quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Óleo Essencial de Lavanda

LAVANDA: ENTENDA POR QUE ESTE ÓLEO É TÃO ESPECIAL.

Bom dia.
Após um final de semana ensolarado e rico em alegrias, no qual tivemos uma inauguração especial do Instituto, venho aqui contar para vocês o segredo do Óleo Essencial de Lavanda.
lavenderinbox
Eu vi um monte de “Top 10 de óleos essenciais” e artigos do tipo, e neles o óleo essencial de lavanda é frequentemente o primeiro óleo indicado.
O óleo de lavanda foi o 1 º óleo favorito escolhido pelos visitantes e alunos da  minha loja ( logo que a abri e comecei a vender os óleos essenciais), e também em cursos ou palestras.
Ele tem beleza, um aroma versátil. É anti-bacteriano precioso e um must-have para o seu kit de primeiros socorros.
Suas propriedades calmantes e sedativas fazem deste  óleo maravilhoso, ajudando a relaxar, combater o estresse e promover o sono. E quando é bem diluída, é entre os mais seguros de óleos essenciais. 

Este é o primeiro óleo pesquisado e comprovado na recuperação de queimaduras.
Eis sua história: Rene-Maurice Gattefossé, químico francês que cunhou o termo  pela primeira vez – aromaterapia. Certo dia ele queimou o braço. Um grande recipiente de óleo essencial de lavanda estava mais próximo e por reflexo, este foi o fluido no qual ele mergulhou o braço, um tonel de óleo de lavanda.
Desta forma descobriu que o braço se recuperou rapidamente e não ficou nenhuma cicatriz. Desde então começou a estudar e escrever sobre as propriedades medicinais dos óleos essenciais depois que descobriu como o óleo de lavanda ajudou a curar as suas queimaduras. 
Este óleo essencial é um floral, e eu tenho falado com as pessoas que amam o aroma, especialmente quando combinados com outros óleos essenciais, para que tentem misturar óleo de lavanda com óleos das famílias cítricas, hortelã e coníferas. Faça, esta experiência e me contem depois o que acharam!
Vamos a algumas propriedades deste óleo essencial:
Nome Botânico: Lavandula angustifolia /  officianalis 

Método comum de extração: à vapor  

Normalmente parte utilizada: folhas e flores / botões

Cor: Limpa, clara com um toque de amarelo 

Consistência: Fina 

Perfumaria Nota: Alta / Média 

Força de Aroma: média 

Descrição aromática: Óleo de lavanda é floral, fresco, doce, herbáceo e frutado as vezes ligeiramente. Ele pode ser levemente canforado. 

Usos:
Acne, alergias, ansiedade, asma, pé de atleta, contusões, queimaduras, catapora, cólicas, cortes, cistite, depressão, dermatite, dismenorréia, dor de ouvido, flatulência, dor de cabeça, hipertensão, picadas de insetos, repelente de insetos, coceira, trabalho de parto, enxaqueca, pele oleosa, reumatismo, sarna, cicatrizes, feridas, entorses, distensões, estresse, estrias, vertigem, tosse convulsa. [Julia Lawless, A Enciclopédia Ilustrada de Óleos Essenciais (Rockport, MA: Element Books, 1995)., 56-67] 

Constituintes: Linalil acetato, linalol, terpinenol, cineol, Beta-cariofileno, farnascene [Shirley Price, O Livro de Aromaterapia (Hammersmith, Londres: Thorsons, 1993)., 54-5] 

Informações de segurança: Robert Tisserand, Essential Oil Safety (Reino Unido: Churchill Livingstone, 1995), 207]
-é bem conhecido pelas propriedades sedativas e pela  capacidade de ajudar o estresse e a ansiedade e calma, e para ajudar a promover o sono. Em excesso, no entanto, óleo de lavanda pode agir como um estimulante. 
-é um ótimo óleo a ser usado para cortes e arranhões das crianças Porque é antibactericida, calmante e é considerado seguro o suficiente para usar com as crianças.

Eu só mencionei alguns dos mais populares usos para óleo de lavanda aqui. 

Se você nunca cheirou este óleo essencial antes, está perdendo tempo. Ainda me lembro da primeira vez que eu o inalei, estava realmente um pouco decepcionado com o aroma, e não era bem o que  estava esperando. Eu era tão nova na aromaterapia, e nesse momento,  eu tinha em minha memória as fragrâncias sintéticas comerciais.
Levou algum tempo para eu gostar do óleo de lavanda e depois para adorá-lo. Estou mencionando isso para você agora que pode ter a mesma sensação que eu tive, para que você não abandone apressadamente o óleo de lavanda e se não gostar da primeira vez em que provar o aroma, tente novamente em outro momento. 
 
Citei este óleo mais uma vez, pois o acho um elixir dos deuses. Para qualquer acidente, para qualquer momento de relaxamento.
Nos momentos mais felizes, logo que me casei e conheci a aromaterapia, passei a usá-la. Aromatizava a casa inteira, depois de ter filhos, dava banhos gostosos, os massageava, para lhes dar calma e passarem as cólicas. Abria as camas dos meus filhos e espirrava um spray que eu fazia com o óleo de lavanda.
Escolhi abrir a seção de óleos essenciais com minha querida Lavanda, ainda mais nesta época, na qual logo mais teremos mudança de estação e todas as flores se abrirão, exalando seu aroma.
Enquanto isto, poderemos antecipar a estação das flores, trazendo – as pelos óleos essenciais.
E neste dias de inverno, uns quentes e outros muito frios, a lavanda sempre nos dará um aconchego.
E vocês, o que acham deste óleo? Tem algum caso ou situação para me contar? Adoraria saber como vocês tem usado o OE de Lavanda por aí.
Um grande beijo perfumado,
Samia Maluf
file00012017192991-500x375