terça-feira, 29 de maio de 2012

Aqueça seus pés neste inverno com o óleo essencial de Canela e Ylang Ylang

Perfil de Óleo Essencial de Canela: Um Óleo Essencial de aquecimento para o inverno!


 

Canela -  Cinnamomum zeylanicum tem uma longa história de uso, dese a antiguidade. Por exemplo, você sabia que os egípcios utilizavam a canela no seu processo de mumificação? Historicamente, a canela também foi usada como ingrediente de um tônico medicinal chamada "hipocraz", e foi misturado com gengibre e cravo. Hoje, a canela é mais comumente conhecida como um condimento culinário. Mas, óleo essencial de canela tem propriedades promotoras de saúde, e tenho certeza que  vale a pena explorar.

Os constituintes acivos do óleo de canela incluem, aldeídos, que são antifúngicoss, antimicrobianos, anti-sépticos e, assim como o óxido - 1,8 cineol, ácido trans-cinâmico, e terpenos, entre outros. Usos tradicionais incluem: circulação lenta, resfriados, tosse, gengivas inflamadas, infecção, influenza, piolhos, parasitas intestinais, cólicas, estômago e estresse, para citar apenas alguns usos.

Aromaticamente, a canela tem um  aroma picante, levemente amadeirado, que pode dar o aquecimento nos meses mais frios. Canela combina bem com Olíbano,  Mirra, Laranja, Hortelã  Pimenta e muito bem com  Ylang Ylang.

Um banho muito interessante, de banheira, se houver a possibilidade, ou então em noites frias e para prevenção de resfriados e friagem nos pés, principalmente de idosos.




 


Use em 02 litros de água morna
Acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal de Gergelim, que irá auxiliar a aquecer e nutrir também a pele, mais ressecada.
10 gotas de óleo essencial de canela
05 gotas de óleo essencial de ylang ylang
Além do aroma ser delicioso irá aquecer e relaxar a musculatura.

Referências:
1. Lima EO, Gompertz DE, Giesbrecht AM, et al. In vitro a atividade antifúngica de óleos essenciais obtidos de plantas oficiais contra dermatófitos. Micoses 1993; 36 (9-10) :333-336.
2. Viollon C, Chaumont J-P. Propriedades antifúngicas de óleos essenciais e seus Compostos em cima de Cryptococcus neoformans. Mycopatholgia 1994; 128 (3) :151-153.

Nenhum comentário:

Postar um comentário