quinta-feira, 21 de março de 2013

Aromaterapia Para Pets - Dicas

O conceito de aromaterapia para cães evocam imagens de poodles em salões de beleza, relaxamento música suave e com um tratamento facial? Porque aromaterapia tem sido tão sobre-comercializado como uma "ajuda de beleza" em um país, que somente pensa em beleza e não em tratamentos para nós humanos, e imagine para animais! A idéia de usar óleos essenciais para curar os cães pode parecer muito estranha. Na verdade, é uma das maneiras mais lógicas e sensatas para ajudar os nossos animais de estimação a serem saudáveis e felizes, e é também fácil de aprender os princípios básicos da terapia com o óleo essencial para os animais, para que você possa usá-lo com segurança em seus próprios cães. 

Por que usar óleos essenciais para cães?

 Cães se beneficiam a partir de óleos essenciais, porque são uma solução natural para muitos dos problemas comuns da parte física ou de comportamento. Muitas plantas contêm óleos essenciais, que são os mensageiros perfumados e que, entre outras coisas, atraem ou repelem insetos, e ajudam a planta a curar cortes, ou repelir fungos e bactérias. Assim como os óleos essenciais podem desinfetar um corte em uma árvore, podem com certeza ajudar a curar feridas em nossos cães; óleos essenciais que contêm fito-hormônios, como o de  rosa e o de gerânio, efetuam o equilíbrio hormonal de um cão, ajudando a aliviar o mau humor cíclico, regularizar o ciclo ou controlar um excesso de hormônios como em lactação espontânea.  

Quando um cão cheira um óleo essencial, as moléculas passam através de seu sistema olfativo para a área límbica do cérebro, a área que lida com o instinto, emoção e regulamentação de muitos dos sistemas de órgãos, por exemplo, a resposta anti-inflamatória. No mundo da medicina holística, reconhece-se que mente e corpo são uma unidade e a mente tem uma grande influência sobre a saúde do corpo. Ciência recente, concorda que a inalação pode ser uma forma direta e eficaz de fornecer medicamentos para o corpo,  e o estudo também  tem sido feito sobre o efeito das fragrâncias sobre a psique. Os óleos essenciais reduzem o estresse..... super descrito por mim aqui em meu blog.... 

Os óleos essenciais trabalham no corpo do seu cão e mente juntos, reduzindo o estresse, que é um dos maiores gatilhos para a doença, ao mesmo tempo, oferecendo pequenas quantidades de compostos de cura para o sistema como um todo. Ao utilizar óleos essenciais com os cães,  não aplicá-los topicamente, exceto em circunstâncias muito específicas, e seguindo as orientações de um profissional devidamente qualificado. Há óbvias dificuldades logísticas na cobertura  de um animal de estimação peludo com óleos vegetais e essenciais, (a bagunça nos tapetes nem pensar!). 

Mas hoje submeti a minha linda Duda a uma sessão de oleação com óleo de coco extra virgem, (30 gramas ) com 05 gotas de Lavanda e 10 gotas de Tea Tree, para mantê-la mais higienizada, mas calma, pois ela odeia ir para o banho no carro,  além de deixar sua pelagem mais sedosa e a pele mais nutrida. 

Use também um criação minha que uso muito para nós humanos com psoríases, dermatite de contato, eczema tópico, entre outras patologias de pele, mas também uso muito em patologias de vários animais, inclusive pós operatórios para cicatrização, mas para alergias dos cães, uma patologia que ataca (eu não sabia ) chamada HOT SPOT, que minha golden normalmente perto da época do cio,( pois os hormônios baixam a imunidade ) ela fica com estas formas de machucados, e como ela é um pouquinho, depre, mais sensível, se ela nota algo na casa, viagens minhas para trabalhos, etc ela já começa a desenvolver o HOT SPOT, mas esta semana tratei-a e ela está ótima..... além do óleo de coco,  uma delícia. 

Se já dá vontade de mordê-la e abraçar o tempo todo, com o aroma do óleo de coco, estou quase engolindo a DUDA. E também fiz a parte de limpeza dos dentes. Fiz uma mistura de Tea Tree, com uma colher de café de óleo de coco extra virgem e acrescentei as 03 gotas de Tea Tree e 01 coher de café de argila branca, e 01 gotinha de Hortelã Pimenta. Fiz a escovação, e com uma espátula especial, retirei todo o tártaro, sem machucá-la, sem nehum sangramento e sua boca e seus dentes estão magníficos,,,(os veterinários que me perdoem - mas fiz um trabalho de mestre sem anestesiar a DUDA, seus dentes lindos e sem aquele bafinho de aquário.... ( MAS POSSO ENSINAR AOS VETERINÁRIOS, PARA QUEM QUISER TER AULAS ). 
Mas a razão principal é que os animais têm nos mostrado o que é desnecessário. Já vi cães deixarem de ter comportamentos inadequados, após apenas cheirar um óleo essencial por alguns minutos. 

Dada a liberdade para vaguear, animais se auto-medicam. Tenho certeza que muitos de vocês têm visto seus cães comendo de vez em quando alguma erva ou grama ( se  morarem em casa )! Se você observar atentamente, você verá que eles estão escolhendo gramíneas muito específicas. Gramas com bordas serrilhadas atuam  no intestino para raspar os vermes para fora; suaves, ervas amargas limpam o estômago quando regurgitado. Comer a sujeira e fezes também são formas de auto-medicação. Argila, é um excelentes  medicamento para seus animais e não são tóxicas, ( já viram mulheres grávidas comendo terra, pois é )! 

