terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Pé de Atleta e tratamento com aromaterapia

Tricofitia - Pé de AtletaUma das infecções mais comuns e persistentes fúngicas  é o pé de  atleta. Isto é causado pela infecção micotica Trichophyton rubrum; Trichophyton interdigitale; Epidermophyton floccosum.Existem três formas distintas que são comumente vistas:

    
Fissuras  se formam  entre os dedos, na teia dos dedos do pé e coça muito.
    
Algumas manchas podem afectar as plantas e os lados dos pés. Isso pode se tornar generalizado e pode levar a bolhas que geralmente produzem muita coceira.
   
Pés muito secos e alterações escamosas afetam toda a superfície plantar e prolongando-se para os lados do pé e produzem uma linha de demarcação. Isso pode se espalhar para o que do pé, e muitas vezes é tratado como eczema ou psoríase. Uma infecções das unhas muitas vezes acompanha este  tipo de infecção.Maneiras de usar óleos essenciais para ajudar a combater o pé de atleta da seguinte forma:

    
Imersão dos pés em pé banho quente com óleos essenciais todos os dias. Certifique-se de secar bem entre os dedos.
    
Massagem com  um gel, loção ou creme com óleos essenciais para a área afetada a cada dia.Óleos essenciais que  tem mostrado ser eficaz contra as espécies de Trichophyton incluem: 

Citrus limonum - limão;
Cymbopogon citratus - lemongrass; 
Foeniculum vulgare - funcho;
Lavandula angustifolia (officinalis) - lavanda;
Melaleuca alternifolia - Tea Tree; 
Ocimum basilicum - manjericão;
Ocimum gratissimum - manjericão selvagem; -
Pelargonium graveolens - gerânio
Rosmarinus officinalis - alecrim;
Thymus vulgaris - tomilho; 
Vetiveria zizanioides - vetiver.

Óleos essenciais que a pesquisa mostrou ser eficaz contra as espécies Epidermophyton incluem: Citrus limonum - limão;

 Cymbopogon citratus - lemongrass;
 Foeniculum vulgare - funcho;
 Melaleuca alternifolia - tea tree; 

Armado com esta informação, faz sentido uma primeira tentativa com os óleos essenciais ou sinergias de óleos essenciais desenhados para esses óleos. No entanto, deve-se ter em mente que, devido à tenacidade de infecções fúngicas, no seu conjunto, deve ser preparado para continuar o tratamento durante um período de tempo longo, a fim de ver os resultados. Um mínimo de um mês é geralmente recomendado e, por vezes, dependendo da estirpe e da severidade pode levar até um ano para mostrar uma alteração.Me deparei com este resumo recentemente:

    
In vitro e in vivo da atividade antifúngica de óleos essenciais de Cymbopogon martini e C. ambrosioides e seu sinergismo contra dermatófitos Chandra Shekhar Prasad, Shukla Ravindra, Kumar Ashok e Dubey NK
    
Laboratório de Pesticidas à base de plantas, Centro de Estudos Avançados em Botânica, Benares Hindu University, Varanasi, Índia correspondência ao Prof NK Dubey, Laboratório de Pesticidas à base de plantas, Centro de Estudos Avançados em Botânica, Benares Hindu University, Varanasi-221005, Índia. Aceito para publicação 24 nov 2008

    
O presente estudo foi realizado para avaliar a eficácia antifúngica de óleos essenciais (OE) de Cymbopogon martini, Chenopodium ambrosioides e da sua combinação contra dermatófitos e alguns fungos filamentosos, in vitro, bem como in vivo utilizando um modelo de cobaia. As concentrações inibitórias mínimas dos óleos essenciais e de suas combinações foram encontradas entre 150 e 500 ppm, enquanto que os de conhecidas drogas antifúngicas variou 1000-5500 ppm. Pomadas de óxido de etileno foram preparadas e aplicadas contra micose induzida no modelo de cobaia e porco doença remoção foi observada em 7-21 dias, e as amostras de cabelo apresentaram resultados negativos para a cultura de fungos de um modo dependente do tempo, após a aplicação de pomadas de óxido de etileno. Constituintes químicos dos óleos essenciais foram determinados por GC-MS. Tanto os óleos essenciais e sua combinação exibida  mostram fortes efeitos antifúngicos. Os resultados dão uma validação científica para o uso desses óleos essenciais no tratamento de infecções por dermatófitos e pode ser recomendado como uma alternativa aos medicamentos de síntese para a aplicação tópica.

Após estudar muito, eu montei uma sinergia que hoje vendemos bastante em consultórios de podólogos.

 
 A sinergia Anex, com o óleo vegetal de Neem, e de Caléndula, além de de 8 óleos essenciais, tais como o de Palmarosa, Tomilho, Pimenta Negra, Tea Tree, entre vários outros.

 

Também foi lançado pela BY Samia a loção anti-séptica Feet.
 Agora no verão, onde deixamos nossos pés mais arejados, porém os deixamos mais úmidos, e frequentamos mais as praias e psicinas, e onde há uma propensão de se contaminar e desenvolver estas patologias fúngicas.
Bom dia e até o próximo post