sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Combinação de óleos essenciais e florais é boa opção de terapia para o bem-estar




As flores têm um encantamento todo especial. Seus aromas multifacetados se adaptam aos diversos períodos do dia, dependendo da luz e da temperatura. Basta lembrar, por exemplo, que o jasmim é sensual à noite, fornecendo calor e erotismo. Durante o dia, porém, torna-se pesado. Nos jardins, flores, ervas e árvores nos conectam à natureza. Para levá-la para casa, o homem usa o óleo essencial das plantas dinamizando produtos de aromatização e massagem, como forma de tratar o essencial da pessoa e proporcionar bem-estar.

Nos anos 1930, o médico e pesquisador inglês Edward Bach identificou estados negativos da mente e criou uma essência floral para cada um deles. Bach tinha uma doença diagnosticada como câncer. Em vez de tratá-la com medicamentos convencionais, preferiu cuidar de corpo e mente, de dentro para fora. Passou os últimos anos de vida recolhido num pequeno chalé, onde concluiu suas pesquisas. O vilarejo era Mount Vernon, hoje sede de sua fundação, onde ainda se produzem as tinturas-mãe utilizadas para a elaboração dos florais.

A terapia com florais revelou-se eficaz, conquistou seguidores e cientistas aperfeiçoaram as técnicas. Ela é baseada na “medicina vibracional”, surgida a partir da homeopatia. Nela, se dinamiza a energia de moléculas das flores, para promover equilíbrio físico, espiritual e emocional. Ao contrário da homeopatia, que utiliza álcool, os florais são diluídos em água. Essa energia – ou vibração – não é palpável e a ciência não pode comprová-la, mas os efeitos de harmonização dos florais são reconhecidos.

Os florais são uma terapia alternativa para o bem-estar das pessoas e vêm sendo utilizados para tratamentos estéticos e emocionais. Na cosmética francesa, a novidade é um perfume que contém ativos de óleos essenciais e utiliza os fundamentos dessas terapias, permitindo a quem o utiliza alcançar harmonia, equilíbrio, bem-estar e até a coragem de ser ele mesmo.

Para combater distúrbios de fundo emocional, como ansiedade, estresse negativo, pânico e até psoríase, recomendo aromaterapia associada à terapia com florais. Esta, porém, deve ser prescrita por um terapeuta holístico ou naturopata credenciado, que saberá indicar a essência floral adequada para cada caso. Essas terapias são benéficas até para o emagrecimento, pois podem trabalhar a redução da ansiedade e da compulsão pela comida. Ambas exercem energia vibracional usando os mesmos ativos – verbena, rosa, gerânio, jasmim...
Para saberem mais sobre as essências florais que tal dar uma olhadinha no site da Mona's Flower, que é a importadora dos florais originais, e há dicas da Dra Carmen Monari, um grande médica homeopata e que dedica sua vida ao estudo dos florais de Bach originais.
Eu neste momento, estou tomando por indicação da Dra Carmen, o Cherry Plum , para cuidar de minha mãe interna, pois ao ser cuidadora de minha mãe, (ou dos outros sempre acabamos deinando-nos de lado) e usando o óleo de Gerãnio.
Grande cuidado com a saúde, então cuidando de mim, seguem algumas dicas para vocês cuidam de vocês e estarem muito bem para finalizar o ano.


Vou ensinar uma mistura própria para a mulher usar na primavera e verão, que chamo de Óleo da Mulher. Ela contém fito - hormônio, excelente para reduzir a ansiedade, o estresse negativo e os efeitos da TPM e da menopausa. Serve também para suavizar edemas e celulite.

Junte 30 ml de Óleo Vegetal de Jojoba a 25 gotas de Óleo Essencial de Gerânio. Para maior duração, guarde essa mistura num vidro esterilizado e bem tampado. Ela servirá como base para vários procedimentos:

Escalda-pés – Coloque uma colher de café em 2 litros de água quente (certifique-se de que não queime a pele). Para efeito relaxante, deixe os pés mergulhados durante 15 minutos.

Pós-banho – Uma colher de sopa é suficiente para passar no corpo ainda molhado, com o auxílio de uma bucha. Seque suavemente com uma toalha. A mistura não rancifica e deixa uma sensação refrescante e de pele hidratada.

No rosto – Apenas duas gotas da mistura ao seu creme preferido – de dia ou à noite – são suficientes. Use no rosto, pescoço e colo, e não se esqueça das mãos!!

Nas mãos – Para hidratar mãos ressecadas, passe o Óleo da Mulher puro, massageando desde as pontas dos dedos até os cotovelos, pelo menos duas vezes ao dia. Manilúvio: Numa tigela ou bowl, adicione uma colher de sopa da mistura a um litro de água quente (mas não muito!). Mergulhe as mãos durante 10 minutos.

Calcanhar e cotovelos – Essas partes do corpo – muitas vezes tão esquecida - têm a pele engrossada e escurecida com a idade. Passe diariamente a mistura pura e verá como a pele fica suave!

Nenhum comentário:

Postar um comentário