segunda-feira, 16 de abril de 2012

Quer fazer um sabonete com Mel e Óleo essencial de Tea Tree - receitinha básica

 Olá Pessoal, em minha caminhada de descoberta da aromaterapia, comecei tudo, de modo bem informal, e artesanal( faz mais de 25 anos ), aprendendo muitas receitinhas com a minha família lituana, minha mnae, minha tia e avó,  que faziam tudo em casa, utilizando produtos e ervas disponíveis na cozinha, para fazer meus produtos, de uso  cosmético  ( quem usava mais era a minha mãe, sempre vaidosa ) e para a saúde, remedinhos, que usávamos, para nossas doenças corriqueiras.Mas eu queria um pouquinho mais!
Fui estudar psicologia e introduzi, os óleos essenciais, que elas usavam fazendo extratos, macerações das ervas, ou das próprias frutas, no caso dos cítricos, as cascas de laranja, limões, etc, que tinham todas nas casas, mesmo não sendo em sítios ou fazendas, mas eram plantadas no quintal, para meus atendimentos....
Mas usava muitas receitas, introduzindo os óleos em todos os produtos, que fazia em casa.... então aos poquinhos, irei passar estas receitinhas antigas, de maneira mais atualizada, para nossa saúde e beleza, além de truques para nossa casa.....
Este final de semana fiz para nós, (família e algunas amigos ) um sabonete de mel, que a anos eu nnao fazia... Não sou nenhuma expertise no assunto de cosméticos, e sabonetes, apenas crio as formulações dos óleos essencias e vegetais, e o resto tenho uma farmacêutica e químicas, que me auxiliam nas formulações que devem ter todos os registros na Anvisa, e que são vendidos na BY Samia Aromaterapia.O que irei passar aqui, são pequenas dicas para fazermos em nossas casas, produtos feitos por nós, com os óleos essencias  e vegetais.


 Sabonetes de Mel.

Ingredientes
01 quilo de glicerina
01 quilo de mel
4 favas de Baunilha

10 ml de óleo de Tea Tree
Moldes de favos de mel de abelha ou um molde grande





UM: Corte Derreter  o mel em banho maria caso este esteja duro e açucarado

DOIS: Misture  o  conteúdo das favas de Baunilha,  no mel, e misture bem até que esteja incorporado e a mistura homogênea.

TRÊS: Derreta a base da base glicerinada, em banho maria,  lentamente.

QUATRO: Misture, todos os ingredientes, em uma panela (eu uso a de ágata).

A base glicerinada, o mel já incorporado a baunilha. Coloque os 10 mls de óleo essencial de Tea Tree By Samia. E após todos os ingredientes estarem incorporados, despeje em formas individuais,  ou em um molde grande para que após secar sejam cortados em pedaços.

Este sabonete com mel e Tea Tree, é ótimo para:

1 - Peles com acne e comedões
2 - Para peles sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário