quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sobre transtorno pós traumático, um pouco sobre esta patologia e como auxiliar no tratamento com a aromaterapia

Transtorno de Estresse Pós-Traumático
O transtorno de Estresse Pós-Traumático é um Transtorno de Ansiedade, que pode se desenvolver quando uma pessoa que foi exposta a um evento traumático, desenvolvendo sintomas de ansiedade, ao reviver  o evento, e faz com que a pessoa evite estímulos relacionados ao evento ao longo de um período de mais de quatro semanas.
Há critérios diagnósticos específicos para o Transtorno de Estresse Pós-Traumático, e você pode encontrar uma descrição dos critérios diagnósticos na internet.
Há uma série de incidentes diferentes, o que pode desencadear a síndrome, incluindo guerras, catástrofes naturais; roubos, assaltos, abusos, acidentes com veículos e ferimentos elétricos.   Estresse Traumático pode ser  definido como estresse pós-traumático, e são as experiências emocionais, cognitivas e comportamentais de indivíduos que foram expostos, ou que testemunharam eventos que são extremos, normalmente com  risco de vida. Dizem os especialistas,  que o estresse traumático tem muitas 'caras'. Além dos efeitos devastadores dos grandes desastres e catástrofes, eles estão empenhados em promover uma maior apreciação dos efeitos do dia-a-dia experiências traumáticas (por exemplo, doenças crônicas, acidentes, violência doméstica e perdas).
Quais são os sinais de que alguém pode apresentar ?
Os sintomas podem incluir:

    
Os distúrbios do sono / pesadelos
    
Comportamentos prejudiciais à auto  preservação ou aos outros
    
Transtornos da Alimentação
    
Medo Extremo / paranóia
    
Isolamento
    
Os ataques de pânico: dor no peito, falta de ar, etc
    
Problemas com confiança nas pessoas e nas  relações
    
Raiva
   
Problemas físicos que se tornam crônicos
    
Questões de  intimidade ( promiscuidade )
    
Dificuldade em manter empregos
    
Pensamentos suicídas / tentativas 

    Pensamentos Ruminativos
    
Dificuldade na escola
    
Depressão
    
Graves oscilações emocionais
   
Cada modo dos transtornos podem se apresentar  diferente, de pessoa para pessoa, e do que as pessoas normais têm em reação ao estresse negativo decorrente do dia `a dia. Embora os sintomas listados anteriormente possam ser normais após um evento estressante, eles normalmente após um tempo, acabam diminuindo. Estes sintomas não desaparecem em pacientes com Transtornos Pós Traumáticos, estes sintomas nestes pacientes, podem durar de um mês `a  décadas após o evento, e podem severamente interferir no bem-estar social, mental, profissional e espiritual da pessoa. O Transtorno Pós Traumático,  é diferente do que as pessoas normais têm reação ao estresse.
Que doenças estão associadas? É mais provável que a maioria das pessoas que sofrem de transtornos, tenham,  ansiedade, depressão e transtornos de personalidade. Fisicamente,  podem desenvolver pressão alta, doenças cardíacas, distúrbios de dor crônica, problemas digestivos, e são mais suscetíveis a doenças como resfriados e gripe. Também são mais propensos a fumar, comer mal, e abusar de álcool e drogas. Sofrem  também os que foram expostos `a comportamentos violentos, e que pode levar à violência doméstica, abuso infantil e assalto.
Afetam as mulheres de forma diferente do que os homens? Sim. As mulheres são duas vezes mais propensas que os homens para desenvolver esta doença. Na maioria das vezes, as mulheres desenvolvem os transtornos,  como resultado de estupro, agressão sexual, ataque físico, ou violência doméstica. Mulheres relatam uma maior incidência de disfunção menstrual e síndrome pré-menstrual. Os homens,  tendem a ter mais sobrepeso e estão em maior risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas do que as outras mulheres.

 É claro, que ao trazer este assunto, recomendo como psicóloga, que pessoas com estes sintomas, devem procurar uma ajuda especializada, tanto com médicos psiquiatras, bem como psicólogos, para terapias, pois são transtornos muito severos.
Porém em minha experiência, nestes quase 30 anos, incluo os tratamentos com a aromaterapia, como  tratamentos complementares, e que tive junto a estes profissionais da saúde, em tratamentos multi-disciplinares, reseultados magníficos.Em meu trabalho como psicóloga, e como aromaterapeuta, obtive resultados fantásticos. Por este motivo, há alguns anos, resolvi montar minha própria empresa, pois na época, em que estive trabalhando com este tipo de transtornos, junto a drogadependência, vi o quanto a aromaterapia auxiliava, durante o tratamento, e após no cotidiano, o que na época era muito difícil, pois ninguém falava de aromaterapia (imagine eu propondo aos médicos ? rsrsrsrrsrs o quanto fui chamada de bruxa......kkkkk ), e também não havia na década de 90 nenhuma empresa de aromaterapia no Brasil..... Então hoje, temos a possibilidade, de todo o conhecimento, que está disponível, não somente por mim como profissional, mas nestes anos a tecnologia nos trouxe a possibilidade de estamos conectados com o mundo e podermos obter informações valiosas de vários outros profissionais, e também a possibilidade de termos esta maravilhosa ciência perto de nós e ao nosso dispor, a Aromaterapia.
Bom vamos então as propostas de tratamentos complementares com a Aromaterapia


Um plano de tratamento de pode  incluir:

    
Massagem de relaxamento semanal  com uma mistura de óleo essencial apropriada
    
Banhos diários com óleos essenciais
    
Inalação: 1 - 2 gotas de óleo essencial ou sinergia óleo essencial no travesseiro ou uma bolinha de    algodão no travesseiro à noite para ajudar o sono
    
Difusor / aroma / lâmpada com mistura apropriada.
    
Pessoal perfume /  produtos feitos com uma mistura apropriada para ajudar a combater os sintomas

    Escalda - Pés

Óleos essenciais a considerar para os vários sintomas incluem:
Para distúrbios do sono / pesadelos: lavanda, limão mandarina, manjerona, vetiver, camomila romana, sândalo,
Para Anorexia: bergamota, pimenta negra, erva-doce, grapefruit, gengibre, litsea cubeba, palmarosa
Para Obesidade: grapefruit, limão, lima, tangerina, laranja, tangerina, tomilho, junípero, gerânio
Para Medo: sândalo, camomila romana, cipreste, vetiver, limão, bergamota, laranja, cedro, neroli, manjericão, olíbano, sálvia esclaréia, lavanda.
Para Ansiedade: bergamota, lavanda, neroli, rosa, petitgrain, gerânio, vetiver, cedro, junípero, camomila romana.
Para Pânico: lavanda, olíbano, manjerona, ylang ylang, petitgrain, rosa, neroli
Para Raiva: manjerona camomila romana, ylang ylang, vetiver, sálvia esclaréia, lavanda,
Para Trauma:  tomilho, lavanda, gerânio, limão, manjerona, petitgrain, camomila romana
Para Estresse: bergamota, camomila romana, olíbano, gerânio, grapefruit, lavanda, limão, mandarina, manjerona, neroli, rosa, sândalo, vetiver.
Para Depressão: mandarina, camomila romana, limão, bergamota, laranja, jasmim, ylang ylang, rosa, neroli, gerânio, eucalípto citriodora, sândalo, sálvia esclaréia, manjerona, olíbano.
Lembre-se de verificar se há contra-indicações para os óleos escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário