quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O óleo de neem e seus usos como anti - séptico potente

Neem
(Azadirachta indica)
A Planta que está “nascendo” no Brasil e é milenar na Ásia.
Neem é o nome de uma árvore da família Meliaceae, única no seu género botânico. O seu nome científico faz referência à sua origem, a Índia. Ela é cultivada desde a ponta do Kerala até o Himalaia, em regiões tropicais e subtropicais. Agora está sendo plantada em pelo menos 30 países, principalmente naqueles ao longo da costa sul do deserto do Saara, onde se tornou um importante fornecedor de combustível e madeira.
Também conhecida como Nim ou Amargosa, é uma árvore "multiuso" originária de regiões tropical e subtropical. Nativa do sul da Ásia, devido a isso ela vem sendo cultivada facilmente no Brasil.
É nativa da Índia, mas se dá muito bem em locais até 1000m de altitude. O Neem faz parte da medicina tradicional indiana há vários séculos e permanece no centro da sociedade deste país..
Possui um conjunto de utilidades. As suas folhas, frutos, sementes, casca e madeira têm diversas aplicações, tanto como fonte de materiais usados pela medicina, veterinária, cosmética, como na produção de adubos e no controlo de pragas. Vamos ver a seguir alguns usos do nem e detalhar suas utilidades.
Várias partes da árvore tem sido usadas na Índia, há vários milênios, o que a torna -uma árvore polivalente.
Partes da plantas usadas:
Casca - A casca do Neem é fria, amarga, adstringente, picante e refrigerante, contendo l4% de tanino. Ela é eficaz no tratamento de doenças de pele como eczema, furunculose, dermatite arsênico, queimaduras ulceradas, herpes labial, escabiosa e seborréia. Tem efeito também sobre doenças de pele de origem desconhecida como verrugas e caspa.
Produz uma fibra grossa e forte, que entrelaçadas, transformam-se em cordas nas vilas da Índia. É matéria prima para fabricação de pasta dental.
Folhas - De acordo com Ayuverda as folhas de Neem auxiliam no tratamento de inflamações, espinhas, fígado, é excelente e eficaz nas desarmonias Pitta. Também eliminam toxinas, purificam o sangue e neutralizam os radicais livres no organismo. É benéfica para os olhos e alivia picadas de insetos venenosos.
Galhos - Quase sempre permanecem cheios de folhas, exceto durante forte seca, quando as folhas podem cair. Após a queda vem a florada e nascem novas folhas.
Flores - As flores da árvore NEEM, são geralmente de cor branca, pequenas. Nascem em cachos e seu aroma se assemelha ao do mel, razão pela qual atraem abelhas, sendo interessante para apicultura. Seu sabor é amargo.
São usadas nos casos de Pitta (equilíbrio do calor corporal pelo sabor amargo) e kapha (formação da tosse). São adstringentes, anti-helmínticas e não tóxicas.
Frutas - Ao natural são amargas, purgativas, anti-hemorróidas e anti-helmíntica e trabalha o sistema circulatório de uma forma geral.
Sementes e frutos - Com aproximadamente 2 cm de cumprimento, seu polpa é macia, de forma ovalada, que depois de madura apresenta uma polpa amarela adocicada.
Esta polpa suave envolve o grão que depois de seca  ou despolpada são amargos e acres, de cor marrom, com l,5 cm de cumprimento. A polpa da fruta do Neem é uma base promissora para a geração do gás metano e também pode servir como uma rica fonte de carboidratos para outras fermentações industriais.  A semente é composta de uma concha e um miolo, às vezes 2 ou 3 miolos, cada um pesando a metade do peso da semente. O miolo é mais usado como pesticida. Antes da era dos inseticidas sintéticos, o miolo extraído do Neem, era usado para proteger as plantações contra ataques de insetos.
A árvore Neem  começa a produzir frutos somente após  o terceiro ano de vida e torna-se complemente produtiva aos l0 anos. Daí em diante pode produzir até 50 kg de frutos pôr ano.
Óleo - O óleo resultante do esmagamento das sementes é preventivo de doenças de pele, poderoso. Tem vasto espectro de ação e é altamente medicinal ao Natural.
Propriedades Fungicidas:
O Neem provou ser eficaz contra certos fungos que se alojam no corpo humano. Lembrando que os fungos são problemas crescentes e difíceis de serem controlados.
São exemplos de alguns fungos combatidos pelo Neem:
Trichophyto: um “athlete’s foot” (pé de atleta) que infecta tanto a pele qto as unhas.
Epidermophyton: uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas.
Trichosporon: um fungo do canal intestinal.
Microsporum: um fungo espumante que causa infecção nos brônquios, pulmões e membranas da mucosa.
Cândida: um fungo que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, na vagina, na pele, nas mãos e nos pulmões.
Propriedade anti-bacteriana
O óleo de Neem tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas, incluindo:

