quinta-feira, 23 de junho de 2011

Aromaterapia e as emoções. Quais óleos usar? Algumas pequenas dicas

Os óleos essenciais são o ingrediente chave no uso do tratamento das emoções  pela  aromaterapia, pois estas são frequentemente provocados por cheiros e odores. A principal razão para isto é que a parte do cérebro que armazena memórias emocionais fica ao lado da parte do cérebro que processa os aromas.
Você experimentou isso quando  sentiu pela primeira vez a fragrância de rosas, e imediatamente se lembrou do calor e segurança que você sentiu quando foi abraçado por sua avó, cercado por seu pefume de rosas. Talvez  em um dia, ao você entrar no seu quarto, e algum aroma o fez se lembrar de sua escola, e foi assaltado pelas emoções e lembranças de seus dias de escola, trazida pelo cheiro de giz, e botas molhadas, entre outros aromas, que misturados lhe trousseram esta lembrança.
Outro bom exemplo da aromaterapia  e emoções pode ser a fragrância de folhas frescas,  que ao sol, durante a secagem ao ar livre , era particular em suas férias no campo. Isso muitas vezes produz um sentimento de descanso e relaxamento resultante de uma memória já vivida.
O uso da terapia do óleo essencial pode ser utilizada para manipular as respostas desejadas por meio de células produtoras de hormônio na parte do Sistema Nervoso Central conhecido como o sistema límbico, que não pode conscientemente ser bloqueado. Há diferentes respostas determinado pelo óleo essencial específico utilizado. Os hormônios produzidos em resposta a estes estímulos olfativos são liberados na corrente sangüínea e transmitido para vários órgãos do corpo, que pode alterar a química do corpo, resultando em um efeito.

    
Afrodisíacos - Os óleos que estimulam a secreção de endorfinas decorrentes da glândula pituitária produz calor emocional, e incluem os hormônios sexuais; Sálvia Esclaréia, Jasmim, Patchouli, Ylang-Ylang.

   
Eufóricos - Óleos que estimulam a secreção de encefalinas do tálamo produzindo uma sensação de euforia; Sálvia Esclaréia, Grapefruit, Jasmim, Rosa.

    
REGULADORES - Óleos que estimulam a secreção de substâncias hormonais do hipotálamo que regulam o humor incluem: Bergamota, Olíbano, Gerânio.

    
RAIVA - Camomila Romana, Rosa, Ylang-Ylang.

    
ANSIEDADE - Camomila Romana, Cipreste, Gerânio, Jasmim, Lavanda, Manjerona, Neroli, Rosa, Sândalo, Ylang-Ylang.

    
APATIA - Jasmim, Junípero, Patchouli, Alecrim.

    
CONFUSÃO - Manjericão, Cipreste, Patchouli, Olíbano.


   
MEDO - Manjericão, Jasmim, Junípero.


    
LUTO -  Manjerona, Rosa.

    
HIPERSENSIBILIDADE - Camomila  Romana, Jasmim.

   
IMPACIÊNCIA - IRRITABILIDADE - Camomila, Romana, Ho Leaf, Manjerona, Olíbano

    
CIÚME - Rosa, Ylang Ylang.

    
PÂNICO - Camomila Romana, Jasmim, Lavenda, Manjerona, Neroli, Ylang-Ylang.

    
CHOQUE - Ho Leaf, Neroli, Rosa.

    
SUSPEITA - Lavanda, Rosa.

   

O uso de óleos essenciais através de emoções aromaterapia pode ser um meio eficaz de lidar com muitas respostas emocionais relacionadas com a mente.