis, regulação do açúcar no sangue, o crescimento normal do osso, e  produção de hormônio da tireóide. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, catnip, camomila, dente de leão, eufrásia, sementes de erva-doce, feno-grego, ginseng, lúpulo, cavalinha, erva-cidreira, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa.
 
FÓSFORO necessário para dentes e formação óssea, a transferência de impulsos nervosos, ritmo cardíaco normal, e a função renal. FONTES DE PLANTAS: raiz de bardana, ruibarbo, casca de olmo. 


POTÁSSIO regula o equilíbrio da água e função muscular. Importante para a saúde do sistema nervoso e do ritmo cardíaco regular. FONTES DE PLANTAS: catnip, lúpulo, cavalinha, urtiga, banana, sálvia. 

SELENIUM Fornece um importante elemento de rastreio para glândula prostática nos homens. Protege o sistema imunológico e ajuda a regular os hormônios da tireóide. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, catnip, pimenta caiena, camomila, morrião dos passarinhos, sementes de erva-doce, ginseng, alho, lúpulo, cavalinha, erva-cidreira, urtiga, cardo de leite, palha de aveia, salsa, hortelã-pimenta, folhas de framboesa, rosa mosqueta, salsaparrilha , uva ursi.

 ENXOFRE Este mineral ajuda a pele e cabelo. Lutas infecção bacteriana. Função hepática Aids. Desinfecta sangue. Protege contra substâncias tóxicas. FONTES DE PLANTAS: Cavalinha. 

VANADIUM Necessário para o metabolismo celular ea formação de ossos e dentes. Melhora a utilização de insulina. FONTES DE ERVAS: Dill

.ZINCO Promove o crescimento e o estado de alerta mental. Acelera a cicatrização. Regula as glândulas de óleo. Promove sistema imunitário saudável, e cicatrização de feridas. FONTES DE PLANTAS: alfafa, raiz de bardana, pimenta caiena, camomila, dente de leão, eufrásia, sementes de funcho, urtiga, salsa, rosa mosqueta, salsaparrilha, inhame selvagem.