Salsinha - Petroselinum crispum
Nativa - Original do Mediterrâneo Oriental, porém é cultivada em todo o mundo.
Coleção: A raiz é coletada no outono, mas as folhas podem ser usadas a qualquer momento durante o período vegetativo.
Parte utilizada: A raiz, folhas e sementes.
Contém muito óleo essencial
* Os Cumarínicos
* Os flavonóides
* Os Phthalides
* Vitaminas.
Ações: diurético, expectorante, emenagogo, carminativo, anti-espasmódico, hipotensor.
Indicações: A erva fresca, tão amplamente utilizado na culinária, é uma erva que contém muita vitamina C. Medicinal, a salsa tem três principais áreas de uso.É um diurético eficaz, ajudando o corpo a se livrar do excesso do excesso de água, e pode ser usado sempre um tal efeito é desejado. Lembre-se, no entanto, que a causa do problema deve ser procurada e diagnosticada, não apenas tratar apenas os sintomas.Por ser emenagogo, (estimulador menstrual ) é aconselhável não usar salsa em dose medicinal durante a gravidez, pois ativa a estimulação excessiva do útero. Outro uso é ser carminativo, aliviando flatulência e cólicas.
PRECAUÇÕES
NÃO USAR DURANTE A GESTAÇÃO
Preparações e dosagens: Infusão: despeje uma xícara de água fervente em 2 colheres de chá das folhas ou raiz e deixe em infusão por 5-l0 minutos em recipiente coberto. Esta infusão deve ser bebida três vezes por dia. Tintura: tomar a tintura, três vezes por dia, sendo a dosagem 01 colher de sobremesa para os fins desejados.
Use se estiver com muito edema, e em época de TPM.
E se você sente que está com o hálito pesado, mastigue dois ramos de salsinha. Ah e se comeu uma pizza de alho, use tambeem chá de salsinha para bochechar e mastigue dois galinhos de salsinha
Missão: Proporcionar ferramentas naturais que auxiliem a gerenciar a saúde, bem estar e qualidade de vida.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
A Deusa dentro de nós
Honrar a Deusa dentro de uma forma profunda de auto-cura. Quando honramos a Deusa, criamos auto-respeito, auto-amor e uma cura que vibra através de cada camada de nosso ser, físico, emocional, mental, ambiental e espiritual - honra que o universo ao nosso redor e dentro do universo. Honramos e curaramos o passado, o presente e o futuro ... e esta vibração pode mudar o mundo.
"O mundo será salvo pela mulher ocidental", disse Sua Santidade o Dalai Lama na Cimeira da Paz Vancouver em 2009 proclamando-se um feminista. Essencialmente ele quis dizer que através de valores femininos nós poderíamos salvar o mundo. Ao voltar para a compaixão que sustenta todos os seus ensinamentos, podemos salvar a nós mesmos e do mundo.
O mundo será salvo pela mulher ocidental ", disse Sua Santidade o Dalai Lama na Cimeira da Paz Vancouver em 2009 proclamando-se uma feminista.
Honrando o Feminino Divino não deve ser visto como uma ameaça pelos homens. Seja homem ou mulher, em homenagem a Deusa dentro de honra a liberalidade do universo, celebra nossa singularidade e nos ajuda a redescobrir nós mesmos. A Deusa cura através da compaixão, intuição, criatividade, sensualidade ... podemos usar energia da Deusa para celebrar todos os aspectos de nosso ser e de destacar as áreas em nossas vidas em que precisamos curar. Trata-se de acordar com a energia da Deusa dentro de todos nós - homens ou mulheres reconhecem a divindade dentro de nós. A dança de Shiva-Shakti que nos faz o todo. O outro lado da vida de compaixão é viver do ego. Ego nos mantém separados. Ego cria 'eles' e 'nós'. Ego nos esforçando para competir, enquanto que a compaixão nos ajuda a reconhecer a unidade.
"Por muito tempo temos vivido como espécie nas garras de um modelo dominador patriarcal", diz Amoda Jeevan Maa. "Um em que o ego se pronunciou sobre compaixão e" lucro a qualquer custo "tem governado" para o benefício de todos os interessados. "A energia masculina de progresso para a frente empurrando levou a um mundo insano de excesso de consumo e o estupro do planeta.O Feminino Divino vê o sagrado em tudo e está empenhada em preservar a sacralidade, reconhecendo que tudo o que existe é uma expressão do divino. Esta é a freqüência de unidade que não vê separação entre o espiritual e o material. "Intuição feminina
"Nós, seres humanos somos a única espécie que tem o poder da intuição", diz Swami Mayatitananda. "No entanto, muito facilmente perdemos o nosso sagrado direito de primogenitura e com ela a capacidade de mudar e crescer, criar e lutar pela liberdade interior".
Nossa intuição pode ser o nosso salvador. Passamos tanto tempo na cabeça, que foi desligado das mensagens do corpo - o nosso instinto é a nossa intuição. Temos a tendência do plano e de tudo adivinhar com a mente ao invés de sentir o nosso caminho pela vida. Quando voltamos para o nosso lado intuitivo, voltamos a confiar. Quando vivemos de confiança, cria-se uma cura profunda. Quando começamos a ouvir o corpo, entendemos como podemos curar a nós mesmos. Nós não precisamos de olhar para fora de nós mesmos para a cura. Trazendo a nossa consciência para o chakra do terceiro olho - a sede da intuição - trazemos a harmonia para os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, lógica e criatividade, masculino e feminino, ação e do sonho ... quando reunimos os diferentes aspectos de nós mesmos, estes lados aparentemente opostos da mesma moeda, nós nos tornamos habilitados - para que os nossos sonhos se manifestem, seguimos um caminho da ação correta, estamos presentes, equilibrados e completos.
"Como mulher, devemos nos esforçar para recriar nossa vida em torno de nossa memória materna, a nossa capacidade interior para curar." Swami Mayatitananda.
Yoga Divino
"Para ser uma yogini, esta é a mais elevada meta espiritual para todas as mulheres", diz Shambhavi Chopra. "É o caminho para se tornar um com a deusa dentro de nós e tirá-la na expressão para elevar o mundo que é realmente sua criação."
Para homens e mulheres, yoga nos dá as ferramentas para celebrar a nossa intuição, compaixão e abraçar totalmente entender a nós mesmos - para realmente dançar com shakti. Se você viajar para a Índia, raramente se encontra mulheres indianas ensinando ou praticando yoga. Foram os homens que foram incentivados a praticar e encontrar o caminho para Deus. Yoga foi muitas vezes dito ser perigoso para as mulheres. Novamente você encontra separação.
Yogi Bhajan, que é o mestre de Kundalini Yoga e trouxe-o para o ocidente, foi condenado ao ostracismo pela comunidade indígena por ensinar yoga ioga para os ocidentais e para as mulheres ocidentais. Ele criou práticas e kriyas exclusivamente para mulheres e realizou acampamentos para mulheres anuais, e propos que as mulheres se reunissem.
"A mulher deve confiar em seus próprios instintos, sua própria psique, sua própria intuição mais do que qualquer outra coisa", diz Yogi Bhajan. "Projeção intuitiva e recepção, intuição tem a força de guardar você - eles são anjos da guarda".A Dança da Shakti
Voltando à fonte, para além das diferentes faces do espelho, é Shakti. Na Índia, a vida é dançada em criação de Shiva e Shakti. Considerando Shiva, um Deus formulário com muitos consortes - Parvati, Kali, Meenakshi ... Shakti é a energia interior. Shakti é a energia pura, sem forma, o fluido, a ação em movimento, Shakti é a centelha que alimenta-nos e inflama o mundo ...
"Shakti é o espírito de nossa energia primordial feminina dentro de sua atividade e promove a união de corpo, mente e espírito", diz Swami Mayatitananda (anteriormente Maya Tiwari). "Ritmos da Deusa Shakti movensse dentro de cada homem, mulher e criança, e criaturas através de shakti-prana ou a respiração da mãe. Shiva, tendo visto a verdade do universo, representa a inteligência cósmica e Shakti cria o ritmo, a energia cósmica através da qual ocorre a manifestação. "Shakti é energia e faz as coisas acontecerem.
Podemos usar Shakti para curar a nós mesmos através do movimento. Ela é pura energia para comemorarmos o corpo, vamos entrar em movimento e realmente ouvir a nós mesmo. Quando nos movemos através do yoga, dança, caminhada, lembre que iniciar uma conversa com nossos corpos é um diálogo com a nossa alma. Assim, grande parte das nossas vidas são gastas na cabeça, que não ouvem a linguagem do nosso corpo. Em um nível físico, nós admitimos dores como normal e não tentamos alimentar o nossocorpo para que nós nos curemos, tendemos a continuar independente. Além disso, quando passamos a maioria do nosso tempo em nossas cabeças, nós nos desligamos das mensagens de nossos corpos, nossa intuição, nosso instinto, nossos desejos - estas são as línguas de Shakti dentro de nós - as vozes sutis da nossa alma - o nosso ritmo próprio e verdadeiro. Quando descansamos no corpo, podemos ouvir as vozes do passado, podemos liberar as emoções presas, dores que mantivemos. Muitas vezes, nossa mente têm uma maneira de lidar com o trauma ou com os eventos dolorosos ... é para enterrá-los no fundo. Lá no fundo dentro das próprias células do nosso corpo, dentro dos nossos músculos, nossos ossos, nossa pele, nossos órgãos, nós carregamos nossa dor. E muitas vezes nós carregamos a dor de nossos antepassados. Criamos doença dentro do corpo por não expressar, honrar ou desapegar de nossa dor, nossa raiva.
