quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O verão chega e com ele alguns inconvenientes saiba como dribá-los



Socorro! Uma ajuda para os problemas típicos do verão


Quando pensei num tema para o nosso bate-papo deste mês me lembrei que o verão é a estação do calor e das férias escolares e que não há nada mais gostoso do que curtir uma praia, piscina, sítio, clube ou parque com as crianças. Ao mesmo tempo, recordei o tempo em que meus filhos eram pequenos e que as férias também eram sinônimo, em alguns momentos – raros, mas existentes – de alergia a picada de inseto, queimadura pelo excesso de exposição ao sol, herpes e micose...

Minha intenção não é transformar essa conversa em uma catástrofe, pelo contrário: vim aqui para dizer que a Aromaterapia pode ajudá-la a socorrer crianças, adultos e idosos em várias situações comuns que podem acontecer (e algumas que até são esperadas) com os mais precavidos dos humanos: não custa nada adicionar à caixinha de medicamentos alguns frasquinhos de Óleos Essenciais, que são produtos naturais, praticamente sem contra-indicações – peço apenas que as grávidas não os usem indiscriminadamente, sem conhecimento prévio e autorizado, por escrito, de seus médicos – que, quando usados da maneira correta, substituem a alopatia com eficácia comprovada em muitas situações. Cito uma delas: há muito tempo os caboclos já utilizavam os óleos de Citronela e Copaíba para afastar qualquer tipo de mosquito e inseto dos locais onde viviam. Hoje, com o avanço da tecnologia, obtemos estes óleos concentrados, chamados óleos essenciais, retirados das mesmas plantas e com uma eficácia ainda maior. Já existem também velas que podem ser utilizadas como repelentes naturais, com óleo vegetal de Andiroba ou óleo essencial de Copaíba adicionados a elas: quando acesas, elas protegem o ambiente, exalando um bom aroma.

Quanto às queimaduras solares, você pode acalmar a pele com o Óleo Essencial de Lavanda. Este é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados diretamente sobre a pele, sem a necessidade de ser diluído em um óleo vegetal, gel ou creme (que chamamos de veículo carregador ou diluidor). O alívio é imediato. O mesmo óleo trata outros tipos de queimadura, portanto, tenha-o sempre à mão, principalmente na cozinha.

Já as micoses e herpes simples, que adoram calor, não resistem ao Óleo Essencial de Tea Tree: por ser bactericida, ele tem a propriedade de eliminar bactérias das mais diversas. Assim como a Lavanda, também pode ser usado topicamente, ou seja, diretamente sobre a pele, sem a necessidade de diluição. É colocar numa unha com micose (onicomicose), sobre a herpes simples e vê-las sumir em poucos dias.

Bem, eu espero que seu verão seja maravilhoso e suas férias, inesquecíveis. Eu trabalharei bastante, ministrarei cursos e palestras e curtirei muito o finzinho de gravidez de minha filha mais velha, Roberta (logo darei notícias do nascimento do Lucca, irmão da Vitória, minha primeira neta). Mas, se você precisar de socorro, não se esqueça: os óleos essenciais e a Aromaterapia estão aí para, sempre de maneira natural, auxiliá-la.



Aprenda a usar os óleos essenciais nos primeiros-socorros

Repelente natural: Para aplicar diretamente na pele, misture três gotas Óleo Essencial de Copaíba e três gotas de Óleo Essencial de Citronela em uma colher de sopa de óleo vegetal ou gel. Vale um lembrete: os óleos de citronela e copaíba nunca podem ser usados diretamente sobre a pele, somente diluídos. Na praia ou quando for expor-se ao sol, é preferível utilizar somente o óleo de copaíba, já que o de citronela é fotossensibilizante, ou seja, sob a ação do sol ele pode manchar a pele. É ideal usar um bloqueador solar junto com os óleos essenciais.
Para evitar a dengue: Além de medidas como esvaziar pratinhos de plantas, garrafas e espaços que apresentem água parada, acrescente, a cada 100 ml de água limpa, 50 gotas de Óleo Essencial de Citronela ou Copaíba. A mistura deve ser aplicada nos cantinhos e frestas difíceis de limpar ou que acumulam água de chuva.

Quatro óleos essenciais para levar na caixa de medicamentos:

Lavanda – é conhecido como óleo universal devido a sua variedade de aplicações. É analgésico, sedativo, anti-séptico e antiinflamatório. Lavanda pode ser utilizado para desinfetar cortes e arranhões e em queimaduras (aplicando-o sobre o local afetado, já que é um dos únicos óleos essenciais que podem ser usados topicamente sem veículo carregador e diluição). O óleo é indicado ainda para promover relaxamento, como antidepressivo, para dores de cabeça, TPM e insônia.

Limão Siciliano e ou Tahiti – assim como a Lavanda, o limão tem propriedades anti-sépticas e pode ser usado na desinfecção de cortes. Além disto, é indicado para dor de garganta (deve-se preparar um gargarejo com meio copo de água morna e 1 gota de óleo essencial de limão).CUIDADO POR SER FOTOSSENSIBILIZANTE

Este óleo é um bom desinfetante – é só usar uma gota nas mãos após ir ao banheiro. Na cozinha, é bom para matar bactérias de bancadas e pias: basta uma gota numa colher de água. Outras aplicações para o óleo de limão: remover graxa e chiclete.
Os óleos essenciais de Limão Siciliano e Tahiti são fotossensibilizantes, ou seja, ao usá-los na pele é preciso evitar exposição ao sol.
Hortelã Pimenta – O óleo traz alívio para dores de cabeça e náuseas. No primeiro caso, basta aplicar uma gota (diluída em uma colher de café de óleo vegetal) sobre as têmporas – nunca sobre os olhos. Pode ser utilizado também em compressas, colocando algumas gotas numa bacia de água gelada.
Tea tree - é um óleo muito bom que pode ser usado topicamente e sem diluição. É indicado como bactericida e fungicida em casos como acne, infecção urinária, brotoejas, herpes, afta e micose nas unhas, entre outras utilidades.







Nenhum comentário:

Postar um comentário