Os animais selvagens viajam quilômetros, para  achar depósitos de argila, a fim de limpar seu fígado; Os cães podem escolher, naturalmente. Em Terapia com óleo essencial nós utilizamos a capacidade inata do animal para saber o que ele precisa (conhecido cientificamente como zoofarmagnosia) e depois de escolher possíveis óleos essenciais e diluindo-os em óleo de base,  são oferecidos ao "paciente" para cheirar. Em seguida, permitir que o cão vá guiar-nos  para a utilização dos óleos essenciais. Às vezes os cães só querem sentir o cheiro do óleo essencial, muitas vezes entrando em um transe, às vezes eles querem lambê-los e, ocasionalmente, eles vão indicar o que eles querem em um ponto específico em seu corpo, seja movendo em sua pata ou apontando com o seu nariz. Cada óleo essencial é oferecido separadamente e o cão terá geralmente uma resposta diferente para cada óleo. É fascinante observar a reação precisa para cada óleo e como ela muda de um dia para outro, até que, na maioria dos casos, eles não mostram mais interesse.
  Os efeitos colaterais dos óleos essenciais:
Se um cão, lhe é permitido  escolher os seus próprios óleos essenciais, é altamente improvável que haverá quaisquer efeitos secundários, se o óleo essencial for bem diluído. Um dos efeitos secundários apenas do presente método de utilização de óleos essenciais é o aumento da confiança e comunicação entre o cão, com a pessoa. Com as melhores intenções do mundo, negamos  autonomia aos animais em suas vidas,  não oferecendo-lhes escolha.  Dar-lhes um novo nível de respeito, aumenta os sentimentos de um cão e de sua confiança em você. Isso é especialmente benéfico em cães que têm abusos  ou trauma em suas vidas. A experiência de ser escutado é capacitar e muito a cura em si mesmo.
Óleos essenciais ajudam muitas condições. Os óleos essenciais podem ajudar a uma ampla gama de doenças como artrite, prurido cutâneo, alergias, problemas digestivos, bexigas fracas, inflamação, colite .... a lista é interminável. Minha própria área de interesse principal é o comportamento ( como psicóloga, e ( eu que fiquei de dependência 4 anos em psicologia do comportamento ) e hoje é a que mais uso junto a aromaterapia, a Terapia Comportamental e ou Behaviorista, e  para também problemas de formação de humanos e cães, e eu tenho tido grande sucesso com óleos essenciais e outras substâncias aromáticas para muitos problemas comuns, tais como: sensibilidade ao ruído, fobias, agressividade, comportamentos atípicos, estresse relacionado com  doença, hiperatividade e medo. É importante olhar para toda a imagem, nesses casos, pois há fatores muitas vezes outros a considerar também. Dieta, gestão, o estado emocional do dono, que com certeza atinge o cão ( aliás veja o encantador de cães no Canal 69 da NET) sou super fã), podem contribuir para problemas de comportamento, e estes precisam ser abordadas antes que as mudanças duradouras, possam ser vistas. No entanto o uso de óleos essenciais é como abrir uma porta para o coração e a mente  dos cães que lhe permite relaxar, passar de más experiências e impulsos e podendo pela aromaterapia fazer um re-set do cérebro  ( assim como trabalho com nós humanos na área da psicologia ) que fecharam devido a estresse de longo prazo ou um incidente traumáticas.

Cinesiologia para a saúde equilibrada. A outra ferramenta que eu uso no trabalho é a cinesiologia. Este é um sistema desenvolvido por um quiroprático americano para testar o corpo para o emocional, físico, químico e desequilíbrios energéticos, em qualquer coisa, por outras palavras que possam estar causando problemas físicos ou comportamentais. 

 Cinesiologia me permite obter a raiz de um problema muito rapidamente, em vez de tratar os sintomas, mas também me permite avaliar que os óleos essenciais que uma pessoa e ou um cão, precisa realmente sem visitá-lo. Todos os tipos de coisas podem fazer com que nossos bio-sistemas  joguem para fora da lesão, choque, dieta, emocional perturbado. A cinesiologia com check ups regulares podem prevenir problemas de desenvolvimento, mantendo o corpo equilibrado e fluindo.Use óleos essenciais com respeitoEmbora os óleos essenciais são naturais devem ser usados ​​com respeito e conhecimento e a permissão de seus animais de estimação. É importante para diluir os óleos essenciais bem antes de oferecê-los aos cães e sempre permitir que seu cão o guie  em sua aplicação. Isto significa que você deve ser paciente e resistir ao impulso de pensar que você sabe melhor. O sentido do olfato de um cão  é de pelo menos 10 vezes melhor que o nosso, e pesquisas recentes sugerem que poderia ser até 100 vezes melhor que bom  o nosso. Imagine como é angustiante  ser coberto em uma fragrância que você odeia! Depois multiplique por 100, e você começa a ter uma idéia sobre por que a escolha é tão importante.Os princípios básicos da terapia do óleo essencial para os animais são fáceis de aprender, eles adicionam uma nova dimensão à sua vida e um novo nível de comunicação entre você e seu cão, e outros animais de estimação. Se você seguir o princípio de permitir escolha e conhecer um pouco sobre o que os óleos essenciais, estes podem atuar e lhe ajudar de uma maneira segura e eficaz  os seus animais. Eu posso ser tendencioso, mas, pessoalmente, eu não sei como alguém vive sem óleos essenciais!

2 comentários: