quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

DICAS DE ÓLEOS ESSENCIAS PARA BRONQUITE E ASMA - TRATE COM A AROMATERAPIA

Desde 1998 atendo como psicóloga  ervas e aromaterapia com. Estas são notas pessoais sobre minhas consultas - nunca antes publicadas. Esta postagem irá cobrir um tratamento para asma ou bronquite crônica, que tenho atendido bem como outras patologias, que aparecem em indivíduos e na maioria não estão respondendo a tratamentos convencionais. Também fui a várias palestras e seminários de ensino de Educação  em Aromaterapia para levar esta a várias área, como medicina, enfermagem, estética, entre outras aulas e palestras e através de estudos de casos em patologias variadas. Tenho tido muitos pacientes com vários problemas de pele, e na área respiratória. Estas duas patologias estão interligadas, pela visão da Medicina Tradicional Chinesa e são uma deficiência de Metal. Estudei várias teorias de medicinas naturais, tais como a Medicina Ayurveda, Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Antroposófica e a medicina Hipocrática, além de em 2005 ter conhecido um estudioso de Medicina Constitucional Coreana que se baseia em Medicina Tradicional Chinesa e Hipocrática, para poder entender melhor o que se passa em nosso organismo quando este está em desequilíbrio, e busca a homeostase. Escolhi a Aromaterapia, pois desde muito menina sou apaixonada por cheiros, odores, aromas e por sempre ter buscado uma saúde em íbrio para mim, meu marido e filhos, acabei estudando muito. E hoje como vocês sabem me dedico totalmente a psicologia e a aromaterapia e esta tem me auxiliado muito nesta minha escolha de bem servir e de tratar de meus pacientes, o que tenho conseguido muito com o auxilio desta maravilhosa medicina natural a Aromaterapia.
Aqui deixo mais algumas dicas para vocês.

INTRODUÇÃO: "Na maioria dos casos, bronquite aguda decorre de um resfriado, uma gripe ou dor de garganta, onde a infecção se espalha para os pulmões. Bronquite é vista com mais frequência nos meses de inverno do que em outras épocas do ano. Os sintomas geralmente começam 3 a 4 dias após uma infecção do trato respiratório superior e podem incluir uma dor de garganta, coriza, calafrios, febre e dor nas costas ou muscular. Respirando através de vias aéreas congestionadas também pode produzir um som chiado. Dor abaixo ou no esterno pode ser experimentado também. Bronquite também pode resultar de inalação de vapores de ácidos, solventes, cigarros ou outras toxinas ambientais. Isto pode irritar as membranas mucosas dos brônquios e causar inflamação. Também pode ser causada por alergias alimentares, assim como alergias ambientais a substâncias como o mofo, pólen ou a poeira ".
Limpeza do tubo bronquial: Inspire mais de vapor ou em um inalador, 1 gota de cada vez dos seguintes óleos essenciais tomados sequencialmente e inalados até o cheiro ir embora, antes de prosseguir com o óleo que vem em seguida. Pimenta Negra é um estimulante adrenal, Eucalipto Glóbulos ajuda a liquefazer e remover o muco (mucolítico), então use Pinho Siberiano (qualquer tipo),  siga com Alecrim  para a saúde dos seios nasais, para purificar a árvore respiratória e, finalmente, Ho Leaf para uma limpeza de cura refrescante,. Inalar óleos essenciais sobre  vapor d'água, uma ou duas vezes por dia. Estes óleos perfeitos podem ser comprados na By Samia Aromaterapia.
Banhos de ervas e AROMATERAPIA: Uma série dos banhos  tomado uma vez a cada 5 dias é um bom complemento. Banhos de ervas que contêm sais ou sais com ervas, (Cipreste, Tomilho, Alecrim e até mesmo Rosa ou Lavanda são flores purificadoras. Estes banhos devem ser tomados à noite antes de dormir. Eles devem conter pelo menos 1 xícara de ervas que foram esmagadas e mergulhada por 20 minutos em um litro de água - banho por. A infusão líquida é despejada no banho e as ervas podem ser envoltas em um pano e usadas como uma compressa no peito. Tome um ducha quente no aquecimento.
MASSAGEM EXTERNA: Quando você receber uma massagem, use os óleos essenciais que estão citados cima. De uso especial são Pinho e Pimenta Negra ou o Alecrim. Estes irão ajudar a facilitar a respiração, bem como facilitar o  aperto no peito. Adicionar cerca de 10-12 gotas de óleo essencial de Hortelã Pimenta `a um óleo carreeador que neste caso deve ser o de Café Verde (2 colheres de sopa ). Rotule e coloque data no recipiente, e você vai ter o suficiente para dois tratamentos de massagens.ESTILO DE MASSAGEM: Massagem Sueca é uma boa escolha quando você está com  aperto no peito  e com tosse e chiado. Massoterapeutas usarão movimentos longos  com amassamento e movimentos circulares nas camadas superficiais do músculo usando loção de massagem ou óleo. Terapia da massagem sueca pode ser muito suave e relaxante. Se você nunca recebeu massagem antes, esta é uma boa, para primeira tentativa.
DIETA: Comer uma dieta rica em ácidos graxos essenciais, como os encontrados em peixes ou a suplementação com óleo de Omega 3, mostraram que são excelentes para reduzir tanto o número e duração de repetição das bronquite. Outras recomendações incluem a eliminação de produtos lácteos. Coma alimentos leves de proteínas de boa qualidade e vegetais de folhas verdes, como Brócolis. Comer aveia e uma meia xícara de nozes ao pequeno-almoço. Tome uma sopa quente durante o meio-dia para manter o muco solto.
SUPLEMENTOS:
ERVAS e suplementos de ervas e chás, como Ginkgo, Feno-grego, ervas calmantes, como a Camomila  e ervas que contenham vitamina C, tais como agulhas das coníferas, e adstringentes, anti - bacterianas como tomilho são os únicos a  serem usados.
ÓLEOS ESSENCIAIS:
Os dois principais óleos para a asma Alecrim e Eucalipto Glóbulos. Estes precisam ser tomados por via oral em uma cápsula. Na Alemanha se vendem estas cápsulas de óleos essenciais, e na França os óleos essenciais são ingeridos em uma cápsula do tipo de glóbulos de homeopatia inertes. Aqui no Brasil, É TERMINANTEMENTE PROIBIDO A INGESTÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS, POIS A AROMATERAPIA NÃO É RECONHECIDA COMO UMA CIÊNCIA, E SOMENTE MÉDICOS PODEM RECEITAR A INGESTÃO. MAS TENHO TIDO EXCELENTES RESULTADOS COM A INGESTÃO DE ÓLEOS ESSENCIAIS QUE CONHEÇO E RECOMENDO PELA QUALIDADE DESTES.
Formula 1: Bronquite e Insuficiência Respiratória Crônica Misture os seguintes óleos essenciais:

EM MEL DE BOA QUALIDADE EM 250 GRAMAS
ALECRIM 20 GOTAS
TOMILHO 05 GOTAS
TEA TREE 30 GOTAS
GENGIBRE 10 GOTAS
PIMENTA NEGRA 10
HORTELÃ PIMENTA 30 GOTAS
CANELA 05 GOTAS
EUCALIPTO GLÓBULOS 10 GOTAS
LIMÃO SICILIANO 10 GOTAS
CIPRESTE 10 GOTAS
DEIXE ESTES ÓLEOS NO MEL E TOME UMA COLHER DE CAFÉ DESTE MEL DUAS VEZES AO DIA.
EMOÇÕES: Tenha calma, ser feliz para permitir que seu corpo tempo para curar.
POT NETI: Finalmente, não se esqueça de limpeza diária com o pote Neti utilizando um sal aromático. Sal marinho com óleos de TOMILHO  e TEA TREE. Uma boa fórmula 2 GOTAS POR 10 GRAMAS de sal marinho. Moer ou com um almofariz e pilão, triture 4 gotas de óleo essencial em uma colher de chá de sal. Em seguida, misture. Armazene em um pote de vidro hermético. Use 1 / 4 DESTA MISTURA EM 100 ML DE ÁGUA DESTILADA MORNA. 

 
Drogas perigos da asma
Dois estudos médicos publicados 2007 na revista médica britânica The Lancet informou que altas doses do medicamento mais utilizado para a asma, conhecida como broncodilatadores, desencadear reacções adversas graves em pacientes e pode ser uma causa de mortes em todo o mundo.

38 comentários:

  1. Parem de ser politicamente corretos ou deixem de ser medrosos (para não dizer outra coisa) Médico TAMBÉM não podem receitar O.E porque eles não tem formação nem sobre medicamentos muito menos de óleos essenciais. Assumam a responsabilidade de criar uma universidade com um curso sobre isto. Ou então se aliem a um curso de farmáceutica ou quimica e acabem com essa lenga-lenga de dizer amém a todo médico. Eles não são Deus.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, agradeço seu comentário.
    Att Samia Maluf

    ResponderExcluir
  3. Olá Samia,
    Por favor, posso usar essa fórmula para uma criança de 7 anos?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Nilce.
    A receita do mel.
    Sim pode.
    Me perdoe a demora na resposta.
    Qualquer coisa, mande me novo comentário
    Samia

    ResponderExcluir
  5. Prezada Sâmia
    Posso usar essa receita do mel para minha filhinha de 1ano e 11 meses? Ela sofre de bronquite e fiquei com medo sobre esses remédios broncodilatadores... Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Me perdoe a de,ora.
    Pode sim. Mas apenas 1/2 colher de café.
    Esta nesta época havendo um surto de bronquiolite.
    Seria este o caso?
    Mande me novo comentário

    ResponderExcluir
  7. Puxa ! Adorei saber tantas coisas de vc sama Maluf . Preciso saber mais sobre inçonia e asma .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá linda.
      Você é de São Paulo ?
      Me explique o que você gostaria de saber sobre insônia?
      Asma?

      Excluir
  8. Meu filho tem bronquite asmática e não consegue expelir o catarro. Sempre usa aerolín. Gostaria de experimentar óleos essenciais na inalação. Ele tem 8 anos. Conhece sobre óleo de copaíba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kelly.
      Para asma recomendo muito o óleo de sálvia esclarecia. Os óleos de hortelã e eucalipto podem dar efeito rebote.
      O óleo de copaíba uso mais para fazer massagem no peito, quando cheio de catarro
      Mas pode tentar, tanto o de copaíba quanto o de olibano tambem

      Excluir
    2. Qualquer coisa estou as suas ordens
      Bjs
      Samia

      Excluir
    3. Kelly, faça muita massagem no peito dele, com copaíba.
      Faça a inalação
      E depois faça bastante tapotagem
      Sabe fazer?

      Excluir
  9. Sâmia, tenho 38 anos e sofro de asma desde os 7 meses de vida. Já tentei vários tratamentos, e nos últimos meses a aromaterapia e o uso dos óleos essenciais tem me atraído muito. Gostaria de estudar mais afundo estes campos. Sou bióloga de formação. E o mais importante: quero me curar e não aceito mais viver do jeito que estou vivendo, limitada, cansada e sempre com falta de ar e usando broncodilatadores. Você teria uma indicação de como começar a aprender? Que tipo de óleo essencial eu poderia usar no dia a dia?
    Desde já agradeço muitíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      Eu não sei de onde você é? Se de São Paulo, Capital.
      Este ano tirei um curso online do ar, pois estou reformulando-o.
      E tenho um curso anual de formação. Mas este ano já está no meio do curso.
      Se vc for de São Paulo Capital, dia 20 de maio terei um curso básico de aromaterapia. Eu mesmo darei.
      Será um prazer recebê-la.
      Ainda não tenho um formato de envio de apostilas.
      Mas para o ano que vem acredito estarem prontas para envio.
      Se puder venha fazer meu curso. Caso contrário, se você tiver mesmo vontade, posso no formato que tenho ir enviando apostila como cada módulo, e depois nos vemos via skipe.
      Um grande beijo
      Use a Sálvia officinalis, em erva como inalação.
      30 gramas de erva seca em 50 ml de água. Ferva a água, desligue e coloque a erva e deixe abafada por 20 minutos.
      Depois faça uma inalação.
      A Sálvia Esclaréia, outro tipo de Sálvia, é muito boa mas para relaxamento em casos de asma.
      Não use, hortelã de nenhum tipo, pois pode dar efeito rebote.
      tente o eucalitpo glóbulos
      Um grande beijo e estou a sua disposição

      Excluir
    2. Se for de São Paulo, veja o curso no site.
      www.bysamia.com.br

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. samia, o que vc aconselharia para uma crise de bronquite? os oleos seriam mais para longo prazo ou podem ajudar em ima crise? obrigado

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafael. Bom dia.
    Os óleos essenciais podem ajudar a longo prazo. Porém nas crises, ajudam muito.
    Eucalipto Glóbulos, Alecrim, Hortelã Pimenta.
    Utilize apenas 01 gota no inalador.

    ResponderExcluir
  13. Samia, tenho lido muita informação controversa sobre o eucalipto para asma. Minha filha tem asma e não expele catarro, já li que posso usar o óleo essencial no difusor, mas também já li que pode fazer mal. O que você aconselha?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Samia, tenho lido muita informação controversa sobre o eucalipto para asma. Minha filha tem asma e não expele catarro, já li que posso usar o óleo essencial no difusor, mas também já li que pode fazer mal. O que você aconselha? Ela tem 4 anos

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernanda. Bom dia.
    Não recomendo óleos essenciais, tais como:
    Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil, Eucalipto Glóbulos, e Alecrim, pois podem dar efeito rebote, pois são vasodilatadores.
    Eu pessoalmente uso a seguinte receita:
    50 ml de água mineral
    Ferver e desligar o fogo.
    Colocar 10 gramas de erva Sálvia Officinalis,e abafar por 20 minutos.
    Fazer inalação.
    Para o catarro ser expelido mais rapidamente, faça uma massagem no peito, com óleo vegetal de copaiba e acrescente 06 gotas de olíbano, e faça massagem no peito.
    Qualquer coisa mande-me novo comentário.
    Usei em meus filhos e uso em meus netos.
    É excelente.
    Bjks Estou as suas ordens

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Samia meu filho está com bronquite,chiado no peito, tosse e as vezes reclama que não consegue respirar.
    O que posso fazer?
    Tenho o oleo essencial de alecrim.
    Ele é recomendado?
    Vc pode me ajudar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Samia, tenho crises recorrentes de sinusite, e também tenho bronquite asmática geralmente decorrente dessas crises. Da última vez que tentei fazer uma inalação, usei eucalipto globulus e acabei sofrendo efeito rebote.
    Você me indica algum OE para massagem no rosto ou inalação para sinusite que não ofereça esse risco?
    Algum quimiotipo de eucalipto pode ser benéfico?
    Desde já agradeço muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana.para bronquite asmática recomendo o óleo de sálvia esclareia para acalmar. Para fazer inalação recomendo o óleo de olíbano, apenas 01 gota, em chá de sálvia officinalis.
      Pegue 50 ml de água mineral, e ferva. Desligue e coloque 01 colher de sopa de erva de sálvia officinalis. Coloque a erva e deixe abafado por 20 minutos.
      Passe no peito o óleo vegetal de copaiba 01 colher de café, com apenas 02 gotas de óleo essencial de olíbano
      Bjks
      Sâmia Maluf
      Estou as suas ordens

      Excluir
    2. Olá Sâmia o seu blog foi pra mim um achado, pois a sua resposta para a fernanda e a ana era o q eu procurava,pois eu tenho um filho asmático...vc poderia me indicar quais oleos e o método mais eficaz para purificar o quarto dele e se deve ser usado todo dia. Obrigado.abraço.

      Excluir
    3. Olá. Bom dia.
      Para purificar o quarto num primeiro momento, eu sempre recomendo que faça uma limpeza no quarto todo com:
      Água + vinagre de maçã + óleos essenciais
      Para um litro de água
      utilizar 10 colheres de vinagre de maçã
      adicionar nestas colheres de vinagre 25 gotas de óleos essenciais de:
      10 gotas de Eucalipto glóbulos
      15 gotas de Tea Tree
      Esta limpeza tirará ácaros e outros micro-organismos.
      Para usar depois no plug:
      coloque 25 de óleos essenciais:
      10 Tea Tree
      10 de Eucalipto Glóbulos
      05 de Lavanda
      Deixe o dia todo retire para dormir uma hora antes do ir para a cama.
      Caso queira utilize óleo essencial de Lavanda para que ele durma melhor.
      Qualquer coisa estou as ordens
      Se for comprar os óleos essenciais e o plug entre em:
      www.bysamia.com.br
      Bjks
      Samia Maluf

      Excluir
  19. Olá Boa Noite Sámia..muitíssimo grato pelas dicas e a rapidez com que respondeu...muito obrigado mesmo, eu já vou por em prática. e sempre seguindo seus ensinamentos...seja no blog, programas de tv ou em rede sociais....Deus te abençoe e te eencha de sabedoria...abraço... Claubio...

    ResponderExcluir
  20. Olá. Posso usar a receita de mel para meu gato que está com bronquite crônica? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente não, pois os gatos possuem um metabolismo que não consegue excretar os óleos essenciais muito bem. Estes óleos vão sendo depositados em seu organismo, e podem se tornar tóxicos.
      Prefiro que não utilize o mel. Pode deixar alguns óleos essenciais pela casa, mas não utilizar diretamente no animal.
      Gatos com aromas são mais preocupantes pela não excreção.
      Att
      P.S. Estou as suas ordens

      Excluir
  21. Olá Samia bom dia! Meu filho tem asma mas não está em crise. Uso o umidificador de ar no quarto dele todas as noites já que estamos com o tempo horrívelmente seco... Existe algum óleo essencial que possa ser usado no aparelho? Vi vc falando sobre a sálvia em várias respostas, eu posso usar o óleo dela ao invés da erva? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá Vivian. Claro que poderá usar a Sálvia Esclaréia sem estar em crise.
    Além disto, poderá usar o eucalipto glóbulos no umidificador também.
    E quando precisar de maiores informações, me mande outra mensagem.
    Estou as suas ordens para qualquer dúvida
    Caso queira comprar use o cupom ao lado para ter desconto.
    Bjks
    Samia

    ResponderExcluir
  23. Samia, fico extremamente grata por tanto conhecimento compartilhado!
    Você sabe me dizer o motivo do efeito rebote do eucalipto globulus pra quem tem asma? É algum componente químico específico? Pergunto para que possa evitar outros óleos com composição semelhante, já que na última inalação com eucalipto tive uma crise que acabei internada.
    Obrigada! Um beijo.

    ResponderExcluir
  24. Samia, fico extremamente grata por tanto conhecimento compartilhado!
    Você sabe me dizer o motivo do efeito rebote do eucalipto globulus pra quem tem asma? É algum componente químico específico? Pergunto para que possa evitar outros óleos com composição semelhante, já que na última inalação com eucalipto tive uma crise que acabei internada.
    Obrigada! Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Ana. Na verdade o pior óleo essencial para asma, seria o de Hortelã Pimenta. O Eucalipto Glóbulos menos.
      O óleo essencial de Hortelã Pimenta é um poderoso vasodilatador, e poderá ao vasodilatar causar logo em seguida uma vasoconstrição, dando a impressão de extrema falta de ar. Isto causado pelos ativos do óleo de Hortelã, o mentol entre outros ativos. O eucalipto poderá em algumas pessoas causar o efeito rebote pelo ativo 1-8-cineol.

      Excluir