Movendo o corpo, deixando a nossa consciência afundar cada membro, cada célula é uma forma de reconectar a nossa força vital, a nossa energia Shakti. Avtar Kaur desenvolveu uma técnica divina, que ela chama de dança Shakti. "A dança pode ser uma das mais puras expressões do nosso ser", diz Avtar. "Quando o corpo é massageado pelo movimento e pela atenção plena, a dança torna-se yoga. Quando as tensões físicas são liberadas, então a mente relaxa e expande-se para a transcendência. "Com a energia da música e movimento, uma nova criatividade flui através de nós, criando uma maior consciência do nosso corpo e alma. "Ele liga-o ao divino feminino dentro." Então, perder-se em movimento, na dança, no ser. Deixe sua consciência para o corpo, esqueça a mente e deixe o seu corpo fluir, deixe a dança dançar você e ver a centelha da Shakti dentro de você.
"O poder de uma mulher para dar à luz uma nova vida é aquele que serve o mundo, porque uma mulher consciente pode dar nascimento a uma nova consciência através do que ela oferece ao mundo. Esta pode ser a criação de crianças felizes, conscientes ou criar obras de arte que os outros soerguimento. Pode-se criar uma empresa consciente de que agrega valor à vida de outras pessoas ou ser uma voz para a mudança no mundo da política. Pode-se ser um curandeiro, um guia ou um mestre espiritual. Ou pode ser simplesmente ser um ouvido atento quando os tempos estão difíceis. "Maa Amoda Jeeva.
Seja feliz, viva a vida.
"O mundo será salvo pela mulher ocidental", disse Sua Santidade o Dalai Lama na Cimeira da Paz Vancouver em 2009 proclamando-se um feminista. Essencialmente ele quis dizer que através de valores femininos nós poderíamos salvar o mundo. Ao voltar para a compaixão que sustenta todos os seus ensinamentos, podemos salvar a nós mesmos e do mundo.
O mundo será salvo pela mulher ocidental ", disse Sua Santidade o Dalai Lama na Cimeira da Paz Vancouver em 2009 proclamando-se uma feminista.
Honrando o Feminino Divino não deve ser visto como uma ameaça pelos homens. Seja homem ou mulher, em homenagem a Deusa dentro de honra a liberalidade do universo, celebra nossa singularidade e nos ajuda a redescobrir nós mesmos. A Deusa cura através da compaixão, intuição, criatividade, sensualidade ... podemos usar energia da Deusa para celebrar todos os aspectos de nosso ser e de destacar as áreas em nossas vidas em que precisamos curar. Trata-se de acordar com a energia da Deusa dentro de todos nós - homens ou mulheres reconhecem a divindade dentro de nós. A dança de Shiva-Shakti que nos faz o todo. O outro lado da vida de compaixão é viver do ego. Ego nos mantém separados. Ego cria 'eles' e 'nós'. Ego nos esforçando para competir, enquanto que a compaixão nos ajuda a reconhecer a unidade.
"Por muito tempo temos vivido como espécie nas garras de um modelo dominador patriarcal", diz Amoda Jeevan Maa. "Um em que o ego se pronunciou sobre compaixão e" lucro a qualquer custo "tem governado" para o benefício de todos os interessados. "A energia masculina de progresso para a frente empurrando levou a um mundo insano de excesso de consumo e o estupro do planeta.O Feminino Divino vê o sagrado em tudo e está empenhada em preservar a sacralidade, reconhecendo que tudo o que existe é uma expressão do divino. Esta é a freqüência de unidade que não vê separação entre o espiritual e o material. "Intuição feminina
"Nós, seres humanos somos a única espécie que tem o poder da intuição", diz Swami Mayatitananda. "No entanto, muito facilmente perdemos o nosso sagrado direito de primogenitura e com ela a capacidade de mudar e crescer, criar e lutar pela liberdade interior".
Nossa intuição pode ser o nosso salvador. Passamos tanto tempo na cabeça, que foi desligado das mensagens do corpo - o nosso instinto é a nossa intuição. Temos a tendência do plano e de tudo adivinhar com a mente ao invés de sentir o nosso caminho pela vida. Quando voltamos para o nosso lado intuitivo, voltamos a confiar. Quando vivemos de confiança, cria-se uma cura profunda. Quando começamos a ouvir o corpo, entendemos como podemos curar a nós mesmos. Nós não precisamos de olhar para fora de nós mesmos para a cura. Trazendo a nossa consciência para o chakra do terceiro olho - a sede da intuição - trazemos a harmonia para os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, lógica e criatividade, masculino e feminino, ação e do sonho ... quando reunimos os diferentes aspectos de nós mesmos, estes lados aparentemente opostos da mesma moeda, nós nos tornamos habilitados - para que os nossos sonhos se manifestem, seguimos um caminho da ação correta, estamos presentes, equilibrados e completos.
"Como mulher, devemos nos esforçar para recriar nossa vida em torno de nossa memória materna, a nossa capacidade interior para curar." Swami Mayatitananda.
Yoga Divino
"Para ser uma yogini, esta é a mais elevada meta espiritual para todas as mulheres", diz Shambhavi Chopra. "É o caminho para se tornar um com a deusa dentro de nós e tirá-la na expressão para elevar o mundo que é realmente sua criação."
Para homens e mulheres, yoga nos dá as ferramentas para celebrar a nossa intuição, compaixão e abraçar totalmente entender a nós mesmos - para realmente dançar com shakti. Se você viajar para a Índia, raramente se encontra mulheres indianas ensinando ou praticando yoga. Foram os homens que foram incentivados a praticar e encontrar o caminho para Deus. Yoga foi muitas vezes dito ser perigoso para as mulheres. Novamente você encontra separação.
Yogi Bhajan, que é o mestre de Kundalini Yoga e trouxe-o para o ocidente, foi condenado ao ostracismo pela comunidade indígena por ensinar yoga ioga para os ocidentais e para as mulheres ocidentais. Ele criou práticas e kriyas exclusivamente para mulheres e realizou acampamentos para mulheres anuais, e propos que as mulheres se reunissem.
"A mulher deve confiar em seus próprios instintos, sua própria psique, sua própria intuição mais do que qualquer outra coisa", diz Yogi Bhajan. "Projeção intuitiva e recepção, intuição tem a força de guardar você - eles são anjos da guarda".A Dança da Shakti
Voltando à fonte, para além das diferentes faces do espelho, é Shakti. Na Índia, a vida é dançada em criação de Shiva e Shakti. Considerando Shiva, um Deus formulário com muitos consortes - Parvati, Kali, Meenakshi ... Shakti é a energia interior. Shakti é a energia pura, sem forma, o fluido, a ação em movimento, Shakti é a centelha que alimenta-nos e inflama o mundo ...
"Shakti é o espírito de nossa energia primordial feminina dentro de sua atividade e promove a união de corpo, mente e espírito", diz Swami Mayatitananda (anteriormente Maya Tiwari). "Ritmos da Deusa Shakti movensse dentro de cada homem, mulher e criança, e criaturas através de shakti-prana ou a respiração da mãe. Shiva, tendo visto a verdade do universo, representa a inteligência cósmica e Shakti cria o ritmo, a energia cósmica através da qual ocorre a manifestação. "Shakti é energia e faz as coisas acontecerem.
Podemos usar Shakti para curar a nós mesmos através do movimento. Ela é pura energia para comemorarmos o corpo, vamos entrar em movimento e realmente ouvir a nós mesmo. Quando nos movemos através do yoga, dança, caminhada, lembre que iniciar uma conversa com nossos corpos é um diálogo com a nossa alma. Assim, grande parte das nossas vidas são gastas na cabeça, que não ouvem a linguagem do nosso corpo. Em um nível físico, nós admitimos dores como normal e não tentamos alimentar o nossocorpo para que nós nos curemos, tendemos a continuar independente. Além disso, quando passamos a maioria do nosso tempo em nossas cabeças, nós nos desligamos das mensagens de nossos corpos, nossa intuição, nosso instinto, nossos desejos - estas são as línguas de Shakti dentro de nós - as vozes sutis da nossa alma - o nosso ritmo próprio e verdadeiro. Quando descansamos no corpo, podemos ouvir as vozes do passado, podemos liberar as emoções presas, dores que mantivemos. Muitas vezes, nossa mente têm uma maneira de lidar com o trauma ou com os eventos dolorosos ... é para enterrá-los no fundo. Lá no fundo dentro das próprias células do nosso corpo, dentro dos nossos músculos, nossos ossos, nossa pele, nossos órgãos, nós carregamos nossa dor. E muitas vezes nós carregamos a dor de nossos antepassados. Criamos doença dentro do corpo por não expressar, honrar ou desapegar de nossa dor, nossa raiva.
Movendo o corpo, deixando a nossa consciência afundar cada membro, cada célula é uma forma de reconectar a nossa força vital, a nossa energia Shakti. Avtar Kaur desenvolveu uma técnica divina, que ela chama de dança Shakti. "A dança pode ser uma das mais puras expressões do nosso ser", diz Avtar. "Quando o corpo é massageado pelo movimento e pela atenção plena, a dança torna-se yoga. Quando as tensões físicas são liberadas, então a mente relaxa e expande-se para a transcendência. "Com a energia da música e movimento, uma nova criatividade flui através de nós, criando uma maior consciência do nosso corpo e alma. "Ele liga-o ao divino feminino dentro." Então, perder-se em movimento, na dança, no ser. Deixe sua consciência para o corpo, esqueça a mente e deixe o seu corpo fluir, deixe a dança dançar você e ver a centelha da Shakti dentro de você.
"O poder de uma mulher para dar à luz uma nova vida é aquele que serve o mundo, porque uma mulher consciente pode dar nascimento a uma nova consciência através do que ela oferece ao mundo. Esta pode ser a criação de crianças felizes, conscientes ou criar obras de arte que os outros soerguimento. Pode-se criar uma empresa consciente de que agrega valor à vida de outras pessoas ou ser uma voz para a mudança no mundo da política. Pode-se ser um curandeiro, um guia ou um mestre espiritual. Ou pode ser simplesmente ser um ouvido atento quando os tempos estão difíceis. "Maa Amoda Jeeva.
