terça-feira, 5 de novembro de 2013

Sobre a forma de tratamento com os óleos essenciais, como eu entendo este processo de cura

Óleos Essenciais: Cinco estágios de Cura

 

Minha forma de visão de tratamento e cura com os óleos essenciais vem de cinco formas diferentes. Cada etapa ou estágio do tratamento com os óleos essenciais, prepara para a outra etapa ou estágio do tratamento em direção a cura total.
Citarei a forma de tratamento que leva a cura dentro de meus preceitos e conceitos.
1 - Primeiro estágio - Óleos Essenciais são excelentes  para a cura no plano físico. Estamos aqui na terra, então a primeira coisa que devemos tratar são os sintomas, além de curar as formas mais densas de nosso corpo.
2 - Óleos Essencias para curar o coração.
3 - Óleos Essenciais para  ajudar a liberar as crenças limitantes.
4 - Óleos Essenciais para aumentar a consciência e a conexão com o Divino, com a Natureza.
5 - Óleos Essenciais  para inspirar o cumprimento do propósito de nossas vidas

Estágio 01
Óleos Essenciais são de 50 à 70 vezes mais fortes do que a própria erva de onde saíram.
Possuem todas as qualidades " Anti ", anti -virais, anti -  bactericida, todos os anti na natureza, ( Schnaubelt, 2011 ) sendo assim excelente para purificar o organismo, orgãos, balancear as funções  das glândulas, e do corpo todo, e elevando as vibrações do nosso corpo. ( Stewart, 2003 ).

 Estágio 2
Assim como os óleos essenciais asseguram nossa saúde física. eles promovem também a energia necessária para penetrar nosso coração e entrar em nosso reino emocional.Os óleos essenciais, elevam nossa energia física, ( Stewart, 2003 ). O corpo vive em altas energias e baixas energias, mas isto depois de um tempo tornasse insuportável. Emoções estagnadas, como raiva, tristeza, ciúmes, baixa auto estima, não podem existir em um ambiente onde deve haver paz, onde os óleos essenciais auxiliam a criar esta atmosfera e libera as emoções.
A cura das emoções se dão, onde os  velhos sentimentos saem do coração e vem para a superfície (Moreton, 1992). Muitas vezes estas experiências são confundidas como regressão, ou estão indo para trás, ou que os óleos essenciais não estão funcionando.
Estamos tão acostumados a ter uma cura sintomática, condicionados a ver a cura como uma cessação de imediata de toda dor física e emocional. Na realidade os óleos essenciais estão funcionando permanentemente,  dando apoio aos indivíduos em suas questões emocionais através da cura com estes óleos. Princípios da Cura: Dar e receber, o mais importante que se deve entender para que a cura se instale, entender que a cura é um processo. Devemos liberar nossas emoções negativas, antes de recebermos sentimentos e emoções positivas. Normalmente escapamos ou pulamos estes estágios, mas este é muito necessário. Devemos experimentar a limpeza de emoções, se temos realmente o desejo de cura. Resistir ao processo de limpeza faz o processo mais doloroso. Nos rendermos à experiência para que o caminho de cura continue. Quanto mais deixamos ir  e confiamos mais agradável será este processo de cura. Os óleos essenciais na devem fazer o trabalho por nós. É comun a experiência de que quando normalmente ( se você já cuidou de um jardim saberá ) estamos cuidando de um jardim, algumas vezes fazemos o errado, arrancamos as ervas daninhas e deixamos as raízes. O melhor seria colocar água neste solo e deixá-lo molhado onde a terra úmida facilitará a retirada da planta com a raiz toda. Se alguém negligencia em fazer o trabalho duro, de arrancar as ervas daninhas e suas raízes, não molhando a terra, com certeza esta pessoa não está fazendo um bom trabalho. Mas em outra mão quem o fizer direito, colherá os frutos deste imenso trabalho.
Para isto, para nos introduzirmos no árduo trabalho de sermos sinceros e verdadeiros conosco e com as nossas emoções, podermos introduzir algumas práticas  realizadas com os óleos essenciais, tais como meditação, yoga, entre várias outras para tornar o processo de cura mais fácil e entarmos em contato com todo este cabedal de sentimentos e emoções.

