quarta-feira, 20 de julho de 2011

A diferença entre a Aromaterapia e a Aromacologia

Aromacologia  é o termo cunhado pelo Sense of Smell Institute,  em 1989 para descrever o conceito que foi desenvolvido para estudar cientificamente a relação entre psicologia e a tecnologia de fragrâncias. Estudos patrocinados pelo Instituto em faculdades e universidades ao redor do mundo são projetados para investigar uma variedade de sentimentos específicos (como relaxamento, alegria, sensualidade, alegria e auto-confiança), que são obtidas através de odores, e  através da estimulação das vias olfativas para o sistema límbico, sistema ou "prazer". Estes resultados têm sido reconhecidos pela comunidade científica e são utilizados pela sociedade, sendo que os efeitos sobre o comportamento a partir do sensorial olfativo, eram geralmente incluídos sob o nome impróprio de AROMATERAPIA. A AROMATERAPIA, é uma ciência que trata, é uma terapia atrav´s ds óleos essenciais, tanto de patologias físicas, como as emocionais.O gráfico a seguir destina-se para finalmente esclarecer a distinção entre a Aromacologia e Aromaterapia e tornar-se um ponto de referência padrão.Definições

Aromacologia  é um conceito com base na sistemática,e com os dados científicos coletados sob condições controladas. Foi desenvolvido em 1989 sob a liderança do Sense of Smell Institute. Aromacologia  é dedicada ao estudo da inter-relação entre a psicologia e a mais recente tecnologia de fragrâncias, para transmitir através odor, uma variedade de sentimentos específicos (como relaxamento, alegria, sensualidade, felicidade e realização) diretamente para o cérebro. Aromaterapia:Aromaterapia é um conceito baseado em grande parte sobre estudos de casos individuais. Ela prescreve o uso de óleos essenciais naturais  para o tratamento de várias doenças físicas e mentais. É geralmente usado em combinação com massagem corporal, cujo resultado é descrito  para curar, embelezar e acalmar o corpo e a mente.
 
Distinções-chaveAromacologia visa estabelecer os efeitos positivos de aromas no comportamento humano que são verificáveis ​​através de experimentos científicos reproduzíveis. Os resultados podem então ser expressos em termos quantitativos e analisados ​​para determinar a significância estatística.
Aromaterapia procura estabelecer os efeitos terapêuticos dos aromas utilizando os óleos essenciais, junto as pesquisas modernas.Aromacologia está preocupada especificamente com os efeitos positivos temporários dos aromas no comportamento humano e  sobre as emoções para melhorar o humor e aumentar a qualidade de vida.
Aromaterapia  se concentra sobre os efeitos terapêuticos dos aromas sobre as condições físicas (tais como distúrbios menstruais, problemas digestivos, etc), bem como condições psicológicas (como depressão crônica).
Aromacologia lida apenas com os efeitos psicológicos obtidos através do uso de odores do ambiente que estimulam as vias olfativas para o cérebro.
Trata a aromaterapia  os efeitos fisiológicos de óleos essenciais naturais introduzidas por meio de absorção transdérmica resultante da aplicação de massagens, bem como através da ingestão e olfato.
Aromacologia traz medidas cientificamente comprovadas, sobre o efeito da mistura de odores, sendo estes naturais ou sintéticos.
Aromaterapia se limita ao uso de apenas óleos essenciais naturais. Ele atribui qualidades curativas específicas para óleos  específicos.
Aromacologia reconhece a possibilidade de mediação cognitiva (ou seja, a influência da percepção e compreensão) dos efeitos positivos da fragrância em sentimentos e emoções e inclui aplicações em que essa interação é quase certo de ocorrer.

Efeitos observados sobre os  atributos da aromaterapia para uma ação fisiológica direta das moléculas dos óleos essenciais, e privilegia os fatores cognitivos como a percepção e compreensão.

Então, quando se compra um aromatizador de ambientes, composto por essências sintéticas, esta se usando a aromacologia, e não a aromaterapia.

Estas substâncias sintéticas, dentro da visão da aromacologia, influenciam  nosso sentir, nossas emoções ao sermos expostos a estas.
A Aromaterapia, já tem  a missão de tratar este nosso sentir, nossas emoções, bem como nosso corpo físico também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário