segunda-feira, 24 de junho de 2013

Posso Ingerir óleos essenciais?


Esta é uma pergunta comum. Parece que  estão dizendo que, se você pode beber um óleo  essencial. Depois, há outros que dizem que você não pode ingerir óleos. Podemos apoiar ambos os lados. Para nós da By Samia, vemos a ingestão e pureza como duas questões diferentes.Se você pode ingerir um óleo ou não tem nada a ver com a pureza.  Tudo depende de escolas e modos de interpretação sobre o uso de óleos essenciais. As escolas que indicam a ingestão são aa escolas que seguem a francesa, e a que não indica, são as escolas inglesas e as que as seguem como prática. A confusão vem de acreditar que você só pode ingerir os óleo de pureza comprovada. Combinando a idéia de que você quer comer alimentos puros. Se você concorda com a ingestão de alimentos puros, então é lógico pensar que você pode  engolir óleos puros. O problema é que os óleos não são alimentos. Elas podem ser encontrados em alimentos e são geralmente descritos como aromatizantes naturais. A quantidade encontrada nesses alimentos processados ​​é muito, muito pequena.




 Aqui na By Samia, sugerimos o uso de culinária com óleos essenciais, mas como um substituto para ervas e especiarias. A quantidade usada é apenas uma gota, ou talvez duas.Você pode usar óleos internamente? Por que você estaria usando-os internamente? Eles normalmente seriam para um problema médico ou físico que você está tendo, tais como uma infecção urinária, onde usamos o óleo de Tea Tree, para desinfectar a urina que fica restante na bexiga, e como um antibiótico natural. Somente um médico pode prescrever o uso interno de produtos médicos. É por isso que você vai ver a maioria dos óleos essenciais são vendidas com um aviso para não ingerir.  
Bem como alguns óleos podem cheirar muito doces e algumas crianças podem erradamente ingerí-los. Isto levou à morte de crianças. Empresas de aromaterapia gostariam do lado da segurança à instruí-los para não usá-los internamente. A questão da ingestão não tem nada a ver com a pureza. Beber uma garrafa de óleo essencial de gualtéria pode matar uma criança.Dito isto, eu vou te dizer que eu ingerir óleos todo o tempo. Ao primeiro sinal de uma garganta doendo, vou tomar o óleo de Tea Tree. Ele funciona como mágica. Assim, você pode ingerir óleos essenciais. Sim, você pode. Você pode ingerir todos os óleos essenciais? Não, você não pode. Então, quais os óleos que você pode ingerir? Isto tem a ver com a química do óleo. 
Química é tudo sobre as muito pequenas moléculas encontradas em química orgânica. Esta química trabalha com várias moléculas químicas. Eles são chamados terpenos, álcoois, éteres, aldeídos, ésteres, cetonas, e óxidos. Óleos ricos em terpenos, álcoois e ésteres parecem bastante seguro ingerir. Tea Tree é rico em terpenos e álcoois.

O constituinte químico mais difícil para ingerir são os fenóis. Tylenol é fenol e está associada a danos no fígado para quem os tomar. Os óleos essenciais ricos em fenóis também irão causar danos ao fígado. Estes são óleos como o manjericão, orégano, endro, tomilho, canela ou óleos que são muito pungentes e picantes. A razão pela qual tais fenóis são um problema, em que a molécula forma um anel que é muito difícil de quebrar. O trabalho do fígado é quebrar o óleo essencial, que é solúvel em gordura de modo que o trabalho seria torná-lo solúvel em água. Isso pode enfraquecer ou destruir o fígado, especialmente se tiver que fazer isso diariamente.Cetonas e óxidos também podem colocar pressão sobre o fígado como as cetonas. Eucalipto, que é um óxido, deve ser evitado, uma vez que pode reagir com a medicação prescrita e os fazer inúteis. Ambos poejo e eucalipto podem ser usado topicamente com as devidas precauções.Se você está querendo usar um óleo internamente, por favor, pesquise ou peça a um aromaterapeuta certificado se for de seu interesse. É sempre sábio para errar na segurança e não ingerir óleos até ter certeza.

63 comentários:

  1. Ótima explicação sobre as características de química orgânica dos óleos essenciais. Mas, considerando o uso culinário de ervas, cascas, frutos e flores in natura, colhido de uma horta caseira, sem processamento industrial, a ingestão de tais óleos não se dão praticamente da mesma forma (guardadas às proporções de quantidade - tantas folhas/pétalas equivalem a tantas gotas)? Como se dá as reações químicas neste caso? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna. Sim, ingerimos todos os dias, algumas quantidades de óleos essenciais. Porém, para você imaginar, para fazer 20 à 30 gramas de óleo essencial de majericão, necesitamos de no mínimo 01 kilo de matéria prima bruta.
    Então, quando falo de ingestão, devemos tomar um pouco de cuidado. Eu mesma utilizo, para tratamentos, mas o que se ingere, são no máximo 03 gotas por dia, e de óleos essenciais de grade terapêutica.

    Bjks
    Feliz Ano

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo valioso esclarecimento Sâmia! É uma questão de proporção então, o óleo essencial é um super concentrado. Em todos os textos que tenho pesquisado essa é a média de ingestão indicada, sob prescrição, alguns ainda menos 1 gota por dia. Tenho muito interesse em aprender mais sobre esse universo fantástico da terapêutica natural. Moro no RN, você ministra cursos pelo Brasil ou indica algumas formações? Obrigada pela atenção ^_~

    P.S.: Exclui o comentário anterior porque não tem a opção de editar e eu tinha alguns acréscimos a fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá poderá fazer comigo online
      Estou sempre visualizando os cursos e os alunos
      procure
      roberta@bysamia.com.br
      ela faz a operação por mim
      Bjks
      Estarei sempre as suas ordens

      Excluir
  4. Bom dia, tenho uma.possivel prostatite bacteriana cronica a qual nao responde aos antibioticos, gostaria de saber qual oleo poderia utilizar. Muito obrigado. .. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom dia.
      Sendo a sua prostatite, ( inflamação ), mas decorrente de uma infecção bacteriana, poderemos tratar com alguns óleos essenciais, que tenham um amplo espectro em bactérias gram-positivas e gram-negativas.
      Os melhores óleos essenciais, para infecções, que tem sido pesquisados, são os óleos que contém terpenos.
      OTea Tree neste caso, seria o ideal, bem como o óleo essencial de orégano.
      Todos os óleos essenciais para serem ingeridos devem ser de garde terapêutica.
      Para mais informações, mande - me novo comentário.
      Para ingestão, deve ser, como na dosagem de antibióticos, 01 gota durante três vezes ao dia, durante 21 dias.
      Tome sempre diluindo-o em mel, ou açucar, e coloque em água e ou chá.
      Att.
      Sâmia Maluf

      Excluir
  5. Boa noite! Qual o tempo máximo do uso continuo dos oleos essencias?Qual o tempo de pausa na troca do oleo?

    Grata,

    Virginia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Normalmente não se recomenda que o uso de óleos essenciais exceda 21 dias!

      Excluir
    2. Dependendo do caso, pode haver alguma substituição no óleo essencial!

      Bom dia!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Posso ingerir oleo essencial de Limão Siciliano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom dia! Aqui no Brasil somos proibidos de fazer a indicação de ingestão de óleos essenciais. Me pergunto qual seria a indicação de uso interno, que pela aplicação, sabemos que haverá uma certa permeabilidade cutânea. Em casos muito específicos, como de uma infecção urinária de repetição, faço a recomendação.
      Mas prefiro utilizar a escola inglesa!
      Mas caso precise de maiores esclarecimentos, encontro-me as suas ordens!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Primeiro verifique se o uso do óleo de outro modo, como inalação, e ou uso tópico não poderia resolver o problema a ser tratado.
      Por que disto, pois todos os óleos, aliás tudo que ingerimos é metabolizado pelo fígado, e tentamos no modo mais puro de se tratar não sobrecarregarmos o fígado.
      Mas caso o problema seja necessário o uso via oral, utilize, óleos essenciais de grade terapêutica, de boa procedência, e apenas 03 gotas por dia, no máximo por 21 dias.

