quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Um super resumo de óleos essenciais para a gestação - Óleos Essenciais improprios e óleos que podem auxiliar no parto!

       1. A aromaterapia aplicada durante a gravidez
            Quando a mulher engravida alguns mecanismos de defesa natural surgem para uma maior proteção do feto, um deles é o olfato, que se torna mais apurado, exigindo um cuidado extra em relação ao contato direto com certas substâncias, como os óleos essenciais.
            Por serem altamente concentrados e 100% puros, os efeitos dos óleos essenciais são extremamente poderosos e podem levar a uma má reação das grávidas e/ou dos bebês, principalmente durante o primeiro trimestre, em que os riscos são maiores em relação a má formação do feto.
            Neste período de 3 meses evita-se a exposição de substâncias químicas na circulação para proteção maior do feto, e como prevenção aconselha-se que as gestantes não façam uso de óleos essenciais, apenas de óleos vegetais.
            Nos seguintes trimestres evita-se o uso de alguns óleos essenciais como os considerados tóxicos, que induzem o fluxo menstrual, aceleram os batimentos cardíacos, desencadeiam o trabalho de parto ou até desestimulam a produção de leite.
            A seguir serão relacionados alguns dos principais óleos essenciais que devem ser evitados durante o período de gestação e de que forma acarretariam algum dano à saúde das grávidas e/ou dos bebês.
Curiosidade: Embora os óleos essenciais de lavanda, camomila e rosa serem emenagogos, ou seja, induzem o fluxo menstrual, eles podem ser utilizados em pequenas quantidades, sendo 1% para o primeiro e 0,5% para os outros dois. Mas vale lembrar que isso é apenas válido a partir do terceiro mês de gravidez.

1.1 O.E. emenagogos

Óleos Essenciais que são considerados emenagogos têm propriedades terapêuticas com potencial de constrição uterina, que induz o fluxo menstrual.

1.1.1 Alecrim
Nome científico: Rosmarinus officinalis
Principais constituintes: cineol, canfora, borneol, canfeno, alfa pineno e nopineno.
Propriedades: Antibacteriano, anti-infeccioso, antisséptico, antiviral, cardiotônico, analgésica, cicatrizante, desintoxicante, estimulante da memória e da circulação - útil na fadiga mental e física -, anti-stress, expectorante, regulador hormonal e de sistema nervoso, emenagogo, relaxante muscular, diurético e antidepressivo.
Precauções: Seguro desde que diluído, pois pode causar alergias na pele. Não deve ser utilizado em casos de epilepsia, pressão alta, ou durante a gravidez.

1.1.2 Manjericão
Nome cientifico: Ocimum basilicum
Principais constituintes: Linalol, eugenol, cineol, canfora, pineno, metil cavicol e limoneno
Propriedades: Tônico, estimulante, antiespasmódico, emenagogo, antisséptico intestinal, carminativo, anti-infeccioso, antibiótico e sedativo.
Precauções: Recomenda-se o uso diluído, pois causa irritação na pele se concentrado. A ingestão não deve ultrapassar 5 gotas ao dia. Contraindicados durante a gravidez e em crianças menores de 10 anos.

1.1.3 Manjerona
Nome cientifico: Origanum majorana
Principais constituintes: Álcoois terpênicos, linalol, borneol, eugenol, terpineol, timol, canfora e pineno.
Propriedades: Calmante, relaxante muscular, sedativo, anafrodisíaco, antisséptico, antibiótico, analgésico, vaso dilatador, anti-infeccioso e diurético.
Precauções: Seguro desde que diluído. Não aconselhado durante a gravidez.

1.1.4 Sálvia
Nome cientifico: Salvia sclarea
Principais constituintes: Linalol, geranil acetato, eugenol, cariofileno, felandreno, mirceno e esclareol.
Propriedades: Antisséptico, calmante, anti-infeccioso, desodorante, anticonvulsivo, antidepressivo, emenagogo, anti-inflamatório e sedativo.
Precauções:  O uso excessivo causa tontura e dor de cabeça. Não deve ser usado em pessoas que sofrem de cistos mamários ou fibroides uterinos. Não deve ser usado durante a gestação e nem em casos de epilepsia.

1.2 O.E. aceleradores dos batimentos cardíaco
1.2.1 Canela
Nome cientifico: Cinnamomum cassia
Principais constituintes: Aldeído cinâmico, acetato de eugenol, eugenol, linalol e safrol.
Propriedades: Estimulante, antisséptico, antibiótico, anti-inflamatório, antivírus, antiputrescente e vasodilatador.
Precauções: Em tratamentos corporais utiliza-se um máximo de 0,5% em diluição total. Por causar irritações, aconselha-se teste de sensibilidade antes do uso. Não deve ser utilizado durante a gravidez.