Seja feliz, viva a vida.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
Hummmmmmm sobremesa deliciosa - Assado de frutas
O crumble surgiu na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, manteiga e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade. (fonte:Wikipedia)
Assado de frutas
Forno pré-aquecido médio.
Untar uma assadeira refratária.
Utilize
2 Maçãs
1 Pera
1/2 Abacaxi (sem o talo central)
2 Pessegos
Adicione (se quiser) algumas framboesas ou amoras. Elas darão um colorido muito especial ao assado de frutas
Ou
Faça a opção de maçãs.
Descascar e cortar as frutas em pedaços grandes.
Acrescente 2 colheres de sopa bem rasa de açucar (de preferência orgânico) e misture com as frutas.
Se você gostar, salpique canela sobre as frutas e misture.
Espalhe na assadeira já preparada.
Prepare a parte:
1 copo de farinha
1/3 de copo de açuçar orgânico
6 colheres de manteiga sem sal
Preparo
Com as pontas dos dedos misture estes ingredientes até que a mistura se torne uma “farofa”.
Espalhe esta mistura por cima das frutas e leve ao forno para assar.
Levar ao forno por mais ou menos 25 minutos ou até que o líquido das frutas entre em fervura e a farofa levemente dourada.
Sirva quente, morno ou frio, acompanhada de sorvete de baunilha ou yogurt bem cremoso.
Opção para o crocante: Se você preferir, asse as frutas sem a 'farofa' e depois de assadas sirva com sorvete, creme batido ou yogurt cremoso e utilize granola bem crocante. A granola sem glúten feita com flocos de arroz tostado são maravilhosas para esta opção.
Aproveitem!!!!!!!!
Compartilhado de minha amiga Kiki Felipe
Quer ter uma alimentação saudável e com muitas vitaminas - Comida Viva
Crescer sua própria alimentação germinada
Ao me propor o ano passado `a emagracer com saúde, descobri, os germinados e fiz durante um ano, e estou mantendo minha alimentação viva...... re-descobrir o meu amor em fazer saladas. Envolveu encontrar coisas boas para colocar na minha salada, como brotos de feijão! Entre outras coisas.
Achar os de brotos de feijão era fácil, mas cultivados em um frasco de conservas simples com tela de gaze para enxaguar, seria minha descoberta, bem como de várias leguminosas
Fazer seus próprios brotos em casa é tão fácil e não leva nenhum equipamento especial e você pode brotar todos os tipos de sementes, feijões, nozes e grãos. Comer brotos é uma maneira incrivelmente nutritiva para obter vitamina A, vitamina C e complexo B, bem como de proteínas.
Hoje vou postar como brotaram os feijões que eu comprei Aliás no Ceasa, aos domingos a feira é ótima para comprar todos estas leguminosas.
Material
Gaze ou fralda de tecido
Pote
Feijão ou Sementes
Instruções
UM: Lave os grãos e descarte qualquer que seja estranho ou descolorido.
DOIS: Coloque cerca de 1/4 xícara de feijão no pote e encha com água. Colocar um quadrado duplo de tecido sobre a parte superior do frasco e usar o anel para fixá-lo. Deixar os grãos de molho por cerca de 1 dia. Feijão e sementes menores não precisam de muito tempo.
Lavar os brotos 2-4 vezes ao dia. Uma vez prontos você pode facilmente remover as peles, colocando-os em uma tigela grande de água.
TRÊS: Despeje a água através da gaze e enxaguar os grãos apenas através do enchimento do frasco através do tecido e drene para fora a água. Lavar algumas vezes e ter certeza de colocar água, tanto para fora como você pode. Você não quer que os grãos fiquem em uma poça, e isto pode levar a apodrecer.
QUATRO: Lavar 2-4 vezes por dia até chegar brotos. Geralmente, leva cerca de 8 dias para eu conseguir bons brotos de feijão.
CINCO: Este passo é opcional. Você pode remover as peles ou cascas de seus brotos. A maneira mais fácil é colocar os brotos em uma grande tigela de água e retirar as peles que flutuam até o topo. Acho que assim ficam a maior parte das peles e não toma muito tempo.
SEIS: Comê-los! E para quem quiser salpique linhaça, é tão bom quanto as batas fritas, mas com muita saúde, sem gordura nehuma.......

Ao me propor o ano passado `a emagracer com saúde, descobri, os germinados e fiz durante um ano, e estou mantendo minha alimentação viva...... re-descobrir o meu amor em fazer saladas. Envolveu encontrar coisas boas para colocar na minha salada, como brotos de feijão! Entre outras coisas.
Achar os de brotos de feijão era fácil, mas cultivados em um frasco de conservas simples com tela de gaze para enxaguar, seria minha descoberta, bem como de várias leguminosas
Fazer seus próprios brotos em casa é tão fácil e não leva nenhum equipamento especial e você pode brotar todos os tipos de sementes, feijões, nozes e grãos. Comer brotos é uma maneira incrivelmente nutritiva para obter vitamina A, vitamina C e complexo B, bem como de proteínas.
Hoje vou postar como brotaram os feijões que eu comprei Aliás no Ceasa, aos domingos a feira é ótima para comprar todos estas leguminosas.
Material
Gaze ou fralda de tecido
Pote
Feijão ou Sementes
Instruções
UM: Lave os grãos e descarte qualquer que seja estranho ou descolorido.
DOIS: Coloque cerca de 1/4 xícara de feijão no pote e encha com água. Colocar um quadrado duplo de tecido sobre a parte superior do frasco e usar o anel para fixá-lo. Deixar os grãos de molho por cerca de 1 dia. Feijão e sementes menores não precisam de muito tempo.
Lavar os brotos 2-4 vezes ao dia. Uma vez prontos você pode facilmente remover as peles, colocando-os em uma tigela grande de água.
TRÊS: Despeje a água através da gaze e enxaguar os grãos apenas através do enchimento do frasco através do tecido e drene para fora a água. Lavar algumas vezes e ter certeza de colocar água, tanto para fora como você pode. Você não quer que os grãos fiquem em uma poça, e isto pode levar a apodrecer.
QUATRO: Lavar 2-4 vezes por dia até chegar brotos. Geralmente, leva cerca de 8 dias para eu conseguir bons brotos de feijão.
CINCO: Este passo é opcional. Você pode remover as peles ou cascas de seus brotos. A maneira mais fácil é colocar os brotos em uma grande tigela de água e retirar as peles que flutuam até o topo. Acho que assim ficam a maior parte das peles e não toma muito tempo.
SEIS: Comê-los! E para quem quiser salpique linhaça, é tão bom quanto as batas fritas, mas com muita saúde, sem gordura nehuma.......
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Para quem não sabe Lasar Segal era Lituano
LASAR SEGALL

LASAR SEGALL
( Vilnius 21/07/1891 -
São Paulo 02/08/1957)
( Vilnius 21/07/1891 -
São Paulo 02/08/1957)
Pintor lituano, nascido em Vilnius, veio para o Brasil em 1912 pela primeira vez, onde realizou duas mostras, uma em São Paulo e outra em Campinas. Retornando definitivamente em 1923 e naturalizando-se brasileiro em 1927.
Na primeira guerra mundial foi preso por dois anos no campo de concentração de Meissen, às margens do rio Elba.
Cursou a Academia de Desenho em Vilnius, continuou sua formação artística em Berlim e Dresden.
Casou-se com Margarete Quack em 1918 e separou-se em 1924.
Morou na Vila Mariana em São Paulo, vindo a se casar novamente em 1925, com Jenny Klabin com a qual viveu até o final de seus dias.
Artista reconhecido em todo mundo, escolheu o Brasil para morar, o que muito nos honrou com suas obras que hoje estão expostas no MUSEU LASAR SEGALL em São Paulo.
MUSEU LASAR SEGALL
Rua Berta nº 111
Vila Mariana- São Paulo
fone: 5574-7322
Sobre a Páscoa - Tradição Lituana na pintura de Ovos
OVOS DE PÁSCOA LITUANOS (MARGUCIAI)

Sobre a Páscoa....
A festa de Páscoa não era somente da ressurreição de Cristo, mas também a comemoração do solstício da primavera. Lembrem que no hemisfério norte, a época era de inverno....
Na Lituânia a procissão na manhã de Páscoa acontecia geralmente em volta da Igreja, era muito solene, com as
bandeiras da Igreja, meninas carregando flores, as pessoas cantando e os sinos tocando.
Durante a missa, havia a bênção dos alimentos decorados em cestos que eram colocados no altar. E após a liturgia, as pessoas voltavam para casa levando os cestos para que todos pudessem partilhar dos alimentos. Os patronos das famílias descascavam um ovo, partiam e davam um pedaço para cada membro da família, para que a paz, o amor e a harmonia reinassem entre todos.
Os alimentos também eram divididos com as famílias pobres da vizinhança.
As crianças na véspera, penduravam cestas nas janelas para que o coelho da Páscoa trouxesse muitos ovos. Na manhã de Páscoa todas corriam para ver quantos ovos tinham nos cestos.
Neste dia aconteciam muitos jogos e brincadeiras, mas o mais conhecido era o da quebra de ovos.
Na tradição lituana costumava-se pintar os ovos de galinha com chás e outros pigmentos naturais, hoje utilizam-se tintas comestíveis e cera de abelha para fazer os desenhos.
A Páscoa era comemorada por três dias, onde o primeiro dedicava-se a Deus, o segundo à recreação e o terceiro era reservado para o descanso.
Hoje a tradição de pintar os ovos continua na Vila Zelina, em São Paulo, onde são feitos artesanalmente pelas senhoras e crianças da comunidade lituana.
A foto dos ovos coloridos desta seção foi cedida por Irena Skurkis.
Bom fica mais um pouquinho deste lindo País.
E para quem quiser ver um pouquinho desta tradição, ir a Igreja da Vila Zelina.
Máscara Condicionadora para Cabelos Danificados com Óleos Essenciais
20 ml ou 2 colheres de sopade óleo vegetal de Girassol
30 ml ou 3 colheres de sopa de óleo vegetal de Argane
10 ml ou 1 colher de sopa de óleo vegetal de coco
10 gramas de manteiga de karitê (derreta e mexa 1 colher de sopa )
10 ml ou 1 colher de sopa Álcool de Cereais
300 ml de água (ou 30 colheres de sopa )
2 ml de óleo essencial de limão siciliano ( 50 gotas )
2 ml de óleo essencial de ylang ylang ( 50 gotas )
2 ml de óleo essencial de cedro ( 50 gotas )
suco de 2 limões, se possível o Siciliano
Vit E
Coloque em uma tigela os óleos, a manteiga e o álcool e aqueça no microondas. Em seguida incorpore suco limão e a Vit E. Retire do micro ondas e bata. Adicione os óleos essenciais. Coloque na geladeira, e após, coloque em potes para uso.
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Que tal fazer seus macarrons com Óleo Essencial de Limão Siciliano
Para os macarrons: 60 g de amêndoas moídas - ( bem finas ) • 110g de açúcar de confeiteiro • 2 claras de ovo • 25g de açúcar refinado • uma pitada de corante alimentício amarelo • 1 pitada de sal.
Para a cobertura: 40 gotas de limão Siciliano • 1 raminho de alecrim fresco • 3 ovos • 70 g de açúcar mascavo • 1 colher de chá de amido de milho. 30 ml de água
passos:
Pré-aqueça o forno ª. 160 ° C.
Para os macarrons:
Misture o açúcar de confeiteiro com a amêndoa em pó. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno 7 minutos. Retire do forno e reserve. Bata as claras em neve em ponto bem duro - com uma pitada de sal e acrescente o açúcar em pó. Misture com as amêndoas moídas e com as claras em neve. Adicione o corante. Encher um saco de confeitar para facilitar o feitio dos macarrons. Faça círculos regulares de massa em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse de 12 a 15 minutos. Deixe esfriar antes de descolar.
Para o recheio:
Bata os ovos, o açúcar e o amido de milho. Adicione a água e o óleo essencial. Aqueça até engrossar.Esfrie. Espalhe o enchimento em metades. Coloque nozes restantes por cima.
Uma receita da cozinha Lituana. Blino
Com o inverno, as receitas tradicionais lituanas deveriam prover energia. Estes bolinhos chamados Blino, faziam parte de nossa mesa, em lugar do arroz. Então vamos lá, segue a receita deste delicioso bolinho para acompanahr uma carne ensopada.
Blino (bolinho de batata Lituano)
- Ingredientes
- 2 kg de batatas
- 1 copo de leite
- Sal a gosto
- 1 cebola picada
- Bacon a gosto
- 1 copo de farinha de trigo
- Pimenta-do-reino que tenho substituído pela pimenta caienna.
- Faça uma massa com estes ingredientes. Normalmente minha avó e minha mãe ralavam as batas cruas. Quando chegaram ao Brasil, descobriram a mandioca, (aipim ) e ralavam junto. Depois de tudo ralado, faziam a massa e fritavam... Eram uma delícia. Hoje como não faço mais fritura. Asso-os em forno alto.
- Faço os bolinhos e dou umas pinceladas com a gema de ovo, e os coloco para assar em assadeira coberta com papel manteiga.
- Fica a dica.
Sobre minhas origens - Um pouco deste lindo país - LITUANIA
Nestes dias de carnaval, além de cuidar de minha mãe, ficar com o maridão, fui visitar minha família por parte de minha mãe. E entre nossas conversas, fiquei sabendo um pouco mais da história desta minha origem, e o porque (acredito no incosnciente ), e porque tenho em minhas memórias e em meus comportamentos, algumas coisas, tão atávicas, tão enraizadas. Claro que muitooo foi pela educação recebida de meus pais, sendo meu pai Libanês e minha mãe Lituana. Mas sempre que penso em mim, tenho uma lembrança de estar vestida com saias compridas, lenço na cabeça e todos floridos, e me vejo sempre ( claro que deve ser a imaginação ), mas, tudo que gosto, tem a ver com imagens em minha mente, de campo, de flores de ervas. Queria então dividir um pouco deste país, que muito pouco foi falado, por haver sido imcorporado há muito pela Rússia, e há muito poucos anos, liberto de seus grilões...A Lituania..... E tentarei dividir, este lindo país com vocês, sua cultura, suas receitas, as quais aprendi muito com a minha família.... Postarei um pouco de tudo isto. E em minha imagem, me vejo como em um livro, a senhora das especiarías....... Acho que por este motivo, gosto tanto dos óleos, das receitas naturais, que ví a minha vida inteira...... e aprendi com minha mãe, minha avó,minhas tias avós,
Então com vocês a Lituania
Do google - Wikipédia
As Repúblicas bálticas foram três repúblicas que pertenceram à União Soviética (RSS da Lituânia, RSS da Letônia e RSS da Estónia) durante o período de 1940 a 1991.
Os três países foram soberanos entre 1918 e 1940, ano no qual foram anexados pela União Soviética, seguido por um período de ocupação alemã entre 1941 e 1944-1945. Recuperaram a independência em 1991 e atualmente são conhecidos como Estados bálticos.
Durante o período que fizeram parte da URSS as três repúblicas eram chamadas de "Pribaltika", termo depreciativo na língua russa (significavam "territórios bálticos", ou seja, meros "territórios"). Os habitantes dos três países preferiam o termo "Baltiya".
A maioria dos países ocidentais considerou que a incorporação da Lituânia, Letónia e Estónia na URSS tinha sido ilegal, e formalmente não as consideravam parte da União Soviética. Esta interpretação legal mantém-se hoje em dia e é partilhada pelos governos e pela maior parte da população
Então com vocês a Lituania

- Klaipeda - De onde minha família veio - Nasceram em Klaipeda, e após a primeira guerra foram para a Alemanha, fugindo da horrível primeira guerra, e após, moraram na Alemanha durante um tempo, e de Hamburgo, vieram ao Brasil, para começar a vida.....
Do google - Wikipédia
As Repúblicas bálticas foram três repúblicas que pertenceram à União Soviética (RSS da Lituânia, RSS da Letônia e RSS da Estónia) durante o período de 1940 a 1991.
Os três países foram soberanos entre 1918 e 1940, ano no qual foram anexados pela União Soviética, seguido por um período de ocupação alemã entre 1941 e 1944-1945. Recuperaram a independência em 1991 e atualmente são conhecidos como Estados bálticos.
Durante o período que fizeram parte da URSS as três repúblicas eram chamadas de "Pribaltika", termo depreciativo na língua russa (significavam "territórios bálticos", ou seja, meros "territórios"). Os habitantes dos três países preferiam o termo "Baltiya".
A maioria dos países ocidentais considerou que a incorporação da Lituânia, Letónia e Estónia na URSS tinha sido ilegal, e formalmente não as consideravam parte da União Soviética. Esta interpretação legal mantém-se hoje em dia e é partilhada pelos governos e pela maior parte da população
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
Gel para cabelos natural - Com Linhaça e óleos essenciais
Este gel é feito à base de linhaça e água, ele não contém álcool, portanto não resseca os cabelos.É rico em Omega 3 contribuindo como antioxidante.
Ingredientes:
100 ml de água deionizada ou destilada
5 colheres de sopa de linhaça
Modo de preparo:
Coloque a água e a linhaça em um vidro com tampa de deixe de molho 24 horas. Coe.
Guarde o gel na geladeira, quando mantido refrigerado o produto dura um mês se feito com a água deionizada ou destilada
Acrescente 10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang e Cedro
Este gel se utilizado nos cabelos e couro cabeludo, auxilia a modelar o cabelo e este a crescer, pois estes óleos essenciais ajudam muto a crescer o cabelo e a linhaça com Ômega 3.
* O Gel pode ser feito com água fervida ou filtrada, mas neste caso ele deve durar no máximo uma semana na geladeira.
Ingredientes:
100 ml de água deionizada ou destilada
5 colheres de sopa de linhaça
Modo de preparo:
Coloque a água e a linhaça em um vidro com tampa de deixe de molho 24 horas. Coe.
Guarde o gel na geladeira, quando mantido refrigerado o produto dura um mês se feito com a água deionizada ou destilada
Acrescente 10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang e Cedro
Este gel se utilizado nos cabelos e couro cabeludo, auxilia a modelar o cabelo e este a crescer, pois estes óleos essenciais ajudam muto a crescer o cabelo e a linhaça com Ômega 3.
* O Gel pode ser feito com água fervida ou filtrada, mas neste caso ele deve durar no máximo uma semana na geladeira.
Quer sua louça brilhando, sem gordura. E as roupas branquinhas Sabão de coco feito em casa
Ingredientes:
- 2 Litros de óleo de coco
- 500 gramas de soda cáustica
- 2 cocos secos frescos
- 700 ml de água
- 125 ml de álcool
Modo de Preparar:
Bata no processador ou liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos, ou se possível um creme homogêneo.
Ferva o creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial.
Esquente o óleo em uma panela.
Retire do fogo e coloque em um balde junto com o “creme de coco fervido”.
Acescente a soda caustica e misture bem até diluir toda soda.
Misture o álcool e mecha sem parar por 40 minutos.
Acrescente agora 10 ml de óleo essencial de Tea Tree
10 mls de óleo essencial de lavanda
05 mls de óleo essencial de gerânio
Para formar as barras despeje em uma superfície lisa ou coloque em formas forradas com papel manteiga.
Aguarde endurecer e corte em retângulos.
As roupas ficam muito limpinhas e branquinhas além de muito cheirosas.
Para a máquina de lavar ralei em ralador fino.
Para a cozinha as louças ficam totalmente desengorduradas
- 2 Litros de óleo de coco
- 500 gramas de soda cáustica
- 2 cocos secos frescos
- 700 ml de água
- 125 ml de álcool
Modo de Preparar:
Bata no processador ou liquidificador a água e o coco até virar uma massa de grãos bem finos, ou se possível um creme homogêneo.