      Excluir
    2. Para ingerir, diluir com oleo de coco e outros

      Excluir
    3. Se for realmente ingerir apenas 3 gotas ao dia durante no máximo 21 dias
      E pode ser me óleo vegetal de coco
      Samia

      Excluir
  9. Que excelente artigo! Muito obrigada.
    Sofro com crises de Cândida associada à outras infecções bacterianas, já esgotei todos os tratamentos convencionais e nunca me sinto realmente curada. Conheci o óleo de Tea Tree hoje, fiquei tão encantada e esperançosa que pinguei 1 gota numa colher de mel e engoli com muita vontade!! Achei uma delicia rs, mas, ao pesquisar sobre a ingestão do tea tree, me deparei com várias matérias alarmantes, descrevendo consequências assustadoras. Imagina o meu pânico! Mas, agora que li o seu artigo (muito mais coerente), resgatei a confiança. Vou ingerir 1 gota ao dia nesta primeira semana e virei contar se obtive melhora. Obrigada por dividir o seu conhecimento! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá. Pode tomar, desde que seja um óleo essencial de qualidade terapêutica. ( Até por isto recomendo a BY Samia ), pois sei que a qualidade que trabalho, é muito testada e tenho uma rigorosidade muito grande.
    Tome 1 gotas 3x ao dia.
    Mande-me novidades sobre o tratamento
    Bjjks
    Sâmia

    ResponderExcluir
  11. Samia, obrigada pelo retorno. Venho contar com muita satisfação que estou ótima! Pela primeira vez curo uma crise de Cândida sem os antibióticos e antifúngicos tradicionais que acabam com minha imunidade. Eu já havia tentado de TUDO nesses últimos 2 anos, desde dietas radicais até fármacos muito potentes. Nunca me senti tão bem como estou agora, sempre pareceu que a "cura" era apenas superficial.
    Vamos ao que funcionou comigo: Usei o Tea tree 2x por dia, sendo 2gts numa colher de mel em jejum pela manhã e 1 gt a noite (durante 5 dias, vale relatar que no 1º dia fiquei muito sonolenta, com tonturas e sem apetite, acredito que devido ao volume de toxina que os fungos liberam quando morrem. Sinal de que o tea tree já tinha iniciado a "faxina pesada") Também cuidei da alimentação, ingerindo menos carboidrato e açúcares e tomando o Yakult 40 diariamente para ajudar na flora.
    No 5º dia do tratamento já me sentia totalmente recuperada. Estou realmente grata ao Tea tree... ele funciona como mágica!!!
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Que bom que você se sente bem. A melhor coisa para mim, na vida, onde escolhi tratar das pessoas, com a ajuda desta maravilhosa ferramenta que é a Aromaterapia, é saber dos resultados benéficos para a pessoa que me procurou.
      Fico muito feliz.
      Espero que continue assim.
      E estarei aqui para qualquer outra eventualidade.
      Boas Festas.
      Até 2017, com muita saúde!
      Sâmia Maluf