Est ágio 3
Aceitarmos nossos limites, e nossas crenças e valores que normalmente nos limitam. Nos libertarmos destes pré - conceitos, absurdos que muitas vezes nos foram incutidos, e que nos tornam infelizes. Nos liberarmos, somente nos trará mais liberdade e esta será mais uma peça no processo de cura. Os óleos essenciais nos  ajudarão à relaxarmos, e podermos pensar sem que nosso superego nos mate com tanta tirania. Relaxar neste estágio, bem como nos anteriores será fundamental.

Estágio 4

Ao tentarmos nos conectar em  entrar em conexão com o Divino, com a Natureza, com DEUS, de um lado nos torna mais submissos e não tão onipotentes, em não aceitarmos as designações de DEUS, em coisas que ão podemos opinar, a não ser:
Aceitar, Entregar, Confiar e Agradecer.
Isto nos torna mais conscientes que somos um pequeno, mas muito pequeno grão de areia.
Relaxar é a palavra. Nos conectarmos mais com as coisas mais simples. E saber que podemos fazer, atuar até um determinado ponto.... Aceitação.... sem ansiedade......
Parar e relaxar, controlar nossa emoções, respirar.

Estágio 5

Óleos essenciais que nos ajudem a nos manter focados, estimulados, sem fingir, sem nos afastarmos de nosso objetivo, por desculpas, por futilidade e por preguiça.




Sobre as novas diretrizes para produção de cosméticos com óleos essenciais que contenham um certo teor de Linalol

Você vê este composto listado na composição de alguns produtos, especialmente em produtos provenientes da União Europeia,  mas o que diabos é o linalol ? Linalol é um álcool monoterpênico, (também conhecido como 3,7- dimethylota -1 ,6 -dien -3- ol) encontrado em plantas da família das Lamiaceae (  ervas aromáticas, alecrim, lavanda ), Lauraceae (canela , pau-rosa ),  e da família Rutaceae ( frutas cítricas ) (Wikipedia) .Existem dois estereoisómeros de linalol licareol - ou (R ) - (- )- linalol,  que é encontrado  nos óleos de  louro,  néroli, bergamota, e manjericão. Ele tem um odor descrito como " amadeirado ou lavanda " (p. 171, tópicos selecionados na Química de Produtos Naturais , Raphael Ikan ). Coriandrol ou (S) - (+)- linalol é encontrado nos óleos de  coriandro, palmarosa , petitgrain , e tem um odor descrito como floral.
Linalol tem sido bem estudado no que diz respeito ao sono, a redução da ansiedade, e propriedades analgésicas. Um estudo ( Elisabetsky , 1995) constatou que houve " efeitos, dependentes da dose marcadas sedativas, incluindo ... aumento do tempo de sono e diminuição da locomoção espontânea em ratos. " (Manual de Óleos Essenciais,  p. 301) . Estudos descobriram que o linalol pode ter um efeito espasmolítico (relaxamento muscular) e efeito de redução da dor em ratos,  assim como um efeito anti -inflamatório ( p. 718, Medicina botânica na prática clínica e na página 301, Handbook of óleos essenciais ).  Um estudo realizado sobre o o stress em ratos verificou que " ( R) - (- ) - linalol, em inalação reprime efeitos induzidos pelo estresse sobre os perfis das duas células de sangue e a expressão do gene. " Em outras palavras, com cheiro ( R) - (- )- linalol reduziu a expressão do estresse em ratos. E estudos de injeção de linalol em ratos para reduzir a inflamação mostrou que pode ser eficaz (página 248, Manual de óleos essenciais ). Não é um dado que se algo funciona em ratos ou camundongos que vai funcionar em seres humanos, mas tem havido muito poucos  estudos em pessoas para estes efeitos, até o ponto onde eu me sinto confortável em dizer que há evidências que mostram que inalar um óleo essencial com linalol pode ajudar com o sono. 
Você vai ver linalol listado na lista de ingredientes nos produtos provenientes da União Européia (ou na América do Norte ), porque ele é considerado um alergeno de contato. O que para quem utiliza, como aromaterapeuta, sabe que não há esta ação. Quando é exposto ao oxigênio, ele pode se tornar  um produto oxidado, que pode provocar uma reação alérgica em " mais de 5% daqueles que foram submetidos a testes de patch ", e o autor suspeita que " cerca de 2% da população total da Suécia é alérgico ao linalol oxidado ". ( Curiosamente, o linalol não oxidado não provoca a mesma resposta !)
Por que é encontrado em 60 a 80% dos produtos perfumados  ? Devido ao seu aroma para a produção de fragrâncias. Tem um odor muito bom, e não é tão caro para adicionar  como um líquido de lavagem  de domo saniantes ou para produtos de corpo .Linalol foi mostrado  ser bom para matar os ácaros : É chamado um acaricida , que são " os pesticidas que matam os membros do grupo de Acari , que inclui carrapatos e ácaros ". "Como um pesticida, linalol é destinado para uso em ambientes fechados para controle de pragas ( pulgas e carrapatos ) em animais de estimação e os espaços que habitam, afetando o sistema nervoso do inseto . Linalol também é usado como um inibidor de mosquito ao ar livre ... " (a partir do folheto FDA) , embora haja alguma dúvida sobre sua eficácia para os mosquitos.
Eu não sei muito sobre a rotulagem para fins comerciais, mas verificar se você deve que incluir informações sobre linalol em seus produtos, mesmo que artesanais,e  bem como outros tipos de álcool, (terpenóides ), que estão listados como alergênicos nas novas diretrizes de produtos cosméticos e outras áreas de produção de produtos.