Ferva o creme até reduzir a 3/4 da quantidade inicial.
Esquente o óleo em uma panela.
Retire do fogo e coloque em um balde junto com o “creme de coco fervido”.
Acescente a soda caustica e misture bem até diluir toda soda.
Misture o álcool e mecha sem parar por 40 minutos.
Acrescente agora 10 ml de óleo essencial de Tea Tree
10 mls de óleo essencial de lavanda
05 mls de óleo essencial de gerânio
Para formar as barras despeje em uma superfície lisa ou coloque em formas forradas com papel manteiga.
Aguarde endurecer e corte em retângulos.
As roupas ficam muito limpinhas e branquinhas além de muito cheirosas.
Para a máquina de lavar ralei em ralador fino.
Para a cozinha as louças ficam totalmente desengorduradas
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Manteiga para o corpo - Mantenha sua pele macia e sedosa
ingredientes
30 ml de óleo vegetal de calêndula
10 ml de jojoba
30 ml de óle vegetal de argane
120 ml de óleo de coco
40 gramas de manteiga de karité
40 gramas de cerá de abelha
40 gramas de mateiga de cacau
Coloque 120 gotas de óleos essencias sendo,
30 gotas de petit grain
30 gotas de lavanda
30 gotas de gerianio
30 gotas de sálvia esclaréia
Instruções
Derreta a cera de abelha eem um pirex de vidro em banho maria
Adicione a manteiga de cacau e mexa até derreter suavemente (eu uso uma vareta de vidro).
Adicione o óleo de coco e agite suavemente até derreter.
Adicione a manteiga de karité, retire do fogo e mexa até derreter.
Adicione o óleo de calêndula e jojoba e mexa até incorporar.
Despeje em um pote de boca larga, cubra e deixe esfriar. Eu mantenho os que eu não estou usando na geladeira por longo período. O que eu estou usando eu deixo em temperatura ambiente. A vida útil da manteiga pode ser um ano, se todos os seus ingredientes são frescos.
Divirta-se!
30 ml de óleo vegetal de calêndula
10 ml de jojoba
30 ml de óle vegetal de argane
120 ml de óleo de coco
40 gramas de manteiga de karité
40 gramas de cerá de abelha
40 gramas de mateiga de cacau
Coloque 120 gotas de óleos essencias sendo,
30 gotas de petit grain
30 gotas de lavanda
30 gotas de gerianio
30 gotas de sálvia esclaréia
Instruções
Derreta a cera de abelha eem um pirex de vidro em banho maria
Adicione a manteiga de cacau e mexa até derreter suavemente (eu uso uma vareta de vidro).
Adicione o óleo de coco e agite suavemente até derreter.
Adicione a manteiga de karité, retire do fogo e mexa até derreter.
Adicione o óleo de calêndula e jojoba e mexa até incorporar.
Despeje em um pote de boca larga, cubra e deixe esfriar. Eu mantenho os que eu não estou usando na geladeira por longo período. O que eu estou usando eu deixo em temperatura ambiente. A vida útil da manteiga pode ser um ano, se todos os seus ingredientes são frescos.
Divirta-se!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Pele de pêssego - Trate sua pele
Quando o verão deixa nossa pele mais ressecada, temos que tratá-la rapidamente. O verão é uma estação maravilhosa, mas traz um conjunto de problemas. Não só o ar exterior maltrata nossa nossa pele, mas também o uso do ar condicionado a castiga também. Muitos banhos que nos refrescam, mas também afastam o óleo natural que são os óleos protetores de nossa epiderme.
O calor em excesso, nos afeta causando inflamação, vermelhidão e sensibilidade. Use uma loção suave, leitosa. Com sua pele ligeiramente úmida, hidrate – a com um creme espesso à noite e uma loção na manhã. Procure por produtos faciais com anti-inflamatórios, ervas como calêndula, e evite aqueles com álcool e conservantes sintéticos, fragrâncias e corantes, pois podem causar irritação e secura. Esfoliar com uma esfoliante natural (como o açúcar) para soltar a pele sem brilho, e usar uma máscara hidratante uma vez ou duas vezes por semana.
Um boa pedida e o óleo de Argane com o óleo essencial de Palmarosa
Faça uma esfoliação com
02 colheres de sopa de aveia
02 colheres de sopa de água
01 gota de óleo essencial de lavanda
Faça uma pasta homogênea, e aplique no rosto.
Deixe secar e após estar seca faça um movimento que retire a aveia (esta ficará parecida com cola e irá retira toda a pele morta )
Após retirar toda a aveia , lave bem o rosto com água morna.
Passe após o óleo vegetal de argane ( uma colher de café ) com 01 gota de óleo essencial de palmarosa
E sua pele estará maravilhosa.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Que tal substituir seu hidratante pelo óleo vegetal de oliva - veja a ficha deste óleo maravilhoso
- HISTÓRIA
A origem da oliveira, na sua forma primitiva, remonta a Era Terciária, anterior portanto ao aparecimento do homem, e se situa na Ásia Menor, provavelmente na Síria ou na Palestina, regiões onde foram descobertos vestígios de instalações de produção de azeite e fragmentos de vasos datados do começo da Idade do Bronze. Contudo, em toda a bacia do Mediterrâneo foram encontradas folhas de oliveiras fossilizadas, datadas do Paleolítico e do Neolítico, sendo também pesquisada a sua origem ao sul do Cáucaso, nos altos planos do Irã.
Por volta de 3000 anos a.C., a oliveira já seria cultivada por todo o Crescente Fértil. Sabe-se, no entanto, que, há mais de 6 mil anos, o azeite era usado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio e para o enfrentamento das batalhas, ocasiões em que as pessoas se untavam dele. Seu cultivo é símbolo de paz na antiguidade, e aparece em vários escritos gregos e romanos, também mencionado com freqüência na Bíblia (Gênesis 8:11; Êxodo 27:20; Levitico 24:2; Salmos 52:8, etc). Os gregos aprenderam com os egípcios o método de extração do azeite, consagrando esta árvore a Atena, como símbolo de sabedoria, paz e abundância. Os conquistadores Espanhóis introduziram a oliveira na América através do México, passando pelo Peru e ao longo da Cordilheira dos Andes e através das províncias de La Rioja e Catamarca na Argentina.
A denominação de olea provém do grego oleum, que significa óleo, e, alusão a este importante produto que se obtém desta espécie. A palavra óleo ou azeite é sinônimo de óleo de oliva ou azeite de oliva, que deriva do árabe azait que significa suco de oliva. Um médico chamado M. Mazet radicado na cidade francesa de Niza foi, na década de 30, o primeiro a reconhecer as propriedades hipotensoras das folhas de oliveira ou oliva.
Na Tumba de Tutankamon, no Egito, foi encontrados restos de ramas e frutos de oliveira como oferenda de alimento para outra vida.
- NOME CIENTÍFICO: Olea europaea L.
- NOME COMUM (POPULAR): Oliva, azeitona, oliveira, olive, olivo, olivier, etc.
- ASPECTOS BOTÂNICOS: A oliveira é conhecida cientificamente como Olea europaea L., família Oleaceae. São árvores baixas de tronco retorcido nativas da parte oriental do Mar Mediterrâneo, apresentam uma altura a cerca de 8 metros, copa grisácea, folhas opostas, inteiras, lanceoladas ou oblongas, flores brancas ou amarelas são hermafroditas, mas podem, no entanto ser funcionalmente monossexuadas. A flor compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas. Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o principio de Junho em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores. A partir da flor forma-se depois da polinização o fruto: a azeitona. É um fruto com caroço, tendo um caroço revestido de polpa mole. A cor da azeitona antes de estar madura é o verde e depois de estar madura torna-se preta ou violeta-acastanhada. A árvore atinge o ponto de produção ótimo com cerca de 20 anos. A composição média de uma azeitona é água (50%), azeite (22%), açúcar (19%), celulose (5,8%) e proteínas (1,6%).
- PARTE UTILIZADA: Fruto.
- TIPO DE EXTRAÇÃO: Prensagem a frio; após recomenda-se a clarificação, desodorização e refino.
7. COMPOSIÇÃO QUÍMICA: O Fruto apresenta cerca de 70% de óleo, o qual contém – ácido oléico (55-83%), palmítico (7,5-20%), esteárico (0,5-5%), mirístico (0,2%), palmitoleico (0,3-3,5%), linolenico (0-1,5%) e linoleico (3,5-21%); proteínas, sais minerais, ácidos orgânicos, vitaminas A, B1, B2 e nicotinamida.
8. AÇÕES FARMACOLÓGICAS:
8.1 PROPRIEDADES: Emoliente, aquecedor, depurativo, hidratante, regenerador, minimiza o envelhecimento da pele, etc.
8.2 EFEITOS NA PELE: Excelente hidratante e pode ser usado até em crianças, ajuda na depuração da pele, pode ser usado em todos os tipos de pele, não deixa a pele oleosa devido seu alto grau de emulsionabilidade. Por ser um óleo quente é muito utilizado em climas ou dias frio; é um dos óleos mais usados nas técnicas de massagens Ayurvédicas. Ótimo carreador de substâncias ativas.
9. OBSERVAÇÕES: - Precauções – Só o óleo de oliva de primeira extração (óleo de oliva virgem) deve ser usado para aplicação na pele, os outros se tornam irritantes. Apesar de possuir pequenas quantidades de antioxidantes naturais, tem tendência a oxidar. Também pode apresentar certa acidez, que vai aumentando com a oxidação.
