sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Mais uma pesquisa realizada com o óleo essencial de Alecrim reforça sua propriedade para auxiliar na memória

Por que o aroma do Alecrim  ajuda você a se lembrar, a melhorar sua memória?

• Em Hamlet, Ofélia diz 'O Alecrim que é para lembrança'

• Pesquisadores descobriram que o óleo  de Alecrim auxilia a  ficar mais alerta, ter mais foco e auxiliar em matemática.

Shakespeare estava certo ao dizer que o alecrim pode melhorar a sua memória.

Os pesquisadores descobriram pela primeira vez que o óleo essencial  quando inalado com antecedência permite que as pessoas se lembrem de fazer as coisas.

Poderia ajudar os pacientes a tomar seus medicamentos no tempo, diz-se, ou mesmo ajudar o esquecido a postar um cartão de aniversário.

Em uma série de testes com o alecrim, este  óleo essencial  aumentou as chances de se lembrar de fazer as coisas no futuro, em 60-75% em comparação com pessoas que não tinham sido expostas ao óleo.

Outros estudos mostraram que o óleo aumenta o estado de alerta e melhora a memória de longo prazo.

Alecrim tem sido ligado à memória, com a mais famosa referência literária encontrada em Hamlet quando Ofélia  declara: "Há alecrim, que é para a lembrança: rezar, amar, lembrar." É usado na medicina moderna  como um analgésico leve, além de ser ótimo para enxaquecas e problemas digestivos.

Uma equipe de psicólogos da Universidade de Northumbria, em Newcastle, testou os efeitos do óleo essencial de alecrim.

O Dr. Mark Moss, que irá apresentar os resultados hoje na conferência da Sociedade de Psicologia Britânica em Harrogate, disse que o benefício dos aromas estava se tornando claro através da investigação científica.

"Neste estudo, focalizamos a memória prospectiva, que envolve a capacidade de lembrar eventos que ocorrerão no futuro e lembrar-se de completar tarefas em momentos específicos. Isso é fundamental para o funcionamento diário, por exemplo, quando alguém precisa se lembrar de postar um cartão de aniversário ou tomar remédios em um momento específico.

O óleo essencial de alecrim foi difundido para uma sala de testes, colocando quatro gotas em um difusor de ventilador de fluxo de aroma e mudando isso em cinco minutos antes de as pessoas entrarem na sala.

Ao todo, 66 pessoas participaram do estudo e foram alocadas aleatoriamente para o quarto com o aroma de alecrim ou outro quarto sem o óleo essencial e seu aroma.

Em cada sala os participantes completaram um teste destinado a avaliar as suas funções de memória prospectiva.

Isso incluiu tarefas como esconder objetos e pedir aos participantes para encontrá-los no final do teste e instruí-los a passar um objeto especificado para o pesquisador em um determinado momento.

Todas as tarefas tinham que ser feitas sem aviso, mas se a tarefa não foi realizada, em seguida, diferentes graus de solicitação foram utilizados.

Quanto mais solicitando que foi usado, menor a pontuação.

Os voluntários, todos adultos saudáveis, também completaram questionários avaliando seu humor.

Testes de sangue foram realizados nos voluntários e analisados para ver se os níveis de desempenho e as alterações no estado de espírito após a exposição ao aroma do alecrim estavam relacionados com concentrações de um composto conhecido como 1,8-cineol presente no sangue.

O composto  é encontrado no óleo essencial de alecrim e já foi mostrado para agir sobre os sistemas bioquímicos que sustentam a memória.

Os resultados mostraram que os participantes na sala aromatizada com o óleo essencial  de alecrim apresentaram melhor desempenho nas tarefas de memória prospectiva do que os participantes na sala sem o aroma.

Este foi o caso para lembrar eventos, lembrando-se de completar tarefas em determinados momentos, ea velocidade de recordação.

Os resultados da análise de sangue descobriram que quantidades significativamente maiores de 1,8-cineol estavam presentes no plasma daqueles no quarto aromatizado com  alecrim, sugerindo que inalar o aroma levou a maiores concentrações.

"Essas descobertas podem ter implicações no tratamento de indivíduos com problemas de memória.

"Suporta a nossa pesquisa anterior, indicando que o aroma de alecrim óleo essencial pode melhorar cognitivo.
Bom dia!
P.S. Se lembrem do cupom de desconto por serem leitores de meu blog.
O óleo de alecrim, está em postagens anteriores com mais funções que este óleo essencial possui com seus inúmeros ativos.