1.2.2 Citronela
Nome cientifico: Cymbopogon nardus
Principais constituintes: Citronelol, canfeno, cariofileno, citronelal, linalol, geraniol, nerol, sabineno e citral.
Propriedades: Antidepressivo, antisséptico, desodorizante, inseticida, estimulante, calmante, repelente e ajuda no combate de gripes e resfriados.
Precauções: Pode causar desconforto, ardor e sensibilização. Contraindicado para pessoas com problemas cardíacos e gestantes.

1.2.3 Cravo
Nome cientifico: Syzygium aromaticum
Principais constituintes: Eugenol, cariofileno, acetato de eugenil, pineno, acetato de eugenila, salicato de metilae e furfurol.
Propriedades: Antisséptico, antimicrobiano, anti-inflamatório, cicatrizante, relaxante muscular, aumenta energia pessoal, benéfico ao sistema digestivo e afrodisíaco.
Precauções: Puro pode causar irritação e ardência na pele. Evitar em casos de gravidez, alcoolismo, câncer de próstata, hemofilia, problemas de rins e fígados e em crianças.

1.2.4 Gengibre
Nome cientifico: Zingiber officinale
Principais constituintes: Borneol, linalol, felandreno, citral, cineol, zingibereno, vetiverol, zenziberol, vetiveron, gingenol, gingerone, canfeno e geraniol.
Propriedades: Antisséptico, analgésico, anti-inflamatório, fortificante, antitérmico, expectorante, carminativo, tônico, antimicrobionico, conservante e termogênico.
Precauções: Nunca deve ser usado puro. Utilizar com moderação pois pode sensibilizar a pele. Evitar o uso no rosto, pescoço, em bebes e crianças. Não deve haver exposição ao sol nas 24h seguintes ao uso por ser fotossensível. Contraindicado para gestantes.

1.2.5 Hortelã Pimenta
Nome cientifico: Mentha piperita
Principais constituintes: Mentol, mentona, cineol, pineno, timol e carvona.
Propriedades: Estimulante do sistema nervoso e tônico, descongestionante, antisséptico, digestivo, hepático, anti-stress, útil contra dores de cabeça e depressão, anti-infeccioso, antibiótico, digestivo, antiparasitico e vermífugo.
Precauções: Prejudicial ao sono. Não se deve usar durante tratamento homeopático, gravidez, em casos de epilepsia, convulsões e ataques asmáticos.

1.3 O.E. tóxicos

1.3.1 Coriandro
Nome cientifico: Coriandrum sativum
Principais constituintes: Linalol, aldeído, borneol, geraniol, carvone, anetol, cineol, cimeno, dipenteno, pipeno e felandreno.
Propriedades: Desodorante, tranquilizante, afrodisíaco, refrescante, estimulante, excelente contra gota, artrite, dores de cabeça, exaustão, diarreia e anorexia, antioxidante, digestivo e excitante.
Precauções: Deve ser usado com moderação por ser tóxico; em caso contrário (acima de 3%) pode causar sonolência. Evita-se o uso em gestantes e em casos de câncer de mama.

1.3.2 Mirra
Nome cientifico: Commiphora myrrha
Principais constituintes: Dipenteno, eugenol, limoneno, pipeno e cadineno.
Propriedades: Anti-séptica, antibacteriano, adstringente, cura feridas, diurético, fungicida, calmante e repelente.
Precauções: Contraindicado durante a gravidez.

1.3.3 Tomilho Vermelho
Nome cientifico: Thymus vulgaris
Principais constituintes: Fenol, timol, cimol, linalon, canfeno, borneol, pineno e geraniol.
Precauções: Devido sua toxicidade ele jamais deve ser usado.

1.4 O.E. Desencadeador do trabalho de parto

1.4.1 Junípero
Nome cientifico: Juníperus communis
Principais constituintes: Pineno, mirceno, borneol, canfeno, limoneno e sabineno.
Propriedades: Antisséptico, cicatrizante, revigorante, desintoxicante, regulador de apetite, útil para tratamento de artrite e gota, estimulante e analgésico.
Precauções: É inflamável, portanto só é seguro diluído. Por desencadear o trabalho de parto nunca se utiliza na gravidez.

1.5 O.E. Desestimulante da produção de leite

1.5.1 Pimenta Negra
Nome cientifico: Piper nigrum
Principais constituintes: Pineno, sabineno, humuleno, mirceno, limoneno, felandreno, beta-cariofileno e cariofileno.
Propriedades: Laxante, analgésico, digestivo, inseticida, estimulante, repelente, anti-inflamatório, fortificante do estomago, auxilia na redução da dependência da nicotina e indicado para casos de bronquite, catarro, flatulência e gengivite.
Precauções: Pode causar irritações na pele e nas mucosas, portanto deve-se manter longe dos olhos. Esse óleo pode diminuir a produção de leite tornando-se aconselhável o não uso durante a gestação.