Na Aromaterapia, não temos registros até este momento de algum tipo de alergia por óleos que tenham um alto teor de LInalol.
Mas estou aleta para qualquer tipo de nova pesquisa sobre óleos essenciais.

Só para constar:

O linalol é um álcool monoterpênico, biossintetizado por inúmeras plantas e que possui um importante papel na polinização. É muito empregado com a finalidade de aromatizar produtos, como perfumes, sabonetes, cosméticos e produtos de limpeza, sendo uma matéria-prima expressiva para a perfumaria. O (-)-linalol é descrito como amadeirado, floral e refrescante, enquanto o (+)-enantiômero apresenta odor adocicado, cítrico e herbáceo. Faz parte da composição do CHANEL No 5, perfume eternizado pela atriz Marilyn Monroe.
Chanel
Tem propriedades repelentes à insetos, sendo empregado em algumas formulações para este fim. Também é empregado em rotas alternativas para a síntese das vitaminas A e E.
O linalol é o constituinte majoritário do óleo essencial de pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke var. amazonica Ducke, Lauraceae), árvore nativa da Amazônia. Para obtenção de 180 litros deste óleo, necessita-se de aproximadamente 15 a 20 toneladas de madeira. Em decorrência da exploração não sustentável do pau-rosa, se tornou uma espécie sob risco de extinção. Segundo o IBAMA, para a produção de um tambor de 180 litros de linalol seria necessário o replantio de 80 mudas desta árvore, o que dificilmente é realizado.
Planta
Aniba rosaeodora
Felizmente, a introdução de linalol sintético no mercado, assim como o emprego de novas fontes alternativas desta matéria-prima, ocasionou um declínio significativo da exploração descontrolada no Brasil.
É também de grande importância como precursor de fragrâncias.
Este é o caso do acetato de linalol, caracterizado por seu odor refrescante e adocicado, utilizado para contribuir com as notas de cabeça de vários perfumes.
Pode ser obtido por síntese parcial a partir de a ou b-pinenos, que sofrem reações consecutivas de hidrogenação, oxidação e rearranjo térmico, para dar o linalol (1).

Um bom dia, e até o próximo post.