quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Que tal fazer seus macarrons com Óleo Essencial de Limão Siciliano

Recette de macarons au citron et au romarin jaunes

Macarrons de Limão Siciliano

Para os macarrons: 60 g de amêndoas moídas - ( bem finas ) 110g de açúcar de confeiteiro • 2 claras de ovo 25g de açúcar refinado uma pitada de corante alimentício amarelo 1 pitada de sal.

Para a cobertura: 40 gotas de limão Siciliano • 1 raminho de alecrim fresco • 3 ovos 70 g de açúcar mascavo • 1 colher de chá de amido de milho. 30 ml de água

passos:

Pré-aqueça o forno ª. 160 ° C.

Para os macarrons:

Misture o açúcar de confeiteiro com a amêndoa em pó. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno 7 minutos. Retire do forno e reserve. Bata as claras em neve em ponto bem duro -  com uma pitada de sal e acrescente o açúcar em pó. Misture com  as amêndoas moídas e  com as claras em neve. Adicione o corante. Encher um saco de confeitar para facilitar o feitio dos macarrons. Faça círculos regulares de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse de 12 a 15 minutos. Deixe esfriar antes de descolar.

Para o recheio:

Bata os ovos, o açúcar e o amido de milho. Adicione a água e o óleo essencial. Aqueça até engrossar.Esfrie. Espalhe o enchimento em metades. Coloque nozes restantes por cima.


 

Uma receita da cozinha Lituana. Blino

Com o inverno, as receitas tradicionais lituanas deveriam prover energia. Estes bolinhos chamados Blino, faziam parte de nossa mesa, em lugar  do arroz. Então vamos lá, segue a receita deste delicioso bolinho para acompanahr uma carne ensopada.

Blino (bolinho de batata Lituano)


  • Ingredientes
  • 2 kg de batatas
  • 1 copo de leite
  • Sal a gosto
  • 1 cebola picada
  • Bacon a gosto
  • 1 copo de farinha de trigo
  • Pimenta-do-reino que tenho substituído pela pimenta caienna.
  • Faça uma massa com estes ingredientes. Normalmente minha avó e minha mãe ralavam as batas cruas. Quando chegaram ao Brasil, descobriram a mandioca, (aipim ) e ralavam junto. Depois de tudo ralado, faziam a massa e fritavam... Eram uma delícia. Hoje como não faço mais fritura. Asso-os em forno alto.
  • Faço os bolinhos e dou umas pinceladas com a gema de ovo, e os coloco para assar em assadeira coberta com papel manteiga.
  • Fica a dica.

Sobre minhas origens - Um pouco deste lindo país - LITUANIA

Nestes dias de carnaval, além de cuidar de minha mãe, ficar com o maridão, fui visitar minha família por parte de minha mãe. E entre nossas conversas, fiquei sabendo um pouco mais da história desta minha origem, e o porque (acredito no incosnciente ), e porque tenho em minhas memórias e em meus comportamentos, algumas coisas, tão atávicas, tão enraizadas. Claro que muitooo foi pela educação recebida de meus pais, sendo meu pai Libanês e minha mãe Lituana. Mas sempre que penso em mim, tenho uma lembrança de estar vestida com saias compridas, lenço na cabeça e todos floridos, e me vejo sempre ( claro que deve ser a imaginação ), mas,  tudo que gosto, tem a ver com imagens em minha mente, de campo, de flores de ervas. Queria então dividir um pouco deste país, que muito pouco foi falado, por haver sido imcorporado há muito pela Rússia, e há muito poucos anos, liberto de seus grilões...A Lituania..... E tentarei dividir, este lindo país com vocês, sua cultura, suas receitas, as quais aprendi muito com a minha família.... Postarei um pouco de tudo isto. E em minha imagem, me vejo como em um livro, a senhora das especiarías....... Acho que por este motivo, gosto tanto dos óleos, das receitas naturais, que ví a minha vida inteira...... e aprendi com minha mãe,  minha avó,minhas tias avós,
Então com vocês a Lituania
 

Lituânia: Curanian Split

Klaipeda - De onde minha família veio - Nasceram em Klaipeda, e após a primeira guerra foram para a Alemanha, fugindo da horrível primeira guerra, e após, moraram na Alemanha durante um tempo, e de Hamburgo, vieram ao Brasil, para começar a vida.....

Do google - Wikipédia
As Repúblicas bálticas foram três repúblicas que pertenceram à União Soviética (RSS da Lituânia, RSS da Letônia e RSS da Estónia) durante o período de 1940 a 1991.
Os três países foram soberanos entre 1918 e 1940, ano no qual foram anexados pela União Soviética, seguido por um período de ocupação alemã entre 1941 e 1944-1945. Recuperaram a independência em 1991 e atualmente são conhecidos como Estados bálticos.
Durante o período que fizeram parte da URSS as três repúblicas eram chamadas de "Pribaltika", termo depreciativo na língua russa (significavam "territórios bálticos", ou seja, meros "territórios"). Os habitantes dos três países preferiam o termo "Baltiya".
A maioria dos países ocidentais considerou que a incorporação da Lituânia, Letónia e Estónia na URSS tinha sido ilegal, e formalmente não as consideravam parte da União Soviética. Esta interpretação legal mantém-se hoje em dia e é partilhada pelos governos e pela maior parte da população