domingo, 9 de junho de 2013

História da Terapia das Cores


 
Os efeitos da cor na vida deve ter sido de grande importância para os seres humanos primitivos, cuja própria existência foi governada pela luz e escuridão. A maioria dos seres vivos parecem ser vitalizados pelos vermelhos brilhantes, laranjas e amarelos da luz do dia - e acalmam e  sentem o rejuvenescimento pelos azuis, índigo e violeta da noite. 

Para os antigos, as cores que compõem a luz solar foram consideradas cada uma para mostrar um aspecto diferente do divino e influenciar diferentes  aspectos para a qualidade de vida. A cor é, portanto, uma característica importante no simbolismo das culturas antigas em todo o mundo, e as origens de cura com a cor na civilização ocidental pode ser rastreada até a mitologia do Antigo Egito e da Grécia. 

Mundo antigo 

De acordo com a mitologia egípcia antiga, a arte de curar com a cor foi fundada pelo deus Thoth. Ele era conhecido pelos antigos gregos como Hermes Trismegisto, literalmente "Hermes três vezes maior", porque  à ele também foi creditado  várias obras sobre misticismo e magia. Ensinamentos atribuídos a ele incluem o uso de cor na cura. Na tradição hermética, os antigos egípcios e gregos usavam minerais coloridos, pedras, cristais, pomadas, tinturas  como remédios e santuários para  tratamento. Pintadas em vários tons, as cores na natureza física, esta terapia desenvolvida na Grécia Antiga ao lado do conceito dos elementos - ar, fogo, água e terra. Estes componentes fundamentais do universo foram associados com as qualidades de frio, calor, umidade e secura, e também com quatro humores ou fluídos corporais - cólera ou bílis amarela, sangue (vermelho), fleuma (branco), e bile negra ou melancolia . 
Estes foram pensados ​​para surgir em quatro órgãos - o baço, coração, fígado e cérebro - e para determinar a disposição física e emocional. Saúde envolve o equilíbrio desses humores e doença resultaria se a mistura estava em uma proporção desequilibrada. Cor era intrínseca para a cura, que envolveu o restabelecimento do equilíbrio. Roupas coloridas, óleos, emplastros, pomadas e ungüentos foram usados ​​para tratar doenças. No fim do período clássico da Grécia, esses princípios foram incluídos no âmbito científico que deveria permanecer praticamente inalterados no Ocidente até a Idade Média. No primeiro século d.C, seguiram as doutrinas estabelecidas por Pitágoras e Hipócrates e incluiu o uso de pomadas, emplastros coloridos e flores em vários tratados sobre medicina.

 Durante a Idade Média

 Com o advento do cristianismo, no entanto, tudo o que era pagão foi exorcizado, incluindo as práticas de cura dos egípcios, gregos e romanos. O progresso da medicina em toda a Europa foi efetivamente interrompido, enquanto aqueles que se agarravam aos princípios e práticas de cura tradicionais foram perseguidos. As antigas artes de cura, conservadas pela tradição oral secreta, repassadas para os iniciados, tornou-se escondida ou "oculta". Um médico árabe e discípulo de Aristóteles, Avicena (980-1037),  avançou a arte da cura. Vemos que a história das cores se mistura com a do uso dos óleos essenciais. Mais uma vez Avicena citado.
Em seu Canon de Medicina, ele deixou claro a importância vital da cor em diagnósticos e tratamentos. Avicena, lembrava que a cor era um sintoma visível da doença, então desenvolveu um gráfico que relacionava cor ao temperamento e a condição física do corpo. Ele usou a cor em tratamentos - insistindo que o vermelho movia o sangue, azul ou branco resfriava este,  o amarelo proporcionava a redução da dor e inflamação,  prescreveu poções de flores vermelhas para curar doenças do sangue, e flores amarelas e sol da manhã para curar distúrbios do  sistema biliar. 
Avicena escreveu também sobre os possíveis perigos de cores em tratamentos. Observando-se que uma pessoa com um sangramento no nariz, por exemplo, não deveria olhar para as coisas de uma cor vermelha brilhante ou ser exposto a luz vermelha, porque isso estimularia o humor sanguíneo. Enquanto  a cor azul faria acalmá-lo e reduziria o fluxo de sangue. 
A Renascença viu um ressurgimento da arte de curar na Europa. Um dos curandeiros mais famosos do período foi Theophrastus Bombastus von Hohenheim (1493-1541), conhecido como Paracelso, que atribuiu sua compreensão das leis e práticas da medicina para suas conversas com as bruxas (mulheres que eram principalmente as curadoras pagãs foram expurgadas pela Igreja). 
Paracelso considerou luz e cor como essencial para a boa saúde e os usou extensivamente no tratamento, juntamente com elixires, encantos e talismãs, além de ervas e minerais. Um grande expoente da alquimia, Paracelso insistiu que seu verdadeiro objetivo não era fazer ouro, mas preparar medicamentos eficazes. Ele usou o ouro líquido para tratar doenças de todos os tipos, aparentemente com uma boa dose de sucesso. Consequentemente, sua fama como um grande médico se espalhou por toda a Europa.

