quarta-feira, 10 de abril de 2013

Diabetes e Aromaterapia

Em várias ocasiões, eu fui questionada como  os óleos essenciais  podem ser usados com diabetes. Então eu decidi fazer um pouco de pesquisa, além do que eu já conhecia e ver se eu poderia ter maiores informações.
Um estudo publicado em 2004:

    
Efeitos de uma nova formulação de óleos essenciais no metabolismo da glucose-insulina em ratos diabéticos e hipertensos: um estudo piloto por N.Talpur, B. Ingram, D.Bagchi, H.Preuss
    
Antecedentes: A resistência à insulina e sua mais grave forma é no diabetes mellitus tipo 2. E estão a aumentar rapidamente em todo o mundo.
   
A presente investigação examina a capacidade de várias combinações de óleos essenciais, tais como  canela, cominho, orégano, etc, para melhorar a sensibilidade à insulina. Como uma primeira aproximação, foram examinados os efeitos destes produtos naturais em ratos Zucker gordos (ZFRs), um modelo de obesidade e resistência à insulina, e no rato espontaneamente hipertensos (SHR), um modelo genético de hipertensão.
    
Material e Métodos: óleos essenciais  foram administrados por via oral através de gotículas e sensibilidade à insulina foi estimada pela pressão arterial sistólica (PAS) alterações e glicose circulante e / ou insulina.
    
Resultados: Verificou-se que a capacidade de alterar a PAS em modelos de ratos é o indicador mais sensível precoce da sensibilidade à insulina. Os óleos essenciais combinados, reduziu os níveis de glicose circulante e PAS em ambos ZFRs e SHRs, sugerindo que estes produtos naturais foram melhorando a sensibilidade à insulina. A segunda série de estudos examinaram duas combinações adicionais de óleos essenciais, juntamente com a fórmula original. As principais diferenças são entre os tipos e proporções dos óleos individuais que contribuem para uma determinada fórmula.
    
Conclusões: Embora todas as três fórmulas diminuiu a PAS em ZFRs, uma das fórmulas foi mais eficaz do que as outras na redução de glicose circulante no teste de tolerância à glicose. Por conseguinte, alguns óleos essenciais podem ser adicionados a uma longa lista de produtos naturais que podem afetar a sensibilidade à insulina.
Em um artigo publicado no Diabetes Spectrum, Jane Buckle diz:

    
Considerando que existe alguma evidência de que a ingestão oral de ervas, como ginseng asiático (Panax quinquefolius), feno-grego (Trigonella foenum-graecum), e aloe (Aloe vera) pode melhorar a tolerância à glicose, a aromaterapia não faz essa afirmação. Além disso, não há qualquer sugestão de que os óleos essenciais podem curar a diabetes (tipo 1 ou tipo 2). No entanto, óleos essenciais podem ser usados ​​para reduzir os efeitos colaterais de algumas complicações (por exemplo, as úlceras, a perda da integridade da pele) e para reduzir infecções que muitas vezes levam mais tempo para melhorar, do que em pacientes não diabéticos. Os óleos essenciais também podem melhorar o estresse de lidar com uma condição de vida, com a doença crônica, como diabetes. Aromaterapia tem uma longa história de uso para a redução do stress e aromáticos têm sido usados ​​em muitas culturas para melhorar a qualidade de vida. Os enfermeiros têm utilizado inalados óleos essenciais para ajudar a reduzir o estresse de seus pacientes.

Recomendado
Para o estresse incluem: Camomila Romana, Neroli, Petitgrain, Lavanda, Mandarina, Gerânio, Rosa e Manjerona.
Ela continua a dizer que a aromaterapia tem pelo menos tanto potencial para o uso de pessoas que têm diabetes como para uso com aqueles que não têm diabetes. Os profissionais de saúde podem melhorar a vida de seus pacientes por uma formação existente em aromaterapia clínica. Ela diz que aromaterapia pode ser benéfica, quer quando usado em conjunto com o tratamento médico (por exemplo, para a cicatrização de feridas) ou, quando utilizado para estimular o relaxamento geral. O potencial para ainda maiores benefícios positivos existe, pois, como dores de nossos pacientes, dores e tensões são aliviadas, para a sua saúde física, pode ser menos contestada, com melhorias resultantes em seus níveis de glicose no sangue. Fazendo nossos pacientes ficarem mais confortáveis, quer através da cura de uma infecção, ou a melhora de um músculo dolorido, ou ainda a diminuição da dor neuropática, ou a redução do estresse psicológico, podem melhorar a sua qualidade de vida global.
Enquanto a maioria dos artigos que eu fui capaz de encontrar foram consistentes em sugerir que o uso de óleos essenciais eram mais usados para ajudar a diminuir os efeitos colaterais, geralmente associados com a diabetes, eu ví através de uso em pacientes e suas histórias pessoais, grande melhora em suas condições gerais.
Muitos estudos têm sido realizados também sobre as propriedades medicinais do óleo essencial de canela. Estes estudos sugerem que é anti-inflamatório, anti-coagulante e anti-microbial. Demonstrou-se a reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes do Tipo 2. Os testes mostraram também que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicéridos também. Só o cheiro de óleo essencial de canela pode ajudar a impulsionar a atividade cerebral e o estado de alerta.
Eu encontrei esta pesquisa com a Canela em Diabetes:

    
Efeito da canela na glicemia pós-prandial, esvaziamento gástrico e saciedade em indivíduos saudáveis ​​Joanna Hlebowicz, Gassan Darwiche, Björgell Ola e Lars-Olof Almer, dos Departamentos de Medicina (JH, GD, e L-OA) e Radiologia (OB) , Malmö University Hospital, da Universidade de Lund, Lund, Suécia
    
Fundamento: Estudos anteriores de pacientes com diabetes tipo 2 mostrou que a canela reduz a glicemia em jejum, triglicérides, LDL e colesterol e totais.
    
O objetivo foi estudar o efeito da canela sobre a taxa de esvaziamento gástrico, a resposta de glucose pós-prandial no sangue, e saciedade em indivíduos saudáveis.
    
Design: A taxa de esvaziamento gástrico (GER) foi medido por meio de ultra-som de tempo real padronizados. Quatorze indivíduos saudáveis ​​foram avaliados por meio de um estudo cruzado. Os indivíduos foram examinados após um jejum de 8 h, e eles tinham concentrações normais de glicemia em jejum. GER foi calculada como a variação percentual da área transversal antral 15-90 minutos após a ingestão de pudim de arroz 300 g (GER1) ou 300 g de arroz pudim e 6 g de canela (GER2).
    
Resultados: O valor da mediano de GER1 foi de 37%, e a de GER2 foi de 34,5%. A adição de canela ao pudim de arroz retardou significativamente o esvaziamento gástrico e reduziu a resposta da glicose pós-prandial.
    
Conclusões: A ingestão de 6 g de canela com arroz doce reduz a glicemia pós-prandial e retarda o esvaziamento gástrico, sem afetar a saciedade. A inclusão de canela na dieta reduz a resposta da glucose pós-prandial, uma alteração que é pelo menos parcialmente explicado por um GER retardada.


Não é recomendado a ingestão de óleos essenciais aqui no Brasil, somente na França, país que usa largamente a ingestão de óleos essenciais. Mas o uso de óleo essencial em massagem tem um efeito fantástico e o óleo é absorvido pela pele, e segue seu caminho por todo o corpo, após alguns minitos, variando de óleo para óleo.Por exemplo temos a laranja que circula após 15 minutos e o gerânio após somente 120 minutos, mas a utilizaçnao de óleo em massagem é totalmente recomendada, bem como em aromatização ambiental e inalação também. No caso da Canela, não recomendo de modo nenhum a ingestão deste óleo, a não ser por um profissional altamente qualificado, e com óleos que sejam comprovadamente puros. O que aqui no Brasil, há uma insegurança, pois não podemos ( no caso aqui no Brasil confundir óleos puros com óleos naturais), dizer quais seriam puros, naturais e ou compostos, pois aqui pelo não reconhecimento da Aromaterapia, a inscrição de óleo essencial no rótulo de um frasco deste produto, não o garante puro, para ingestão, nem o deveria ser na aromatização também ( mas isto já é assunto para outro post).
Mas recomendo a massagem com o óleo de Canela, desde que seja realizado um teste de sensibilidade com o paciente.
Receita
Para 30 ml de óleo vegetal de Semente de Uva By Samia
Adicionar 
04 gotas de óleo essencial de Canela By Samia 
02 gotas de óleo essencial de Laranja By Samia 

Bom esta foi a pesquisa que realizei, e a indicação acima para massagem, baseada nos estudos que realizei.
Sugiro também, que se utilize óleos para melhorar o estresse, bem como cuidados para as possíveis feridas tão difíceis de serem tratadas em pacientes com diabetes.
Para este caso, foi desenvolvido um óleo da Linha Natural Healing -  Skin By Samia, para a melhora rápida de feridas. Para maiores informações, mandem - me comentários.
Para compras
http://www.lojabysamia.com.br/home
Até o próximo post.
Sâmia Maluf

Nenhum comentário:

Postar um comentário