quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sobre a história dos perfumes

A história do perfume está intimamente ligada à da civilização.Desde a antiguidade, o perfume é alternadamente, instrumento de adoração, assistência médica, ritual de higiene ou beleza, mas também é considerado um tratamento precoce para a mente e o corpo e usado como um instrumento de sedução.

História do perfume
    
Antiguidade
    
As ervas eram usadas principalmente,  em macerações  em óleos aromatizados, ou fumigação.
    
Os egípcios já sabiam a arte de associar os óleos essenciais e as ervas para criar aromas complexos, como o Kyphi, uma mistura de várias  ervas de diversas variantes e que continham, geralmente bagas de zimbro, ( junípero ) flores variadas,  grama doce,   resina de terebinto, mirra, canela, cardamomo ...


    
A Idade Média
    
Perfumes eram considerados como um remédio contra as doenças,  e os ricos ou os reis, usavam bolas de âmbar, musk e resinas aromáticas para se protegerem contra as epidemias.


    
Final da Idade Média e Renascimento
    
Na Europa durante a Idade Média e o Renascimento, a arte do perfume era a arte dos alquimistas. Estes descobrem a destilação do álcool etílico, e que extraía os aromas, das novas matérias-primas trazidas pelos grandes exploradores: cacau, baunilha, tabaco, bálsamo peruano, pimenta, cravo ...


    
Século dezoito
    
A perfumaria se desenvolve: uma prioridade dos reis: Eau de Cologne, o vinagre de toalete, pós perfumados para uso nos palácios, ungüentos, e potpourris ... Grasse se torna a  capital dos perfumes,  e com a crescente descoberta de novas ervas e flores,  além de técnicas que eram aperfeiçoadas para retirar o aroma das plantas, tais como a enfleurage e a extração por vapor. 


    
Século XIX
    
Em Grasse, os processos de extração por solventes se desenvolve, e os óleos voláteis odoríferos, estão sendo desenvolvidos para se obter concretos,  absolutos e resinóides. Este método de extração substituem gradualmente a enfleurage.
    
O desenvolvimento da química orgânica, e da introdução de moléculas sintéticas em perfumes, marca o início da perfumaria moderna. A fragrância como uma arte e perfumes compostos de acordes de notas olfativas. Os best sellers: Guerlain (Jicky, 1889), Houbigant (Royal Fern, 1882), de Penhaligon (Hammam Bouquet, 1872).


    
Século XX
    
O século XX foi marcado por François Coty perfumista,  gênio autodidata, que criou os acordes que vigoram até hoje, base de muitos perfumes como o famoso Chipre (1917).
    
Na década de 70,  as análises do marketing transformam o perfume, antes  mesmo de ser criado, um produto que deve atender aos desejos dos consumidores: Ópio (Yves Saint-Laurent, 1976) encarna o mistério e a sensualidade da mulher, Anaïs-Anaïs (Cacharel, 1978) evoca a dualidade de inocência e sensualidade.
   
Nos anos 90, se vê o surgimento da popularidade dos perfumes aquáticos e marinhos: Escape (Calvin Klein, 1991), Kenzo  Homen (Kenzo, 1991) ...


Ampliação dos grandes nomes em perfumes: Como toda arte, a evolução da perfumaria está relacionada com os modos e atitudes, as mudanças no mundo, mas também  marcada por personalidades, quer dos próprios artistas (o "nariz") ou aqueles capazes de impor uma idéia e criar tendências.A história da perfumaria moderna começa realmente no final do século XIX, com o desenvolvimento de casas em Grasse. Os perfumistas da época são os proprietários, gerentes e  o "nariz" de seus perfumes, tais como as casas Guerlain, Caron, Coty, Molinard ...Desde o início do século XX, a história da perfumaria está relacionada à moda: os principais designers anexam os  perfumes, as suas coleções, pois se tornam objetos de desejo dos consumidores, assim contribuindo para a industrialização das fragrâncias:

    
Coco Chanel (Ernest bonito, Chanel No. 5, 1921)
    
Jeanne Lanvin (Andre Frayse, Arpege, 1927)
    
Jean Patou (Henri Almeras, Joy, 1929)
    
Marcel Rochas (Edmond Roudnitska, Feminino, 1947)
    
Pierre Balmain (Germaine Cellier, Vento Verde, 1947)
    
Christian Dior (Edmond Roudnitska, Eau Sauvage, 1966)
    
Yves Saint Laurent (Jean-Louis Sieuzac, Opium, 1977)
A indústria de perfumesHoje, o perfume tornou-se uma verdadeira indústria: cada vez que você souber de  um novo perfume, este é precedido por uma análise de marketing completa para definir o estilo do perfume e sua colocação no mercado,  antes  mesmo de serem feitos, o aroma é já um "produto" conceituado. Ele, então, é lançado com um orçamento  de "publicidade"  bem considerável. O que para nós é muito triste saber que, apenas de 1`a 3% do preço de venda final,  é o preço do perfume propriamente dito, de seus  constituintes, sendo o resto, principalmente o custo de marketing que o rodeia! Fragrância moderna é um perfume padronizado, ou seja pasteurizam todos nós: a venda em larga escala de um perfume ao público,  em geral tem inevitavelmente gerado uma necessidade de reprodutibilidade. Mas isso é difícil ou impossível com matérias-primas naturais: como o vinho, os óleos essenciais têm seus anos de bons e maus tempo, nem sempre a natureza produz bons óleos ou vinhos, pois dependem da terra e do clima, do terroir, e variam tanto em qualidade e quantidade. Os preços dos commodities oscilam muito, e os seus aromas também oscilam, dependendo da origem, a experiência do destilador, a estação, o ano ... A indústria dos perfumes não pode aceitar esses riscos, tornou-se então, " HOJE ". ' Em grande parte, uma síntese da perfumaria: os produtos sintéticos são muito mais baratos e seus aromas são sempre os mesmos. Matérias-primas naturais, são misturas altamente complexas de compostos aromáticos e inimitáveis pelo homen. O aroma de uma rosa ou um jasmim sintético nunca será tão fino e tão bonito como os aromas dos óleos essenciais naturais. Nosso nariz pode perceber diferenças e sutilezas, aromas que a química não pode imitar. Os aromas feitos com óleos essenciais, são  perfumes "vivos" e "únicos" que vão evoluir com matérias-primas naturais que os compõem e exaltam o charme e a singularidade da natureza. "Unique", porque também vai refletir sua personalidade, seus desejos e emoções.Você é único e seu perfume será assim como você, único!Um perfume natural feito a partir de óleos essenciais também podem ser uma perfume "terapia". Essências naturais falam  com nossos sentidos e emoções,  muito melhores do que as moléculas sintéticas que perderam tudo, o "sentido", " a alma " e toda a vida. Escolha aromas que "fazem o bem"  para você com os óleos essenciais,  que são calmantes, relaxantes, e energizantes. Perfumes verdadeiros, de um cuidado genuíno e um prazer perfumado, para renovar,  assim que surge a necessidade no dia a dia.


 
    Aromas de Nota Alta:

São essências que possuem uma grande velocidade de evaporação aromática. Duram por um período curto de tempo. Em contato com o ar, não ultrapassam mais que alguns segundos. São utilizadas para atrair a atenção e dar à ‘primeira impressão’. São os primeiros aromas que sentimos em um perfume. Os aromas de nota alta também são chamados de notas de cabeça.

Exemplo de óleos:
BERGAMOTA Citrus bergamia; CANELA DA CHINA Cinnamomum cassia, C. aromaticum, Laurus cassia; CARDAMOMO Elettaria cardamomum; CITRONELA Cymbopogon nardus; ERVA DOCE Foeniculum vulgare; EUCALIPTO GLÓBULOS Eucalyptus globulus; GRAPEFRUIT Citrus paradisi; HO LEAF Cinnamomum camphora; HORTELÃ PIMENTA Mentha piperita; LARANJA Citrus aurantium; LIMÃO Citrus limonum; LIMETTE (Lima) Citrus aurantifolia; NOZ MOSCADA Myristica aromata; PAU-ROSA Aniba rosaeodora; SÁLVIA ESCLARÉIA Sálvia sclarea; TANGERINA Citrus reticulata; TEA TREE Melaleuca alternifolia.

·     Aromas de Nota Média:

São utilizados para superar rapidamente as essências dos aromas de nota alta. Eles revelam os principais constituintes do perfume. Tem volatilização intermediária, entre os aromas de nota alta e baixa. Os aromas de nota média também são chamados de notas de coração.

Exemplo de óleos:
ALECRIM Rosemarinus officinalis; ANIS Illicium anisatum; BENJOIM Styrax benzoin; CAMOMILA ROMANA Anthemis noblis; CEDRO Juniperus virginiana; CIPRESTE Cupressus sempervirens; CORIANDRO Coriandrum sativum; GENGIBRE Zingiber officinale; GERÂNIO Pelargonium graveolens; HORTELÃ DO BRASIL Mentha arvensis; J A S M I M Jasminum officinale; JUNÍPERO – (ZIMBRO) Juniperus communis; LAVANDA Lavandula officinalis;  LEMONGRASS  Cymbopogon citratus;  LOURO Laurus nobilis; MANJERICÃO Osimum basilicum; MANJERONA Origanum marjorana; NÉROLI Citrus aurantium; PALMAROSA Cymbopogon martini; PETIT GRAIN Citrus aurantium; PIMENTA NEGRA Piper nigrum (Família, Piperceae)eae, PINHO Pinus sylvestris, ROSA Rosa damascena; TOMILHO Thymus vulgaris;  VERBENA; Aloysia citriodora, A. triphylla, Lippia citriodora, L. tripohylla, Verbena Triphylla; YLANG YLANG Cananga odorata.


·     Aromas de Nota Baixa:

São os aromas utilizados como fixadores de perfumes e como ingredientes para ‘juntar’ todos os elementos. Tem grande durabilidade. Ficam horas no ar devido à baixa velocidade de evaporação.

Exemplo de óleos:
CANELA DO CEILÃO Cinnamomum zeylinancum, Laurus cinnamomum; CISTUS LABDANUM Cistus ladanifer; COPAÍBA Copaifera officinalis; CRAVO Syzygium aromaticum, Eugenia caryophyllata, E. aromaticia, E. aromatica, E. Caryophyllus; EUCALIPTO CITRIODORA Eucaliptus citriodora; MANDARINA Citrus noblis; MIRRA Commiphora myrrha; OLÍBANO Boswellia thurifera, B.carteri; PATCHOULI Pogostemon patchouli; SÂNDALO Santalum album; VETIVER Vetivera zizanoides, Andropogon muricatus.


Sendo assim, crie, experimente, ouse. Faça seu perfume natural.

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