9.1 EFEITO NOS DOSHAS: Reduz Pitta, aumenta Kapha e é neutro para Vata.
Que tal um bom hidratante facial e corporal
Use 01 colher de sopa de óleo vegetal de oliva com 6 gotas de óleo essencial de gerânio.E tenha uma pele maravilhosa
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
Não se esqueçam hoje é dia dos namorados - seguem as datas
Que tal presentear seu/sua parceiro de tantos anos
Seguem as datas que pesquisei e que acho que nós os enamorados, podemos e devemos comemorar esta data duas vezes.... Como no hemisfério norte e após em nossa data normal em junho....Então segue:
O calendário de amor:
01 ano de casamento - papel
02 anos de casamento - algodão
03 anos de casamento - couro
04 anos de casamento - flores
05 anos de casamento - madeira
06 anos de casamento - ferro
07 anos de casamento - latão
08 anos de casamento - cobre
09 anos de casamento - bronze
10 anos de casamento - estanho
12 anos de casamento - seda
13 anos de casamento - renda
14 anos de casamento - marfin
15 anos de casamento - cristal
20 anos de casamento - porcelana
21 anos de casamento - opala
22 anos de casamento - bronze
23 anos de casamento - berilio
24 anos de casamento - cetim
25 anos de casamento - prata
30 anos de casamento - pérola
35 anos de casamento - coral
40 anos de casamento - rubi
45 anos de casamento - safira
Após os 25 anos nós já sabemos
50 anos de casamento - ouro
75 anos de casamento - diamante
E feliz dia dos namorados, mesmo que você esteja namorando há apenas alguns minutos......
Seguem as datas que pesquisei e que acho que nós os enamorados, podemos e devemos comemorar esta data duas vezes.... Como no hemisfério norte e após em nossa data normal em junho....Então segue:
O calendário de amor:
01 ano de casamento - papel
02 anos de casamento - algodão
03 anos de casamento - couro
04 anos de casamento - flores
05 anos de casamento - madeira
06 anos de casamento - ferro
07 anos de casamento - latão
08 anos de casamento - cobre
09 anos de casamento - bronze
10 anos de casamento - estanho
12 anos de casamento - seda
13 anos de casamento - renda
14 anos de casamento - marfin
15 anos de casamento - cristal
20 anos de casamento - porcelana
21 anos de casamento - opala
22 anos de casamento - bronze
23 anos de casamento - berilio
24 anos de casamento - cetim
25 anos de casamento - prata
30 anos de casamento - pérola
35 anos de casamento - coral
40 anos de casamento - rubi
45 anos de casamento - safira
Após os 25 anos nós já sabemos
50 anos de casamento - ouro
75 anos de casamento - diamante
E feliz dia dos namorados, mesmo que você esteja namorando há apenas alguns minutos......
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Produtos de Limpeza feitos em casa com a Aromaterapia auxiliando
Roupas - Sabão em flocos de sabonete feito em casa
Ingredientes:
- 200 g de sabão (no meu caso peguei os sabonetes que fiz mais duros ( com soda cáustica ))
- ralar no ralador mais fino
- 150 g de bicarbonato de sódio;
- 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree e 20 Lavanda gotas de óleo essencial de (ou outro que se prefira) misturadas com 10 g de bicarbonato de sódio.
Este detergente pode ser utilizado para lavar roupa branca e roupa de cor.
Esta receita peguei das minhas amigas do grupo Saboaria (Portugal )
Louça - detergente Líquido
Ingredientes:
- água;
- 40 g de sabão ( feito em casa)
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
- óleo essencial de limão
Esta receita de amaciador de roupa e é ótima, para máquina de lavar.
Ingredientes:
- 1 parte de água destilada; ( Coloquei 100 mls )
- 50 gotas de óleo essencial de Lavanda
- 2 partes de vinagre branco. ( Coloquei 200 mls )
Juntar os ingredientes dentro de um recipiente vazio de amaciador para a roupa. Usar uma a duas tampas de líquido por lavagem.
Somos responsáveis pela nossa saúde em conexão com o Universo - Holos este novo paradigma
Visão Holística: Um Novo paradigma
Holístico é uma palavra que vem do grego "holos", e pode ser comprendido como todo ou por inteiro. Esta visão faz parte de um novo paradigma, que se alinha muito bem a uma visão e estilo de vida saudável, assim como a busca do equilíbrio e qualidade de vida.
O olhar holístico conecta o macro com o micro, nos trazendo a consciência de que fazemos parte deste todo. Desde a antiguidade este olhar foi praticado através da observação e conexão profunda do homem com a natureza. A adoração da água, das árvores, da terra, do céu, vento, sol, nada mais é do que uma revitalização de nós mesmos sobre esta terra em relação ao nosso ambiente. Quando forçamos ou prejudicamos a nossa relação com o nosso ambiente, ficamos separados. As partes “internas” e “externas” do indivíduo não permanecem mais em equilíbrio.
Hoje a busca do equilíbrio entre Homem e Natureza é essencial para ambos. E o mínimo que devemos fazer para contribuir com este todo que nos abriga é cuidar da nossa saúde. Mas quando se fala de saúde na visão holística, não se refere a ausência de doença, mas sim ao mais completo bem estar físico, mental, emocional e espiritual, como define a OMS. Este é um conceito ousado e que soa filosófico, mas se conseguirmos deduzir os extremos da balança já é um grande passo no caminho de saúde e desenvolvimento pessoal.
A nossa responsabilidade individual em cuidar da saúde é buscar mais consciência na alimentação, hábitos, pensamentos e ações. Com tudo isso, podemos aprender a afastar a doença antes que aconteça. Estes são métodos de prevenção onde o foco é a saúde e não a doença, tornamo - nos responsáveis e ativas no processo de cura.
“Vida é movimento, movimento é vida. Viver é movimentar-se, movimentar-se é estar
Trecho do curso de Massagem Holística
Holístico é uma palavra que vem do grego "holos", e pode ser comprendido como todo ou por inteiro. Esta visão faz parte de um novo paradigma, que se alinha muito bem a uma visão e estilo de vida saudável, assim como a busca do equilíbrio e qualidade de vida.
O olhar holístico conecta o macro com o micro, nos trazendo a consciência de que fazemos parte deste todo. Desde a antiguidade este olhar foi praticado através da observação e conexão profunda do homem com a natureza. A adoração da água, das árvores, da terra, do céu, vento, sol, nada mais é do que uma revitalização de nós mesmos sobre esta terra em relação ao nosso ambiente. Quando forçamos ou prejudicamos a nossa relação com o nosso ambiente, ficamos separados. As partes “internas” e “externas” do indivíduo não permanecem mais em equilíbrio.
Hoje a busca do equilíbrio entre Homem e Natureza é essencial para ambos. E o mínimo que devemos fazer para contribuir com este todo que nos abriga é cuidar da nossa saúde. Mas quando se fala de saúde na visão holística, não se refere a ausência de doença, mas sim ao mais completo bem estar físico, mental, emocional e espiritual, como define a OMS. Este é um conceito ousado e que soa filosófico, mas se conseguirmos deduzir os extremos da balança já é um grande passo no caminho de saúde e desenvolvimento pessoal.
A nossa responsabilidade individual em cuidar da saúde é buscar mais consciência na alimentação, hábitos, pensamentos e ações. Com tudo isso, podemos aprender a afastar a doença antes que aconteça. Estes são métodos de prevenção onde o foco é a saúde e não a doença, tornamo - nos responsáveis e ativas no processo de cura.
“Vida é movimento, movimento é vida. Viver é movimentar-se, movimentar-se é estar
Trecho do curso de Massagem Holística
Dicas de como se fazer uma tintura
Tinturas à base de plantas
Tinturas de ervas são elixires para o físico e o espírito baseado nos poderosos feitos a partir de uma concentração de uma ou mais ervas. Estas tinturas são normalmente feitas de material de planta fresca, combinado com um álcool tal como vodka ou brandy, ou outro líquido, tal como o vinagre ou etanol.Selecionando o seu espírito.
Antes de iniciar o processo de fazer uma tintura de ervas, precisamos determinar o tipo de álcool que vai combinar com o material vegetal.
Apesar de muitas tinturas comerciais utilizam o álcool, muitos herbalistas escolhem o mais fácil de obter, a vodka. Usando um álcool, este pode facilitar o processo de formulação de uma tintura.Maneiras de evitar ou reduzir o teor de álcool
Você pode empregar estratégias para reduzir a quantidade de álcool em uma tintura, se você ficar preocupado com a relação de álcool a erva.
Colocar o recipiente em banho maria e ferver durante um a dois minutos, esta tintura depois de preparada poderá ser reduzida em seu teor de álcool por até 50%.
Vinagre ou glicerina podem ser adicionados à solução, embora a maioria dos especialistas acreditem que esta diminui a potência do tintura.
Como fazer uma tintura
Selecione ervas para a tintura
Preparar adequadamente levemente limpeza e remoção de excesso de sujeira e / ou matérias estranhas - tome cuidado para não mergulhar ou limpar completamente, pois isso poderia reduzir a potência
Pique os caules, raízes e folhas, as flores.
Coloque as ervas em uma jarra de vidro ou recipiente, com o álcool.
Adicione o líquido, garantindo que todas as ervas e flores, fiquem totalmente imersas
Firmemente, selar o recipiente
Armazene em um ambiente com temperatura controlada por seis a oito semanas para o sabor ótimo.
Armazenar em temperatura baixa e constante é o melhor. Embora as tinturas não necessitem de um ambiente frio, evitar altas temperaturas que vão afetar o sabor da tintura.
Ao ser armazenada em seu período de maceração, é melhor agitar suavemente periodicamente para permitir que as ervas e líquidos se misturem bem.
Após as 8 semanas de maceração, retire as ervas do líquido, em seguida, verter o líquido puro numa garrafa escura, limpa e seca para armazenamento a longo prazo e de utilização.
A maioria das ervanárias aconselham o hábito de rotular garrafas claramente com as ervas e líquidos utilizados na tintura.Vantagens de tinturas
Tinturas têm várias vantagens, incluindo:
Tinturas permanecem potentes por anos
Um grande número de doses podem ser derivadas de uma pequena quantidade de material vegetal
As tinturas são muito portáteis
A maioria das tinturas são de ação rápida, mesmo em pequenas doses
Tinturas pode ser facilmente controladas
Tinturas de ervas têm sido usadas por muitos anos.
Tinturas de ervas são elixires para o físico e o espírito baseado nos poderosos feitos a partir de uma concentração de uma ou mais ervas. Estas tinturas são normalmente feitas de material de planta fresca, combinado com um álcool tal como vodka ou brandy, ou outro líquido, tal como o vinagre ou etanol.Selecionando o seu espírito.
Antes de iniciar o processo de fazer uma tintura de ervas, precisamos determinar o tipo de álcool que vai combinar com o material vegetal.
Apesar de muitas tinturas comerciais utilizam o álcool, muitos herbalistas escolhem o mais fácil de obter, a vodka. Usando um álcool, este pode facilitar o processo de formulação de uma tintura.Maneiras de evitar ou reduzir o teor de álcool
Você pode empregar estratégias para reduzir a quantidade de álcool em uma tintura, se você ficar preocupado com a relação de álcool a erva.
Colocar o recipiente em banho maria e ferver durante um a dois minutos, esta tintura depois de preparada poderá ser reduzida em seu teor de álcool por até 50%.
Vinagre ou glicerina podem ser adicionados à solução, embora a maioria dos especialistas acreditem que esta diminui a potência do tintura.
Como fazer uma tintura
Selecione ervas para a tintura
Preparar adequadamente levemente limpeza e remoção de excesso de sujeira e / ou matérias estranhas - tome cuidado para não mergulhar ou limpar completamente, pois isso poderia reduzir a potência
Pique os caules, raízes e folhas, as flores.
Coloque as ervas em uma jarra de vidro ou recipiente, com o álcool.
Adicione o líquido, garantindo que todas as ervas e flores, fiquem totalmente imersas
Firmemente, selar o recipiente
Armazene em um ambiente com temperatura controlada por seis a oito semanas para o sabor ótimo.
Armazenar em temperatura baixa e constante é o melhor. Embora as tinturas não necessitem de um ambiente frio, evitar altas temperaturas que vão afetar o sabor da tintura.
Ao ser armazenada em seu período de maceração, é melhor agitar suavemente periodicamente para permitir que as ervas e líquidos se misturem bem.
Após as 8 semanas de maceração, retire as ervas do líquido, em seguida, verter o líquido puro numa garrafa escura, limpa e seca para armazenamento a longo prazo e de utilização.
A maioria das ervanárias aconselham o hábito de rotular garrafas claramente com as ervas e líquidos utilizados na tintura.Vantagens de tinturas
Tinturas têm várias vantagens, incluindo:
Tinturas permanecem potentes por anos
Um grande número de doses podem ser derivadas de uma pequena quantidade de material vegetal
As tinturas são muito portáteis
A maioria das tinturas são de ação rápida, mesmo em pequenas doses
Tinturas pode ser facilmente controladas
Tinturas de ervas têm sido usadas por muitos anos.
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Sobre enxaquecas !
Os mecanismos das doenças raramente são simples. Mesmo a descoberta do mycobacterium não foi a solução final para a tuberculose, que somente acomete alguns indivíduos e porque é mais prevalente entre a população de baixa renda e no Terceiro Mundo.
Com relação a enxaqueca, Graham comparou sua fisiopatologia com a fábula dos velhos sábios e cegos aos quais se permitia que tocasse somente uma parte de um elefante. Na enxaqueca cada especialista de determinada área tenta enfatizar um determinado mecanismo.
A enxaqueca se caracteriza por ser uma doença neurovascular, ao contrário da crença popular acerca de sua origem (doença do fígado, problemas emocionais/psicológicos, entre outros). Ainda que não conheçamos perfeitamente todos os seus detalhes fisiopatológicos, podemos afirmar que já adquirimos razoável conhecimento a esse respeito. A seguir, detalharemos alguns dos estudos.
Com relação a enxaqueca, Graham comparou sua fisiopatologia com a fábula dos velhos sábios e cegos aos quais se permitia que tocasse somente uma parte de um elefante. Na enxaqueca cada especialista de determinada área tenta enfatizar um determinado mecanismo.
A enxaqueca se caracteriza por ser uma doença neurovascular, ao contrário da crença popular acerca de sua origem (doença do fígado, problemas emocionais/psicológicos, entre outros). Ainda que não conheçamos perfeitamente todos os seus detalhes fisiopatológicos, podemos afirmar que já adquirimos razoável conhecimento a esse respeito. A seguir, detalharemos alguns dos estudos.
Teoria vascular
Graham e Wolff, em 1938, divulgaram a idéia de que a aura, a qual geralmente precede a crise migranosa, seria causada por um fenômeno de vasoconstrição e que uma vasodilatação subseqüente causaria dor.
Depressão alastrante
Olesen e cols. Observaram que a aura migranosa é associada a uma redução do fluxo sangüíneo cerebral que se propaga a uma velocidade de 2 mm/min a 3 mm/min, iniciando-se, geralmente, no pólo posterior do cérebro, por vezes envolvendo todo o hemisfério cerebral, não respeitando os territórios vasculares. Essa última constatação tornava pouco provável a teoria da vasoconstrição. Esse fenômeno foi batizado de spreading hypoperfusion e tem características semelhantes à “depressão alastrante” descrita pelo brasileiro Leão, em 1944, o qual detectou ocorrência de depressão da atividade elétrica que propagava pelo córtex em todas as direções ao estimular eletrofisiologicamente córtex de coelhos. A velocidade de propagação desses eventos se assemelhava àquela descrita por Lashley, em 1941, ao descrever sua própria aura visual. Além dessas evidências, Moskowitz e cols., em 1993, demonstraram que a passagem da depressão alastrante provocava a expressão de c-fos, um marcador não-específico da ativação neuronal no núcleo do trigêmeo. Esses experimentos sugerem a participação da depressão alastrante na fenomenologia da crise migranosa.
Sistema trigeminovascular e inflamação neurogênica
Tem-se que, durante as crises de enxaqueca, ocorre uma dilatação dos vasos sangüíneos intra e extracranianos. A fonte da dor deve ser o próprio vaso, porém os mecanismos pelos quais ela é produzida não estão bem claros; presumivelmente, uma estimulação antidrômica em fibras trigeminais que inervam os vasos intracranianos extracerebrais desencadearia nestes uma inflamatória estéril (inflamação neurogênica), ocorrendo liberação de substâncias vasoativas- substância P(SP), peptídeo vasoativo intestinal (VIP), neuropeptídeo Y (NY) e peptídeo relacionado com o gene da calcitonina (CGRP) que acarretaria aumento da permeabilidade vascular e extravasamento plasmático para a adventícia do vaso (figura 1).

Figura 1. Fisiopatologia da Enxaqueca
Serotonina
Sicuteri,1961, descreveu que durante a crise migranosa ocorre diminuição de serotonina plasmática e seu catabólito, o ácido 5-hidróxi-indolacético, 5- HIAA, encontra-se aumentado na urina. Também nessa época já se conhecia que:
a)serotonina I.V. era capaz de abortar a crise migranosa;
b) essa substância apresentava ação constritiva em leito carotídeo, agindo sobre receptor atípico (não bloqueado por ciproeptadina ou mianserina);
c) os antimigranosos metisergida e ergotamina também possuem ação específica constritiva em território carotídeo.
a)serotonina I.V. era capaz de abortar a crise migranosa;
b) essa substância apresentava ação constritiva em leito carotídeo, agindo sobre receptor atípico (não bloqueado por ciproeptadina ou mianserina);
c) os antimigranosos metisergida e ergotamina também possuem ação específica constritiva em território carotídeo.
Com esses fatos em mente, Humphey e cols. Conseguiram descobrir um receptor serotoninérgico semelhante em veia safena canina. Posteriormente desenvolveram um agonista específico para esse receptor, o sumatriptano (1988), droga que se mostrou muito eficaz representando significativo avanço no tratamento da crise migranosa.
Óxido Nítrico
Alguns autores afirmam que o óxido nítrico (NO) é o melhor candidato a ser o responsável pelos fenômenos dolorosos presentes em um ataque de enxaqueca , já que se trata de uma pequena molécula que atravessa as membranas facilmente, não necessita de um receptor específico e que sabidamente é capaz de produzir vasodilatação e de estimular os aferentes perivasculares, produzindo fenômenos nociceptivos.
Olesen e cols., em 1995, postulam que há evidências sólidas para a participação do óxido nítrico na fisiopatologia da enxaqueca.
Olesen e cols., em 1995, postulam que há evidências sólidas para a participação do óxido nítrico na fisiopatologia da enxaqueca.
Modulação Central
Goadsby e cols., a década de 80, em experimentos com animais, apresentaram vária s evidências de que a estimulação do locus ceruleus, no tronco encefálico, reduzia o fluxo sangüíneo cerebral, principalmente no córtex occiptal. Weiller e cols., em 1995 , utilizaram a tomografia por emissão pósitrons para avaliar o fluxo sangüíneo cerebral regional durante a crise de enxaqueca sem aura em nove pacientes. Registraram a ativação da substância cinzenta periaquedutal na região do núcleo dorsal da rafe e na região da ponte, próximo ao locus ceruleus, durante a crise de enxaqueca (FIGURA 2). O sumatriptano a dor e os sintomas associados, reverteu o aumento do fluxo sangüíneo cortical, porém não alterou o do tronco encefálico. Talvez a manutenção dessa ativação esteja implicada na recorrência da cefaléia, que pôr vezes ocorre quando do uso de triptanos.

Figura 2. PET durante crise enxaquecosa evidenciando ativação
do tronco cerebral ( Weiller e cols., 1995).
