terça-feira, 6 de agosto de 2013

Sobre depressão

Depressão -  Potencial terapêutico de substâncias químicas e aromas

 "Alguém me disse uma vez que se você achar o aroma repugnante, significa que você precisa deste óleo ".Em geral, há pelo menos três pareceres dito a nós sobre qualquer assunto, depois há um quarto ou quinto que está próximo de verdade.

 
 Engraçado, mas (e esta é a verdade) me disseram exatamente o oposto. Se  achar agradável o aroma, provocante e sedutor, você precisa dele. 

 
Este é um daqueles que está perto de verdade. Desconsiderando os efeitos do placebo (que são na maioria das vezes  válido) e considerando as três principais terapêuticas possíveis benefícios de um produto natural .. especialmente um óleo essencial com um aroma .. encontramos um ganho fisiológico, psicológico e emocional.

 
No fisiológico.. é verdade que Rosa  tem comprovado o potencial positivo para acalmar e favorecer o amadurecimento pessoal .. e é verdade para muitos outros óleos essenciais .. e não é preciso gostar do aroma de alguns óleos essenciais, para sabermos que a química destes promove  benefícios na área fisiológica, resolvendo muitos problemas. 


 Não tem sequer  a capacidade de sentir o aroma dos óleos essenciais, mas  isso é uma realidade que algumas pessoas que têm diminuição da capacidade olfativa basicamente,  não tendo a capacidade de detectar o aroma de determinados produtos químico, mas estes  têm se mostrado beneéfico para os aspectos fisiológicos ou psicológicos destes sem a capacidade olfativa normal. Não é o mais importante do que a capacidade ou a falta dela para detectar o odor de Cianeto .. o Cianeto ainda tem um impacto direto (negativo) sobre o corpo e a mente.

 Da mesma forma, o carvacrol do orégano coloca os insetos rapidinho para longe de nós, bem como as bactérias patogênicas que podem nos causar algumas doenças, sendo o aroma para algumas pessoas ruim,  se pudermos cheirá-lo ou não. 
No psicológico.. é verdade que certos óleos essenciais .. novamente .. Rosa  e Lavanda e alguns outros óleos .. pode acalmar-nos e  têm mostrado que esta afirmação é verdade.No emocional .. acima dos dois efeitos potenciais acima, passam para um presente melhorando a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos. Muitas vezes tenho escrito que uma pessoa que foi criada em uma fazenda de gado, mas agora vive na louca corrida de São Paulo .. pode muito bem encontrar no odor de esterco bovino uma função terapêutico ..real .. não é um placebo. Mas o benefício emocional deste odor também pode afetar o psicológico e fisiológico  e trazer bem-estar a esta pessoa.Pessoas respondem a perfumes diferentes, por diferentes razões, e de modos diferentes também. Estou ligada à um perfume porque ele traz de volta boas lembranças de tempos passados ​​.. Da mesma forma, eu sou ligada  aos odores de  grama cortada fresca, pois algo me recorda de tempos que foram maravilhosos e com este me remeto ao passado e dezenas de outros odores têm um impacto positivo e efeito sobre a minha psique.
Já escrevi antes sobre memória olfativa, as expectativas olfativas e  a interpretação desta, pelo nosso cérebro. Todos estes têm um impacto em nossas emoções e portanto, pode afetar nosso bem-estar fisiológico .. mas ao mesmo tempo, quer queiramos ou não, o aroma de um  óleo essencial  tem  influência sobre nossa psique,  e olhar estritamente do ponto de vista de que um componente químico específico  pode fazer  muito para melhorar a nossa saúde física e mental.Espero que você esteja se sentindo melhor. 

Espero  também que o que eu escrevi possa ser de algum valor. A depressão é uma reconhecida  doença, mas não estou convencido de que, quando uma pessoa está se sentindo para baixo, durante um período prolongado,  é necessariamente  depressão. Eu acredito que se acreditamos que é a depressão, em seguida  pode se tornar depressão. 
Uma das maiores causas da depressão é hoje o diagnóstico da mesma por médicos. Este parecer vem reforçar a minha opinião, logo que um artigo recente no Psychology Today .. escrito por um psicólogo proeminente que estava criticando a sua própria linha de trabalho e de outros profissionais da saúde, em específicos os médicos. Eu digo que é uma opinião antiga minha,  porque o meu primeiro diploma de graduação (era em Psicologia).  Percebi depois que o comportamento é apenas uma rotulagem ou condições emocionais eram mais importantes para os psicólogos que estavam ajudando as pessoas a se sentirem melhor. E hoje  as pessoas fazem pouco esforço para o auto conhecimento, e tentar melhorar, buscam apenas soluções mágicas nos medicamentos, tanto os adultos como para as crianças são medicadas, com o que antes chamávamos de crianças espuletas e não com síndromes.
Deixei a psicologia clínica de lado, uso muito a teoria de tudo que aprendi, mas de verdade conversei muito com meus pacientes e antes de irem procuram um psiquiatra, com uma tristeza, ou com uma ansiedade, perguntava se eles não gostariam de usarem os óleos essenciais como um complemento.
E foi assim que usando os óleos essenciais, e tendo muito resultados, montei a BY Samia, por pura vontade de auxiliar as pessoas principalmente nas áreas de depressão e síndrome do pânico. E ví muitos resultados e os vejo ainda hoje após 13 anos da abertura da empresa, quando larguei completamente a psicologia como é pregada ainda hoje.
Então o que fica, podemos antes de mais nada, quando uma trsiteza se instala, por alguma perda, tentar trabalhar esta tristeza, junto com os óleos essenciais. Também vale a pena, tentar mudar algumas coisas no estilo de vida. Tente tomar mais Sol..... Beba muita água....... faça muito exercício, pois após 45 minutos ( andar , correr ) liberamos várias substâncias que nos ajudam a ter mais energia e mais ânimo..... tente não desita e use muito óleos essenciais em especial a bergamota e o grapefruit. E para a ansiedade use ho leaf.
Bom dia!