 Iluminismo - Ciência e Cura

 No entanto, após a Idade Média, Paracelso e outros alquimistas perderam seu prestígio, e misticismo e magia, e foram surpreendidos pelo racionalismo  da ciência. 
Por volta do século XVIII, "iluminação" tinha tomado um novo significado. Era o nome dado a um movimento filosófico que salientou a importância da razão e da avaliação crítica das idéias existentes. Razão ditava que todo o conhecimento, tinha de ser certo e evidente. Qualquer coisa sobre a qual não haveria possibilidade de ser comprovada e pudesse haver qualquer dúvida, foi rejeitada. Como resultado, o divino desapareceu gradualmente a partir da visão do mundo científico. 
No século XIX, a ênfase na ciência era exclusivamente sobre o material ao invés do espiritual. Como a medicina veio sob a égide da ciência, também, com foco no corpo físico, material,  passou a ser ignorando a mente e o espírito. Com o advento da medicina física e tratamentos tais como a cirurgia e anti-sépticos, o interesse pela cura com cor diminui. Não se fez ressurgir até o século XIX no mundo todo.
 Em 1876, Augusto Pleasanton, publica "Azul e o sol das luzes ", no qual ele relatou suas descobertas sobre os efeitos de cor em plantas, animais e seres humanos. Ele alegou que a qualidade, rendimento e tamanho de uvas pode ser aumentado significativamente se fossem cultivadas em estufas feitas com a alternância de painéis azuis e transparentes de vidro. Ele também relatou ter curado certas doenças e aumento da fertilidade, assim como a velocidade de maturação física em animais, expondo-os a luz azul.
 Além disso, Pleasanton, manteve que a luz azul era eficaz no tratamento de doenças humanas e de dor. Seu trabalho ganhou apoiantes, mas foi demitido pela instituição médica como não científico. Em 1877, um distinto médico chamado Dr. Seth Pancoast publicou alguns artigos, no qual ele também defendeu o uso da cor na cura.
 