Bases genéticas da enxaqueca
Desde os primórdios do estudo da enxaqueca foi percebido seu componente hereditário. Living, em 1873, observou a freqüente ocorrência de enxaqueca em parentes de migranosos, além da sua maior prevalência no sexo feminino. Atualmente algumas descobertas determinadas pelo avanço científico no campo da genética têm aumentado nosso conhecimento nesse aspecto:
- Em 1994 foi encontrado o primeiro locus de uma doença migranosa, a migrânea hemiplégica familiar, no cromossomo 19. Dois anos depois, quatro mutações diferentes na subunidade a1 de um canal de cálcio voltagem-dependente tipo P?Q, específico de cérebro, mapeadas no gene CACNL 1 A4 do cromossomo 19p 13, forma identificadas em quatro famílias com migrânea hemiplégica familiar. Das famílias portadoras dessa condição estudada, 55% tiveram o locus identificado no cromossomo 19, 15% no cromossomo 1 e 30% não foram determinados. Mutações nesse mesmo gene são a causa da ataxia episódica tipo 2 e da ataxia espinocerebelar tipo 6. A associação da enxaqueca com o canal de cálcio levanta a hipótese de esta ser uma doença dos canais iônicos;
- A síndrome MELAS (mitochondrial encephalomyopathy, lactie acidosis and stroke-like episodes) é causada por um ponto de mutação no gene mitocondrial que está relacionado ao RNA t no nucleotídeo 3243. Nessa condição, todas as crianças de mãe afetada têm a doença e os episódios de cefaléia do tipo enxaqueca são freqüentes, principalmente no início de seu curso mórbido;
- Uma doença cerebrovascular familiar rara denominada CADASIL (cerebral autosomal dominant arteriophaty with subcortical infarcts and leucoencephalopaty )foi descrita e teve o gene localizado no cromossomo 19p12. Pacientes com essa doença têm maior chance de ter enxaqueca com aura que a população em geral.
Breve resumo da fisiopatologia da enxaqueca
Fenômenos corticais determinam a ativação trigeminal, com liberação de substâncias vasoativas das terminações perivasculares e extensão da resposta inflamatória pelas fibras do próprio trigêmeo. Condução trigeminal dos estímulos nociceptivos para centro cerebrais superiores, onde ocorre o reconhecimento da dor.

Diagnóstico
A SIC ( Sociedade Internacional de Cefaléia), em seu item 1, estabelece a seguinte classificação para enxaqueca:
1.1. Migrânea sem aura
1.2. Migrânea com aura
1.2. Migrânea com aura
1.2.1. Migrânea com aura típica
1.2.2. Migrânea com aura prolongada
1.2.3. Migrânea hemiplégica familial
1.2.4. Migrânea basilar
1.2.5. Aura de migrânea sem cefaléia
1.26. .Migrânea com aura de instalação aguda
1.2.2. Migrânea com aura prolongada
1.2.3. Migrânea hemiplégica familial
1.2.4. Migrânea basilar
1.2.5. Aura de migrânea sem cefaléia
1.26. .Migrânea com aura de instalação aguda
1.3. Migrânea oftalmoplégica
1.4. Migrânea retiniana
1.5. Síndromes periódicas da infância que podem ser precursoras ou podem estar associadas à migrânea
1.4. Migrânea retiniana
1.5. Síndromes periódicas da infância que podem ser precursoras ou podem estar associadas à migrânea
1.5.1.Vertigem paroxística benigna da infância
1.5.2. Hemiplegia alternante de infância
1.5.2. Hemiplegia alternante de infância
1.6. Complicações da migrânea
1.6.1.Estado migranoso
1.6.2.Infarto migranoso
1.6.2.Infarto migranoso
1.7. Dísturbio migranoso que não preenche os critérios acima
Os critérios para migrânea sem aura são os seguintes:
a) pelo menos cinco crises preenchendo critérios de B-D;
b) crises de cefaléia durando de 4 a 72 horas;
c) a cefaléia tem no mínimo, duas das seguintes características:
Os critérios para migrânea sem aura são os seguintes:
a) pelo menos cinco crises preenchendo critérios de B-D;
b) crises de cefaléia durando de 4 a 72 horas;
c) a cefaléia tem no mínimo, duas das seguintes características:
1. localização unilateral;
2. qualidade pulsátil;
3. intensidade moderada ou forte;
4. agravamento por subir dregaus ou atividade física de rotina.
d) durante a cefaléia, há, no mínimo, um dos seguintes sintomas:
2. qualidade pulsátil;
3. intensidade moderada ou forte;
4. agravamento por subir dregaus ou atividade física de rotina.
d) durante a cefaléia, há, no mínimo, um dos seguintes sintomas:
1. náuseas e/ou vômitos;
2. fotofobia e fonofobia.
2. fotofobia e fonofobia.
e) a história e o exame físico não sugerem causas secundárias ou estas são afastadas pela investigação apropriada.
Defini-se aura com um ou mais sintomas neurológicos inequivocamente localizáveis no córtex ou tronco cerebral que usualmente de desenvolvem de modo gradual, em 5 a 20 minutos, e habitualmente duram menos de uma hora. A aura pode preceder, acompanhar ou suceder a migrânea. Quando durar mais de 60 minutos, é denominada aura prolongada, quando dura menos de 5 minutos, aura de instalação aguda. Os sintomas da aura mais comum são corticais, pela ordem: visuais (escotomas, moscas volantes), sentidos (parestesias), motores(paresias) e disfasia. Se os sintomas forem sugestivos de acometimento do tronco cerebral, a migrânea com aura é dita migrânea basilar( vertigens, disartria, doplopia).
As complicações da migrânea são duas: a) estado migranoso: crise em que a fase de dor de cabeça dura mais que 72 horas a despeito do tratamento, podendo ocorrer intervalos sem cefaléia de menos que 4 horas (sono não incluído); b) infarto migranoso: aplica-se esse termo quando um ou mais sintomas da aura migranosa não regridem dentro de sete dias ou haja uma confirmação de infarto isquêmico por neuroimagem.
Henry e cols., em estudo nacional na França, encontraram a seguinte distribuição de freqüência de crises: menos de 1/mês: 17%; 1/ mês: 32%; 2 a 4/mês: 40%; mais de 1/semana: 10%.Encontraram também a seguinte distribuição de duração de crises: 2 a 4 horas:25%; 6 a 12 horas: 12%; 4 a 6 horas: 19%; cerca de 1 dia: 24%; de 2 a 3 dias: 15%. Quanto à intensidade da dor, intensa ou muito intensa: 58% a 85% dos pacientes. As mulheres de maneira consistente relataram seus ataques como mais intensos que os homens; também elas costumam ter maior freqüência de crises.
As complicações da migrânea são duas: a) estado migranoso: crise em que a fase de dor de cabeça dura mais que 72 horas a despeito do tratamento, podendo ocorrer intervalos sem cefaléia de menos que 4 horas (sono não incluído); b) infarto migranoso: aplica-se esse termo quando um ou mais sintomas da aura migranosa não regridem dentro de sete dias ou haja uma confirmação de infarto isquêmico por neuroimagem.
Henry e cols., em estudo nacional na França, encontraram a seguinte distribuição de freqüência de crises: menos de 1/mês: 17%; 1/ mês: 32%; 2 a 4/mês: 40%; mais de 1/semana: 10%.Encontraram também a seguinte distribuição de duração de crises: 2 a 4 horas:25%; 6 a 12 horas: 12%; 4 a 6 horas: 19%; cerca de 1 dia: 24%; de 2 a 3 dias: 15%. Quanto à intensidade da dor, intensa ou muito intensa: 58% a 85% dos pacientes. As mulheres de maneira consistente relataram seus ataques como mais intensos que os homens; também elas costumam ter maior freqüência de crises.
Peculiaridades do diagnóstico na infância
A partir de 1994 alguns pesquisadores apontaram limitações na aplicação dos critérios em crianças e propuseram modificações. A maioria das críticas refere-se à baixa sensibilidade dos critérios da SIC para a migrânea na infância, apesar da unanimidade quanto à alta especificidade destes.
Outra crítica refere-se à duração dos ataques migrânea. Os critérios da SIC propõem uma duração de 4 a 72 horas, mas, para muitos autores, os ataques de migrânea na infância apresentam freqüentemente uma menor duração.
Outra crítica refere-se à duração dos ataques migrânea. Os critérios da SIC propõem uma duração de 4 a 72 horas, mas, para muitos autores, os ataques de migrânea na infância apresentam freqüentemente uma menor duração.
Peculiaridades no quadro clínico nos idosos
Na faixa dos 70 anos, a enxaqueca ocorre em 5% das mulheres e 2% dos homens. No entanto, apenas 2% desses casos se iniciam após os 65 anos de idade, o que deve ser sempre lembrado ao se fazer um diagnóstico inicial de enxaqueca em idosos. Fisher, em 1986, relatou que a migrânea com aura pode se transformar em ataques periódicos de déficit neurológico no idoso, sem dor associada( aura de migrânea sem cefaléia) e investigação radiológica normal, permanecendo esse, porém, como diagnóstico de exclusão.
É importante ressaltar que, apesar da melhor metodologia estatística e da uniformização do critérios diagnósticos, a migrânea continua uma condição subdiagnosticada.
Lipton e cols. relataram que cerca de 34% dos migranosos nunca consultaram um médico pela dor de cabeça. Isso se mostra, obviamente, mais dramático em um país como o nosso, no qual considerável parcela da população não tem acesso a qualquer assistência em saúde.
É importante ressaltar que, apesar da melhor metodologia estatística e da uniformização do critérios diagnósticos, a migrânea continua uma condição subdiagnosticada.
Lipton e cols. relataram que cerca de 34% dos migranosos nunca consultaram um médico pela dor de cabeça. Isso se mostra, obviamente, mais dramático em um país como o nosso, no qual considerável parcela da população não tem acesso a qualquer assistência em saúde.
Fonte:
Livro: “Cefaléias Primárias: Aspectos Clínicos e Terapêuticos”.Fernando Ortiz;Edgard Raffaelli Jr e col. (2ª Edição). São Paulo: Editora Zeppelini, 2002.
Assinar:
Postagens (Atom)