Staphylococcus aureus, que é uma fonte de comum de intoxicação alimentar e causadora de desarranjos.
Salmonella typhosa, esta bacteria muito temida que vive na comida e na água causa o tifo, envenenamento alimentar, e uma variedade de infecções que incluem envenenamento sanguíneo e inflamação intestinal.
Propriedades anti-viróticas:
A atividade anti-virótica do Neem tem alta eficácia, paricularmente contra doenças caracterizadas  por erupções.
Varíola, catapora e verruga tem sido tradicionalmente tratados com pasta de Neem, esfregando-se a mesma na área afetada.
O Neem é um preventivo muito eficiente contra o vírus, mas não é a cura.
Propriedades inseticidas dematológicas:
O Neem é um remédio comum e popular contra piolho e verme. No Haiti, por exemplo, as folhas do Neem são esmagadas e esfregadas nos ferimentos infectados por vermes, e na Índia e Bangladesh, moradores de vilas aplicam o Neem no cabelo para matar piolhos, fato observado com grande sucesso.
O Neem no tratamento dentário:
No Ayurveda (Índia) as pessoas usam pequenos galhos de Neem como “escovas de dente” todos os dias. Dentistas aprovam esta prática primitiva por acharem que realmente previne doenças periodônticas.
Não está claro se o benefício é devido à massagens regulares da gengiva, se por previnir a formação de placas, se pelas propriedades anti-sépticas do Neem, ou se pelas três hipóteses juntas. Companhias alemãs usam o Neem como um ingrediente ativo em pastas dental. O Neem se mostra muito eficaz na prevenção e cura de inflamações na gengiva e nas doenças periodônticas
O Neem como preventivo da doença de chagas:
O parasita Trypanosoma Crusi causa esta grave doença. Ele vive e se reproduz dentro das células nervosas e das células musculares, particularmente nas do coração, sugando toda a energia de suas vítimas.
Os extratos do Neem atuam sobre o mosquito que transmite a temida doença de Chagas.
Os extratos não matam os insetos, ao invés, eles os imunizam contra parasitas que vivem dentro dos insetos por um ciclo de suas vidas. Uma pesquisa foi realizada e mostrou que alimentando-se os mosquitos transmissores com o Neem, não só os libertam do parasita, como também o Azadirachta impede o jovem inseto de mudar de pele e os adultos de se reproduzirem.
O Neem como preventivo de malária:
Profissionais indianos do sistema de medicina de Ayurveda, tem preparado doses orais do Neem e administrado em pacientes portadores de malária a séculos. A atividade anti-malárica do Neem está relatada nos livros de Ayurveda. Chás das folhas do Neem, são usados para tratar malária. Certos extratos das folhas e das sementes do Neem, já provaram sua eficiência contra o parasita da malária. O Nee reage muito bem como quinimo nas culturas de células afetadas pela malária.
O Neem como analgésico e anti-térmico:
O Neem é também muito eficaz como analgésico, antitérmico e anti-inflamatório, é um produto de baixo custo. O Neem é usado para estes propósitos onde quer que seja cultivado. Pode ser usado em forma de chá, mas cuidado na dosagem ela é uma erva extremamente amarga.
Alerta
Sempre, antes de aplicar ou ingerir qualquer erva, mesmo que seja natural, teste-a, porém existem casos pontuais de reações alérgicas, pois alérgicos sempre existirão para qualquer coisa, que não seja água pura.

Cuidado no uso de chás, principalmente para crianças, lembre-se esta erva é a mais amarga do mundo!

Para comprar o óleo de Neem 
www.bysamia.com.br
Loja web
Loja - Rua Desembargador do Vale 243 - telefone 38684485
Este texto é de autoria de Cris Ayres. ( pocoesfarmacianatural.blogspot.com )

Meditação para o Perdão e os óleos essenciais que escolhi para me auxiliar nesta minha proposta de vida neste final de ano

Este ano, agora perto do final, eu pensei em  abordar o elemento do Perdão. Porque?, Pois esta palavra, e este  se fazem presente em minha vida há três anos. Há três anos estou tentando  trabalhar este sentimento em mim. E o que é o perdão, pelo menos para mim, é libertação, de mágoas, de ressentimentos, de espera, de frustações, de desejos e anseios criados por mim em relação aos outros, de ESPERAR..... MAS O QUE EU DESEJEI.... NÃO A POSSIBILIDADE DO OUTRO.... Então eu me perdoo, e me liberto... eu te perdoo, e te liberto...... esta será a minha tônica, mas uma vez....... me perdoar... de minha ignorância. E,  passo para vocês o que estou tentando e da forma que estou tentando fazer.. Muitas vezes, parte do que se mantém preso na fase de tristeza é o fato de que não se pode perdoar, nem a si mesmo ou de outro, então eu pensei que eu iria compartilhar  a prática do perdão Havaiano - Ho'oponopono ("para fazer as coisas direito")

     Sente-se confortável e feche os olhos. Trazer à mente a pessoa ou situação e sinta-se conectar. Não importa se a pessoa está viva ou morreu, se a situação está no presente ou no passado, energeticamente tudo está conectado e esta é uma oportunidade para limpar qualquer negatividade em anexo.
     Coloque sua mão em seu coração e repita essas quatro frases internamente em seu coração. Trata-se de liberar a raiva em seu coração, não importa de quem é a culpa. Sinto muito. Por favor me perdoe. Obrigado. Eu te amo.
     A quantidade de vezes que você precisará repetir as frases varia de uma pessoa para outra e uma situação para outra, mas você vai achar que como você dizê-las mais e mais,e a energia começa a mudar e você se sente a compensação de velhas emoções e  a cura da dor que tem sido realizada sobre  você. Você pode encontrar-se, ao fazer este exercício e que muitas vezes é um sinal de que o desmatamento está ocorrendo.

Você poderá gostar de aromatizar o ambiente em que você fará sua pequena meditação, o perdoar a sí mesmo, com uma  sinergia de óleo essencial, especial  para você e que poderá ser levada, com você para lembrar o quanto precisamos nos perdoar, pela nossa ignorânciaEscolha os óleos que te agradam, um óleo essencial que você poderia considerar para esta  ajuda com o perdão : Eu pessoalmente, escolhi, o Olíbano , a Lavanda, o Patchouli, o Sândalo Amirys, e escolhi também a Rosa, pela amorosidade.  Usei em um aromatizador,  8 gotas de cada óleo e fiz também um spray, e um roll on, com eles para usar no ambiente onde estiver, no carro, e em mim também, para me lembrar do momento e da proposta que me fiz. Me dei estes óleos de presente, e estou tentando me libertar. Espero que você também o façam....