Continuação de tratamento pelos chakras - 4° chakra

 4° Chakra - Vontade de Amar
Centro psíquico, para evolução do amor universal, COMPAIXÃO!
Relacionado com a capacidade de amar a si mesmo, aos outros e ao mundo!
LOcalização: centro do peito ao nível do coração
Camada: 4°, corpo astral, localizado á uma distância de 15 à 30 cm do corpo.
Elemento: Ar
Estágio de desenvolvimento: 4 à  7 anos
Fase dominante: 22 à 28 anos
Princípio básico: abnegação do ser
Sistema fisiológico: circulação
Preocesso: regulador do prana
Glândula: timo
Hormônios: timosina
Outras partes do corpo: pulmões, coração, pericárdio, braços e mãos.
Qualidades: vivacidade, mobilidade, gentileza, leveza.
estado interior: compaixão, amor
Sentido: tato
Cor: verde ( alguns colocam o rosa também ) eu pessoalmente penso nas duas cores
Corpo celeste: Vênus
Aspectos da consciência: amor, sentimentos, altruísmo, amor por si próprio, intuição, sabedoria, compaixão, discernimento.
Emoções e comportamentos que podem gerar desequilíbrios: sentimentos reprimidos, tristeza, não achar graça na vida, materialismo excessivo, falta de compreensão, falta de sensibilidade, excesso de apego, dores, perdas, abandono, etc.
Fatores desequilibrantes: paixão, relação afetiva materna ou paterna, fria ou sufocante ( pensar na falta e excesso como o mesmo ), falta de prazer, mágoas, depressão prolongada por perdas excessivas, ou vivências de perdas imaginárias, transições e mudanças de fases da vida muito frustantes,  mudanças em padrões de vida, materiais principalmente.
Hipoatividade: vulnerabilidade, dependência de afeto, sentir-se muito ferido e rejeitado, afeição impessoal, ( não envolvimento ), frieza, indiferença, depressão, tristeza excessivas.
Hiperatividade: amor em troca de reconhecimento, compra de afeto, amor,  conceder em amor,  excesso de simpatia, extrema sensibilidade, euforias, excesso de empatia com o mundo, pânico.


Se há um desequilíbrio pelo excesso de ação deste chakra, ( ver hiperatividade ) recomendo o uso de óleos essenciais, que relaxem com os óleos essenciais, de grapefruit, tangerina,  laranja, limão siciliano, artemísia, bergamota, lavanda, petit grain, rosa, gerânio, ylang ylang,  sândalo, sálvia esclaréia, manjerona, copaiba.


Se há um desequilíbrio, pela falta ( ver hipoatividade ), recomendo que faça o uso de óleos essenciais, tais como hortelã pimenta,  hortelã do Brasil, alecrim, eucalipto glóbulos, hortelã pimenta, mas que seja adicionado SEMPRE a estes óleos essenciais, o óleo essencial de rosas (porém, sei do preço do verdadeiro óleo essencial de rosas, não o absoluto, ou o concreto, mas sim o verdadeiro óleo de rosas, que vendo em minha coleção de óleos especiais, RECOMENDO ENTÃO O DE GERÂNIO ).
Normalmente utilizo duas cores, rosa e verde, pois o verde, limpa, abre o cardíaco, o deixe com ventilação para se abrir ao amor, e a cor rosa, para que dê, compaixão,  amorosidade.

Façam um spray de ambiente:
Para cada 100 ml de um frasco spray
Utilize
10 ml de álcool de cereias
90 ml de água deionizada
e utilize 25 gotas no total dos óleos essenciais ( dosagem `a 1% )
Ao utilizar, sente em um local, quieto, onde possa permanecer por 10 minutos pelo menos, em um estado tranquilo.
Use o spray de ambiente, coloque de duas à três borrifadas, no local, e tente permanecer com a mente tranquila, mas trazendo a mente para o aqui e o agora, mentalizando os pensamentos que devem fazer parte desta nova etapa.
Neste chakra, bem como em todos os outros, poderemos usar em forma de óleo para massagem, colocando nos pontos exatos, sempre mencionados em meus posts desta série. Poderá ser realizado também um perfume pessoal, com receitas também em outras sessões deste meu blog. PROCURAR EM PERFUMES!
E como a glândula deste chakra é o timo, passar neste e dar pequenos soquinhos, para despertá-lo.
Tenham um bom dia! Uma quarta feira maravilhosa, apesar da chuvinha em São Paulo!!!
Mas que haja muito amor e muita luz em cada um de vocês!
Bom dia
Sâmia Maluf