      Excluir
  12. Olá Sâmia, meu nome é Vera, estou com um pólipo de colesterol na vesícula biliar, gostaria de saber se posso tomar óleo essencial de laranja, limão para dissolver esse tipo de calculo. Lembrando que tenho endometriose e faço uso de dienogeste 2mg. Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera. Não podemos recomendar aqui no Brasil a ingestão de óleos essenciais.
      Porém se você souber de que marca você estea comprando, e for de excelente qualidade, poderá tomar 3 gotas por dia.
      Isto eu estou recomendando, apesar de ter certo receio de falar.
      Mas como coloco no blog.
      Pode tomar sim.
      Assumo aqui a ingestão.
      Tome intercalado o limão siciliano e a laranja doce.
      Bjks
      Espero que melhore.
      Para a endometriose tente usar Sálvia Esclaréia
      QQr coisa estou as suas ordens

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  13. Obrigado Sâmia, estou muito feliz com sua ajuda. Vou comprar
    os óleos e iniciar o tratamento. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Estou ingerindo óleo essencial de limão. 3x ao dia.
    Minha duvida é: devo tomar com água, mel ou azeite de oliva?
    Estou tomando com azeite de oliva em uma colher.
    Vc pode me dar uma luz?
    Grata

    ResponderExcluir
  16. Olá Viviane, bom dia.
    Quantas gotas ao dia.
    O correto seriam 01 gota 3 vezes ao dia durante no máximo 21 dias.
    Depois para um mês e retorne, caso queira. Para que seria a ingestão deste óleo essencial, e se me permite qual marca?
    Bjks
    Sâmia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samia, gratidão pela resposta.
      Estava tomando 9 gotas ao dia. 3 gotas, 3 vezes ao dia totalizando as nove gotas.
      Tomava com azeite de oliva ou mel em uma colher pequena.
      Estou com gordura no fígado decorrente da ingestão diária do tamoxifeno, hormonioterapia para Pacientes com cancer de mama.Estou bem.
      Comprei o da marca BioEssencia pq acho com facilidade aqui em Salvador.
      Gratidão, gratidão, gratidão!

      Excluir
    2. Imagine. E como está?
      Refez os exames?
      Att
      Samia Maluf

      Excluir
    3. Olá samia,
      Ainda não repeti os exames, mas assim que eu fizer lhe informo o resultado.
      Muito obrigado por tudo

      Excluir
    4. Olá Samia!

      Refiz os exames e não tenho mais gordura no fígado! Ao todo ingerir uns 20-25 ml de óleo essencial de limão. Tratamento durou uns 4 meses. Depois dos 21 dias iniciais, deu um tempo e voltei a tomar novamente.

      Excluir
  17. Viviane oi.Para gordura no figado deu certo? Voce fez exame pra comprovar?Usei limão da Bioessencia tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você Cassia. Teve resultados?
      Bom dia
      Att. Sâmia Maluf

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Olá Viviane, sem querer apaguei seu comentário.
      Poderia me enviar novamente, por favor.
      Grata
      E me perdoe a falha

      Excluir
    4. Olá Cassia.
      Me explique a quantidade que você ingeriu. Sua resposta foi removida, e não foi por mim.
      Gostaria de continuar nossa conversa.
      Bjks

      Excluir
  18. Estou tomando 1 gota diluído em 500ml de água dia sim, dia não para cândida. Lendo os comentários tive a impressão de está fazendo errado, qual seria a forma melhor e mais eficaz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca. Normalmente se utiliza, 1 gota de óleo essencial, no caso o Tea Tree, 3 vezes ao dia durante 21 dias.
      Mas você em paralelo, necessita diminuir, ou retirar total, açucar e carbohidratos, pois a cândida se alimenta destes alimentos.
      Se possivel leia um livro chamado Só para mulheres da Sônia Hirsch.
      Ela fala muito sobre a cândida.
      Estou as suas ordens para maiores informações.
      Faça ambém banho de assento
      01 litro e 5 gotas de óleo essencial diluído em 01 colher de café de vinagre de maçã

      Excluir
    2. De nada. Se tiver mais dúvidas me envie, estou as suas ordens.
      att
      Sâmia Maluf

      Excluir
  19. Boa tarde Samia!posso usar o
    óleo essencial para fins culinários?trabalho com massas e gostaria de aromatiza-las,assim como os molhos.É possível também usa-los nos drinks?obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana. Se forem óleo de boa qualidade, que em aromaterapia se utiliza com padrões terapêuticos poderá sim. A única coisa, será os tipos e quimiotipos. Por exemplo o manjericão QT linalol, tem um sabor doce que não condiz com alimentos, mas existe o QT carvacrol.
      Assim como o Alecrim, não use o QT Cânfora, e sim o QT verbenone.
      E poderá ser usado em drinks sim.
      Já prestei várias consultorias para drinks antes de se falar em mixologistas.
      Você irá adorar.
      Bjks

      Excluir
  20. Samia boa noite A mais ou menos um ano sofro de uma infecção urinária resistente a alguns antibióticos de uso oral.Hoje o que me incomoda é a aparência e odor forte na urina principalmente quando ingira pouca água, e a urina fica mais concentrada, um pouco de ardência, mas pouco.Na última consulta médica, fui informada que internar para fazer uso de endovenoso poderia não resolver ou fazer com que meu organismo criasse resistência à esses novos antibióticos, dessa forma ele sugeriu que em se tratando de uma bacteinuria pouco as sintomática poderia estar aguardando e introduzir os tais antibióticos somente quando precisasse
    Bom tenho lido muito sobre tratamentos alternativos. A idéia do uso do óleo essencial é mais uma tentativa no desespero de me livrar dessa bactéria. Fui a uma loja de produtos naturais onde vendem óleos, tem lá um frasco de um litro e vendem a quantidade que queremos, comprei paguei dez reais por dez mil, na embalagem grande não tem nenhuma informação de composição, enfim ,estou super insegura de tomar,apesar de terem me informado que é o óleo essencial de melalouça. Vc tem indicação de um produto seguro que eu possa estar adquirindo ? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana. Se eu for indicar, indicarei o meu, pois trago da austrália, o tea tree, e faço muitas pesquisas e visitações médicas.
      Se possível, se você quiser, me envie em meu email
      samiamaluf@hotmail.com
      e passarei a forma de tratamento correto.
      Att Samia Maluf

      Excluir
  21. Ola Samia gostaria de saber se voce atende com hora marcada, onde e o valor da consulta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Atendo sim, mas peço que me envie um email para:
      atendimento@bysamia.com.br
      Responderei por este email.
      Att

      Excluir
  22. Boa noite Samia. Uma vez você me falou do óleo de laranja, para colesterol e para imagrecimento, gostaria de saber se pra gordura abdominal ele é bom também. "Admiro seu trabalho"

    ResponderExcluir
  23. Boa noite Samia. Uma vez você me falou do óleo de laranja, para colesterol e para imagrecimento, gostaria de saber se pra gordura abdominal ele é bom também. "Admiro seu trabalho"

    ResponderExcluir
  24. Olá Vanessa.
    Bom dia. Tudo bem?
    Grata pelo seu elogio.
    Estes me fazem continuar meus estudos e meu trabalho, sabendo que estou contribuindo para um melhor bem viver das pessoas e levando a aromaterapia de forma séria e responsável.
    A gordura localizada, é um depósito desta que não foi metabolizada. Acredito que o óleo essencial de laranja, utilizado em auto-massagens, ou usado em creme ( se óleo mineral, irá auxiliar na diminuição desta.
    Poderia ser acrescido na massagem o óleo de hortelã pimenta.
    Neste caso não acredito que a laranja deve ser ingerido.
    Bjks
    Samia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela orientação, vou começar amanhã, tenho uma caixinha maravilhoso, só By Samia. Grata.
      Ótima noite

      Excluir
    2. Imagine linda.
      Qualquer coisa estou as suas ordens para maiores informações
      Bjs
      Samia Maluf

      Excluir
  25. Samia adoro seu trabalho e seus óleos. Só uso os seus produtos para aromaterapia.
    Gostaria de saber se existe algum óleo para aumentar libido que eu possa fazer a ingestão ou uso tópico?
    Tea tree tenho em casa, mas desconhecia a ingestão, vou usar para cândida tb.

    ResponderExcluir
  26. Olá minha linda. Bom dia. Os óleos essenciais ligados a libido feminina seriam os óleo essenciais que seriam chamado de fito- hormônio, tais como
    Gerânio, Sálvia Esclaréia. Erva doce, Jsmim, Rosa.
    Estes aumentam a parte hormonal no que se refere, a libido.
    Mas deve ser utilizado na pele. Não considero a parte de ingestão.
    Na área mental sempre recomendo a inalação, que é mais eficiente.
    Estou as suas ordens SEMPRE.
    E muito obrigada pelos elogios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo. Tenho gerânio e sálvia de óleos, água de gerânio. Vou usá-los e depois digo meus resultados.

      Excluir
    2. Olá Bianca. Bom dia .
      Tudo bem?
      Use os óleos essenciais diariamente, e acredito que logo mais estará tudo bem.
      Estou as suas ordens.
      Bjks

      Excluir
  27. Olá Samia
    Eu convivo com Fibromialgia e durante minhas pesquisas na internet soube que a ingestão de 3gts 2x ao dia de óleo essencia de capim limão traz bons resultados. Você conhece esse uso terapêutico do óleo essencial de capim limão (lemongrass)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Auristela. Bom dia.Quando estudamos os óleos essenciais, estudamos de modo bastante amplo, e em várias formas de uso.
      Eu apesar de estudar e saber que os óleos essenciais podem ser ingeridos, coloco uma questão para ser pensadas.
      Se pela inalação, chegamos muito rápido ao sistema límbico, e em outros sistemas, como sistema gabaérgico, entre outros, me pergunto, por que ingerir, e não apenas inalar.
      Existem pesquisas sim, e conheço o uso, mas ainda assim, recomendaria apenas a forma inalatória.
      Estou as suas ordens.
      P.S. A ingestão depende do grau de pureza de óleos essenciais.
      Então este também seria um outro problema.
      Qualidade de óleos essenciais.
      Bom feriado

      Excluir
  28. Olá samia
    Gostaria saber se aconselha a ingestão oleo essencialsangue dragão pra fins melhorar dor artrose .
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eve. Como não conheço o óleo essencial de sangue de dragão, aqui, não poderia falar de seu grau de pureza, para ingestão.
      E no caso de artrose, a ingestão, não irá melhorar, e solucionar os sintomas da artrose, já que este tipo de patologia, não tem reversão. Posso indicar outras formas de tratamentos.
      1 - Se você comer carne: faça um cozido de pés de galinha, com vários temperos e cozinhe até desfazer tudo. Passe em uma peneira e coloque em travessinhas de gelo. Coloque várias e as congele. quando for se alimentar, tire uma e derreta na comida. Isto auxiliará no colágeno natural.
      2 - Outra coisa seria o chá de canela de velho, que você poderá intercalar co chás da seguinte forma
      1° semana - Chea de canela de velho
      2° semana - chá de semente de sucupira
      3° semana chá de gengibre
      4 ° semana chá de hortelã
      Estas seia as minhas considerações.
      Para passar para as dores, recomendo os óleos essenciais de copaiba vegetal para ser o carreador colocando em 30 ml deste óleo vegetal 15 gotas de gengibre e 15 gotas de hortelã pimenta.
      A BY Samia, tem um óleo especial para dores e algias em geral chamado Muscle.
      Poderá ver no site.
      Qualquer coisa estou a sua disposição.
      Att
      Sâmia Maluf
      P.S. Uso deste óleo é mais indicado para para feridas

      Excluir
    2. Olá Eve. Tudo bem?
      Como você está da artrose. Esta fazendo as indicações?
      Bjks

      Excluir