Edwin Babbit  com " Os Princípios de Luz e Cor "publicado em 1878. A segunda edição, publicada em 1896, atraiu a atenção mundial. Babbit avançou  com a teoria abrangente de cura com a cor. Ele identificou a cor vermelha como um estimulante, nomeadamente de sangue e, em menor grau para os nervos; como estimulantes, amarelo e laranja, azul e violeta como calmante para todos os sistemas  além de  propriedades anti-inflamatórias
.
Assim, Babbit prescreveu o vermelho para a paralisia,  para o consumo, o esgotamento físico e reumatismo crônico, amarelo como um laxante e purgativo, e para as dificuldades dos brônquios, e azul para condições inflamatórias, ciática, meningite, dor de cabeça nervosa, irritabilidade e insolação.
 Babbitt desenvolveu vários dispositivos, incluindo um armário especial chamado o Thermolume, que utilizou, vidro colorido e luz natural para produzir luz colorida, e um disco de cromo, um dispositivo em forma de funil equipado com filtros de cores especiais que poderiam localizar a luz em várias partes do corpo . Babbit estabeleceu a correspondência entre as cores e os minerais, e usou como um complemento aos tratamentos,  luz colorida e elixires  produzidos pela irradiação de água com luz solar filtrada através de lentes coloridas.
Ele afirmou que essa água "potencializada" mantinha a energia dos elementos vitais dentro do filtro das cores específicas utilizadas, e que tinha poder de cura notável. Tinturas solares deste tipo ainda são feitas e usadas hoje em dia por muitos terapeutas, tal como a Aura Soma, que trabalha com cores, cristais, tinturas e óleos essenciais.
 Em seguida, surgiram em todo o mundo, principalmente na Grã-Bretanha,  o desenvolvimento de extensas prescrições de cores para todos os males imagináveis. Até o final do século XIX, a luz vermelha foi utilizada para evitar a formação de cicatrizes em casos de varíola, e curas surpreendentes foram posteriormente relatadas entre pacientes com tuberculose expostos à luz solar e raios ultravioletas. No entanto, a profissão médica permaneceu cética em relação as afirmações feitas sobre a cura com a cor.
As investigações sobre o uso terapêutico de cor foram realizadas na Europa no início do século XX, nomeadamente por Rudolph Steiner, que relatou a forma cor, forma e som. Ele sugeriu que as qualidades vibracionais de determinadas cores são amplificada por diversas formas, e que certas combinações de cor e forma tem efeitos destrutivos ou regenerativos  em organismos vivos. Nas escolas inspiradas pela obra de Steiner, salas de aula são pintadas e texturizadas para corresponder ao "humor" das crianças em vários estágios de seu desenvolvimento. 
O trabalho de Rudolph Steiner foi continuado por Theo Gimbel, que estabeleceu a Studios Hygeia e a Faculdade de Cromoterapia na Grã-Bretanha. Entre os princípios explorados por Gimbel são as reivindicações de Max Luscher, um ex-professor de psicologia na Universidade de Basileia, que alegou que as preferências de cor demonstra os estados de espírito e / ou desequilíbrio glandular, e pode ser usado como base para diagnóstico físico e psicológico.A teoria de Luscher, que constitui a base do teste de cores. Luscher, baseia-se na idéia de que o significado das cores para o homem se origina em sua história inicial, quando seu comportamento era governado por noite e dia. Luscher acreditava que as cores associadas a esses dois ambientes - amarelo e azul escuro - estejam relacionados com diferenças na taxa metabólica e secreções glandulares apropriadas para a energia necessária para o sono noturno e caça durante o dia. Ele também acreditava que as respostas autonômicas (involuntária) estão associadas com outras cores. 
O suporte para as teorias de Luscher foi fornecido em 1940 pelo cientista russo SV Krakov, que estabeleceu que a cor vermelha estimula a parte simpática do sistema nervoso autônomo, enquanto o azul estimula a parte parasimpático. Seus achados foram confirmados em 1958 por Robert Gerard. .Gerard descobriu que sentimentos produzidos pela cor vermelhas era de excitação, e estava perturbando a indivíduos ansiosos ou tensos, enquanto o azul, provocava sentimentos  de tranquilidade e bem-estar e teve um efeito calmante.A descoberta de que a pressão arterial aumenta sob luz vermelha e diminui sob luz azul. Cauteloso sobre suas descobertas e insistindo sobre a necessidade de mais pesquisas, Gerard destacou os possíveis benefícios terapêuticos da  cor azul, e recomenda-se como terapia suplementar no tratamento de várias condições.Entre outras sugestões, Gerard aponta as possíveis utilizações de azul como um tranquilizante e relaxante em indivíduos ansiosos, e como uma forma de reduzir a pressão sanguínea no tratamento da hipertensão.Dr. Harry Wohlfarth, também mostrou que certas cores têm efeitos mensuráveis ​​e previsíveis sobre o sistema nervoso autônomo de pessoas. Em numerosos estudos, ele descobriu que as taxas de pressão arterial, pulso, respiração aumentam mais sob luz amarela, moderadamente em laranja, e minimamente em vermelho, enquanto diminui mais em preto, moderadamente em azul, e minimamente em verde. 
Pesquisas posteriores sobre as plantas e os animais conduzidas por  Dr. John Ott, demonstra os efeitos da cor no crescimento e desenvolvimento destes.  
As plantas cultivadas sob vidro vermelho cresceram quatro vezes mais rápido do que aquelas cultivadas sob luz solar normal e cresceram muito mais lentamente sob o vidro verde. 
No entanto, embora a luz vermelha inicialmente tenha super estimulado o crescimento das plantas, o seu crescimento foi posteriormente atrofiado, enquanto a luz azul produziu um crescimento mais lento inicialmente, mas com plantas mais altas. Roedores mantidos sob plástico azul cresceram normalmente, mas quando mantidos sob plástico vermelho ou rosa seu apetite e taxa de crescimento aumentaram.
 Durante os anos de 1950, foi sugerido que a icterícia neo natal, uma condição potencialmente fatal encontrada em dois terços dos bebês prematuros, pode ser tratada com sucesso por exposição à luz solar. Isto foi confirmado em 1960, e uma luz branca substituiu as transfusões de sangue de alto risco no tratamento desta condição. A luz azul mais tarde foi usada por ser mais eficaz e menos perigosa do que a luz de espectro total. (a forma mais comum de tratamento de icterícia neo natal). 
 Luz branca brilhante, o espectro completo também já está sendo usada no tratamento de câncer,  bem como no transtorno afetivo sazonal - a chamada "depressão de inverno", anorexia, bulimia nervosa, insônia, jet lag, álcool e dependência de drogas , e para reduzir os níveis globais de medicações. Luz azul  para o tratamento da icterícia neo natal, e  tratamento da artrite reumatóide. 
Em estudos realizados por SF McDonald, a maioria das pessoas expostas à luz azul, por períodos variáveis ​​de até 15 minutos experimentaram  um significativo grau de alívio da dor. Concluiu-se que a redução da dor foi diretamente relacionada  à  exposição da luz azul e do tempo de exposição a ela. A luz azul, é também usada na cura de tecido ferido, no tratamento de cancros e tumores não malignos, bem como doenças da pele e do pulmão. 
Em 1990, cientistas relataram na conferência anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência, sobre o sucesso do uso de luz azul no tratamento de uma ampla variedade de problemas psicológicos, incluindo vícios, distúrbios alimentares, impotência e depressão.

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