sexta-feira, 5 de março de 2021

Aromaterapia é uma profissão regulamentada?

 Muitas dúvidas surgem quando ao final do curso de formação que ministro. Como me profissionalizar como aromaterapeuta. 





Ou quando querem fazer o curso, e me perguntam, este curso me tornará um aromaterapeuta?

O que coloco:

No Brasil, não existe a profissão regulamentada de Aromaterapeuta.

Não existe uma faculdade que forme um aromaterapeuta, e consequentemente, se não há a profissão, um conselho que tenha as regras, não existe a formalização da profissão, como a de psicólogo, administrador, ou outra profissão que seja.

A aromaterapia é ensinada em cursos livres, ( isto não quer dizer cursos de finais de semana), e sim em cursos com grande base de ensinamentos e informações necessárias.

Existe a atividade aromaterapia.

Alguns conselhos hoje já estão aceitando a atividade dentro de determinadas profissões.

Mas não há  a profissão de aromaterapeuta.

Por exemplo, minha formação acadêmica, é em psicologia, mas o órgão regulador de minha profissão não aceita o uso de óleos essenciais junto aos atendimentos. 

Simplemente não é aceita.

Ou seja, se eu utilizar, posso ter uma sanção de meu Conselho. de Psicologia.

Mas nada me impede, se em outro local, horário, eu exercer esta atividade.

O que sempre recomendo, seria exercer a atividade, após terem feito curso de formação, (existem ótimos aqui no Brasil). Mas sempre pesquisem quem serão estes profissionais ou empresas que oferecem estes cursos.

Após a finalização, dentro de parâmetros que sigam um determinado cronograma e matérias específicas, onde você obterá o conhecimento, para tal atividade, você poderá se filiar a excelentes associações de terapeutas holísticos.

Dentro de uma formação em aromaterapia  para se auto intitular ”Aromaterapeuta“, eu acredito que deva haver um conhecimento de matérias que levem a um excelente atendimento, com base em anamnese, conhecimento de fisologia e anatomia, para se fazer um bom diagnóstico, e a prescrição de como utilizar a aromaterapia, na supressão das queixas, mas atuar nas causas prováveis que são sempre os gatilhos das fisopatologias. Todo um profundo conhecimento, de todas as matérias básicas da aromaterapia, seus inúmeros óleos essenciais, vegetais, bases carreadoras, dosagem, sinergia, estudos de caso, entrega de um TCC, e o amplo conhecimento que somente cursos com ótimos professores podem oferecer.

Com seu curso finalizado, obter a carteira de terapeuta holístico, em associações existentes aqui no Brasil.

Recomendo sempre a Abrath

https://www.abrath.org.br/

Além disto, tenha um local para atendimento, um consultório.

Se cadastre como profissional, ou micro-empresa, dê recibo de sua consulta e faça seu Imposto de Renda no final do ano.

Trabalhe, mesmo a profissão não sendo regulamentada, de modo claro, transparente, leve a sério, com ética e seriedade, esta profissão que há tantos anos lutamos para sua atuação de modo muito correto a serviço da saúde e bem estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário